SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Estou a bebericar uma cerveja enquanto espero dar a hora de buscar meu marido no salão de beleza (sim, os homens agora frequentam tais lugares).

Estou em um bar próximo ao salão, lendo Francesca Ferlaino (Professor at the Institute for Experimental Physics of the University of Innsbruck), uma das autoras da investigação sobre um novo estado da matéria em outra dimensão.

Assegura a cientista que, em recente estudo da NATURE, observou estados supersólidos apresentarem simultâneamente propriedades típicamente associadas com um sólido e com um superfluído. Devido aos efeitos quânticos, um gás de átomos muito frio pode desenvolver espontaneamente tanto uma ordem de um cristal sólido quanto um fluxo de partículas como um líquido quântico superfluido, ou seja, um fluido capaz de fluir sem qualquer atrito (me veio à mente Peter Parker, Ômiraña, lançando teias pelos arranha-céus de NYC).

Deixo de lado a explicação da bela doutora Francesca Ferlaino (Prêmio Lieben de 2015), pois no espelho que reflete minha beleza, vislumbro um interessante homem. Da minha mesa de fundo da qual observo todos os “entrantes” para a beberagem, vejo-o aprumado, digno, barbudo, ainda bonito.

Foi em “tempos idos” um homem “lindo de morrer” e muitas matariam por ele, segundo me contou o bartender que pintou os cabelos com as cores do arco-íris.

“Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo… Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude – mas que trabalheira!”Mário Quintana. Voltemos ao belo…Já perdeu o viço, mas ainda conserva o porte de quem fazia sorrir moçoilas na flor da idade.

Chama-se Luiz Carlos Sancho de Panza, mas os amigos trocaram o “z” pelo “ç”, cortando o Luiz Carlos da história e acabou virando, pela boca de todos, mesmo sem grande pança, o Sancho Pança, fiel escudeiro de putas, caminhoneiro de muita estrada e poeira, sorriso fácil, granjeador de amigos, bom de copo, frete e garfo. Dizem que se mete a escritor lá pelas bandas de Pernambuco, na capital, em um tal Jornal da Besta Fubana. E isso lá é nome de jornal de respeito?

Fala alto o cabra. Fico sabendo em seu papo com os camaradas, que ajusta o celular para o informar diariamente às 02:00, para a ida madrugal aos cocos e que a mensagem é com a voz rouca da Scarlett Johansson a dizer: «Que Vossa Senhoria ligue o Quixote Véi di Guerra, pois tem grandes coisas a fazer, meu gostoso».

Pensei na bela Scarlett a dizer «meu gostoso» ao velho Sancho. Não contive o riso. Aguço os ouvidos e fico sabendo que há anos (desde 2013) que uma das grandes coisas que faz o caminhoneiro é ler todos os dias, de fio a pavio, o JBF e frequentar, sempre que possível o Cabaré do Assuero, onde sempre procura a quenga Mercedita e bebe goró com Neto Feitosa, Maurino, Berto e Violante. Como diria Georg Wilhelm Friedrich Hegel, o filósofo, “é parte da sua diária oração matinal”.

Neste “diário e repetitivo entrar” diz se informar sobre a “guerra entre lulistas vs bolsonaristas” e conclui que nenhum dos lados está certo ou errado, uma vez que ambos lutam por aquilo em que acreditam. Filosofa o gajo: “A vida é aquilo que passa enquanto tú estas ocupado com a campanha eleitoral de 2022”. «From the bottom of the pool, fixed stars / Govern a life», escreveu Sylvia Plath.

Ih, “deu tilt”, pois inesperadamente ele se dirige a mim e seu sorriso me faz sorrir, sua voz me encanta ao perguntar «I tu d’on ets?» e depois de refeita da inesperada abordagem, foi tempo de bom papo – trait d’esprit, propos plaisant (onde me informou que estava na Paulista no dia 7 -um lindo dia, da mais louca alegria que se possa imaginar, cantaria Arantes, o Guilherme -e em incontáveis outras manifestações em verde-amarelo), cinco cervejas, vários quitutes, alguns beijos depois e maridão totalmente esquecido.

Saimos do bar em direção ao hotel ao lado; o frio deste final de inverno bate forte e subimos ao quarto para fazer amor (el invierno suspira de calor). Espero que meu marido não leia o JBF e que, tolinho, engula a desculpa que ainda vou arrumar sem “dar tilt”, pois “o homem é um ser tão dependente que até para ser corno precisa da ajuda da esposa.”

A noite de prazeres inenarráveis e inesquecíveis pouparei ao leitor, pois certamente há menores de idade a entrar diariamente nesta escrota gazeta (no son jóvenes tienen la edad del deseo. Salen se unen comulgan sus almas – ella le pide sexo. !!Y él le da pasion!!!).

Descanso porque daqui a nada é um novo dia. A madrugada é sempre o início da jornada, pois mais uma vez, às duas da matina a voz de Scarlett Johansson diz: «Que Vossa Senhoria ligue o Quixote Véi di Guerra, pois tem grandes coisas a fazer, meu gostoso».

Olhei com carinho o belo rosto adormecido e como estava fria a madrugada, substituí a fina colcha que a cobria por um cobertor (tienes momentos en la vida en los que simplemente miras a tu alrededor, miras la vida y piensas, ‘¿Cómo diablos llegué aquí?’).

Lembrei que nunca fui corno, mas (cornildo mas), como ensina a sabedoria popular que o corno é sempre o último a saber, talvez seja só uma questão de eu estar muito mal informado. Falando nisso… Fico deveras chateado quando a oposição, leviana e covardemente, trata JMB de corno, pois ao olhar a primeira-dama sempre vejo uma belíssima mulher, que transmite a sensação de que jamais seria desleal ao homem que ama.

Voltemos ao quarto… Larguei a bela mulher, que disse chamar-se Francesca (Que mulherão, Beni!!!) adormecida no quarto do hotel barato e fui aos cocos, como sempre o faço, bem antes do amanhecer até o final da tarde.

Depois fui à banca de jornais e revistas, que também era uma lotérica, «entrei no rabo da bicha» e, quando finalmente fui atendido, fiz a fezinha na megasena e comprei as fichas; depois fui ao belo “orelhão” em forma de tartaruga e, quando “caiu a ficha” liguei para as quadrigêmeas amantes tailandesas (“existem mulheres que são como camisinhas: vivem mais na sua carteira que no seu pinto”) para saber que filme em VHS eu pegaria na locadora. Escolheram “Uma Linda Mulher, com a Júlia Roberts e pediram presentes.

Para a esposa Quesliandra comprei de presente de aniversário bolo regado a Crush e Grapette e o bolachão (disco de vinil) dos Beatles “Yesterday and Today”, álbum lançado em 1966, ano em que ela nasceu (Núbia ensina: “trate a mulher como se fosse sua mãe… na hora do sexo pense que sua mãe morreu”).

Saí da loja de discos e fui ao encontro de meu amigo Zé Broa, cuja amizade foi angariada por ter Sancho seguido velha dica de beleza: “Fique sempre ao lado de uma pessoa mais feia do que você”.

Zé (más feo que el culo de un mandril.), está em fase de rebobinar, cair a ficha e virar o disco de nossa amizade. «É raro atrasar-me a um compromisso. Corrijo. É raro por demais Sancho fazer esperar alguém.» Reclama o Zé que, para quem conhece o trânsito de Sampa como poucos, perdoaria a mim um atraso máximo de 30 minutos, mas foram horas esperando a Sancho no dia de ontem; perdoaria-me facilmente o Zé se imaginasse as peripécias e acrobacias na cama de que é capaz a belezura de ontem, razão pela qual deixei a ver navios o amigo certo das horas incertas.

Parafraseando ao chef Auguste Gusteau de Ratatouille: “o amor sempre chega aos que sabem amar”. Finalizo com uma certeza, pois com tantos fenómenos que há, seria uma coincidência não haver coincidências: «Estou irritantemente otimista de que em breve a irei reencontrar, em uma feliz coincidência, pois certamente irá o Universo conspirar por mim. Por ínfimo tempo fostes minha, mas como esse pouco se multiplica e agiganta quando recordo seu sorriso. Até breve, Francesca».

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… Antes que o ano acabe… Minha irmã, a petista e comunista Marya Yelena Panza Noytaba mandou Sancho relembrar a Berto que neste 2021 o JBF faz 13 anos e que ela quer ver foto da festa com velinha, de preferência VERMELHA, alusiva aos 13 anos, devidamente fixada no topo do bolo. Feliz Cumpleaños Jornal da Besta Fubana. Há, apropriadamente, dois significados para a palavra «beleza»: um antes e outro depois de se conhecer Aline Berto, Chupicleide e Luiz Berto Filho.

PS0,01: “A mente totalitária jamais reconhece o próprio abuso.” Percival Puggina. SOS VENEZUELA – Enquanto isso, em algum lugar da Venezuela… Entre enero y julio de 2021, la ONG venezolana Espacio Público ha documentado 253 casos de violaciones a la libertad de expresión, en los que destacan las intimidaciones a equipos de prensa durante coberturas y ataques a medios digitales en Venezuela. SOS CUBA – 62 años de historia -Los cubanos son el pueblo latinoamericano que más tiempo vive bajo una dictadura… SOS NICARAGUA – La alta comisionada de la ONU advirtió que la violación a los derechos humanos en Nicaragua “se ha agudizado de manera alarmante” (exigió al régimen de Daniel Ortega que garantice “el pleno ejercicio de los derechos civiles y políticos” de los nicaragüenses, y “que cese la persecución contra la oposición, la prensa y la sociedad civil”).

