ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“As palavras podem ser extremamente belas e atrativas, mas nunca têm o mesmo valor de uma atitude. A verdadeira beleza nunca está no que se fala, mas no que se faz e no que se sente.”

“As pessoas não são obrigadas a entender os nossos erros. Mas nós somos obrigados a nos perdoar e não repeti-los. Só assim, livres dos pesos do passado, estaremos prontos para novos voos.”

“Em tempos difíceis, é comum nos sentirmos desanimados e perdendo a esperança. Mas, é importante lembrar que manter a positividade pode ser fundamental para enfrentar os desafios e superar as adversidades.”

“O jeito mais prático de se aprender sobre respeito é lembrar que as escolhas dos outros não são da nossa conta!”

“A alegria não está em uma conquista ou em um objetivo: a alegria está em ser satisfeito com aquilo que você já tem. Valorize sua vida e seja grato!”

“O principal segredo da felicidade é parar de se vitimizar e tomar as rédeas da sua própria existência. Pare de pensar que é uma vítima das circunstâncias e torne-se responsável pelo seu destino, obrigue-se a ser feliz.”

“Há um tempo atrás pensei que jamais poderia superar certas coisas que hoje em dia não entendo como pude me importar tanto.”

“Aceitar que a vida não é só feita de acertos e vitórias é fundamental. Há muito aprendizado nos erros, e o segredo está em assumil-los, observá-los e mudar o que precisa, quantas vezes for preciso.”

“O caminho para o autoconhecimento pode ser bastante árduo. Mas se você admitir para si mesmo que não conhece o suficiente e quer se compreender melhor, já deu o primeiro e mais importante passo.”

“Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.”

“Não interessa onde você parou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo.”

“Chega um momento na vida em que ou você diz o que pensa, correndo o risco de magoar os amigos e a família, ou você vai ser para sempre aquela pessoa bacana, fácil, gente boa, cheia de dentes por fora e de correntes por dentro.”

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – eis que a verdade se me revela.”

“Se o seu pensamento estiver somente nos aspectos negativos, o medo de correr risco crescerá. Já se você esperar o melhor, sem elevar a sua expectativa a níveis incalculáveis, o medo de possíveis consequências negativas vai desaparecer.”

“Há corações que param no passado; e para que isto não aconteça com você deixo-lhe este pequeno lembrete, para que o seu coração, ao mover-se no futuro, encontre sempre algo no presente.”

” A vida não encontra significado apenas no bem-estar, mas também no sofrimento que, muitas vezes, molda o nosso cárater.”

“O amor e a verdade estão unidos entre si, como as faces de uma moeda. É impossível separá-los. São as forças mais abstratas e mais poderosas desse mundo.”

“Mudança não é algo normalmente doce e brilhante, por vezes, é um empurrão muito doloroso. Desenraizar as inverdades que você carregou consigo e abriu espaço utilizando a existência para se tornar uma pessoa mais evoluída, pode ter sido um processo longo e desafiante objetivando se tornar quem realmente é.”

“Na vida é preciso ter o máximo cuidado com o que ouvimos. Há mentiras cativantes e verdades sem graça. Não deixe isso confundir sua razão!”

“Cada pessoa tem o seu propósito e a sua própria caminhada nesse plano. Nunca saberemos quando é o último dia. Não deixe que os planos futuros te impeçam de viver o hoje, pois o agora é a única coisa que de fato, você tem ao alcance das suas mãos.”

13 pensou em “FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES

  1. “Frases anônimas” escritas pelo próprio cronista. Como ele é muito modesto, diz que são frases “inteligentes”. Deveria citar a fonte de onde tirou estas “frases inteligentes”.

    • Mirela,

      Declaro que as frases anônimas não são de minha autoria. Já tive oportunidade de citar sextilhas anônimas, por exemplo, esta maravilhosa estrofe:

      “Bicicleta é o transporte
      Pior que aparece.
      Quando roda na descida,
      Dá prazer ao dono seu.
      Quando roda na subida,
      Desmancha o prazer que de.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. Num entendi….quer dizer que o cabra publica frases suas sem dizer que são suas? Entoce dona Mirela, cima é qui o cabra vai ser a lembrado no futuro? E ganhar um tostão por isso?

