FRASES POÉTICAS DE RUBEM ALVES

“Somos as coisas que moram dentro de nós. Por isso, há pessoas tão bonitas, não pela cara, mas pela exuberância de seu mundo interior.”

“Todas as palavras tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua: toca as palavras sem ser por ela enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio!”

“A gente fica esperando que a alegria deverá chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria… E ela não chega porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora.”

“Nietzsche disse que só existe uma pergunta a ser feita quando se pretende casar: – continuarei a ter prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos?”.

“Continuaram a acariciar-se sem desejo e atormentando-se com as súplicas e as recordações. Saborearam a amargura de uma despedida que pressentiam, mas que ainda podiam confundir com uma reconciliação.”

“Um pássaro voando é um pássaro livre. Não serve para nada. Impossível manipulá-lo, usá-lo, controlá-lo. E esse é, precisamente, o seu segredo: a inutilidade. Ele está além das maquinações do homem.”

“A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm de sair de dentro para fora.”

“O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos.”

“Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E, deu-se o encontro.”

“A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A reverência pela vida exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir.”

“Será possível, então, um triunfo no amor? Sim. Mas ele não se encontra no final do caminho: não na partida, não na chegada, mas na travessia.”

“O nascimento do pensamento é igual nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

“Sim, quero viver muitos anos mais. Mas não a qualquer preço. Quero viver enquanto estiver aceso, em mim, a capacidade de me comover diante da beleza.”

“A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. Aprovadas foram as experiências que deram alegria. O que valeu a pena está destinado à eternidade. A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo.”

“Levou tempo para que eu percebesse que quem presta muita atenção no que é dito não consegue escutar o essencial. O essencial se encontra fora das palavras…”

“Quero viver enquanto estiver acesa, em mim, a capacidade de me comover diante da beleza.Essa capacidade de sentir alegria é a essência da vida.”

“Somos como os moluscos. Frágeis diante de um mundo imenso e assustador. Tratamos, então, de nos defender: construímos conchas duras de palavras.”

“O desejo de liberdade é mais forte que a paixão. Pássaro, eu não amaria quem me cortasse as asas. Barco, eu não amaria quem me amarrasse no cais.”

“Não basta o silêncio de fora. É preciso o silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E ai, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir as coisas que não ouvia. (…) Talvez, essa seja a essência da experiência religiosa – quando ficamos mudos, sem fala.”

“Conhecimento é coisa erótica, que engravida. Mas é preciso que o desejo faça o corpo se mover para o amor. Caso contrário, permanecem os olhos impotentes e inúteis. Para conhecer é preciso primeiro amar!”

Rubem Azevedo Alves (1933 – 2014) foi psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

7 pensou em “FRASES POÉTICAS DE RUBEM ALVES

  1. Tive uma bela surpresa de me deparar com uma seleção de frases de qualidade. Sou fã de de Rubem Alves. Se fosse escolher aquela que mais me impressionou, a minha decisão recairia sobre a seguinte:“A gente fica esperando que a alegria deverá chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria… E ela não chega porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora.”

  2. Vitorino,

    Grato por seu valioso comentário. Os livros de Rubem Alves são indicados pelo MEC para o ensino fundamental e médio. Vale salientar que as livrarias vendem bastante as obras desse educador, teólogo e escritor. Aproveito esse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar três frases de Rubem Alves:

    1) “Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro.”

    2) Tem razão o poeta: ‘O amor é a coisa mais triste quando se desfaz’. É triste por causa do retrato: porque ele faz lembrar uma felicidade que se teve e que não se tem mais. O retrato é uma sepultura.

    3) “Na saudade descobrimos que pedaços de nós já ficaram para trás.
    E descobrimos, na saudade, uma coisa estranha: desejamos encontrar, no futuro, aquilo que já experimentamos como alegria, no passado.
    Só podemos amar o que um dia já tivemos.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

      • Marcos Ribeiro,

        Muito obrigado por prestigiar sempre a minha coluna. Aproveito a ocasião para compartilhar nesse espaço democrático do JBF três sábias frases de Rubem Alves com o prezado amigo:

        1) “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.”

        2) “Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.”

        3) “Na verdade, o intelecto puro odeia a repetição. Está sempre atrás de novidades. Uma vez de posse de um determinado conhecimento ele não o fica repassando e repassando. ‘Já sei’, ele diz, e prossegue para coisas diferentes.”

        Saudações fraternas,

        Aristeu

  3. Parabéns pela rica postagem, prezado poeta e pesquisador Aristeu Bezerra!
    A seleção de frases poéticas do grande escritor, autor de livros existenciais, educacionais, religiosos e infantis, Rubem Azevedo Alves (1933 – 2014), é um presente para os leitores. Rubens Alves foi considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

    De sua coletânea de frases poéticas de Rubem Alves, destaco:

    “Somos as coisas que moram dentro de nós. Por isso, há pessoas tão bonitas, não pela cara, mas pela exuberância de seu mundo interior.”

    “A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. Aprovadas foram as experiências que deram alegria. O que valeu a pena está destinado à eternidade. A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo.”

    Um grande abraço e uma ótima semana!

    Violante Pimentel Natal (RN)

    • Violante,

      Agradeço suas generosas palavras que elevam minha autoestima e me estimulam no prazeroso trabalho de pesquisar o universo da cultura popular. O seu comentário é muito valioso pelas observações pertinentes oriundas da sua cultura e sabedoria. Compartilho nesse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana três frases inteligentes do talentoso Rubem Alves;

      1) “Quantas vezes não re-encontramos alguém por acaso, em uma tarde qualquer, e aquela pessoa nos traz tantas lembranças boas ou uma palavra que nos faz ver tudo de outra maneira.”

      2) “Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.”

      3) “Somos donos dos nossos atos
      mas não donos dos nossos sentimentos.
      Somos culpados pelo que fazemos
      mas não pelo que sentimos.
      Podemos prometer atos,
      mas não podemos prometer sentimentos.
      Atos são pássaros engaiolados.
      Sentimentos são pássaros em voo.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  4. Lindíssimas e cheias de sabedoria, as três frases de Rubem Alves, que você, gentilmente, compartilhou comigo! Obrigada, amigo Aristeu Bezerra!
    Um grande abraço!

    Violante

Deixe uma resposta