ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“Pessoas cansadas deitam e dormem, pessoas tristes apenas deitam. Há uma diferença entre estar cansado do dia, e estar cansado da vida.”

“Quando não sabe se colocar no lugar do outro… A vida nos coloca lá… para aprender na prática.”

“Quando entendermos que não é um dia a mais e sim um dia a menos, começaremos valorizar o essencial.”

“Seríamos mais felizes se não precisássemos viver numa sociedade onde numa parte, seres sentem tanta dor e na outra parte, finge-se que a dor alheia não nos afeta.”

“Nada mais terrível do que um homem murado dentro de si mesmo. Aquele que corta toda a comunicação profunda com os outros, que se isola, que se fecha, para se tornar inacessível, é o mais infeliz dos homens.”

“Precisamos tratar bem a nossa parte dolorida e quando cuidamos bem das nossas feridas, conseguimos respeitar e curar a ferida dos outros.”

“Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si.”

“Tudo é energia. A energia começa com seus pensamentos, amplifica-se com suas emoções e impulsiona-se com suas ações.”

“Abrir a mente para novas ideias é apenas uma questão de escolha: Ou você fica no ninho, ou aprende a voar.”

“O tempo não para e a vida continua e é preciso correr para não ficar para trás. Às vezes a atitude mais ousada que podemos ter é apenas não desistir.”

“Mágoa significa ‘má água’, água parada. Guardar mágoa é reter na memória emoções que nos envenenam por dentro.”

“Antes de querer fazer mal a quem não gosta de você, se preocupe em fazer bem aos que te rodeiam e te querem bem. Pensamentos maldosos não te levarão a lugar nenhum.”

“A vida é como o mar e nós somos seus velejadores. Não há como mudar a direção do vento, mas podemos ajustar as velas do barco para chegar onde queremos.”

“Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.”

“Sua visão se tornará clara, somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.”

“Aqueles que sofrem muito são como os que aprenderam muitas línguas: compreendem a todos e se fazem compreender por todos.”

“Autoestima não é sobre acreditar que vão aplaudir você. Autoestima é sobre você não precisar que aplaudam.”

“Há duas formas de enfrentar a vida; uma é o orgulho acreditando que sabe tudo. A outra é a humildade reconhecendo que tem muito a aprender.”

“As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.”

“Depois? Depois o café esfria, depois a prioridade muda, depois o encanto se perde, depois o cedo fica tarde, depois a saudade passa. Depois tanta coisa muda. Não deixe nada pra depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, e os melhores e mais sinceros sentimentos.”

16 pensou em “FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES

  1. Aqui no JBF existe muito protesto, política e polêmica. Nessa coluna sempre tem sabedoria, bom humor e serenidade. Não sei se pode ser classificada como a melhor coluna do JBF, mas é a que mais gosto. Agradeço ao Colunista

    • C Eduardo,

      Agradeço o seu comentário com um elogio que me deixa com a responsabilidade de trilhar o caminho por mim conhecido: cultura popular e poesia dos repentistas nordestinos. Quanto a política, sou sincero: um assunto que não me interessa. Tenho respeito por quem escreve sobre esse tema, entretanto me dou o direito de não gostar de política. Essa minha posição de aversão a política é desde o meu tempo de UFPE.O Diretório Central dos Estudantes (DCE) tinha como objetivo promover a integração dos estudantes da Universidade, entretanto fugia a sua finalidade promovendo política estudantil. Uma prova dessa minha afirmação é que alguns desses estudantes entraram na vida política.
      O prezado amigo prestou um grande favor por dar oportunidade de esclarecer que não abordo temas polêmicos por aversão a divergências. Valeu!

      Saudações fraternas,

      Aristeu

    • Uma dica para C Eduardo, o novo Ceguinho Teimoso do JBF.

      Existem várias colunas, além da excelente coluna de Aristeu, que não tratam de “protesto, política e polêmica”, como ele cagou.

      A começar pela magnífica coluna diária do Peninha, como uma nova música a cada dia.

