ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“Tanta coisa antiga volta à moda, mal posso esperar a volta da ética, da inteligência e da honestidade.”

“Pode não haver uma solução perfeita, mas imaginar que o problema é impossível é a mais perfeita das imperfeições possíveis.”

“O verdadeiro valor de uma pessoa não está na beleza de sua face, nem na riqueza de seus bens. Mas na simplicidade de
seus atos e na sinceridade das suas palavras.”

“Os maiores conflitos que enfrentamos estão dentro e não fora de nós. Eles são angústias, mágoas, tristezas, complexos, dentre diversas outras coisas que precisão ser superadas.”

“A vida é basicamente uma montanha russa. Tem seus altos e baixos e o mais importante: você tem que fazer o ingresso valer à pena.”

“O principal segredo da felicidade é parar de se vitimizar e tomar as rédeas da sua própria existência. Pare de pensar que é uma vítima das circunstâncias e torne-se responsável pelo seu destino, obrigue-se a ser feliz!”

“Recomeço não é atraso, mas sim avanço e deve ser encarado como um passo em frente rumo à própria felicidade.”

“Não existe castigo nem recompensa, o que existe é consequência. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória. Tudo na vida tem um preço!”

“Não é o desafio com que nos deparamos quem determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.”

“Se criamos inseguranças é porque comparamos os bastidores de nossas vidas com os melhores momentos da vida dos outros.”

“De repente a vida nos ensina que a nossa alegria é também como o pão que devemos partilhar para que a felicidade seja completa.”

“A solidariedade é uma forma de fazer alguém ou milhares de pessoas felizes, porém mostrar a alguém a nossa alegria pelo sucesso dela faz com que acendamos no espírito dessa pessoa a alma da humanidade.”

“O homem se dá bem no caminho para a sabedoria quando ele começa a perceber que sua opinião é apenas mais uma.”

“Ninguém muda ninguém. As pessoas mudam pela autopercepção, ampliação da consciência e, outras tantas vezes, pela dor.”

“Nada consegue impedir o homem que tem atitude mental correta de atingir as suas metas; nada na Terra consegue ajudar o homem com atitude mental errada.”

“Três regras: não prometa nada quando estiver infeliz; não responda nada quando estiver irritado; não decida nada quando estiver triste.”

“Palavras só devem ser ditas para construir, ajudar, enaltecer. Nunca para destruir, humilhar, entristecer. Se nada de bom temos para falar, melhor calar…”

“Não vou dizer que hoje a tristeza não vem mais, porém agora, felizmente, ela é menos intensa. Eu finalmente descobri que apesar de todos os percalços e dificuldade, vale a pena viver. Há sempre um bom motivo para sorrir e acreditar.”

“O mais importante é dar o primeiro passo, os outros virão em seguinda para um novo recomeço e o que parecia impossível se torna possível desde que você ande para frente…”

“Nada mais terrível do que um homem murado dentro de si mesmo. Aquele que corta toda a comunicação profunda dom os outros, que se isola, que se fecha, para se tornar inacessível, é o mais infeliz dos homens.”

11 pensou em “FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES

  1. O artigo com vinte frases anônimas inteligentes permite refletir sobre assuntos diversos. A minha atenção teve o foco na seguinte expressão: “A solidariedade é uma forma de fazer alguém ou milhares de pessoas felizes, porém mostrar a alguém a nossa alegria pelo sucesso dela faz com que acendamos no espírito dessa pessoa a alma da humanidade.”

    • Edvaldo,

      Grato por suas considerações a respeito das frases anônimas inteligentes. Quanto a frase escolhida, vou aproveitar o mote solidariedade para fazer uma breve reflexão.

      Originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos.

      Solidariedade é estar disponível para ajudar o próximo: buscar amenizar a dor, ter atitudes para o bem comum, se posicionar em favor do outro quando necessário. A solidariedade contribui para uma sociedade mais justa e igualitária, de amor e comunhão, e está em várias esferas.

