ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“Culpas, desculpas e culpados são pesos desnecessários que travam os passos, corroem os laços e impedem o caminhar. Assuma a responsabilidade que lhe cabe, repare o que lhe for possível e avance sem olhar para trás.”

“Um homem nunca deve envergonhar-se de reconhecer que agiu mal. Equivale a dizer que hoje é mais sábio do que ontem.”

“O mal das pessoas é acharem que nada acaba… Que paciência não acaba, que sentimento não acaba… Se não valorizar, tudo acaba!”

“A coragem é sempre maior quando misturada com mansidão, a capacidade intelectual é mais admirada quando brilha no cenário da modesta autodesconfiança, e nunca a alma humana pareceu tão forte como quando renuncia a vingança e ousa perdoar qualquer lesão.”

“Pessoas fortes não são aquelas que mostram sua força aos outros, mas aquelas que lutam batalhas internas que ninguém sabe.”

“Somatização é tudo aquilo que você não diz, e a mente, não suportando a pressão do conteúdo armazenado manifesta em forma de doença.”

“A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos.”

“Quando algo ruim acontece, você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você ou fazer isso te deixar mais forte.”

“É engraçado como a saudade é um sentimento muito presente nas nossas vidas, seja através de um cheiro, uma comida, um lugar ou uma frase, às vezes nos deparamos com alguma coisa que nos faz recordar bons momentos já vividos. O lado bom disso tudo é ter a certeza que a felicidade não é tão ausente quanto imaginávamos e que não é tão difícil espantar a tristeza através da saudade.”

“Ninguém muda ninguém. As pessoas mudam pela autopercepção, ampliação da consciência e, outras tantas vezes, pela dor.”

“Assim como tem roupas que não me cabem mais, há lugares que já curti e hoje não tenho vontade de ir. Têm pessoas que já considerei, falei e dividi fases da vida, mas que atualmente não me fazem falta e está tudo bem. O tempo passa, as coisas mudam e as prioridades se tornam outras.”

“Nenhum de nós é responsável por todas as coisas que acontecem conosco, mas nós somos responsáveis pela maneira como agimos quando acontecem.”

“Não chore pelo seu passado, ele já se foi. Não se estresse pelo seu futuro, ele ainda não chegou. Viva o seu presente e faça dele algo maravilhoso…”

“Você não pode acalmar a tempestade por isso pare de tentar. Mas você pode acalmar-se a si mesmo até a tempestade passar.”

“Todas as escolhas têm perda. Quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental.”

“Nada mais terrível do que um homem murado dentro de si mesmo. Aquele que corta toda a comunicação profunda com os outros, que se isola, que se fecha, para se tornar inacessível, é o mais infeliz dos homens.”

“Eu não sei se é cansaço, maturidade, aprendizado ou só idade mesmo, mas tem certas coisas que eu já nem me importo mais.”

“Ninguém percorre o caminho sem tropeçar muitas vezes, ninguém alcança grandes alturas no primeiro voo. Não desista! Tente mais uma vez.”

“Relacionamento é como uma bicicleta de dois lugares… se os dois não pedalarem, um vai acabar se cansando”

“O tempo.
Muda-nos por fora.
As pessoas.
Mudam-nos por dentro.”

9 pensou em “FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES

  1. Uma excelente seleão de frases de autoria desconhecidas, entretanto ricas em sabedoria popular. Fiquei impressionado com a beleza da seguinte frase: “É engraçado como a saudade é um sentimento muito presente nas nossas vidas, seja através de um cheiro, uma comida, um lugar ou uma frase, às vezes nos deparamos com alguma coisa que nos faz recordar bons momentos já vividos. O lado bom disso tudo é ter a certeza que a felicidade não é tão ausente quanto imaginávamos e que não é tão difícil espantar a tristeza através da saudade.”