      Largue a bengala, Ceguinho Teimoso, e peça pro seu guia levar você às colunas de Acácio Sabugeiro, Carlito Lima, Carlos Eduardo Santos, Cícero Tavares, Dalinha Catunda, Hélio Crisannto, Jessier Quirino, Jesus de Ritinha de Miúdo, José Domingos Brito, José Paulo Cavalcanti, José Ramos, Magnovaldo Santos, Marco di Aurélio, Marcos Mairton, Pedro Malta, Severino Souto, Violante Pimentel e Xico Bizerra.

      Ufa! São tantas que chega cansei.

      Repito: nenhuma delas cuida de “”protesto, política e polêmica”.

      Este JBF é um recanto magnífico que trata de todos os temas e assuntos, música, humor, poesia, cinema, fotografia, ciência, o caralho a quatro!!!

      Mas pra constatar isto tem que enxergar.

      E deixar de lado a burrice e a teimosia.

      Um beijinho de longe nesse teu cangote enrugado e fedido, Ceguinho Teimoso!!!

      • Cara (espero que seja mulher, pois tem homem com este nome também) Neneca Potiguar, virei seu fã. Palavras inteligentes para quem nos chama (todos os frequentadores do JBF) de Bolsolândia.

        Abraço

        • Sou mulher, linda e arejada, meu querido. E também bronzeada pelas praias da nossa linda capital Natal. Bolsonaro 2022. Já estou em campanha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • Ual! Agora me deu uma vontade imensa de ir até Natal – RN. Linda, arejada e bronzeada de praia? Meu Deus! Alguém me belisca que estou sonhando.

            Um beijo, minha amiga e vamos juntos nesta campanha.

  2. É agradável iniciar a segunda-feira lendo uma seleção de frases inteligentes de autoria esconhecida. Uma dessas citações me chamou a atenção, e faço questão de reeditar: “Depois? Depois o café esfria, depois a prioridade muda, depois o encanto se perde, depois o cedo fica tarde, depois a saudade passa. Depois tanta coisa muda. Não deixe nada pra depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, e os melhores e mais sinceros sentimentos.”

  3. Messias,

    Muito obrigado por seu excelente comentário. Quanto a sua frase escolhida, ela é muito esclarecedora sobre a necessida de priorizar as oportunidades da vida. Não deixe que alguém se torne uma prioridade em sua vida, quando você é somente uma possível opção na vida dessa pessoa. Relacionamentos funcionam melhor quando são equilibrados.
    Aproveito esse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar trê frases anônimas inteligentes com o prezado amigo:

    1) “As montanhas da vida não existem apenas para que você chegue ao topo, mas para que você aprenda o valor da escalada.”

    2) “Existem apenas dois erros cometidos no caminho para o sucesso: não começar, e não chegar ao fim.”

    3) “Não perca de vista as suas prioridades. O resto, por mais que pareça importante, será sempre o resto.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  4. O artigo com uma coletânea de expressões inteligentes de autoria desconhecida permite reflexão sobre temas diversos. Gosto de ler sobre autoestima, então, escolhi como a minha frase preferida a seguinte: “Autoestima não é sobre acreditar que vão aplaudir você. Autoestima é sobre você não precisar que aplaudam”.

  5. Fernando,

    Grato por seu primoroso comentário. Aproveito o tema autoestima para fazer uma brevíssima reflexão. A autoestima é um sentimento desenvolvido desde a infância na medida em que os pais elogiam ou demonstram de alguma forma atenção sobre determinada conquista do filho, o que tende a aumentar a autoestima da criança.
    Por outro lado, quantas vezes somos punidos, inclusive já na vida adulta, por alguma falha ou erro que cometemos, e, por isso, somos deixados de lado? Nessas condições, nossa autoestima tende a diminuir, uma vez que não somos reconhecidos ou gratificados por algo.
    Compartilho três frases anônimas inteligentes com o prezado amigo:

    1) “Navios não afundam por causa da água ao redor deles. Navios afundam por causa da água dentro deles. Não deixe o que está acontecendo em torno de você invadir o seu interior e afundá-lo.”

