SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Mónica tirou o quimono e começou a dançar como se tivesse um leque nas mãos. O corpo de Mónica era tão perfeito e os seus movimentos tão naturais que ele, deslumbrado, não conseguia tirar os olhos dela. (…) Nades, nádegas, nática, natura. Vendo em que parte do seu corpo os olhos de Lima Prado se fixavam mais tempo, Mónica parou, aproximou-se e, virando de costas, perguntou:“Você quer passar a mão?”(Rubem Fonseca, A Grande Arte (1983), ed. port. Campo das Letras).

¿Quién dijo que la palabra escrita no es mágica? Escrevo aqui às sextas, pois é preciso ter sempre qualquer coisa sensacional para vocês lerem às sextas, não é mesmo, fidelíssimos leitores!? “Jeg elsker deg”. É incômodo viver depois de se descobrir que se é estúpido. Há quem leve menos tempo. Há quem descubra isso num átimo. Há quem demore toda uma vida… É o caso de Sancho? Não, Sancho sempre conheceu sua própria estultice.

E meu amigo Ronald Mc Trump voltou a ser apenas um biliardário cidadão estadunidense? Jingle bells e, coiso para todos. Haja alguém que me explique a Trump e Jair… Sancho quer fugir do calor do socialista Brasil para o calor dos corpos de belas norueguesas nas sempres geladas cidades de tal país.

E «os insignificantes flutuam ao vento contínuo de Deus» Os Insignificantes, A estrada Branca – José Tolentino Mendonça agora passou a ser meu livro de cabeceira neste estranho 2020. O melhor de 2020 (houve algo de bom em 2020?) estava no meu caderno que escrevi em norueguês, que perdi num táxi, em Madrid, anotações precisas (e agora imprecisas) da minha última estada norueguesa. Por incrível que pareça o encontrei quando desci, dois meses depois, em Amsterdam. Por culpa do corpo escultural de minha professora daquele belo idioma li de cabo a pavio e nada entendi do que escrevi. Phodda-se, então, 2020, um ano inútil como nenhum outro.

«Em 1969 deixei o álcool e as mulheres. Foram os piores vinte minutos da minha vida» George Best. Em 2020 tentei igual façanha sem sucesso algum… Ah, Aldhild, Aldhild… Minha norueguesa Audhild Wregoriusdotter Zotevatn possuía atributos físicos e intelectuais de cair o queixo. Audhild era fisicamente tão espetacular que se o comediante Bob Hope (Leslie Townes Hope) a tivesse conhecido afirmaria que os pais da moça deveriam receber o Prêmio Nobel de Arquitetura. Já conhecestes uma menina marxista, darwinista, nietzschiana e freudiana com um corpo de Valkyrja (em nórdico antigo) tudo junto e misturado em uma única fêmea humana?

«[…] o homem é uma solidão que aspira a realizar uma companhia e uma comunhão.» Manuel Antunes, «Porque se lêem romances» (1966). Pergunta-me Chupicleide se quero escrever sobre «o amor». Neste momento, recordando frase de “minha norueguesa”, preferia escrever sobre o número zero de casos de covid-19 em North Korea do que escrever sobre «o amor».

Recordo frase de Audhild que me desconcertou quando consegui traduzir: «eu gosto de ser bem phoddida». Sim, ela escreveu isto em meu caderno de anotações em sua lingua pátria. Hoje em dia uma mulher perdoa tudo a um homem, até cartão de crédito sem significativa quantia de limite, mas (broxante mas), não perdoa ser mal phoddida. Abençoadas sois vós entre as mulheres.

Sancho está, desde o início do ano, estudando norueguês com uma loirinha linda, de olhos verdes, peitões tipo melão, voz aveludada, pernas que são uma loucura, sorriso encantador. Vou ter que demití-la, pois com tantos atributos, fico desconcentrado e não aprendi porra nenhuma até agora (Natal chegando).

