ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“A gente diz que está acostumado com idas e vindas, com decepções e despedidas, mas é tudo mentira, sempre dói como se fosse tudo pela primeira vez.”

“Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia, porém uma meia mentira não será nunca uma meia verdade.”

“As mentiras geralmente são doces e as verdades amargas, e as pessoas estão tão acostumadas com o doce da mentira que ser sincero pode parecer uma arrogância.”

“É estranho como não importa o quanto uma verdade seja simples, a complexidade da mentira sempre é mais convincente.”

“Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir.”

“Hipócritas criticam a hipocrosia, falsos criticam a falsidade, mentirosos criticam a mentira, invejosos criticam a inveja. E é dessa forma que o ser humano se enterra mais e mais em suas sujeiras.”

“As pessoas não gostam de mentira! Errado. O que as pessoas não gostam é de descobrir que mentiram para ela.”

“Se as pessoas acreditam em tudo que escutam, então não existe diferença entre a mentira e a verdade.”

“Eu comparo a mentira com fotografias. Antigamente demoravam dias para serem reveladas, e quando eram horríveis guardavam só para nós mesmos. Hoje são instantâneas, espalham-se rápido e quando são horríveis temos meios de camuflá-las.”

“Achar que a mentira realmente vale a pena é ter a certeza da insignificância da consequência.”

“Se você conta a verdade, isso faz parte do seu passado. Se você conta uma mentira, isso fará parte do seu futuro.”

“Aqueles que se encantam com as mentiras dos outros também são capazes de mentir. Esses sempre preferem uma mentira linda que uma verdade contundente.”

“Dizem que essas mentiras não fazem mal, mas isso também é uma mentira. Não existe mentira inocente. Alguém sempre acaba ferido.”

“Aquele que diz uma mentira não calcula a pesada carga que põe em cima de si, pois terá uma infinidade delas para sustentar a primeira.”

“As palavras não têm um botão para escolher a intensidade da mentira que alguém quer dizer. Mentira é mentira. Não existe mentira grande e pequena. Não tem como mentir pouco ou muito. Ou você diz a verdade ou mente.”

“Escolha a verdade, mesmo que doa, pois ela liberta, ao contrário da mentira que te faz viver um conforto, porém em uma prisão.”

“Uma mentira é a porta de saída que se fecha sem posssibilidade de retorno. Não existe chave que abra uma confiança perdida.”

“Quando o cérebro é limitado demais para entender o óbvio, ele depende de uma explicação hermenêutica que não raro desmente a obiedade.”

“Vivemos em um mundo em que é difícil distinguir a verdade da mentira, mas onde todos julgam que sua opinião é superior à de todos os outros.”

“Eu queria entender a dificuldade das pessoas em falar a verdade, tem gente que consegue olhar dentro dos nossos olhos e mentir, isso é a maior covardia.”

12 pensou em “FRASES BEM-HUMORADAS SOBRE A MENTIRA

  1. Parabéns pela seleção de frases bem-humoradas sobre a mentira. A mentira faz parte da verdade. Assim, observamos que depois dos estudos de Sigmund Freud (1856-1939), a verdade nunca mais foi a mesma, pois ele demonstrou a ambiguidade e contradições presentes nas noções de verdade e mentira. O médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, questionou o lugar da verdade para o sujeito, assim como o lugar da verdade numa análise.
    Todas as expressões citadas no artigo provocam reflexões, além de descontração. Fiquei impressionada com a seguinte pela originalidade: “Eu comparo a mentira com fotografias. Antigamente demoravam dias para serem reveladas, e quando eram horríveis guardavam só para nós mesmos. Hoje são instantâneas, espalham-se rápido e quando são horríveis temos meios de camuflá-las.”

    • Edvaldo,

      Grato por seu ótimo comentário sobre o artigo com frases bem-humoradas sobre a mentira. Muito oportuna a citação dos estudos de Sigmund Freud (1856-1939), médico e pesquisador austríaco, que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. No Jornal da Besta Fubana, aprendemos sempre uns com os outros. Aproveito o mote para dar uma opinião sobre a mentira.

      Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda.

