SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Pandêmicos… Mi hermosa vecina (“che bella donna”) corre dando vueltas a su piscina como un hámster. El otro día vi a un atletico tipo de 100 años dando vueltas en un patio de 3 por 4 con una tortuga. Si, los 3 de mascarillas.

Para tristeza de “alguns” aqui do JBF, ao abrir o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba, no dia 16/4, o manda-chuva e manda-sol Raúl Castro confirmou que se despede do cargo de primeiro-secretário do partido e ao incauto leitor que tem entrado por esta porta às sextas informo que “Las Dora Milaje tienen jurisdicción dondequiera que las Dora Milaje se encuentren”, como dijo Ayo.

Condesa Valentina Allegra de Fontaine… ¿Quién es esta? Elegidos para la gloria, mas (apelidativo mas), pode chamar de JBF… Mas lembre-se que “isso tudo é coisa que colocam na sua cabeça.”… Correndo o risco de ser atropelado por alguém que não concorde, permito-me tirar uma dúvida com Joaquim, não o nosso Joaquimfrancisco, mas (nomeadíssimo mas),…Às 3h20m de 29 de setembro de 1908 na casa de Cosme Velho, Joaquim Maria Machado de Assis morre aos sessenta e nove anos de idade (realmente tem gente que deveria ser proibida de morrer).

«De como o autor desta mal escrita crônica se resolveu a viajar pelo tempo, depois de ter viajado montado em uma saúva durante a revoada nupcial da içá ((Alta sexdens rubropilosa)).» Às 3h21 o De Lorean de Sancho vence espaço/tempo e chega ao local; trazia o viajante temporal uma última pergunta ao Bruxo do Cosme Velho: “Há mais de cem anos tens posto em toda a gente, señor Assis, perguntar-se se Maria Capitolina Santiago botou ou não chifres (“kérata poiein”, “mettere le corna” ) em Bento de Albuquerque Santiago. E então?”

Infelizmente os mortos não falam, não é mesmo, Brás Cubas (Memórias Póstumas de…)? Retorno ao presente, mais precisamente em 2020, quando Bolsonaro vai ao Hospital das Forças Armadas. Ao sair, informou a jornalistas curiosos o motivo da visita: “Fui fazer teste de gravidez !”

Falando em presidente… Sai Biden e entra “momentos espeluznantes”… ¿’The Rock’ para presidente? Dijo Dwayne Douglas Johnson: “No estoy seguro de que nuestros Padres Fundadores hayan imaginado a un tipo de seis por cuatro, calvo, tatuado, mitad negro, mitad samoano, bebiendo tequila, conduciendo una camioneta, con riñonera que se une a su club, pero si alguna vez sucede, sería un honor para mí servir a la gente “. “Not sure our Founding Fathers ever envisioned a six-four, bald, tattooed, half-Black, half-Samoan, tequila drinking, pick up truck driving, fanny pack wearing guy joining their club – but if it ever happens it’d be my honor to serve the people.”Sabendo que “no good read goes unpunished” (ninguna buena lectura queda impune) e que são muitas as vozes “esclarecidas” a vociferar… Recorro a Raul Germano Brandão: Há existências inúteis, para quem a vida se reduz ao estreito âmbito formado pelas paredes que as cercam. Vivem por hábito. Sabem apenas exprimir-se com seis palavras rançosas. São um misto de papelada, de números, de ideias estúpidas e vãs, de frases gastas e falsas.

Ontem foi aniversário de… Não é MERA coincidência… Y’Mera Xebella Challa ou Amber Laura Heard (Austin, 22 de abril de 1986). Feliz Cumpleaños, bella!!!!!!O que possuem em comum Marilyn Monroe, Mera, Sancho e Ella Fitzgerald (Ella Jane Fitzgerald -Newport News, 25 de abril de 1917)?

Fitzgerald e Monroe dançam ao som de “Moon River” (Não sou de ganhar ao jogo, mas sou capaz de apostar que vais concordar. Imperdível Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s) – Musica Moon River, de Henry Mancini, na voz de Audrey Hepburn).

Nova Iorque, anos 40, madrugada.

– Foi por causa de Marilyn Monroe que eu me apresentei na Mocambo (a casa noturna Mocambo, inaugurada em West Hollywood no ano de 1941 e que imediatamente se tornou um sucesso), uma casa noturna muito popular nos anos 50. Ela ligou pessoalmente para o dono da Mocambo e lhe disse que queria que ele me contratasse imediatamente, e se ele o fizesse ela estaria na mesa da frente todas as noites [que eu me apresentasse]. Ela disse a ele—e isso era verdade, devido ao status de superstar da Marilyn—que a imprensa enlouqueceria. O dono da Mocambo disse que sim, e Marilyn estava lá, na mesa da frente, todas as noites. A imprensa delirou. Depois disso, eu nunca tive que cantar em pequenos clubes de jazz novamente. Ela era uma mulher incomum—um pouco à frente de seu tempo. E ela não sabia disso.

– Ah, e Sancho?

– Quem?

¿Quién no ha oído hablar de Sancho? Mais de 7 bilhões de almas existentes neste mundo de meu Deus jamais ouviu falar em tal sujeito e pelo visto continuarão a desconhecer o desconhecido personagem, que só existe na cabeça de Luiz Berto.

Encontramos tal figura em um momento de devaneio: “minhas quadrigêmeas amantes tailandesas roncavam musicalmente em meu ouvido em nossa cama king size quando acordei assustado com Catherine Trummel cavalgando minha ereção com seu quebrador de gelo nas mãos. Só nos livramos de uma tentação (e que tentação) cedendo a ela?”.

Embiggens… OTIMISMO É TUDO: “O Operário vem conquistando um respeito cada vez maior. O Operário Ferroviário Esporte Clube tem que ser visto como grande do futebol brasileiro.” Matheus Costa, técnico do Operário Ferroviário Esporte Clube. Palavra inventada na série THE SIMPSONS entra para o universo fubânico e para o dicionário. Embiggens apareceu pela primeira vez durante a transmissão da 7ª temporada (1995), no episódio intitulado “Lisa the Iconoclast”. Segundo a versão virtual do Oxford English Dictionary e do dicionário Merriam-Webster, embiggens significa “tornar algo maior ou expandir”…

Sim, o JBF tornou-se algo maior e, assim como o UNIVERSO, continua em expansão “para o infinito e além”, como diria Buzz Lightyear.

PS000: esta crônica serve para trazer à luz fubânica a imortal a Primeira Dama da Canção e a Grande Dama do Jazz, Ella Jane Fitzgerald (Newport News, 25 de abril de 1917) e dizer que Amber Laura Heard é um espetáculo à parte. Estamos pertinho da data de desejar, onde a diva estiver, um Feliz Cumpleaños a quem encanta o mundo desde 1917 (como é bom ser imortal). A Primeira Dama do Jazz interpretou gigantes do porte de Cole Porter, Duke Ellington, Billy Strayhorn, Johnny Mercer, Irving Berlin, só para citar alguns . Sobre a coletânea, o compositor Ira Gershwin chegou a dizer “Eu nunca soube como nossas canções eram boas até ouvir Ella Fitzgerald cantá-las”. Imperdível: Assista a série documental Jazz (2001), de Ken Burns. Dividida em 13 capítulos, conta a história do movimento musical, suas variações estilísticas e a afirmação da cultura negra no jazz. Clique aqui para acessar.

PS007: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: pense em uma série fantástica…The Falcon and the Winter Soldier (Falcão e o Soldado Invernal) terá hoje o derradeiro capítulo, o gran finale; Loki vai ser mais…Time Variance Authority? Loki – Tom Hiddleston, Sophia Di Martino, Richard E. Grant, Gugu Mbatha-Ra, Wunmi Mosaku, Owen Wilson, Erika Coleman y Sasha Lane. Se estrenará el 11 de junio de 2021 en la plataforma de streaming Disney +.

PS1:Aproveito esta auspiciosa sexta-feira para deixar uma sugestão… literária para quem gosta de comunismo, a obra imperdível – Alexander Issaiévich Soljenítsin «Nobel Prize in Literature 1970» e seus livros:Two Hundred Years Together (2001, 2002); Um Dia na vida de Ivan Denisovich (1962; romance); O Primeiro Círculo (1968; romance); O Pavilhão dos Cancerosos (1968; romance);Arquipélago Gulag (1973–1978); Agosto, 1914 (1984; romance); Compota de damasco e outros contos (2015; colectânea de contos); O Erro do Ocidente. Dos incontáveis livros que li, Arquipélago Gulag foi o que mais me impressionou, marcando minha adolescência…

PS10: “¿Y ahora qué?” Sancho, Footballeur du Vendredi:”Não se há que perder tempo com permanentes comparações que se procuram fazer com Messi, Garrincha, CR7, Pelé, Sancho, Neymar e Maradona, com que a imprensa internacional passa o tempo a encher chouriços”. Consigo imaginar seu filho me questionando no futuro: “sério que vocês comparavam?”Sancho Pança, treinador do time de caçadores, pescadores e outros mentirosos do JBF.

PS13: A “orelhuda está em jogo” – 18′ edizione della Lampions League
Lampions League – fase semifinal – 24/04/2021
CASTELÃO (CE) – 16:00 – Ceará Sporting Club vs Esporte Clube Vitória
CASTELÃO (CE) – 20:30 – Fortaleza Esporte Clube vs Bora Baêa Minha Porra
QUARTAS DE FINAL
17/04/2021 BARRADÃO – Esporte Clube Vitória 2-1 Associação Atlética de Altos
17/04/2021 CASTELÃO (CE) – Fortaleza Esporte Clube 2-1 Centro Sportivo Alagoano
17/04/2021 PITUAÇU – Bora Baêa Minha Porra 4-0 Clube de Regatas Brasil
18/04/2021 CASTELÃO (CE) – Ceará Sporting Club 3-0 Bolívia Querida.

PS24: ¿Clássicos? Frase atribuída ao goleador Jardel: “Clássico é clássico e vice-versa.”
Clássicos 2021:
Sunday, April, 25
– Campeonato Paulista – Clássico Alvinegro – Sport Club Corinthians Paulista e Santos Futebol Clube.
Saturday, April, 24
– Campeonato Paranaense – Clássico Paratiba – Coritiba vs Paraná Clube
Sunday, April, 18
– Campeonato Potiguar – América 1-0 ABC – Clássico Rei – América Futebol Clube vs ABC Futebol Clube.
– Campeonato Pernambucano – Náutico 2-1 Santa Cruz – Clássico das Emoções – Clube Náutico Capibaribe vs Santa Cruz Futebol Clube.
Saturday, April, 17
– Campeonato Carioca – Clássico Vovô – Fluminense 1-0 Botafogo
Friday, April, 16
– Campeonato Paulista: Choque Rei – Sociedade Esportiva Palmeiras 0-1 São Paulo Futebol Clube
Recado do poderoso Íbis Sport Club: “Nunca perdi dois títulos em 3 dias. Me ensina aí Palmeiras”.
Thursday, April, 15 – Pensa num CabraFeliz. Pensou? É Sancho… Clássico dos Milhões – MARACANÃ – Clube de Regatas do Flamengo 1-3 Club de Regatas Vasco da Gama (Campeonato Carioca).

PS51: Coupe de France – Calendrier Coupe de France 2020-2021:
Les qualifiés : Paris Saint-Germain Football Club, Montpellier Hérault Sport Club, Association Sportive de Monaco Football Club, Groupement Football Albanais Rumilly Vallières. Date du tirage au sort: dimanche 25 avril.
Calendrier Coupe de France 2020-2021 : quarts de finale
Mercredi 21 avril.
Groupement Football Albanais Rumilly Vallières 2-0 Toulouse Football Club
Canet Roussillon Football Club 1-2 Montpellier Hérault Sport Club
Olympique Lyonnais 0-2 Association Sportive de Monaco Football Club
Paris Saint-Germain Football Club 5-0 Angers Sporting Club de L’ouest

PS69: UEFA Europa League – Cuartos – IDA – April, 8:
Granada Club de Fútbol 0-2 Manchester United Football Club
Arsenal Football Club 1-1 Sportovní Klub Slavia Praha
Amsterdamsche Football Club Ajax 1-2 Associazione Sportiva Roma
Građanski Nogometni Klub Dinamo Zagreb 0-1 Villarreal Club de Fútbol.
UEFA Europa League – Cuartos – VOLTA – April, 15:
Manchester United Football Club 2-0 Granada Club de Fútbol
Sportovní Klub Slavia Praha 0-4 Arsenal Football Club
Associazione Sportiva Roma 1-1 Amsterdamsche Football Club Ajax
Villarreal Club de Fútbol 2-1 Građanski Nogometni Klub Dinamo Zagreb.
UEFA Europa League – semifinales
29/04/2021 OLD TRAFFORD – Manchester United Football Club vs Associazione Sportiva Roma
06/05/2021 OLÍMPICO DE ROMA – Associazione Sportiva Roma vs Manchester United Football Club
29/04/2021 EL MADRIGAL – Villarreal Club de Fútbol vs Arsenal Football Club
06/05/2021 ARSENAL STADIUM – Arsenal Football Club vs Villarreal Club de Fútbol

PS77: Copa Libertadores da América 2021
FASE DE GRUPOS – PRIMEIRA JORNADA – April,20,21,22:
Universitário 2-3 Palmeiras
Independiente del Valle 1-1 Defensa y Justicia
Always Ready 2-0 Internacional
Deportivo Táchira 3-2 Olimpia
Santos 0-2 Barcelona
The Strongest 0-1 Boca Junior
Fluminense vs River Plate
Junior Barranquilla vs Santa Fé
Sporting Cristal 0-3 São Paulo
Rentistas 101 Racing
Argentinos Juniors 2-0 Nacional
Atlético nacional vs Universidad Católica
Vélez Sarsfield 2-3 Flamengo
Unión La Calera 2-2 LDU
La Guapira 1-1 Atlético-MG
América de Cali 0-2 Cerro Porteño.

PS171: UEFA Champions League – La final, en Estambul, tendrá lugar el 29 de mayo. Pep Guardiola (Josep Guardiola): “El fútbol es un negocio y si no ganamos yo seré un fracasado”. UEFA Champions League – Emparejamientos de semifinales (las semifinales se jugarán el 27 y 28 de abril la ida, y la vuelta, el 4 y 5 de mayo):El sueño de la Champions para cuatro… Paris Saint-Germain Football Club vs Chelsea Football Club y Real Madrid Club de Fútbol vs Manchester City Football Club. Foden (Philip Walter Foden ) se mete en semifinales…Vai ser Foden bagarai.

PS666: Ah, o futebol… são tão poucas as alegrias que meu Vasco me tem dado nos últimos anos… Vai-se longe o último título importante…a felicidade só conhece um lado: o do vencedor… Flamengo 1-3 Vasco «ALEGRIA… Uma sensação agradável provocada pela contemplação da miséria dos outros.» Ambrose Bierce, Dicionário do Diabo (1906).

PS1000: Isabel Díaz Ayuso:”Quiero que pierda el Barça siempre” – Campeonato de España – Copa de Su Majestad el Rey de Fútbol – Final
Las finales se viven con pasión. Athletic Club y Fútbol Club Barcelona, dos de los gigantes del fútbol, de ese selecto club de entidades que nunca ha bajado de categoría. Copa de Su Majestad el Rey de Fútbol – Season 2020-21 – Final – sábado, april 17 (2021) en el Estadio La Cartuja de Sevilla: Fútbol Club Barcelona 4-0 Athletic Club (Athletic Bilbao). El rojo de un Athletic que lleva casi cuatro décadas soñando con ganar una Copa.
Palmarés – Galeria dos Campeões
Fútbol Club Barcelona es el Rey de Copas con 31 títulos:(1910, 1912, 1913, 1920, 1922, 1925, 1926, 1928, 1942, 1951, 1952, 1953, 1957, 1959, 1963, 1968, 1971, 1978, 1981, 1983, 1988, 1990, 1997, 1998, 2009, 2012, 2015, 2016, 2017, 2018 y 2021);
Athletic Club Bilbao – 23(1903, 1904, 1910, 1911, 1914, 1915, 1916, 1921, 1923, 1930, 1931, 1932, 1933, 1942, 1943, 1944, 1949, 1954, 1955,1957, 1968, 1972, 1984)
Real Madrid – 19(1905, 1906, 1907, 1908, 1917, 1934, 1936, 1946, 1947, 1962, 1970, 1974, 1975, 1980, 1982, 1989, 1993, 2011, 2014);
Atlético de Madrid – 10(1960, 1961, 1965, 1972, 1976, 1985, 1991, 1992, 1996, 2013);
Valencia – 8(1941, 1949, 1954, 1967, 1979, 1999, 2008, 2019);
Real Zaragoza – 6(1964, 1966, 1986, 1994, 2001, 2004);
Sevilla – 5(1935, 1939, 1948, 2007, 2010);
Espanyol – 4(1929, 1940, 2000, 2006);
Real Unión de Irún (e Racing de Irún) – 4(1913, 1918, 1924, 1927);
Real Sociedad (e C. Ciclista S.S.) – 3(1909, 1987, 2020);
Real Betis Balompié – 2(1977, 2005);
La Coruña – 2(1995, 2002);
Arenas Club de Getxo – 1(1919);
Mallorca – 1(2003).