  3. Estou viciada em ler as frases anônimas inteligentes. Acredito que são maravilhosas quanto aquelas que têm autoria citada. Uma dessas expressões deixou-me sensibilizada: “O caminho para o autoconhecimento pode ser bastante árduo. Mas se você admitir para si mesmo que não conhece o suficiente e quer se compreender melhor, já deu o primeiro e mais importante passo.”

    • Denise,

      Grato por suas generosas palavras que me incentivam no prazeros trabalho de pesquisar assuntos importantes para o leitor fubânico. Quanto a sua frase escolhida, parabenizo pelo assunto escolhido e faço um brevíssimo comentário.

      O autoconhecimento é a consciência que cada pessoa tem de si diante das experiências e situações que a vida apresenta. Suas qualidades, virtudes, medos, limitações, talentos, defeitos, crenças e convicções são traços importantes que, quando entendidos, farão de você uma pessoa com autoconhecimento elevado.

      O autoconhecimento não tem formato definido, ou seja, não é vendido pela internet e nem se adquire na academia de ginástica. Conhecer a si dá trabalho e é uma busca inesgotável nas profundezas de nossa essência e nossa existência. Trata-se de um mergulho no entendimento dos conflitos e um eterno convite à liberdade.

      O segredo para se autoconhecer não está fora, mas sim, dentro do nosso eu. É preciso coragem para iniciar essa caminhada imensamente carregada de decifrações em direção ao eu real e verdadeiro. O trajeto leva ao crescimento individual e à uma mente aberta, lúcida e com senso crítico para poder exercer com liberdade as escolhas de vida.

      Saudações fraternas,

      Aristeu Bezerra

  4. O artigo sobre frases anônimas inteligentes está cada vez mais interessante. A frase que cita a capacidade de mudança é plena de conhecimento: “Mudança não é algo normalmente doce e brilhante, por vezes, é um empurrão muito doloroso. Desenraizar as inverdades que você carregou consigo e abriu espaço utilizando a existência para se tornar uma pessoa mais evoluída, pode ter sido um processo longo e desafiante objetivando se tornar quem realmente é”.

    • Edmilson,

      Agradeço seu elogio sobre meu artigo. Isso constitui uma boa energia para me dedicar cada vez mais ao trabalho prazeroso de pesquisar e trazer textos interessantes para o Jornal da Besta Fubana. Vou aproveitar o mote da sua frase escolhida para realizar uma breve explanação.

      Mudanças são vistas com bons e maus olhos pelas pessoas. Há quem evite ao máximo passar por elas e há quem não goste de viver sem novidades. Talvez, um dos pontos de maior influência nessa percepção negativa das mudanças seja o fato de passar pela nossa cabeça que nem toda transformação é para algo melhor.

      É através das transformações que acontecem em nossa vida, que temos a oportunidade de desenvolver o nosso autoconhecimento, de compreender, com uma profundidade maior, quais são nossas melhores habilidades e competências e quais precisamos trabalhar, para alcançar nossos objetivos.

      Mudanças trazem novas pessoas à nossa vida, novos lugares muitas vezes, a necessidade de adotar novos comportamentos, novidades, novas perspectivas e novas situações necessárias para o nosso aprendizado e evolução. Toda mudança depende, e muito, da atitude com que a enfrentamos.

      Saudações fraternas,

      Aristeu Bezerra

  5. Os seus artigos são sempre maravilhosos. Você escreve muito bem sobre cultura popular e a respeito dos repentistas, entretanto, as frases de autoria desconhecida são plenas de sabedoria, conhecimento e úteis na vida prática. Chamou a minha atenção a seguinte sentença: “Se o seu pensamento estiver somente nos aspectos negativos, o medo de correr risco crescerá. Já se você esperar o melhor, sem elevar a sua expectativa a níveis incalculáveis, o medo de possíveis consequências negativas vai desaparecer.”

