EM DIA DE PACIFICAÇÃO, TRÊS TORPEDOS DISPARADOS POR MINISTROS DO STF CONTRA O PRESIDENTE

Durante quase toda minha vida ouvi a frase: “Não existe opinião pública; o que existe é opinião publicada”. Dela fiz uso, muitas vezes, para mostrar que a imprensa costumava atribuir à sociedade, como conteúdo de produção própria, ideias e opiniões cuidadosamente cultivadas no que ela, imprensa, disponibilizava.

Nos anos mais recentes, a popularização da Internet, dos smart phones e das redes sociais abriu um amplo espaço para as fontes de opinião se expandirem em crescimento exponencial e em diversidade tal que, pela primeira vez na história, se pode falar sobre opinião pública como algo diversificado e democratizado.

O leitor destas linhas sabe. Nossa mídia vem seguindo uma estratégia que, embora tendo Bolsonaro como alvo aparente de suas matérias, visa, com efeito, restaurar seu antigo plantio e supremacia contra as opiniões de conservadores e liberais. Durante sucessivas décadas essas duas palavras eram usadas para injuriar pensadores, políticos, professores. Bolsonaro é, apenas, o alvo fácil para esse ataque a um público cuja opinião precisa sucumbir, novamente, no obscurantismo do movimento revolucionário, “autorrotulado” progressista, que dominou a política e a cultura brasileira com os péssimos resultados ainda hoje se fazendo conhecidos… graças às redes sociais.

Os jornais desta manhã (26/06) trazem a notícia de que o presidente da República discursou ontem no Palácio do Planalto, em presença do ministro Dias Toffoli do STF e falou em colaboração e harmonia entre os poderes de Estado. Do que li, colhi a impressão de que o presidente recuava de sua atitude até então belicosa para ir ao encontro da conduta fidalga dos demais poderes…

No entanto, pasmem os leitores, ontem mesmo, em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes, com sua habitual falta de compostura (um defeito que a mídia só vê em Bolsonaro) fez piadinha dizendo que as milícias do Rio “podem emprestar um soldado e um cabo“… 

Também ontem, ao ser eleito para presidir o STF a partir de 10 de setembro, o ministro Luiz Fux afirmou sua disposição de manter o STF “no mais alto patamar das instituições brasileiras”.

Na véspera, em entrevista ao UOL, a ministra Cármen Lúcia, falando do que não entende, havia afirmado: “Acho difícil superar a pandemia com esse desgoverno”.

Diante desses três fatos pergunto se você, leitor, viu na grande imprensa alguma repercussão a essas frases que jamais seriam ouvidas de ministros que respeitassem sua função e poder, zelosos pela harmonia imposta pela Constituição? Desde quando ministros do STF estão liberados para fazer piadas maliciosas carregadas de intenções políticas? Desde quando um futuro presidente da Corte pode se comprometer com elevar seu poder acima das demais instituições, quando a CF diz que os poderes são independentes e harmônicos, sem que um se sobreponha aos outros? Desde quando uma ministra se permite fazer crítica política frontal, sem cabimento nem fundamento, como a formulada pela ministra Cármen Lúcia?

Quanta irresponsabilidade numa missão de tamanha responsabilidade! Tudo isso num intervalo de umas poucas horas, provavelmente em dia de folga dos loquazes ministros Alexandre de Moraes e Celso de Mello, muito mais useiros e vezeiros nesse tipo de manifestação de agravo ao Poder Executivo. Quanta parcialidade no comportamento da imprensa! Ah, se fossem ditos do presidente, ou de alguém a ele ligado!

12 pensou em “EM DIA DE PACIFICAÇÃO, TRÊS TORPEDOS DISPARADOS POR MINISTROS DO STF CONTRA O PRESIDENTE

  1. As piadinhas dos Sinistros do STF são música para a velha e imunda imprensa.

    O Maia mesmo vive fazendo piada da demissão do ex ministro Weintraub (” O Banco Mundial não sabe que ele faliu o Banco Votorantim”) e está tudo bem.

    Só tem um problema, o tempo. O tempo corre a favor do Presidente e este agora joga com paciência.

    Estas frases todas, muito mais do que demonstrar uma falta de decoro ou timing para piadas sem graça; demonstra um desespero da água que já bate na bunda.

    • Triste ler o que disse Carmem Lúcia: “Acho difícil superar a pandemia com esse desgoverno”.
      Sabedores que somos, que TODAS as ações efetivas nesta PANDEMIA ficaram a cargo de Estados e Municípios, creio que tal crítica a Bolsonaro, que desembolsou substancial quantia em socorro a governadores e prefeitos, não cabe na boca de um membro do Supremo tal infeliz frase.

      Frase esta que cabe como luva para adversários do governo, mas (maledetto mas), jamais em MEMBRO de um dos TRÊS PODERES DA UNIÃO. Ou já não existe mais o tal dizer que os Poderes da União são independentes e HARMÔNICOS entre si? Tudo isso é apenas falácia para textos e frases pomposos?

      Tomara que tal frase não seja verdadeira.

  2. Prezado Percival. Concordo especialmente com a piadinha que o Gilmar Mendes soltou, embora ele tenha sido uma cópia da que o filho do Bolsonero disse lá atrás. Um ministro do STF só deveria fazer piadinhas sozinho no banheiro e com a luz apagada.

    Mas o que dizer de um presidente que solta impropérios, ameaça todo mundo, escolhe ministros por ideologias (está comigo ou contra migo?). E o Brasil que se exploda, que os pobres fiquem cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.

    Mas agora ele é um novíssimo presidente, o Jairzinho Paz e Amor (até quando?) que ontem teve o desplante de inaugurar pela quarta vez um trecho da (ainda) inconclusa transposição do São Chico! “Se Lula, Dilma e Temer inauguraram, porque não eu?” E o bravo povo nordestino continuaconsumido pela seca e pelos políticos.

    Mas isto não é novidade, Percival. Para os políticos o nordestino (e também o nortista) é um povo invisível, que só é visto em épocas eleitoreiras. Conheci um diretor da Celpe que foi visitado por um candidato antes das eleições, que lhe pediu par colocar luz em uma determinada rua (reduto seu, claro). Este conhecido falou que não havia verba para fazer a obra, ao que o político disse “põe apenas os postes deitados na beira da rua, e depois das eleições pode tirer tudo”. Os postes lhe bastavam para fazer proselitismo político. Consta que se elegeu

    Históricamente, o Imperador Pedro II, ao ter notícia da seca nordestina exclamou “Venderei até a última das jóias da coroa para eliminar a seca do Nordeste”. As jóias que ele não levou para Paris (exilado) estão no museu de Petrópolis até hoje.

    Só falta mesmo o Jairzinho Bolsonero dizer: Nordeste, über alles!

    • Cara Artemísia,

      Lula inaugurava até placa de promessa de obra no NE. Menos que os postes do candidato citado por v.

      Ontem o “Jairzinho” entregou 272 km de dutos e barragens das obras de transposição do Velho Chico que vão atender mais de 2 milhões de pessoas em PE e CE nesta faze. Faltam as obras da PB e RN.

      Não é tudo, nem foi a primeira entrega, porém foi mais do que todos já haviam feito.

      Lula teve 14 anos para fazer e não fez. Priorizou roubar na Copa, Olimpiadas (sem assento mesmo) e milhares de obras que somente eram iniciadas.

      Porém não é só, tem o saneamento básico, cujo marco regulatório saiu depois de mais de 20 anos. Vai beneficiar especialmente o pessoal do NO, NE e advinha de onde são os políticos que votaram contra esta importante Lei?

  3. Dizem que antigamente para ser membro do STF era nescessário notável saber jurídico e reputação ilibada! Mas hoje (na minha opinião) é nescessário apenas ter QI e saber prometer tudo o que os senadores pedirem antes da sabatina e eventualmente pagar as promessas depois de aprovado na sabatina..

  4. .
    O medo faz voce presidente, ficar apavorado e cometer bobagens ………

    Deixem processar o Queiroz, seu filho e se o crime não prescrever até a condenação, se houver, com “transito em julgado”, já se passaram tantos anos que talvez até tenham morrido, juizes e/ou réus e/ou testemunhas e/ou advogados….

    Este medo faz com que se enrole com o Centrão, perca o foco do seu programa de governo e o Brasil vai se fodendo com isso…..

    Não precisa de provocação e falta de educação…. isto é para nós os que estão se fudendo

    Um dos sinistros falou bobagem, pegue a bobagem e responda com a coerência necessária, sem arrogância e sem desafios…

    Outro imbecil, da camara ou do senado falou bobagem, pegue a bobagem e responda tranquilamente com fatos e ações ERRADAS dos mesmos imbecis,………, eles tem aos montes..

    Contrata a Bárbara como porta voz do governo……… Faça como ela que mata a cobra e mostra o pau ………
    Até agora nenhum vagabundo pode atáca-la por “feiquineus”…..

    Não precisa provocar……

    Usa máscara JMB pois você é um exemplo para TODO o Brasil, eleitores ou não……..

    Manda o OLAVO se fuder e fica com os patriotas das forças armadas…….

    Manda seus filhos calarem a boca …….

    Pede calma aos seus apoiadores …….. Conseguimos um monte de coisas sem destruição de nada

    Agora o STF está querendo sair fora da merda que fizeram quando deram poderes a estados e municipios cuidarem da pandemia …….. Cobre publicamente e tranquilamente o que fizerem, mostrando as ações que fizeram o Brasil virar uma zona em seus direitos mais básicos…..

    Agora o povo está preocupado em não sair para as ruas, mas assim que a COVID ficar relativamente sob controle você terá este apoio desde que, mantenha seu programa de governo;

    Teve que se aliar ao centrão, então mostre os resultados deste apoio no congresso, conseguindo o apoio pautas que interessam ao Brasil…

    Brigue para aprovar a prisão em 2a. instância.
    ,
    Manutenção da lei de responsabilidade fiscal para acabar com os privilégios imorais e inaceitáveis deste funcionalismo publico parasita…

    Privatize as empresas publicas que não estejam ligadas a Educação, Saúde e Segurança

    Pressione o Congresso para que sejam analisadas os impeachements de sinistros que rasgaram nossa constituição ou que são claramente ligados aos crimes de improbidade ………

    Utilize sim o art 142 para que as coisas sejam feitas dentro da CF….. o que está acontecendo é um absurdo e não se vê uma palavra objetiva sobre as consequencias para o Brasil das ações dos Vagabundos e Corruptos do Funcionalismo Federal ……..

    Voce Presidente, não se elegeu porque era contra o Lulla ou PT, mas sim porque o Brasil entendeu e aprovou o programa que ia lutar …;
    – para o fim da corrupção,
    – para a estatização das empresas que dão prejuizo e/ou desnecessárias ao Brasil
    – para uma reforma política que acabasse com esta palhaçada de quase 40 partidos
    – O fim destes fundos partidários com o nosso dinheiro
    – O fim dos privilégios imorais e inaceitáveis do funcionalismo público
    – para termos o direito ao porte de armas como aprovado no referendo de 2005

    e com certeza, acabar com a IMPUNIDADE reinante neste País….

    Veja se tem sentido ….;
    – Médicos e enfermeiros morrerem cumprindo sua obrigação e condenados soltos para eventualmente não morrer cumprindo sua condenação…
    – A policia ser proibida de cumprir sua função maior que é agir contra a criminalidade
    – Criminosos soltos e gente honesta sendo presa ou processada por emitir uma simples opinião
    – Sinistros do STF barrando o sacrificio dos parasitas do funcionalismo para que somente nós, os idiotas da iniciativa privada, soframos as consequencias da pandemia ……

    Não sei onde vão conseguir chegar mas sei o que farão se chegarem ………

    E aí presidente …..????

    Parece que você tinha entendido o NOVO Brasil mas se perdeu ouvindo Olavo e tentando proteger filhos e amigos ……..

    Vamos lá …….. Você tinha uma missão mesmo …….

  5. Repito trecho de Arthur:
    Deixem processar o Queiroz, seu filho e se o crime não prescrever até a condenação, se houver, com “transito em julgado”, já se passaram tantos anos que talvez até tenham morrido, juizes e/ou réus e/ou testemunhas e/ou advogados…

    Não precisa de provocação e falta de educação.

    Um dos sinistros falou bobagem, pegue a bobagem e responda com a coerência necessária, sem arrogância e sem desafios…

    Outro imbecil, da camara ou do senado falou bobagem, pegue a bobagem e responda tranquilamente com fatos e ações ERRADAS dos mesmos.

    Contrata a Bárbara (URGENTEMENTE) como porta voz do governo……… Faça como ela que mata a cobra e mostra o pau .

    Não precisa provocar.

    Usa máscara JMB pois você é um exemplo para TODO o Brasil, eleitores ou não.

    Manda seus filhos calarem a boca.

    Pede calma aos seus apoiadores. Conseguimos um monte de coisas SEM DESTRUIÇÃO de nada.

    Acrescenta Pança:: Não perca o NORTE e PRIVATIZA SAPORRA TODA!!!!!

    O Brasil de gente de BEM (incluo nele toda nossa comunidade fubância) quer que o Brasil dê certo.
    Presidentes, ao passar do tempo, são apenas um quadro em uma galeria que ninguém visita.
    Fica, para a história, apenas e tão somente os FEITOS (para o bem e para o mal).

    • Sancho …..!!!!
      Perfeito ……. só acrescentando um detalhe…….

      Presidentes, BONS e MAUS, ao passar do tempo, são apenas um quadro em uma galeria que ninguém visita.

      Ficam, para a história, apenas e tão somente os FEITOS (para o bem e para o mal).

  6. APENAS UM ADENDO , QUE QUER QUEIRAM OU NAO E REAL , NAO IMPORTA OS FILHOS DE BOLSONARO , ASSIM COMO NAO IMPORTAVAM OS FILHOS DO LULA , O QUE EXISTE E A DISPOSIÇAO DA QUADRILHA FORMADA POR STF E BOA PARTE DO CONGRESSO EM QUERER ATRAPALHAR NAO O BOLSONARO , MAS SIM O BRASIL , E OS BRASILEIROS , CASO FOSSEM AS QUERELAS COM OS FILHOS DE BOLSONARO NAO VERIAMOS ADVOGADOS DO PT E DO PCC , E ESPELHOS DE CORRUPTOS E CRIMINOSOS TENTANDO CALAR OS APOIADORES DE BOLSONARO , , MAS ASSIM COMO A ENORME MAIORIA DESTES MINISTROS E DE BOA PARTE DO CONGRESSO QUE SE CALAVAM E A IMPRENSA PODRE TAMBEM ENQUANTO OS FILHOS DE LULA ENRIQUECIAM SEM SIQUER TRABALHARESM , , ISTO SO DEMONSTRA QUE O QUE ELES QUEREM E VIVEREM CMENDO LAGOS TA ESE LOCUPLETANDO DO DINHEIRO ESPOLIADO DOS BRASILEIROS HONESTOS E TRABALHADORES , OS FILHOS DE BOLSONARO ASSIM COMO ALGUMAS PALAVRAS QUE ELE DIZ , POREM SEM ENTRAR EM CONFLITO COM AS LEIS E A CONSTITUIÇAO , NAO PASSAM DE MERAS DESCULPAS PARA CRIMINOSOS E SAFADOS SEJAM ELES TOGADOS OU TRAVESTIDOS DE POLITICOS , OU DA IMPRENSA SUJA OU MELHOR IMUNDA QUE PROLIFEROU APOS O FIM DOS GOVERNOS MILITARES , SERIAM MAIS OU MENOS COMO O ASSALTANTE QUE VAI ASSALTAR UMAPESSOA DESARMADA E INDEFESA , ATIRA POR PRAZER NA VITIMA E QUANDO PRESA E PERGUNTADA PORQUE ATIROU DIZ QUE A VITIMA REAGIU , MESMO ELA NAO TENDO COMO FAZE~LO , PORTANTO O CONGRESSO E O STF HOJE SAO ESTES ASSALTANTES QUE TENTAM JUSTIFICAR , COMDESCULPAS ESFARRAPADAS UM CRIME BARBARO CONTRA AS LEIS , CONTRA A CONSTITUIÇAO E SOBRETUDO CONTRA O POVO HONESTO E TRABALHADOR DO BRASIL , E PARA ELES NAO IMPORTAM OS MORTOS O QUE IMPORTA E O BUTIM.

Deixe uma resposta