ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“Os problemas nunca vão desaparecer, mesmo na mais bela existência. Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.”

“Uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas tem perdas.”

“Se você tem um inimigo, fica mais barato perdoá-lo. Faça isso por você. Caso contrário (…) o inimigo dormirá com você e pertubará seu sono.”

“Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se tornam em golpes fatais…”

“Dinheiro em si mesmo não traz felicidade, mas a falta dele pode tirá-la drasticamente. O dinheiro não enlouquece, mas o amor por ele destrói a serenidade. A ausência do dinheiro nos torna pobres, mas o mau uso dele nos torna miseráveis.”

“A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação, porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve.”

“O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.”

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia com os erros dos outros.”

“Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.”

“O amor faz o ser humano ser capaz de superar os seus limites. Nós somos rápidos para exigir e lentos para compreender.”

“Somos estimulados a fazer um brinde à sabedoria e a nunca desistir de nós mesmos, por piores que sejam nossos problemas e por mais amargas que sejam as nossas dificuldades.”

“Não deixe as frustrações dominar você, domine-as. Faça dos erros uma oportunidade para crescer. Na vida, erra quem não sabe lidar com seus fracassos.”

“Quem lamenta as suas perdas, olha para os seus próprios pés. E quem olha para os seus próprios pés, acha que o mundo é do tamanho dos seus passos.”

“A individualidade deve existir, pois ela é o alicerce da identidade da personalidade. (…) Não há duas pessoas iguais no universo. Mas o individualismo é prejudicial.”

“Antidepressivos tratam a dor da depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão.”

“Muitos dos que tem endereço certo passam pela existência sem nunca percorrer as avenidas do seu próprio ser, são forasteiros para si mesmos, por isso são incapazes de corrigir suas rotas e superar suas loucuras.”

“Todos sabem que errar é humano. Mas insistimos em sermos deuses, temos a necessidade neurótica de sermos perfeitos.

“Por detrás de uma pessoa que fere há sempre uma pessoa ferida. Ninguém agride os outros sem primeiro se auto-agredir. Ninguém faz os outros infelizes, se primeiro não for infeliz.”

“A sabedoria de um homem não está em não errar e não passar por sofrimentos, mas no destino que ele dá aos seus erros e sofrimentos.”

“Ser feliz é deixar de ser vítimas dos problemas e se tornar um autor da própria história. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos próprios sentimentos…”

“Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.”

Augusto Jorge Cury é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e escritor. Nasceu em Colina, interior de São Paulo em 2 de outubro de 1958. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicado em mais de 70 países. O autor estudou com profundidades as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos.

7 pensou em “FRASES SÁBIAS DE AUGUSTO CURY

  1. Tive oportunidade de assistir o filme O Vendedor de Sonhos, baseado na obra homônima de Augusto Cury, e me comprei o livro para ter um entendimento mais profundo das ideias desse médico psiquiatra e grande escritor..
    O Vendedor de Sonhos livro narra a história de um personagem desconhecido e maltrapilho que impede um renomado professor universitário de se suicidar e o ajuda a reencontrar o seu sentido na vida. O misterioso personagem se torna o mestre do professor e juntos eles começam uma jornada para ajudar outras pessoas.
    O artigo presta uma grande colaboração por selecionar frases sábias e despertar o interesse em ler os livros de Augusto Cury.

    • Vitorino,

      É gratificante receber seu comentário com observações sobre o filme baseado no best-seller de Augusto Cury – O Vendedor de Sonhos. Uma dica de Augusto Cury para ler nesses tempos de pandemia é o seu livro: Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século. Segundo o autor, o bombardeio de informações e atividades intelectuais gerou uma sociedade ansiosa, que sofre por antecipação. Por isso, em sua obra, ele aborda o funcionamento da mente humana e sua capacidade de desacelerar o pensamento, gerir as emoções de maneira eficaz e resgatar a qualidade de vida.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. O artigo me surpreendeu por ler frases inteligentes desse profundo conhecedor da alma humana. Teria uma extrema dificuldade de escolher a citação que mais me impressionou, mas vou me arriscar na seguinte: “Dinheiro em si mesmo não traz felicidade, mas a falta dele pode tirá-la drasticamente. O dinheiro não enlouquece, mas o amor por ele destrói a serenidade. A ausência do dinheiro nos torna pobres, mas o mau uso dele nos torna miseráveis”.

  3. Messias,

    Muito obrigado pelo valioso comentário. Gosto de selecionar frases pelo poder de síntese, ou seja, dizer muito com poucas palavras. A expressão escolhida demonstra que o dinheiro é neutro. O que realmente importa é a maneira correta para se adquirir e usar. Quantas pessoas não destroem a vida para adquirir o o vil metal? Esse assunto torna-se atualíssimo frente a corrupção que vemos diariamente na mídia. Lembrei-me de uma sábia filosofia de para-choque, que vi há muito tempo atrás, e compartilho com o prezado amigo: “Dizem que dinheiro é coisa do diabo; mas se quiser ver o diabo, ande sem dinheiro.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  4. Parabéns pela ótima postagem, prezado Aristeu! “Nunca Desista dos Seus Sonhos” é, na minha opinião, um dos melhores livros de Augusto Cury, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e autor de obras de autoajuda. Dono de uma inteligência privilegiada, ele é considerado um dos Escritores mais importantes do Brasil, na atualidade, contabilizando mais de 24 milhões de livros vendidos e já tendo sido publicado em mais de 70 países. .
    No livro “Nunca desista de seus sonhos”, o autor nos mostra que a capacidade de sonhar sempre foi um dos grandes segredos de todos aqueles que mudaram o mundo. Os sonhos realmente alimentam a alma e dão asas à inteligência.

    Da sua seleção de frases de Augusto Cury, destaco:
    “Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se tornam golpes fatais…”

    Um abraço e uma excelente semana!

    Violante Pimentel Natal (RN)

  5. Vioante,

    Agradeço o excelente comentário com sugestão de leitura do livro “Nunca Desista dos Seus Sonhos” de Augusto Cury. Confesso que, ainda não li, entretanto será o próximo, pois confio inteiramente no seu bom gosto literário. Aproveito a ocasião para compartilhar três frases sábias de Augusto Cury com a prezada amiga:

    1) “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.”

    2) “Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.”

    3) “A maior aventura de um ser humano é viajar,
    E a maior viagem que alguém pode empreender
    É para dentro de si mesmo.
    E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
    Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
    Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
    E descobrir o que as palavras não disseram…”

    Desejo uma semana plena de paz, saúde e alegria

    Aristeu

  6. Obrigada, Aristeu, por compartilhar comigo essas três frases sábias, do consagrado autor Augusto Cury! Gostei imensamente!
    Grande abraço.

Deixe uma resposta