  6. Parabéns pela excelente postagem, FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES, prezado poeta Aristeu!
    Gostei imensamente de todas as frases!
    Sua coluna é uma das melhores do JBF e traz sempre novos e interessantes conhecimentos aos leitores.
    Entre as frases anônimas inteligentes postadas por você, destaco:

    “O jeito mais prático de se aprender sobre respeito é lembrar que as escolhas dos outros não são da nossa conta!”

    Uma ótima semana, com saúde, inspiração e Paz!

    • Violante,

      É com alegria que recebo seu excelente comentário. Quanto a sua frase escolhida, é uma das mais instigantes, então aproveito o tema para fazer uma breve reflexão.

      O mundo é composto por uma diversidade de ideias. Logo, é impossível encontrar alguém que pense 100% igual a nós. Muitos pontos podem ser semelhantes, mas sempre haverá discordâncias.Então, brigas e desentendimentos costumam surgir no ambiente de trabalho, no ambiente familiar, no relacionamento ou no círculo de amigos quando não se sabe lidar com a divergência de opiniões.

      Atualmente, nota-se também uma dificuldade de lidar com opiniões diferentes no mundo virtual. Portanto, cada vez mais pessoas usam plataformas, como aplicativos e redes sociais, para compartilhar os seus pontos de vista.

      A diversidade de ideias, perspectivas e experiência é enriquecedora. Ela nos ajuda a refletir sobre questões que antes não prestávamos atenção, adquirir conhecimento sobre as pessoas e o mundo, sair da zona de conforto e crescer como indivíduos. Sendo assim, as opiniões diferentes devem ser celebradas e não temidas.

      Desejo uma excelente semana, com saúde, paz e inspiração!

      Aristeu

  7. Adagmar,

    Muito obrigado por seu comentário elogioso. Saiba da minha felicidade em saber que uma leitora fubânica gosta das frases de autoria desconhecida que publico há muito tempo no Jornal da Besta Fubana. Suas palavras elevaram minha autoestima, então, tenho o prazer de compartilhar três frases anônimas inteligentes com a prezada amiga:

    1) “O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira.”

    2) “A virtude da vida não está em fazer aquilo que se gosta, e sim gostar daquilo que se faz. Por isso seja forte, não como as ondas que tudo destrói, mas como as pedras que tudo suporta!”

    3) “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu Bezerra

  8. Aristeu,
    Gratidão pela oportunidade de ler frases com tantas verdades
    Parabéns !
    “Cada pessoa tem o seu propósito e a sua própria caminhada nesse plano. Nunca saberemos quando é o último dia. Não deixe que os planos futuros te impeçam de viver o hoje, pois o agora é a única coisa que de fato, você tem ao alcance das suas mãos.”
    Vivamos o hoje fazendo o melhor para nós tornarmos inesquecíveis na memória daqueles que conosco conviveram.
    Feliz Semana.
    Carmen.

  9. Carmen,

    Grato por seu comentário. Saiba que tenho consideração, respeito e admiração por você desde sempre. Receber seu texto é motivo de alegria. Aproveito para compartilhar três frases anônimas com a prezada amiga:

    1) “Aqueles que sofrem muito são como os que aprenderam muitas línguas: compreendem a todos e se fazem compreender por todos.”

    2) “As pessoas mais incríveis que conheci eram pessoas simples ao ponto de não complicarem a vida⁠ e humildes ao ponto de reconhecer suas fraquezas. Todas essas pessoas me deixaram algum tipo de aprendizado, ou legado.”

    3) “Seu porto-seguro pode ser um lugar, um livro, uma música, uma pessoa, uma oração. O que importa é se lembrar de que você tem, sim, um porto-seguro à espera durante os momentos difíceis.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *