“Não existe motivo para pânico. Você age como se eu quisesse descarregar um caminhão de mudança na sua sala de estar. Por enquanto eu só quero te chamar para sair.”
“A felicidade não é um destino aonde chegamos, mas sim, uma maneira de viajar.”
“Quando eu te vejo o meu coração dispara e é pedaço de amor pra todo lado.”
“Não há melhor momento do que hoje para deixar para amanhã o que o que você não vai fazer nunca.”
“Se um dia for falar mal de mim, me chame! pois sei coisas terríveis a meu respeito.”
“Não é só a morte que nivela; a loucura, o crime e a moléstia também passam a vassoura.”
“Quando um grão de areia é motivo suficiente para alguém, não adianta você vir com um caminhão de argumentos, nada vai resolver!”
“O passado não volta, o presente não fica e o futuro virá, acelera porque tem muito chão para rodar.”
“Deus pôde fazer o mundo em 6 dias porque não tinha ninguém perguntando quando ia ficar pronto.”
“O verdadeiro homem não é aquele que conquista várias mulheres todos os dias, mas aquele que conquista a mesma todos os dias.”
“Cada um que varra sua porta, e, se o mundo não ficar limpo, ficará menos sujo.”
“A vida vence de todo mundo, menos de quem não luta com ela, luta nela.”
“Não sei se te guardo num banco, porque vales muito; na geladeira, porque és um doce, ou em uma ilha, porque és o meu tesouro!”
“A gente é sempre melhor do que pensa e muito pior do que supõe.”
“Não há diferença entre um sábio e um tolo quando ambos estão apaixonados.”
“Quem não esquece de cobrar que o caminhão mantenha o ritmo ladeira acima também não pode esquecer que acelerador só funciona quando o tanque está cheio.”
“De que vale um caminhão de cultura se não houver uma estrada da sabedoria para deixar ele transitar.”
“Cavalo selado só passa uma vez. Quando passa, temos que agarrá-lo imediatamente.”
“Há os que vivem tentando atropelar o tempo. Esquecem que nessa estrada da vida, o tempo é o caminhão que passa velozmente por cima dos pobres vagantes que trafegam errantes por ali.”
“O mesmo mal que possuímos dentro de nós é aquele que punimos mais severamente nos outros.”
“A melhor coisa da juventude é que, se você pudesse fazer tudo outra vez, ainda teria tempo.”
“Entre cargas e paragens
Entre estradas e paisagens,
Carrego no caminhão,
O progresso da nação.”
As frases ou filosofias de para-choque devem ser curtas para poderem caber no para-choque, podem 0u não rimar e trazem diversos significados. Certamente, elas transmitem uma mensagem, revelando muitas vezes alguma informação do cotidiano do caminhoneiro. Tenho curiosidade de ler essas pérolas que, de forma simples, nos ensinam lições de vida. O artigo contém uma seleção muito boa e me deixou impressionado a seguinte filosofia popular: “Quando um grão de areia é motivo suficiente para alguém, não adianta você vir com um caminhão de argumentos, nada vai resolver!”
Fernanda,
Grato por suas considerações a respeito das filosofias de para-choque de caminhão. Aqui, no Jornal da Besta Fubana, aprendemos uns com os outros. Aproveito esse espaço democrático do JBF para compartilhar três filosofias de para-choque de caminhão com a prezada amiga:
1) “A felicidade não é um destino, mas uma maneira de viajar.”
2) “A fortuna faz amigos, mas a desgraça prova se eles existem de fato.”
3) “Se tempo fosse dinheiro, então o meu relógio seria milionário!”
Saudações fraternas,
Aristeu
As filosofias de para-choque de caminhão demonstram que os nossos caminhoneiros possuem criatividade e o poder de sintetizar em uma frase conhecimentos de vida. Sempre quando estou viajando pelas estradas fico em alerta para ler uma dessas lições que não se aprende na escola ou faculdade. Impressionou-me a seguinte expressão desse artigo: “Quem não esquece de cobrar que o caminhão mantenha o ritmo ladeira acima também não pode esquecer que acelerador só funciona quando o tanque está cheio.”