      Ajudar o próximo não é apenas bom para a saúde, mas também contribui para uma vida mais longa, segundo pesquisas. Fazer trabalho voluntário regularmente, por exemplo, pode melhorar sua habilidade de lidar com o estresse, dar uma força para seu sistema imunológico e, assim, proteger você contra doenças.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. É muito bom ler frases tão interessante que nos permite conhecer pontos de vista diferentes para assuntos importantes e, principalmente, aqueles que nos identificamos. Sou uma leitora contumaz sobre a felicidade. Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam afelicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem. Há uma frase selecionada que me chamou ser feliz: “O principal segredo da felicidade é parar de se vitimizar e tomar as rédeas da sua própria existência. Pare de pensar que é uma vítima das circunstâncias e torne-se responsável pelo seu destino, obrigue-se a ser feliz!”

    • Daisy,

      Muito obrigado por seu competente comentário. O assunto felicidade é muito bom para se exercitar nessa tarefa essencial da nossa vida. Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

      Ser feliz é valorizar o que se tem e não desistir de buscar o que não se tem. Ser feliz é não trocar a felicidade por momentos de alegria e enxergar o futuro ao invés de somente o presente. Ser feliz é valorizar a si mesmo e saber que exigir muito de si mesmo só nos torna infelizes.

      A felicidade é uma questão de saúde. Diversos estudos apontam que a saúde emocional está profundamente ligada com o bem-estar físico, ou seja, pessoas felizes ficam menos doentes e se sentem mais saudáveis do que aquelas que nutrem emoções negativas.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  3. Tive uma surpresa agradável ao ler o Jornal da Besta Fubana e encontrar frases assistenciais nessa ótimo artigo. Tive um amparo muito grande na seguinte citação e vou registrar nesse meu comentário: “Não vou dizer que hoje a tristeza não vem mais, porém agora, felizmente, ela é menos intensa. Eu finalmente descobri que apesar de todos os percalços e dificuldade, vale a pena viver. Há sempre um bom motivo para sorrir e acreditar.”

    • Rafael,

      Agradeço por seu estimulante comentário considerando o meu artigo sobre frases anônimas inteligentes assistencial. A sua frase escolhida merece uma breve análise sobre a tristeza tão comum nos dias de hoje.

      Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. Todos os seres humanos ficam ou já ficaram tristes em algum momento de suas vidas. Está é uma condição natural de todos os indivíduos.

      A melancolia ou tristeza é um fenômeno transitório, normalmente de curta duração. Consiste em uma emoção básica, que pode ser definida para a psicologia como estafa afetiva caracterizada pela falta de alegria e pela presença da melancolia, onde prevalece o estado de desânimo, resignação e desesperança.

      A tristeza na alma é uma dor psíquica, uma angústia, como se fosse uma sensação de que algo estaria alojado na garganta, sufocando. Essa sensação ocorre quando são absorvidos os sentimentos de frustração, culpa, rejeição e vergonha.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  4. É a primeira vez que dou minha opinião porque fiquei sensibilizada por frases que auxiliam a entender temáticas de assuntos tão diferentes. Sempre observei que não devemos nos comparar com outra pessoa porque iremos encontrar uma nova com mais qualidades. Devemos ter a lucidez que só se evolui na vida com o autoconhecimento. Lendo ess artigo encontrei uma sentença que confirma a minha observação: “Se criamos inseguranças é porque comparamos os bastidores de nossas vidas com os melhores momentos da vida dos outros.”

    • Cristina,

      É gratificante receber um comentário formidável com deduções importantíssimas sobre comparar-se com os outros. As coisas sempre parecem melhores por fora do que por dentro. As pessoas costumam colocar uma imagem parecendo melhor para o mundo do que se sentem por dentro. Esse assunto me empolga, então vou dar minha opinião em poucas linhas.