      O que leva uma pessoa a mentir tanto é a necessidade de atenção ou de reconhecimento por parte dos outros, por vezes com o desejo implícito de tirar partido. Sabe-se que as principais causas da mentira patológica são decorrentes de traços da personalidade, problemas nas relações familiares e experiências stressantes ou traumáticas

      Compartilho três frases bem-humoradas sobre a mentira com o prezado amigo:

      1) “Cuidado com a língua, ela pode cortar duas vezes: primeiro com a mentira e depois com a verdade que sempre vem à tona.”

      2) “Nunca subestime a inteligência dos outros, as mentiras sempre acabam sendo descobertas.”

      3) “A mentira pode até ser confortável no momento, mas a verdade é libertadora a longo prazo.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. O artigo tem o objetivo de ver a mentira como uma brincadeira, entretanto podemos fazer uma avaliação sobre o dano mental. Existe um limite entre as mentiras saudáveis do cotidiano e a compulsão por mentir. Quando isso se torna o centro da vida da pessoa, ela pode estar desenvolvendo um quadro de mitomania. Podemos definir mitomania quando ocorre a prática de mentir de forma excessiva e causa sofrimento tanto para os outros quanto para a própria pessoa. O mentiroso compulsivo sabe que não está dizendo a verdade, mas já não planeja uma finalidade por trás daquela invenção.

    Uma destas frases me chamou tanta atenção que faço questão de reproduzir por sua importância: “As palavras não têm um botão para escolher a intensidade da mentira que alguém quer dizer. Mentira é mentira. Não existe mentira grande e pequena. Não tem como mentir pouco ou muito. Ou você diz a verdade ou mente.”

    • Daniela,

      Muito obrigado pelas suas considerações sobre a mentira do ponto de vista psicológico. Estamos na mesma sintonia sobre as consequência da mentira sobre a saúde mental. Infelizmente, a mentira está arraigada em nosso cotidiano. Ela está cada vez mais presente no meio político, por exemplo, em que escândalos aparecem quase que diariamente e, mesmo havendo as provas dos crimes, os culpados insistem em mentir e negar. Quando não ocultam, transferem a culpa ou até tiram proveito da situação. E, vendo que conseguem se sair bem, se habituam a isso, aproveitando-se da conveniência de não ter que encarar a realidade dos fatos.

      Compartilho cam a prezada amiga três fras engraçadas sobre a mentira:

      !) “A luz viaja mais rápido que o som. Por isso algumas pessoas parecem brilhantes até você ouvi-las falando.”

      2) “Gosto muito do trabalho. Ele me fascina. Posso sentar-me e contemplá-lo por horas a fio.”

      3) “A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  3. Muito bom ter me divertido lendo estas engraçadas frases sobre a mentira nesta manhã de segunda-feira. A mentira é irmã gêmea da falsidade. Ninguém gosta de pessoas falsas e dissimuladoras, pois quem mente sistematicamente destroi sonhos, esperanças e o futuro de muitas pessoas, pois a mentira cria uma teia de intrigas e maledicências. A mentira pode levar a uma doença mental (mitomania) e a pessoa que mente costumeiramente precisa de tratamento antes que faça mais estrago a sim mesma e a quem ou sobre quem dirige suas mentiras.

    Uma das frases selecionadas transcrevo por ser uma das mais criativas que li sobre a mentira: “Uma mentira é a porta de saída que se fecha sem posssibilidade de retorno. Não existe chave que abra uma confiança perdida.”

    • Rafael,

      Agradeço seu admirável comentário a respeito dessas frases bem-humoradas sobre a mentira. Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda.

      A mentira é um ato instintivo e funciona como uma arma de preservação social, no entanto, do ponto de vista jurídico, ela é avaliada por seu dolo, ou seja, pela intenção e pelo prejuízo moral ou material que causa.

      Aproveito esse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar três frases bem-humoradas com a temática da mentira:

      1) “Dizem que a sinceridade machuca, mas acredite, a mentira faz um estrago bem maior.”

      2) “As palavras podem mentir, mas as atitudes sempre falam a verdade.”

      3) “O que algumas pessoas têm de falsas eu tenho de alerta. Já criei calos de tanto lidar com as mentiras dos outros.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  4. As frases bem-humoradas sobre a mentira foram bem selecionadas. Não me contive em dar uma opinião sobre assunto divertido e bem atual. Mentira é a afirmação de algo que se sabe ou suspeita ser falso; não contar a verdade ou negar o conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira. A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar.
    O descrédito pela mentira é um processo acumulativo.
    Ninguém é tomado como mentiroso contumaz, da noite para o dia. A pessoa vai perdendo a credibilidade e, sem aviso manifesto, um belo dia, mesmo que ela esteja mentindo, não há mais crédito para a sua história. Quanto as frases considero todas excelentes, seria até injusto escolher apenas uma sentença.