Edmilson,
É gratificante receber seu ótimo comentário a respeito das filosofias de para-choque de caminhão. Concordo plenamente com seus argumentos expostos no seu bem escrito texto. Valeu! Compartilho com o prezado amigo três filosofias de para-choque:
1) “Meus faróis iluminam a estrada, mas Deus ilumina meu caminho.”
2) “A mãe me chama de cachorro, mas a filha dela me chama de gato.”
3) “Melhor chegar atrasado neste mundo do que adiantado no outro.”
Saudações fraternas,
Aristeu
Confesso que desde criança tenho a curiosidade de ler as filosofias de para-choque. Sei que ultimamente tem diminuído sensivelmente, entretanto vejo carros com adesivos semelhantes as filosofias de para-choque de caminhão. Lembro que o escritor, jornalista e crítico da arte brasileira Paulo Fernando Craveiro teve uma coluna no Jornal do Commercio, do Recife, e no Diário de Pernambuco, em que sempre citava uma filosofia de para-choque de caminhão valorizando esse talento dos nossos caminhoneiros. Faço questão de reproduzir uma das filosofias que achei mais interessante: “Não sei se te guardo num banco, porque vales muito; na geladeira, porque és um doce, ou em uma ilha, porque és o meu tesouro!”
Marina,
O seu comentário competente deixou-me muito alegre e com vontade de continuar o trabalho prazeroso de pesquisar a nossa rica cultura popular. Você trouxe informações importantes. É por isso que sempre costumo afirmar que no Jornal da Besta Fubana aprendemos uns com os outros. Aproveito a ocasião para enviar três filosofias de para-choque à prezada amiga:
1) “A medicina ainda não sabe como curar a dor da separação”
2) “Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris!”
3)“Aprenda uma coisa: o mundo não gira em torno de você… Só quando você bebe demais”
Saudações fraternas,
Aristeu
Quantas vezes estamos na estrada e uma filosofia de para-choque nos chama atenção? Inúmeras vezes com certeza. Sou do tempo que estas frases dos caminhoneiros faziam grande sucesso. Diminuiram com o progesso, mas ainda temos oportundidades de ler e se divertir com aquelas que criticam os absurdos do nosso dia a dia. Foi muito oportuno este artigo para as pessoas mais jovens terem conhecimento da sabedoria, conhecimento e poder de crítica dos caminhoneiros. Se eu fosse escolher a que mais me sensibilizou, ficaria em dúida, porém o meu voto vai para esta filosofia popular: “Não há diferença entre um sábio e um tolo quando ambos estão apaixonados.”
Dione,
Grato por seu admirável texto com observações importantes sobre filosofias de para-choque. Retribuo sua generosidade enviando três filosofias de para-choque:
1) “Sonhos não têm pernas, mas você tem. Corra atrás deles”
2) “Se achar um caminho sem obstáculos, mesmo parecendo ser o caminhao mais fácil,não siga por ele. Provavelmente não te levará a lugar nenhum.”
3) “Depressão é ficar sem direção com um caminhão cheio de sonhos. Ansiedade é seguir em frente se preocupando em ficar sem combustível.”
Saudações fraternas,
Aristeu
Dione,
O seu texto é estimulante para procurar melhorar meus artigos no Jornal da Besta Fubana. Você consegue elogiar escrevendo com uma enegia tão boa e me deixando com a responsabilidade de pesquisar assuntos interessante. Tenho o prazer de enviar três filosofias de para-choque à prezada amiga retribuindo seu fantástico comentário:
1) “O verdadeiro caminhoneiro não é aquele que apenas dirige um caminhão, mas sim aquele que transporta sonhos, esperanças e mantém o país em movimento.”
2) “Cão que ladra também morde. Cachorro não conhece ditado.”
3) “Faz tempo que estou na direção de um caminhão carregadinho
de saudades, sem encontrar um estacionamento.”
Saudações fraternas,
Aristeu
É muito importante esse artigo para o leitor se lembrar da filosofias de para-choque que fizeram muito sucesso tempos atrás e hoje estão um pouco esquecidas. Os jovens devem não se lembrar que os nossos caminhoneiros cortavam o país de norte a sul, de leste a oeste levando o progresso. Eles tinham o costume de elaborar frases baseadas no seu cotidiano com sabedoria e bom humor. Foi muito bom esse artigo homenagear a criatividade dessas expressões. Fiquei sensibizada com a seguinte citação: “Há os que vivem tentando atropelar o tempo. Esquecem que nessa estrada da vida, o tempo é o caminhão que passa velozmente por cima dos pobres vagantes que trafegam errantes por ali.”
Vânia,
Gostei demais da conta do seu comentário. O Jornal da Besta Fubana permite essa interação entre leitor e articulista, então aprendemos uns com os outros. Foi uma surpresa o interesse pelas filosofias de para-choque. Envio para a prezada amiga três filosofias interesssantes:
1) “Na vida, tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador”
2) “60 num bar, 70 sair 100 pagar, e aí mandam a polícia 20 buscar”
3) “Pobre é igual disco de embreagem: quanto mais trabalha, mais liso fica.”
Saudações fraternas,
Aristeu
Vânia,
Receber um extraordinário comentário é iniciar a semana com a felicidade de ter cumprido o dever de informar o leitor fubânico da riiqueza da nossa literatura popular. O seu texto está magnífico e tenho o dever de compartilhar três filosofias de para-choque com a prezada amiga:
1) “Cobrar de quem não te deve nada é o mesmo que querer dirigir um ônibus e um caminhão ao mesmo tempo!”
2) “Certas pessoas devem pensar que tenho cara do caminhão da mudança sabe, porque só me procuram quando precisam.”
3) “Sou um caminhão de sonhos
levando paz e alegria
pra quem escuta meu canto
e ler minha poesia.”
Saudações fraternas,
Aristeu
Vânia,
Muito estimulante o texto a fim de possa melhorar meus artigos no Jornal da Besta Fubana. Você consegue elogiar escrevendo com uma enegia tão boa e me deixando com a responsabilidade de pesquisar assuntos interessante. Tenho o prazer de enviar três filosofias de para-choque à prezada amiga retribuindo seu fantástico comentário:
1) “O verdadeiro caminhoneiro não é aquele que apenas dirige um caminhão, mas sim aquele que transporta sonhos, esperanças e mantém o país em movimento.”
2) “Cão que ladra também morde. Cachorro não conhece ditado.”
3) “Faz tempo que estou na direção de um caminhão carregadinho
de saudades, sem encontrar um estacionamento.”
Saudações fraternas,
Aristeu
Parabéns, Aristeu, pela excelente postagem, FILOSOFIA DE PARA-CHOQUE DE CAMINHÃO! Esta é a verdadeira sabedoria, que enriquece a cultura popular.
Sua seleção de frases de para-choque de caminhão está ótima. Gostei imensamente.
Destaco:
“O verdadeiro homem não é aquele que conquista várias mulheres todos os dias, mas aquele que conquista a mesma todos os dias.”
“De que vale um caminhão de cultura se não houver uma estrada da sabedoria para deixar ele transitar.”
Uma ótima semana, com muita saúde, perseverança e Paz!
Violante,
Grato por seu excelente comentário. O seu elogio signifca que as filosofias de para-choque foram bem selecionadas. A nossa cultura popular é riquíssima e prova que o nosso povo sabe superar os desafios com bom humor. Aproveito a oportunidade para compartilhar três filosofia de para-choque com a prezada amiga:
1) “Eduque as crianças e não será preciso punir os homens.”
2) “Nem todos os dias são bons, mas existe algo bom em cada dia.”
3) “Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados.”
Desejo uma semana plena de paz, saúde e muita inspiração!
Aristeu
Obrigada, prezado poeta Aristeu, por compartilhar comigo estas três excelentes frases de filosofia de para-choque de caminhão, bonitas e verdadeiras.
Gostei imensamente!
Destaco a primeira, que merece ser inscrita como frase cívica, nas escolas de ensino fundamental do nosso País:
“EDUQUE AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ PRECISO PUNIR OS HOMENS.”
Uma ótima semana, com muita saúde, esperança e Paz!