    • Vitorino,

      Agradeço o seu excelente comentário. No dicionário, saudade é definida como “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. É importante afirmar que saudade é um sentimento não necessariamente ruim sob a ótica psicológica. Aproveito sua frase para fazer uma breve reflexão sobre a saudade.

      Apesar de quase toda saudade carregar consigo uma certa melancolia, por remeter a alguma falta, a raiz desse sentimento vem sempre a partir de uma lembrança agradável, afinal, não queremos reviver aquilo que nos fez mal, não é mesmo? É com esse sentido que devemos iniciar qualquer pensamento positivo sobre a saudade. É importante saber selecionar os melhores momentos do passado para posicioná-los à sua atual situação, partindo de uma pergunta existencial: “Por que estou sentindo saudade disso?”. Sim, muitas de nossas saudades partem não somente do passado que vivemos um dia, mas de algum desconforto do presente ou, até mesmo, desencanto e poucas expectativas do futuro.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. É agradável iniciar a semana lendo estas expressões que, apesar de autoria desconhecida, nos faz refletir sobre diversos assuntos. Se fosse eleger uma dessas frases, a minha escolhida seria esta:“Assim como tem roupas que não me cabem mais, há lugares que já curti e hoje não tenho vontade de ir. Têm pessoas que já considerei, falei e dividi fases da vida, mas que atualmente não me fazem falta e está tudo bem. O tempo passa, as coisas mudam e as prioridades se tornam outras.”

  3. Parabéns, prezado Aristeu, pela excelente postagem, “FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES”.
    Gostei, imensamente, das frases selecionadas por você.
    Entre elas, destaco:

    “O mal das pessoas é acharem que nada acaba… Que paciência não acaba, que sentimento não acaba… Se não valorizar, tudo acaba!”

    Bom feriado, com saúde e Paz!

    Violante Pimentel Natal (RN)

    • Violante,

      É gratificante receber seu capricahado comentário. Retribuo a gentileza enviando três frases inteligentes de autoria desconhecida:

      1) “Lembre-se de que a aparência externa é somente uma capa onde escondemos nosso verdadeiro interior.”

      2) “Eu sou um homem velho e conheci um grande número de preocupações — mas a maioria delas nunca aconteceu.”

      3) “Nossos olhos são seletivos, nós ‘focalizamos’ o que queremos ver e deixamos de ver o restante. Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol.”

      Excelente feriado com muita paz, saúde e alegria

      Aristeu

      • Obrigada, Aristeu, por compartilhar comigo estas três frases inteligentes, de autoria desconhecida.
        Gostei muito, especialmente desta:

        3) “Nossos olhos são seletivos, nós ‘focalizamos’ o que queremos ver e deixamos de ver o restante. Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol.”

        Para você também, um feliz feriado, com saúde, alegria e paz!

  4. Messias,

    Muito obrigado por seu formidável comentário. A citação escolhida fez com que eu recordasse uma frase, que deconheço a autoria, e compartilho com o prazado amigo: Depois? Depois o café esfria, depois a prioridade muda, depois o encanto se perde, depois o cedo fica tarde, depois a saudade passa. Depois tanta coisa muda. Não deixe nada pra depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, e os melhores e mais sinceros sentimentos.

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  5. Messias,

    Muito obrigado pelo formidável comentário. Aproveito esse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar uma expressão de autoria desconhecida com a mesma temática da frase escolhida por você: “Depois? Depois o café esfria, depois a prioridade muda, depois o encanto se perde, depois o cedo fica tarde, depois a saudade passa. Depois tanta coisa muda. Não deixe nada pra depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, e os melhores e mais sinceros sentimentos.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  6. ERRATA
    O MEU COMENTÁRIO SAIU DUPLICADO PORQUE PENSEI QUE NÃO TINHA SIDO PUBLICADO O PRIMEIRO, ENTÃO, FIZ UM SEGUNDO. DESCULPE-ME, PREZADO MESSIAS.

Deixe uma resposta