PS1001: Copa do Brasil – SEGUNDA FASE
26/03
Corinthians 1-1(5-3) Retrô
1/4
Luverdense 1-2 Bragantino
6/4
Coritiba 3-2 Operário-PR
Fortaleza 1-0 Ypiranga-RS
7/4
Tombense 1-2 Vasco
Vitória 2-0 Rio Branco-ES
Juazeirense 3-3(4-2) Volta Redonda
Picos 0-1 Boavista
Bahia 4-1 Manaus (Bora Baêa Minha Porra!!!!!!!!)
8/4
Vila Nova 1-1(4-3) Juventude
Criciúma 1-1(5-4) Ponte Preta
13/4
Cianorte 1-0 Santa Cruz-PE
Paysandu 1-2 CRB
CSA 1-1(5-6) Remo
14/4
América-RN 0-1 Cruzeiro
ABC 1-1(4-1) Botafogo-RJ
América-MG 1-1(3-2) Ferroviário
15/4
4 de Julho 0-0(5-4) Cuiabá
Avaí 2-0 FC Cascavel
Joinville 0-2 Atlético-GO.

PS1002: La Copa América Argentina-Colombia 2021 iniciará el 13 de junio en Buenos Aires, con el partido Argentina vs Chile…

PS1003: C’est pas la balle, c’est le ballon, mon cher! Ligas Nacionais Europeias:
Ligas Nacionais Europeias – Season 2020/21: “Cuando no se puede ganar siempre es bueno no perder.” Pellegrini
Premier League – 32 jornadas: Manchester City (campeón) 74 – Manchester Unietd 66 – Leicester City 56 – West Ham 55; El Norwich regresa a la Premier tras un ¡añito en el ‘infierno!
LaLiga – 30 jornadas: Atlético 67 – Real Madrid 66 – Barcelona 65 – Sevilla 58; El Atlético de Madrid se mantiene una semana más como líder y seguir por delante del Real Madrid, que se sitúan un punto por debajo de los rojiblancos; Barcelona, a dos…
Bundesliga – El COVID-19 no da tregua al mundo del fútbol. La Bundesliga se ha declarado oficialmente en cuarentena… – 30 jornadas: Bayern (campeón) 71 – Red Bull Leipzig 61 – Wolfsburg 57 – Eintracht Frankfurt 56;
Bayern: 10 puntos de ventaja a sólo cuatro jornadas para el final de la BUNDESLIGA. El Bayern de Múnich (Fußball-Club Bayern München) encarga su novena ‘Ensaladera’ consecutiva (2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18, 2018–19, 2019–20 y 2020–21), la 31ª de su vitoriosa historia.
Lega Calcio Série A – 31 jornadas: Internazionale (campeón) 75 – Milan 66 – Atalanta 64 – Juventus 62 – ;
Ligue1 – 33 jornadas:
Lille 70 – PSG 69 – Monaco 68 – Olympique Lyonnais 67;
Liga de Portugal – 26 jornadas: Sporting (campeón) 66 – Porto 60 – Benfica 57 – Braga 54.

PS1004:Copa da Liga Inglesa (English Football League Cup ou League Cup em inglês), oficialmente chamada de EFL Cup ou Carabao Cup – FINAL – Sunday, April, 25 : Manchester City Football Club vs Tottenham Hotspur Football Club.

PS1005: Finales sí, pero qué finales – The Football Association Cup (The FA Cup) –
FINAL – 15 May 2021 – Wembley Stadium, London:
Leicester City Football Club vs Chelsea Football Club
El Leicester desafió a la lógica coronándose como el campeón más imprevisible de la historia de la Premier League en la temporada 2015-16. Cogieron ‘gustillo’ y amenazan ahora con volver a ‘tocar’ metal…
Semi-finals:
Sunday 18 April 2021.
Leicester City Football Club 1-0 Southampton Football Club
Los ‘foxes’ desafiarán a los ‘blues’ en la ‘finalísima’ del 15 de mayo..
Saturday 17 April 2021.
Manchester City Football Club 0-1 Chelsea Football Club
Chelsea gana la Champions éste año? Si, No, Tal vez… Hablemos de The Football Association Cup. Zebra? Zebra… El gol de Ziyech (55′) mete a los de Tuchel en la final de la FA Cup. Que cosas, la banda del Chelsea Football Club elimina al súper City (entra en final de la FA Cup eliminando al todopoderoso Manchester City y que además, está en semis de la Champions, ¿no es un equipo fuerte? Entonces quién lo es?).

PS1006: Liga de Campeones femenina – El PSG y el Barcelona se enfrentarán en semifinales en fecha aún por determinar los tramos 24/25 abril y 1/2 de mayo. La ida será en la capital francesa. La otra confrontación será Bayern Múnich-Chelsea. La final se disputará el 16 de mayo en el Gamla Ullevi de Gotemburgo.

PS1007: Deutscher Fußball-Bund-Pokal – Halbfinale:
April,30 – Sportverein Werder Bremen von 1899 vs RasenBallsport Leipzig
May, 1 – Ballspielverein Borussia 09 e.V. Dortmund vs Kieler Sportvereinigung Holstein von 1900.

PS1008: KNVB Beker – Amsterdamsche Football Club Ajax 2-1 Stichting Betaald Voetbal Vitesse. 20ª del AJAX (1917, 1943, 1961, 1967, 1970, 1971, 1972, 1979, 1983, 1986, 1987, 1993, 1998, 1999, 2002, 2006, 2007, 2010, 2019, 2021) en la KNVB Beker (Copa de los Países Bajos) – parafraseando a Ronald Koeman: el primer título de la temporada “en la bolsilla”.

PS1009: Campeonatos Estaduais – São importantes? Servem para algo? Campeonato Carioca: classificaram-se para a fase semifinal: Flamengo, Fluminense, Volta Redonda e Portuguesa. E a dupla de ex-gigantes BB (Basco e Botafogo)? Ninguém sabe, ninguém viu…
O primeiro colocado ser campeão da Taça Guanabara (muito justo). Os quatros primeiros (Flamengo, Fluminense, Volta Redonda e Portuguesa) disputarem pra ver que será o Campeão Estadual(justíssimo). Mas (incompreensível mas), do quinto ao oitavo disputar pra ver quem será o Campeão da Taça Rio, isso além de ser uma piada sem graça, é inominável (há lógica na loucura?).

18 pensou em “ELLA FITZGERALD E SANCHO ANTES DA FAMA (EMBIGGENS)

  1. Quando se fala cada vez mais de Machado de Assis, a pretexto do cinema, permito-me, com o desrespeito que Deus me deu (inclusive em relação a Ele próprio) falar do Bruxo. Como não sou dos maiores e nem mesmo dos menores admiradores do fundador da Academia Brasileira de Letras (“a Glória que fica, eleva, honra e consola”, eu, hein?) não vou discutir a maciça, impenetrável, inexpugnável web que se criou em torno dele. Nem polemizar com a desconfiança que os maiores erúditos (com acento no ú, por favor) e curiosos têm pra relação equívoca entre Capitu, a “dos olhos de ressaca” (que Machado não explica se era ressaca do mar ou de um porre) e Escobar, o mais íntimo amigo de Bentinho, narrador e personagem principal do livro.
    Essa desconfiança vem desde 1900, quando Machado de Assis publicou Dom Casmurro. Afinal Capitu deu ou não deu pro Escobar? Dom Casmurro é ou não é corno, palavra cujo sentido de infâmia – ainda mantendo bastante de sua força nesta época de total permissividade – na época de Machado era motivo de crime passional, “justa defesa da honra”, e outros desagravos permitidos pela legislação e pelos costumes. A palavra corno era tão infamante que mesmo o sangue não lavava honra nenhuma. O cara era corno e, lavasse ou não lavasse o brio dos seus chifres com todos os sabões e explicações, o universo dos olhares convergia, pelo menos ele assim sentia, pra sua infamada testa .
    Curioso que, ontem como hoje, o epíteto corna não se grudou às mulheres. Ela é tola, idiota, “não sei como suporta isso!”, “corneia ele também!”, mas o epíteto não colou. Mas Dom Casmurro sofre da dor específica umas 50 páginas do romance, envenenado pela hipótese da infidelidade da mulher.
    Eu, porém, ao contrário dos erúditos, não tenho hipótese. Capitu deu pra Escobar. O narrador da história, Bentinho/Machado, só não coloca até o DNA de seu (do Escobar, claro) filho porque ainda não havia DNA, que atualmente está acabando com o romance “policial” e a novela passional.
    Mas Bentinho/Machado fica humilhado, desesperado mesmo, à proporção em que o filho vai crescendo e mostrando olhos, mãos, gestos e tudo o mais do amigo, agora morto. Bentinho chega a chamar Escobar de comborço (parceiro na cama conjugal). Não, não sou eu quem o AFIRMA, pois o texto é do genial Millôr Fernandes,um daqueles que deveriam ser expressamente proibidos de morrer.

    • Arre égua Sancho! Tu vai parir? O que diabos Maurino Júnior tem com isso? Zulive! Imagine o teu fio nascendo com a cara do Maurino e esse bonezinho fuleiro!

        • Há duas duplas fantásticas neste nosso JBF: ZéRamos/Maurino y Ciço/DMatt;

          Sempre que o Berto ameaça entrar em greve me dói o coração ficar sem esses cabras maravilhosos.

          vida lonGa aos “reis” do JBF.

          • Sancho Pança,

            Suas crônicas alegoricamente geniais nos fazem bem a mim a D.Matt., principalmente por sabermos quem as escreve é um sujeito que entende do riscando, do rabiscado, do desenho geométrico.

            D.Matt., certamente iria dizer, se dirigindo ao mestre:

            Somente um grande conhecedor de Jazz e com uma inteligência
            do tamanho do nosso universo, como tem demonstrado o nosso Sancho Pança, saberia reconhecer o enorme valor devido à genialidade da maior cantora de Jazz de todos os tempos, a incomparável Ella Fitzgerald.

            Um abraço sincero para quem nunca se esquece dos amigos.
            Somos cupinchas cariocas, né não?

            • Diletíssimo cronista Sancho Pança,

              Minha crônica ERA UMA VEZ NO OESTE, publicada aqui no meu espaço no dia 20 de abril de 2021, é dedicada ao estimado amigo, cujo senso de humor se parece com a água de coco, que o genial poeta analfabeto Leonardo Lesbão resumiu assim:

              “Tudo que o homem estudou pra natureza foi pouco
              Ele não faz um coqueiro,
              E se inventar, fica louco
              Caçando a encanação
              Que leva água do chão pra botar dentro do coco.”

              • Recorro ao seu superlativo de dileto (que quer dizer amado) para agradever a tu e ao poeta, pois estava Sancho por dezenas de anos à procura de tal resposta sobre a entrada da água ao coco. Parto imediatamente a caçar o tal encanamento, pois com uma torneirinha ali instalada evitará a quebra do coco e da sapucaia.

            • Por Santa Bago Mole,
              Carioquíssimo mas (Vejo a mesma luz/ Vejo o mesmo céu/Vejo o mesmo mar/), mas não sou Flamengo e nem tenho uma nega chamada Teresa.

              Sancho, Ciço e DMatt entendem do riscado, do rabiscado, principalmene do desenho geométrico que dá generosas curvas à anatomia feminina, vício dos três…

              Um esplendoroso domingo ao quarteto (Maria, Ciço, DMat y Sancho).

      • Dêxa de gréia com o Maurino, ômi! Mas (belíssimo mas), o Maurino é lindjo demais da conta, sô. (ele ficô bunidimais adispois que começô a frequentá o Cabaré do Assuero!). “Oxe, né lasca? Mai pronto, agora deu. Deixa dos teu queijo e vem timbora, tabacudo”.

        Domingo vou até sua coluna enxugar gelo e me deliciar com suas poesias em prosa, manu véi.

        Abração sanchiano e ótimo final dde semana, cabra.

        Mil arre-éguas pra tu e nosso camarada Maurino.

  2. Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro

    Pois eu vou aproveitar a oportunidade e fazer um comercial.

    Quem quiser LEITURA DE PRIMEIRA é só adquirir qualquer um dos títulos do gigante LUIZ BERTO FILHO (“A prisão de São Benedito e outras estórias”, “A Serenata” e “Nunca houve guerrilha em Palmares” e o “Romance da Besta Fubana”)

    Todos os Títulos têm mais de uma edição.

    Sendo que O Romance da Besta Fubana está na quarta edição e, o mais antigo, o primeiro livrO, A Prisão de São Benedito, já está na sexta edição.

    Pois quem quiser ler muita besteira de encher os olhos e aquietar a alma, é só buscar na internet pelo título ou pelo autor.

    Aproveitem e comprem logo vários volumes pra presentear amigos, irmãos camaradas, sogra, vizinha fofoqueira, puxar o saco do patrão e inimigos.

    Comemorem o Dia do Livro adquirindo as obras de um riquíssimo autor brasileiro (riquíssimo em todos os sentidos!!!!

    Parabéns ao grande escritor Luiz Berto Filho. Quem desejar saber mais do “cabra”, leia entrevista dele em https://www.tirodeletra.com.br/entrevistas/LuizBerto_000.htm.

    Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro, que acontece nesta data por terem os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, coincidentemente, morrido em 23 de abril de 1616.

    “Oh, bendito o que semeia livros,
    Livros… Livros à mão cheia…
    E manda o povo pensar!
    O livro caindo n’alma,
    é germe – que faz a palma,
    é chuva – que faz o mar”
    […]
    Agora que o trem de ferro
    acordo o tigre nos cerros
    e espanta os caboclos nus
    Fazei desse “rei dos ventos”
    – ginete dos pensamentos,
    – arauto de grande luz!…”

    O Livro e América (Antônio Frederico de Castro Alves)

    • Dorinha,
      livro de Luiz Berto Filho é para ler, reler e rerreler naquelas tardes invernais aqui do Sudeste, onde boa leitura e caneca de chocolate quente fazem um bem danado.

    • Isso vale uma fortuna, belíssimo amigo!!!! E Sancho é fã de carteirinha da dupla ZéRamos y Maurino e super fã de jazz em todas as suas vertentes.

      E já que tocou no assunto e para seu deleite… Eis:
      Jazz: La Historia, subtitulada Un film de Ken Burns es una miniserie documental dirigida por Ken Burns.

      Jazz es el último de la trilogía de documentales de Burns siguiendo The Civil War y Baseball. Fue emitido en el PBS en 2001, y fue puesto a la venta en DVD ese mismo año por la misma compañía.También un número de CD de guía fueron puestos a la venta simultáneamente a la salida del DVD.

      Los documentales tratan sobre la historia de la música jazz en los Estados Unidos, desde sus orígenes a comienzos del siglo XX hasta la actualidad. Está narrado por Keith David, y figuran entrevistas con músicos actuales y críticos como el trompetista Wynton Marsalis (que también era el director artístico y coproductor de Jazz) y el renombrado crítico Gary Giddins. El crítico musical e historiador afro-america Gerald Early fue también asesor. Jazz es el documental de jazz más largo producido hasta ahora y es muy rico en sus ejemplos musicales y en sus imágenes clásicas, inéditas y raras.

      Visualmente, Jazz es muy parecido en el mismo estilo que los trabajos previos de Ken Burns: tomas de fotografías con paneos y zooms son mezclades con secuencias de películas de la época, acompañados con música de y comentarios sobre la época examinada. Entre estas secuencias, personalidades actuales del jazz definen las características musicales y explican anécdotas de los músicos.

      El documental se fija en un número de músicos fundamentales: Louis Armstrong y Duke Ellington son las figuras centrales, “proporcionando el hilo narrativo donde las historias de otras personalidades importantes giran”,1​ entre ellos Sidney Bechet, Count Basie, Benny Goodman, Billie Holiday, Charlie Parker, Miles Davis y John Coltrane.

  3. Esteemed Mr Sancho,

    “Parece que temos um comunicado especial para fazer: Bridgerton voltará para a terceira e quarta temporadas. A autora que vos escreve precisará de mais tinta”

    Yours Truly,
    Lady Whistledown

  4. Caro Sancho,
    Seu texto me conduziu á biblioteca de meu humilde lar, onde reabri um velho volume…Assim inicia Assis seu DOM CASMURRO:«Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.»Machado de Assis, Dom Casmurro (1900).

    Um ótimo final de semana para o fiel escudeiro.

    • Jair,
      Respondo recorrendo a quem sabe:
      “La lectura nos hace inmigrantes a todos. Nos lleva lejos de casa, pero lo más importante: nos encuentra un hogar donde sea.” Hazel Rochman

  5. Eis que chegou a sexta-feira, trazendo a enciclopédia do Sancho, dentro do JBF.

    Chega unindo Machado de Assis com Ella Fitzgerald, em português, espanhol e inglês.
    Sétima arte com a arte do futebol.

    Provoca Maurino, Zé Ramos, Cícero e outros tantos bestafubanenses de carteirinha.

    Quanto aos mortos não falarem eu tenho cá minhas dúvidas. Pois de quando em vez, escuto sempre os acordes da “Dama da canção” .

    Sucesso!

    • Sancho? Conhecemos-lhe sete paixões: o Club de Regatas Vasco da Gama, o Quixote Véi di Guerra, a coluna DADO & TRAÇADO, o JBF, Lady Ella, primeira DAMA DA CANÇÃO, o cão GUIM e as quadrigêmeas amantes tailandesas (não necessariamente nesta desordem).

      Caro Marcão,
      ando um tanto quanto assoberbado procurando o tal encanamento que Leonardo Lesbão encontrou e que leva água diretamente para dentro do coco.

      Ótima semana para todos nós, fubânicos de alma e coração.

Deixe uma resposta