    2) “Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas sim reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios e perdas.”

    3) “Seja quem você é. Nunca tente ser a pessoa que você não é. Aceite a responsabilidade de ser você mesmo, a qualquer preço.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  6. Parabéns, prezado Aristeu, pela excelente postagem “FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES”!
    A seleção de frases está muito boa. Entre elas, destaco:

    “Depois? Depois o café esfria, depois a prioridade muda, depois o encanto se perde, depois o cedo fica tarde, depois a saudade passa. Depois tanta coisa muda. Não deixe nada pra depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, e os melhores e mais sinceros sentimentos.”

    “Há duas formas de enfrentar a vida; uma é o orgulho acreditando que sabe tudo. A outra é a humildade reconhecendo que tem muito a aprender.”

    Uma ótima semana, com muita saúde, alegria e Paz!

    • Violante,

      Grato por seu formidável comentário. Quanto a frase sobre não deixar nada pra depois, ela é muito sábia. Priorizar é tomar decisões e saber usar seus recursos em função do seu foco. Saber definir as prioridades em sua vida e não deixar aquilo que é urgente tomar lugar do que realmente é importante. Estabelecer as suas prioridades e manter-se firme a elas. É assim que se vence.
      Aproveito esse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar três expressões anônimas inteligentes com a prezada amiga:

      1) “São as reflexões que fazemos sobre nossas escolhas que ditam como prosseguimos na vida.”

      2) “O futuro é construido pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros.”

      3) “Priorize o que é realmente importante para você e abra mão daquilo que não te acrescenta em nada.”

      Desejo uma semana plena de paz, saúde, alegria e felicidade

      Aristeu

      • Obrigada, Aristeu, por compartilhar comigo essas três frases inteligentes, anônimas e sábias! Adorei!

        Uma semana plena de paz, alegria e felicidade para você também!

  7. Aristeu, grande mestre,

    Transformaram sua coluna, CULTURA POPULAR, no Palanque Político.

    Isso significa dizer que, mesmo que você fuja da política a Política está a trás de você, na sua consciência.

    Jair Messias Bolsonaro 2022. (sim).

    Abraçaço!

  8. Ciço Tavares,

    Agradeço o seu comentário inteligente. Eu tive oportunidade de aumentar o número de leitores da minha coluna por não ter interesse por política.
    As diversas formações políticas procuram atrair os cidadãos com o fim de alcançar o maior número possível de votos. No entanto, há um setor da cidadania que decide não participar dos processos eleitorais. Normalmente, quem adota esta postura é definido como apolítico.
    Não há uma única razão para explicar esta tendência social. Trata-se de um fenômeno muito utilizado e que se encontra relacionado a todo tipo de sistema político, sejam democráticos ou totalitários.
    Existem indivíduos que não votam nas eleições e se desentendem da realidade política porque acreditam que nenhum partido lhes representa adequadamente. Outras pessoas se sentem profundamente decepcionadas com a realidade política em seu conjunto e consequentemente não optam por nenhuma opção. O meu caso é que nunca tive interesse por envolvimento político nem quando esta cursando a UFPE e tinha vários colegas no Diretório Central de Estudantes (DCE). Muitos desses colegas disputaram mandato e foram eleitos, inclusive, um deles ainda continua na atividade de fazer da política seu ideal de vida.

    Saudações fraternas do amigo de sempre,

    Aristeu

  9. Obrigado, estimado Aristeu pela resposta pertinente.
    Também sempre me pontuou a posição política do Mestre Ariano Suassuna, se dizer não político militante, mas militante politicamente na boca dos seus personagens na literatura.
    Nunca me aborreci com amigos por causa de política, religião e futebol, porque sempre pensei que tudo isso passa, mas os amigos são permanentes, como no caso Aristeu que sempre está nos presenteando com belíssimos textos.

    Abraçaço.

Deixe uma resposta