      A comparação é inata ao ser humano. Ao observar os outros, aprendemos com diferentes modelos de comportamento. O sinal vermelho, no entanto, acende quando alguém passa do ponto no hábito de se comparar com os outros, em geral, um processo que segue mecanismos inconscientes cujas razões são desconhecidas para a própria pessoa.

      Estar em permanente estado de comparação com o outro é um comportamento extremamente tóxico que leva a crenças limitantes e a criação de padrões inatingíveis. Quando alguém se compara com o outro e se identifica como superior ou inferior, em relação às suas características físicas, financeiras ou intelectuais, está impedindo que suas verdadeiras potencialidades se sobressaiam e permitam a realização de seus próprios desejos.

      Comparar-se intensamente é como manter uma imagem distorcida o tempo todo no espelho da vida. Frustração e infelicidade passam a ser as principais companheiras da pessoa, sentimentos que são portas abertas para ansiedade, depressão e outros transtornos psíquicos.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  5. Parabéns, Aristeu, pela bela postagem FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES!
    Gostei imensamente da sua seleção de frases, e destaco esta:

    “O verdadeiro valor de uma pessoa não está na beleza de sua face, nem na riqueza de seus bens. Mas na simplicidade de
    seus atos e na sinceridade das suas palavras.”

    Uma ótima semana para você e familiares, com muita saúde e Paz!

  6. Violante,

    O seu notável comentário é sempre uma energia saudável que me incentiva nesse trabalho prazeroso de pesquisar temas interessantes para o Jornal da Besta Fubana. Quanto a sua frase escolhida, considero-a uma das melhores elecionadas para esse artigo.

    A verdadeira beleza não está no rosto onde muitos procuram, mas sim no coração onde poucos encontram. O conceito de beleza é variável conforme a cultura. O que é belo para uma sociedade, pode ser considerado desagradável para outras. A beleza de uma mulher se define no detalhe que nem mesmo ela sabe que o possui. Quando a mulher é interessante, misteriosa e inteligente, a beleza é apenas uma pequena qualidade. A beleza da mulher está por dentro.

    A beleza de uma mulher está fora dos padrões rotulados pela sociedade. Ela está na coragem de ser quem se é, de se expressar sem medo de ser julgada, está na liberdade de fazer o que a mulher quiser. Inclusive, está na sabedoria de dar voz a outras mulheres e incentivá-las a reconhecer as suas potencialidades.

    Aproveito a oportunidade para compartilhar três frase anônimas inteligentes com a prezada amiga:

    1) “O tempo é nosso grande mestre, que ameniza nossas dores, cuida das nossas feridas e cura as cicatrizes, da incompreensão do desamor, da falsidade, das derrotas temporárias, dos que se aproximam de nós apenas em benefício próprio. Só o tempo mostra os verdadeiros amigos.”

    2) “Cada pessoa tem o seu propósito e a sua própria caminhada nesse plano. Nunca saberemos quando é o último dia.
    Não deixe que os planos futuros te impeçam de viver o hoje, pois o agora é a única coisa que de fato, você tem ao alcance das suas mãos.”

    3) “Um aluno pede ao seu mestre: – Você me ensina a luta mas fala sobre a paz. Como concilia os dois? O mestre respondeu: – É melhor ser um samurai num jardim do que um jardineiro numa guerra.”

    Desejo uma excelente semana para você, extensivo a familiares, plena de saúde e Paz!

    Aristeu

  7. Obrigada, Aristeu, por compartilhar comigo estas três frases anônimas e inteligentes. Gostei das três, mas, na minha opinião, a mais profunda e verdadeira é a primeira, que diz:

    “O tempo é nosso grande mestre, que ameniza nossas dores, cuida das nossas feridas e cura as cicatrizes, da incompreensão do desamor, da falsidade, das derrotas temporárias, dos que se aproximam de nós apenas em benefício próprio. Só o tempo mostra os verdadeiros amigos.”

    Desejo a você também e aos seus familiares, uma excelente semana, com muita saúde e Paz!

    .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *