GOIANO BRAGA HORTA - ARCO, TARCO E VERVA

Subimos a última duna, chegamos onde o cume refresca por uma brisa vinda de longe.

Olhamos ansiosos e não era miragem: torres e mais torres de telefonia anunciando o fim do deserto e a chegada à civilização.

Mais do que de água, eu tinha sede de notícias!

Corri aos tropeços pela areia quente e parei quando meu celular deu sinal de que o wi-fi da MacDonald’s tinha entrado automaticamente!

Ah, salve a rede mundial de sandubas!

Sim, salve, apesar de ser a responsável por grande parte da mortandade de peixes, galinhas, bois e minhocas do planeta! Encontrá-la justo ao fim do deserto escaldante não poderia ser mais providencial.

Abri correndo nas notícias e… o que vejo?! O Lula semi-inocentado pelo Superior Tribunal de Justiça!

Verifico que as redes sociais gravam verdadeira batalha em torno disso:

Os que olham Lula com simpatia garantem que a diminuição da pena demonstra que as duas instâncias inferiores estavam com muito má-vontade para com o ex-presidente.

Os que o odeiam afirmam que o STJ fez foi confirmar que Lula é ladrão e lavador de dinheiro e consideram que a diminuição da pena foi mínima.

Mínima, na verdade, não foi: a pena foi reduzida em cerca de 1.170 dias! Creio que quem está preso sente com peso mais 1.170 dias… três anos e alguma coisa, de encarceramento!

Para quem está solto, três anos de cadeia é pinto…

É bem verdade que o STJ manteve as condenações por corrupção e lavagem, e isso os inimigos do Lula acentuam.

Entretanto, pode-se compreender que os exageros praticados por Moro e pelo TRF da 4ª Região reforçam a tese de animosidade contra Lula, o que é bastante grave em um julgamento de um ex-presidente da república com todas as circunstâncias políticas e sociais que o envolvem.

Os exageros que o STJ reduziu não param na redução da pena em mais de três anos, prosseguem na redução da multa que as instâncias inferiores fixaram em mais de 31 milhões de reais!

Pois, o STJ cortou uns 29 milhões dessa multa! Isso é mais do que assombroso!

A multa passou de mais de trinta e um milhões de reais para dois milhões e quatrocentos mil reais.

Se isso não é pesar a mão, me diga quem acha que não: – O que lhes significam R$ 29.000.000,00?

Vou lhes dar uma idéia: – Vinte e nove milhões de reais significam que quem tiver essa grana pode montar uma frota de uns setecentos automóveis e pôr para circularem nesses serviços de transporte por aplicativo: 700 automóveis!

O STJ tirou da pena do Lula mais de três anos e setecentos automóveis e há quem ache que Moro e a trinca do TRF/4 foram supimpas e que os apoiadores do Lula estão festejando uma derrota.

Pois sim.

É o início da picada.

Lula está com um pé fora da prisão.

E o outro em 2022.

Deixe uma resposta