E o tempo urge… tic, tac, tic, tac…E o navio rumo à gélida Escandinávia apita no porto. Olho ao longe e parece-me ver, no convés, a imponente figura de Adônis Oliveira (“L’Homme Révolté”). Adônis (parte o gigante após estremecer a noite de quinta-feira no Cabaré do Tio Berto ou CAbalístico-BAlanceado-RÉcio-DOminador-aBERTO), miragem ou Papai Noel desistindo do Natal e retornando à imensidão gelada?

PS 10: Sancho não poderia deixar passar em branco este 6 de novembro… Em um dia igual ao de hoje nasceu no Porto (6 de novembro de 1919) Sophia de Mello Breyner Andresen – uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. “E no quadro sensível do poema vejo para onde vou, reconheço o meu caminho, o meu reino, a minha vida.” – Sophia de Mello Breyner Andresen.

PS 51: Povo ingrato? No raiar de novembro São Paulo teve ato CONTRA governador João Doria e obrigatoriedade da vacina. Em frente ao MASP manifestantes protestaram contra o que chamaram de “vachina”. A hashtag #ForaDoria alçou os assuntos mais comentados do Twitter no dia 1 de novembro de 2020. No dia seguinte seria “Finados”…

PS 69: O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, liberou para julgamento ação que pede a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão nas eleições de 2018 (supostas irregularidades na contratação do serviço de disparos em massa de mensagens via WhatsApp durante a campanha presidencial). Trump ou Biden? Deu… Dúvidas pairam no ar? Eu vi e não gostei. Você veja. Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver e a não gostar e acho que o Biden teve essa capacidade de fazer a gente olhar a esquerda em festa em todos os recantos do mundo. Ainda não deu. O assarapantado Sancho anda mais sofrido que joelho de freira em semana santa, tchê! Torce por Ronald Mc Trump e Bozo/Mourão… Roubaram o Mac Trump? Não sei… Boas e más línguas dizem isso e aquilo. Será a Suprema Corte a decidir? “Harará” recontagem dos votos? Famigerado, Goiano e Francisco possivelmente comemoraram e gritaram em uníssono:“Estoy contentísimo pero siempre se puede mejorar. Fuera, Bolsonaro!!!!!” Quem será o presidente? Bolsonaro ou Haddad? Biden ou Trump? Vai ter VAR E TAPETÃO? Por agora só temos muitas ?????????????

PS 171: Da série sanchiana “tem gente que deveria ser proibida de morrer”… Aí é muita sacanagem… No Brasil temos fulano, sicrano e beltrano (o nome dos tranqueiras é você quem coloca – dá para elencar milhares de tranqueiras)… E quem morre é o Louro José. Aí, camarada Deus, Você me deixou sem palavras. E para deixar Sancho mais triste…Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortelline Rossi, ou apenas Lan, reuniar-se-á (valeu, Michel Temer!!!) a partir de hoje com a turma do Pasquim em alguma nuvem celestial…

PS 666: PREOCUPANTE – A Fábrica de Cretinos Digitais. Este é o título do último livro do neurocientista francês Michel Desmurget. As evidências são palpáveis: já há um tempo que o testes de QI têm apontado que as novas gerações são menos inteligentes que anteriores. Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Recorro aos Titãs… ♫ ♬ ♩ A televisão me deixou burro, muito burro demais / Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais♫ ♬ ♩. En su libro Michel Desmurget cita varios estudios científicos que han probado como el QI ha comenzado a descender en países como Francia, Holanda, Finlandia, Noruega y Dinamarca. Para fundamentar su exposición, el experto cita a Mark Bauerlein, profesor de la Universidad Emory en Atlanta (Georgia), que sostiene que esta es la generación más estúpida que haya habido nunca…

PS 1000: Tanti Auguri… ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩ Sancho deseja Feliz Cumpleaños a Xabiani Ponce de León (Oaxaca de Juárez, México, 6 de novembro de 1993) – amigo de nosso Rodrigo de León; Pål Sverre Valheim Hagen (Stavanger, Noruega, 6 de novembro de 1980) e à belíssima Emily Jean Stone (Scottsdale, Estados Unidos, 6 de novembro de 1988).

PS 1313: O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, será o relator do julgamento, que seria dia 11 de novembro, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.688 apresentada pelo PSOL (O presidente do STF, Luiz Fux, retirou da pauta do próximo dia 11 a ação). A ADI feita pelo partido tem a finalidade de impor a obrigatoriedade do ensino da Teoria de Gênero no currículo escolar. No tempo de Sancho crianças iam à escola aprender Português, Matemática, História, Geografia, Inglês (Francês) e Música.

38 pensou em “FOLLOW ME

    • Sempre muito bom te ver em minha coluna, caríssimo Famigerado. E seria melhor ainda vê-lo em nossos encontros bertianos às quintas, pois, de todos os comentaristas, és o que menos conhecemos.

      Abraço grande e ótimo final de semana.

      • Ah, antenado Famigerado,

        Falando em Biologia, falemos de ecologia e preservação através da revitalização…

        “Estamos envolvidos no projeto chamado Revitalização de Bacias” – O ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) disse na 4ª feira (4/11/20) que o governo federal estuda lançar, até o fim deste ano, programa de revitalização de bacias hidrográficas ( investimentos privados para projetos de preservação, conservação e recuperação ambiental das bacias). O foco inicial são as regiões banhadas pelos rios São Francisco, Tocantins, Araguaia e Taquari. Um dia algum governo olhará com o devido carinho para o Rio Tietê a e Baía da Guanabara?

  1. Sancho Pansa,

    Seu artigo, além de extraordinariamente hilário, trás uma certeza: com esses ministros escrotos na Corte Constitucional (?), brevemente vão eliminar nas escolas a matemática, o inglês, a história, a geografia, etc. etc. e vão querer impor somente a baitolagem!

    Abre os olhos, Damares!

    • Por santíssima Maria Bago Mole, protetora das pequenas picas,

      Mas sobre educação, temos ótimas notícias, caríssimo Cícero. Senão vejamos o que anda ocorrendo no Brasil, mais precisamente na capital da araucárias… Olhar à direita…Enquanto isso, em Curitiba… Encerrada na quarta-feira (04) a consulta pública sobre a implementação do modelo cívico-militar realizada em 216 colégios da rede estadual. ¡Salió a la luz el avance del episodio final! Do total de instituições indicadas, 186 aprovaram a implantação do novo sistema.

      Se não houver uma reviravolta no ensino, em futuro próximo as histórias sobre a Bago Mole terão que ser desenhadas, pois a cada dia fica mais difícil nossos alunos interpretarem textos…

      Um maravilhoso final de semana para todos nós, querido amigo.

      • Falando em educação… Só para descontrair… “Qué suerte tienes, cabrón”… Só para chatear alguns… O Banco Mundial comunicou que Abraham Weintraub (ex-ministro da Educação) foi reeleito diretor-executivo da entidade. “O Sr. Weintraub cumprirá mandato de 2 anos, com início em 1º de novembro de 2020”, afirmou a entidade.

        • Complementando… EDUCAÇÃO – O MEC sinalizou que o Brasil vai aderir ao Timss, Trends in International Mathematics and Science Study, da IEA.

  2. AUTONOMIA – ÓTIMA NOTÍCIA – O Senado aprovou na terça-feira o projeto de lei que prevê autonomia do Banco Central. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. A autonomia do Banco Central vem sendo debatida no Congresso desde quando Sancho era “jovencito” e tem o aval de Paulo Guedes. O plano de governo apresentado por Jair Bolsonaro nas Eleições 2018 falava em “independência formal do Banco Central”.

    • Agora, a pergunta para o competentíssimo señor Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia, presidente da eficientíssima Câmara dos Deputados:

      Quando estará na pauta da Câmara dos Deputados o projeto que dá autonomia ao BC (Banco Central)? O texto define mandato fixo de 4 anos para o presidente e os diretores da autoridade monetária. Liberal, o ministro da Economiadisse estar otimista com aprovação do projeto, uma das prioridades do governo no Congresso. É 1 “capítulo decisivo da história brasileira”, afirma Paulo Guedes. “Com inflação baixa, juros são baixos, investimentos privados acontecem, trabalhadores não perdem poder de compra, não precisa de correção salarial”.

  3. Belo exemplo… Dois terços dos eleitores norte-americanos exerceram o direito de voto nestas presidenciais. A percentagem mais elevada em mais de um século. Terá “hararido” fraude, como chora o Trump? Se restar provado vai dar em Sancho aquele sentimento de “aí é muita sacanagem…”

  4. O que não disse (nem sequer foi perguntado pelos comentaristas fubânicos!) foi: AGORA VAI?Balança comercial brasileira teve superavit de US$ 5,473 bilhões em outubro. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia. O resultado corresponde a uma alta de 136,1% em relação ao mesmo mês de 2019, quando somou US$ 2,55 bilhões.

  5. E uma daquelas ótimas notícias…O Congresso Nacional estendeu por mais um ano a desoneração da folha de pagamento de 17 setores. Em vez de deixar de valer no fim deste ano, o benefício será estendido também em 2021. Tá com jeito de que nenhum político conseguirá acabar com isso…

  6. E vem aí um daqueles filmes para você sair do cinema e dizer: esses caras são phodda!!! ETERNALS – La película de Los Eternos estará protagonizada por Angelina Jolie como Thena, Salma Hayek como Ajak, Richard Madden como Ikaris, Gemma Chan como Sersi, Kit Harington como Dane Whitman, Barry Keoghan como Druig, Kumail Nanjiani como Kingo, Dong-seok Ma como Gilgamesh, Lia McHugh como Sprite, Brian Tyree Henry como Phastos, Lauren Ridloff como Makkari y Lucia Efstathiou. Los Eternos se estrenará el 5 de noviembre de 2021.

    • Caríssima,

      “Si la uva está hecha de vino, quizá nosotros somos las palabras que cuentam lo que somos”.

      E aproveite suas passagem por este nosso jbf para se deliciar com os textos dos demais colunistas. Se gostastes do de Sancho, que é o mais fraquinho dos “escrevinhadores” desta gazeta, vais amar os demais…

      Volte sempre. Grande abraço sanchiano…

    • Quem parabeniza alguém é Sancho, que é fã incondicional de sua coluna mesmo quando você está com preguiça, caríssimo ROQUE DO REI. E o que dizer de suas intervenções nas nossas reuniões das Quintas Bertianas no Cabaré do Tio Berto?
      E o que foi a reunião estilo metralhodora do Adônis na noite que findou? O cabra deu a volta ao mundo em 60 minutos.

      Não me canso de dizer que o quanto feliz me faz essa gente fubância que desde 2013 aprendi a amar.

      E se todo o demérito tivesses, meu caro Roque, teria Sancho que, só pelo fato de nos apresentar a belíssima curitibana que foi morar próximo de ti, dizer é um mérito por demais meritório e belezatório como sessão colírio nas nossas noites de quinta. e o melhor: bela e culta (sim há conteúdo naquela bela cabecinha).

      Beijo vosso coração com a devoção do fã que sou (carteirinha e crachá).

      E um ótimo final de semana para todos nós.

  7. Por curiosidade, Sancho: conhece o já falecido jornalista gaúcho Janer Cristaldo?

    Suas aventuras escandinavas me lembraram algumas crônicas dele, que contam aventuras semelhantes. A diferença é que a língua e a moça eram suecas, não norueguesas, mas é quase a mesma coisa.

    • Caríssimo,

      Janer Cristaldo (Janer Cristaldo Ferreira Moreira (Santana do Livramento, 2 de abril de 1947 — São Paulo, 27 de outubro de 2014)), o grande intelectual brasileiro que faleceu em 2014 (da série sanchiana “Tem gente que deveria ser proibida de morrer”).

      Grato a ti, por me ter chamado a atenção sobre a obra do gigantesco gaúcho.

      Como leio muito (eita vício gostoso), li algo de Cristaldo quando comecei minha caminhada pelas estradas a bordo de um caminhão (quase 30 nos de estrada e de boleia).

      Como o citas, deixo ao amigo gostosa entrevista do genial Janer, onde ele, como Sancho esculhamba o Programa Fome Zero do Lula.

      http://www.geocities.ws/sitecristaldo/entrevistaexpressionista.html

      Quanto aos textos escandinavos do grande autor, não li nenhum deles, mas (textístico mas), irei procurar na internet para ver se nas coisas geladas o cabra também era grande entendedor.

      Abraço gigantesco e ótimo final de semana para o amigo.

          • E essa é para nós, velhos roqueiros:

            “Eu nunca imaginei que iria viver o bastante para ver a Direita se tornar os caras rebeldes que ultrajam os caretas estendendo o dedo médio para o Sistema, e a Esquerda ser os moralistas cagadores de regras, chatos pra caralho, apontando o dedo e acusando a maioria de serem todos pecadores, patrulhando nossos pensamentos, regulando nossos sentimentos, controlando nossas vidas e nos envergonhado o tempo todo.” Johnny Rotten — vocalista dos Sex Pistols

  8. Algum fubânico consegue explicar? A Caderneta de Poupança registrou entrada líquida de R$ 7,02 bilhões em outubro, segundo o BC (Banco Central). Os dados divulgados nesta 6ª feira mostram que esse foi o maior saldo para o mês da série histórica, iniciada em 1995. O estoque da Poupança alcançou R$ 1,01 trilhão, o maior valor da história.

    • Macularam certezas pretéritas…

      Caríssimo, tô besta com o que anda acontecendo nas terras do Tio Sam

      Permito-me deixar de lado a loucura que se instalou na apuração de votos na maior potência planetária e dedicar-me aos versos de Pessoa:

      Senta-te ao sol.

      Abdica

      E sê rei de ti próprio.

      Neste exato instante Sancho apenas se resume a ser rei de si próprio. E já está de bom tamanho.

      Abraço grande e que vença Ronaldo Mc Trump, of course!!!!!

  9. No introito do seu texto imaginei que sua intenção seria fomentar nos fubânicos a perspectiva de aprender a arte do PerCor, uma vez que a malta deverá derribar os portões dos ditos poderosos e alcançar-lhes a jugular com suas curtas e afiadas lâminas.

    • As últimas palavras de François-Marie Arouet, em resposta a um sacerdote pedindo-lhe para renunciar a Satanás no leito de morte: “… Agora, meu bom homem, não é hora para fazer inimigos.” .

      Por Hades,
      “Tenho uma grande arte; eu não firo duramente aqueles que me erem” Arquiloco de Paros, séc VII a.C.
      “Minha arte é maior ainda: eu amo aqueles que me amam”. Rubem Fonseca

      Você quase me conduziu a 1917 e ao frio que atormetava Nikolái Alieksándrovich Románov…
      Não, caríssimo,
      Trapaceias (algo muito próprio de ti) ao dar uma panorâmica da obra sanchiana. Não finjas desconhecer o que passa na mente do louco… Desculpe se o decepciono, mas (benedicto mas), Sancho é apenas e tão somente subproduto de um claustro elevado posteriormente à categoria de hospício para jovens noviços. É a chama da loucura que rege minha pena (ainda se fala em pena?).
      Fugi de Hell de Janeiro, briguei com Nikolai Hell, cortei a mão demoníaca e os chifres do Hellboy, matei John Constantine, invoquei Gregório de Matos para silenciar sua Boca do Inferno (Boca de Brasa), assisti na noite de ontem todos os episódios de “Las escalofriantes aventuras de Sabrina”, percorri na madrugada todos os círculos do inferno de Dante, busquei almas no érebo, devorei Cérbero e DEVIDAMENTE preparado digo-vos Morning Star que ainda preciso de mais de um milhão de anos para possuir requisitos mínimos para um diálogo com Vossa Excelência. Vou juntando letras e me preparando. Quando pronto vos invocarei.

      • No princípio era o verbo, e só o princípio me atinou, e num átimo o kháos já era outro. Quanto à finalem damnationem já invocastes e não vós lembrais. Ativai vossos dendritos e buscai em vossas lembranças as primais nævus nascentia.

          • Escreves: gostei do texto, tua verve é boa!

            Sancho abre um sorriso, depois fica sério,muito sério: Como crer em ti “príncipe da trapaça”?

            Vaidade é seu pecado predileto, bem sei…

            Registre-se: Atacas a vaidade sanchiana (golpe baixo, muito a seu feitio).

            Terminarás dizendo: “Não se infle muito, garoto.”

            A bem da verdade, diga-se, há um espaço reservado no jbf para mentes brilhantes (excelente filme, pois não!?) e a possuis. Seria um deleite ver texto seu sendo publicado. Ousarás?

            Termino pois ainda tenho de “catar” os pedacos do que sobrou do retrato de Dorian Grey. Recomendas alguma cola para reconstituir a obra?

            • “Basta apenas um dia ruim, uma decisão errada, não importa o que fizer com o resto da sua vida, porque uma vez que o diabo te faz uma visita, você já era.” Lilith

              • Ah, antes que me esqueça, deixo a ti uma dica de leitura:
                «Deus fez-nos à imagem da sua solidão.» Vergílio Ferreira, Até ao Fim, p. 257, Ed. Bertrand, 1987

  10. Seguindo Sancho e seu tablóide, você nunca se trumbica.

    Formidável folhetim semanal com dicas sociais, artísticas e políticas. É Pura comunicação.

    OBS:
    Republicanos negligenciaram a desonestidade dos democratas.(fizeram o diabo).

    Agora querem colocar ferrolhos depois da porta violada.

    Até o controle do blá blá blá, os democratas mostraram-se eficientes e preparados. Espero que o esperneio de Trump dê algum resultado prático ou, ao que parece, não vai adiantar muita coisa.
    A semana inteira neste tema.
    Os democratas armaram (mídia em peso -Facebook, Twitter, etc) e se deram bem.

    Republicanos dormiram no ponto, sabendo que democratas seriam desonestos.

    Um pais que controla daqui da terra um robô lá em marte, mostra-se incapaz de controlar uma eleição no seu quintal.
    Agora é esperar pra saber se valeu a pena chorar pelos “votos derramados”.

    • Caríssimo e ídolo sanchiano, meu prezado Cavalcanti (nossos comerciais, por favor),

      Confesso ao amigo que estou deveras assustado com o que fizeram os “democratas” quando jogaram no lixo as eleições 2020 e seu sistema eleitoral.

      Biden presidente? Se o empossarem estarão os norte-americanos da pátria do Tio Sam ligitimando a fraude como modus operandi, como se possível fosse tamanho ato vergonhoso na maior democracia que temos conhecimento.

      O que mais dizer? Sempre um prazer imenso quando comentas esta minha coluna, que é feita para pessoas inteligentes como essa gente fubânica que tão bem representas.
      Abraço imenso e beijo em vosso coração.

    • Ivan Grozniy, meu caro Ivan
      Sempre uma palavra acolhedora e carinhosa vem de sua lavra para as insanidades sanchianas.
      Minha esposa diz insistentemente para eu evitar más influências, mas eu ignoro porque não quero perder todos os fubânicos amigos.

      ENQUANTO ISSO sua coluna sempre recebe minha leitura semanal com a seriedade e atenção necessárias aos temas que abordas ( o mesmo rigor de pesquisa que encontro nos textos do Bertoluci).

      Percorro diariamente todas as colunas e encontro em cada um dos amigos textos que não possuem o “compromisso com o patrão e anunciantes” que vigora na grande mídia, pois aqui temos compromisso apenas com o que dita nosso coração.

      Um excelente final de semana para todos nós.

Deixe uma resposta