    • Dione,

      Muito obrigado por suas considerações a respeito da mentira. Concordo com seus argumentos, e aproveito o assunto instigante para fazer breve comentário sobre como se chama a doença que a pessoa mente e acredita na mentira.

      A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. Trata-se de um processo de adoecimento psíquico, onde a pessoa que sofre vive alimentando mentiras.

      O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade.

      Compartilho três frases bem-humoradas sobre a mentira:

      1) “Quando a mentira é descoberta, pedem para relevar, falam que ela vem da insegurança, do medo, da vergonha, mas ela vem da falta de caráter!”

      2) “Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.”

      3) “Tem gente que vai embora para viver sua mentira em paz. Não insista!”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  5. Parabéns, Aristeu, pela excelente postagem “FRASES BEM-HUMORADAS SOBRE A MENTIRA”!
    Há pessoas que mentem por prazer, e porque gostam de ludibriar a boa-fé dos outros. Antes de ser uma doença, a mentira é falta de caráter. O mentiroso se diverte com isso.
    Entretanto, existe o mentiroso compulsivo, ou patológico, um caso a ser estudado.
    No dia em que o mentiroso compulsivo conta uma verdade, ninguém acredita..

    Das frases postadas por você, destaco:

    “A gente diz que está acostumado com idas e vindas, com decepções e despedidas, mas é tudo mentira, sempre dói como se fosse tudo pela primeira vez.”

    Uma ótima semana, com muita saúde, inspiração e Paz!

  6. Violante,

    Grato por seu excelente comentário. Concordo com seus argumentos sobre o prazer de certas pessoas em mentir, ludibriar a boa fé dos outros. Há um detalhe que desejo transcrever no transtorno de personalidade. O termo sociopata é uma forma popular de descrever uma pessoa que tem o transtorno de personalidade antissocial. Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso.

    O padrão de comportamento deste transtorno de personalidade é caracterizado pelo não conformismo com normas legais e sociais e por atos repetidos que podem ser motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção. Nos casos extremos, são cometidos assassinatos.

    Compartilho com a prezada amiga uma parábola judaica muito interessante:

    A PARÁBOLA JUDAICA DA VERDADE E A MENTIRA

    Certa vez, a Mentira e a Verdade se encontraram.

    A Mentira disse para a Verdade:

    – Bom dia, senhorita Verdade.

    Ao ouvir isto, a Verdade foi conferir se realmente era um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva e havia pássaros cantando. Ela viu que realmente tratava-se de um bom dia. Então respondeu:

    – Bom dia, senhorita Mentira.

    E a Mentira prosseguiu:

    – Veja como está calor hoje.

    Quando a Verdade percebeu que pela segunda vez a Mentira estava certa, relaxou.

    Então a Mentira convidou a Verdade para um banho no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse:

    – Venha, Verdade, a água está deliciosa.

    Assim que a Verdade, sem suspeitar, tirou suas vestes e mergulhou, a Mentira saiu da água, vestiu-se com as roupas da Verdade e foi-se embora.

    Ao constatar o que ocorrera, a Verdade, por sua vez, recusou-se a vestir-se com as vestes da Mentira. E por não ter do que se envergonhar, saiu a caminhar pelas ruas e vilas totalmente nua.

    E desde então, é por este episódio que, aos olhos de muita gente, é mais fácil aceitar a Mentira vestida de Verdade, do que a Verdade nua e crua.

    Desejo uma semana plena de paz, saúde e a inspiração de sempre!

    Aristeu

  7. Obrigada, Aristeu, por suas palavras inteligentes e por compartilhar comigo esta excelente “PARÁBOLA JUDAICA DA VERDADE E A MENTIRA”!
    Gostei imensamente!
    Você está certíssimo, quando disse:
    “O termo sociopata é uma forma popular de descrever uma pessoa que tem o transtorno de personalidade antissocial. Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso.”
    Os sociopatas se comportam como pessoas desonestas e sem caráter, que mentem sem necessidade. Acho que, nesses casos, o mau-caratismo predomina.

    Desejo a você também, uma semana plena de paz, saúde e inspiração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *