ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber.”

“Você pode ir á academia todos os dias, beber bastante água, tomar vitaminas e não comer açúcar, mas se você não souber lidar com seus sentimentos e emoções, você adoecerá.”

“Da vida, eu só espero rir dos tombos, aprender com os erros e continuar esperando que tudo vai dar certo…”

“Se quer construir algo do nada, comece amando intensamente seus pensamentos e sua imaginação. Um grande caminho começa com o primeiro passo. O resto fica por conta das cirucunstâncias.”

“Tudo que acontece na nossa vida é essencial. Até os erros trazem a possibilidade de aprendizado.”

“Eu sou meu único obstáculo. Cada vez que me supero é a mim que venço. Não nasci para ser mais,, melhor, menos, nem pior do que ninguém, mas para vencer os meus limites. Não concorro em nada com ninguém. Eu sou o meu desafio.”

“Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para com eles e maduro para corrigi-los.”

“Relaxe no agora. Ao pensar sobre a vida, lembre-se que não há uma quantidade de culpa que possa mudar o passado e nenhuma quantidade de ansiedade que possa mudar o futuro.”

“Amadurecer é deixar que falem tudo o que quiserem, sem que isso mude quem você é.”

“A felicidade não é um prêmio, e sim uma consequência; a solidão não é um castigo, e sim um resultado. O que você é se encontra no reino imensurável que chamamos pensamentos.”

“Preste atenção ao que está fazendo, o ontem já lhe fugiu das mãos, o amanhã ainda não chegou.”

“Vai ficando cada vez mais fácil enxergar o lado positivo quando você passa a tratar as dificuldades como superações, e não obstáculos.”

“A vida é muito estranha: é preciso tristeza para saber o que é felicidade, o barulho para apreciar o silêncio e a ausência para avaliar a presença.”

“Nossa vida é uma constante viagem… A paisagem muda, as pessoas mudam, as necessidades se transformam, mas o trem segue adiante.”

“Pessoas maravillhosas vão entrar e sair da sua vida, mas a pessoa que você vê no espelho estará lá para sempre. Seja sempre o melhor que você conseguir para você mesmo.”

“Depois de passar pela escuridão. Você descobre que a luz não está no fim do túnel. A luz está em você.”

“É desnecessário ficar tentando provar algo a alguém. As pessoas tomam como verdade apenas aquilo que lhes convém.”

“Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.”

“A vida dá 2 escolhas para toda e qualquer pessoa; ou você senta, adotando uma postura mau humorado e fica pensando como a vida é injusta com você, ou você pode descobrir como fazer a situação ruim funcionar ao seu favor.”

“Sua competição não é com outras pessoas. Sua competição é com seu ego, sua proscratinação, sua alimentação ruim, suas atitudes negativas e o conhecimento que você se nega a aprender.”

6 pensou em “FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES

  1. Tive a agradável surpresa hoje, à tarde, de ler uma coletânea de frases anônimas inteligentes. As expressões bem seliecionadas provocam reflexões sobre assuntos que muitas vezes parecem óbvios. Uma das citações me chamou a atenção pela sabedoria, metáfora e poesia: “Se quer construir algo do nada, comece amando intensamente seus pensamentos e sua imaginação. Um grande caminho começa com o primeiro passo. O resto fica por conta das cirucunstâncias.”

    • Messias,

      Grato pelo ótimo comentário sobre as frases de autoria desconhecida. Concordo que o óbvio deveria nos chamar atenção, mas na maioria das vezes passa despercebido. Lembrei-me do óbvio ululante de Nélson Rodrigues quando você fez referência, acima, citada. Ululante é algo que é óbvio, de clara observação e contestação, ou seja, que está “na cara” e as pessoas não enxergam. O termo ululante se popularizou através do escritor brasileiro Nelson Rodrigues, que escreveu o livro “O Óbvio Ululante”, em 1950.
      Aproveito a ocasião para compartilhar três frases anônimas inteligentss com o prezado amigo:

      1) “Uma das fraquezas da nossa era é a nossa aparente incapacidade de distinguir a necessidade de ganância.”

      2) “O homem que tem opiniões fortes e sempre diz o que pensa é corajoso – e sem amigos.”

      3) “A coragem é sempre maior quando misturada com mansidão, a capacidade intelectual é mais admirada quando brilha no cenário da modesta autodesconfiança, e nunca a alma humana pareceu tão forte como quando renuncia a vingança e ousa perdoar qualquer lesão.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. O artigo sobre frases anônimas inteligentes sempre surpreende, pois encontramos sentenças bem elaboradas que não deixa muito a desejar quando comparamos com autores experientes da nossa literatura. Se fosse uma competição para escolher a melhor expressão, teria dificuldade; entretanto, o meu voto seria para a seguinte: “Eu sou meu único obstáculo. Cada vez que me supero é a mim que venço. Não nasci para ser mais, melhor, menos, nem pior do que ninguém, mas para vencer os meus limites. Não concorro em nada com ninguém. Eu sou o meu desafio.”

  3. Vitorino,

    Muito obrigado por seu comentário com observações interessantes sobre a seleção de frases de autoria desconhecida. Muitas vezes um autor de renome na nossa literatura não possui a capacidade de sintetizar frases, entretanto temos muitos frasistas que fazem sucesso mesmo depois de não estar mais no plano físico. Cometeria injustiça se tivesse o atrevimento de citar o nome dos nossos grandes frasistas. Aproveito esse espaço democrático do JBF para retribuir sua gentileza compartilhando três frases anônimas inteligentes com o prezado amigo:

    1) “Um homem se dá bem no caminho para a sabedoria quando ele começa a perceber que sua opinião é apenas mais uma.”

    2) “Nenhum de nós é responsável por todas as coisas que acontecem conosco, mas nós somos responsáveis pela maneira como agimos quando acontecem.”

    3) “O conselho é o único produto no mercado onde a oferta sempre é superior à demanda.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  4. Parabéns, prezado Aristeu, pela ótima postagem, FRASES ANÔNIMAS INTELIGENTES”!
    Uma leitura maravilhosa e instrutiva. As frases são muito verdadeiras. Entre elas, destaco:

    “É desnecessário ficar tentando provar algo a alguém. As pessoas tomam como verdade apenas aquilo que lhes convém.”

    “Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para com eles e maduro para corrigi-los.”

    Uma excelente semana para você, com saúde, alegria e paz!

    Violante Pimentel Natal (RN)

  5. Violante,

    Agradeço seu comentário incentivador. Fazer essa seleção de frases de autoria desconhecida é um trabalho prazeroso. Algumas vezes as expressões contém erros de português, e procuro corrigir; outras vezes, o sentido não está bem definido, então coloco de forma mais lógica para bom entendimento do leitor. Às vezes, em conversa com amigos surge uma citação interessante e gravo na minha memória para posterior publicação. A leitura é importante para colher material para pesquisa; entretanto não posso deixar de falar da redes sociais, que abastecem substancialmente de referências essencias para compor os meus artigos com frases que desconhecemos a autoria.
    Compartilho três frases anônimas inteligentes com a prezada amiga:

    1) “O que você tem todo mundo pode ter, mas o que você é, ninguém pode ser.”

    2) “A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos.“

    3) “É curioso um laço…
    Uma fita dando voltas? Se enrosca…
    Mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o abraço.
    É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.“

    Desejo uma semana plena de paz, saúde e alegria

    Aristeu

Deixe uma resposta