PS0,02: GALERIA DOS SUPER-HEROIS – “Meu pai falava: tem certas coisas que são igual água de poço, só se dá valor quando se perde. A nossa liberdade de imprensa, com todos os seus defeitos, tem que persistir. No que depender de nós, jamais teremos qualquer medida tentando censurá-la, jamais. Com todos os seus defeitos, é melhor ela falando do que calada.” Jair Messias Bolsonaro. Ah, se todos no mundo fossem iguais a você. Não sei como Bolsonaro conseguiu perder a eleição em 2018 pra qualquer um no segundo turno, não, ops, pera ai… kkkk. E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: Calendario de los 17 estrenos de cine de Marvel Studios de 2021 a 2024: Viuda Negra – Ya estrenada (filmaço – beijão, Florence Pugh); Shang-Chi y la leyenda de los diez anillos – Ya estrenada (phodda bagarai);Los Eternos – 5 de noviembre de 2021 (Salma Hayek e Angelina, maravilhosas); Spider-Man: Sin camino a casa – 17 de diciembre de 2021, coproducción con Sony Pictures (Zendaya, Zendaya); Doctor Strange y el multiverso de la locura – 25 de marzo de 2022 (Te amo, Elizabeth Chase Olsen); Thor: Love and Thunder – 6 de mayo de 2022 (Neta-Lee Hershlag, você é muito linda; Black Panther: Wakanda Forever – 8 de julio de 2022 (T’Chaka’s Dora Milaje, você são maravilhosas); The Marvels (Capitana Marvel) – 11 de noviembre de 2022 (Brie, te amo); Ant-Man y la Avispa: Quantumania – 17 de febrero de 2023 (Nicole Evangeline Lilly, nunca antes te pedi nada: casa comigo?); Guardianes de la Galaxia Vol. 3 – 5 de mayo de 2023 (Karen Sheila Gillan, muito mais do que linda); 28 de julio de 2023 – Se rumorea que es el estreno de Los Cuatro Fantásticos; 6 de octubre de 2023 – Se rumorea que es el estreno de Blade; 10 de noviembre de 2023; 16 de febrero de 2024; 3 de mayo de 2024; 26 de julio de 2024 y 8 de noviembre de 2024 – Se rumorea que es el estreno de Wolverine. Entre todos estos estrenos de Marvel Studios sin duda tiene que estar Capitán América 4, Deadpool 3, los X-Men, los Jóvenes Vengadores, Nova, Secret War y Vengadores 5.

PS0,03: “Decidi há muito tempo não caminhar à sombra de alguém. Se eu fracassar ou obtiver sucesso, terei vivido acreditando em mim”. Whitney Houston. Here, we collate good things that have happened this week, to make you smile, laugh and feel hopeful. Peço desculpa aos da turma do contra, aos arautos da desgraça e do apocalipse, por vir destruir vossas manhãs de tempestade com uma boa notícia, ou melhor, ótimas notícias. Ei-las» 1) Para ranger de dentes dos que não gostam de Bolsonaro: A digitalização dos serviços públicos rendeu uma economia de R$ 3,1 bilhões. Desse total, R$ 2,3 bilhões foram economizados pelo próprio cidadão e mais R$ 800 milhões pelo governo. O balanço foi feito pelo secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, em entrevista ao programa Brasil em Pauta no domingo (12/9); 2); Palavras do presidente da Caixa: LUCRO QUE NUNCA TEVE e SEM ROUBAR… “A Caixa Econômica Federal vai reduzir os juros”, disse Pedro Guimarães em um evento no Palácio do Planalto. “Não está aumentando a Selic? Então a Caixa Econômica Federal, com o lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria, mas isso fica para quinta-feira (ontem).” De acordo com o presidente da instituição, “a Caixa hoje tem R$ 250 bilhões prontos para emprestar” e “nas próximas três semanas” serão anunciadas “várias novidades”; 3) E NUM É QUINOIS É BÃO DIMAIS DA CONTA, SÔ? “O rato aconselhou o dono da casa a matar o gato… e a comprar queijo!” Provérbio Árabe. VITÓRIA – Vitória dos queijeiros brasileiros, que levaram 183 queijos para o concurso mundial do queijo na França e só perderam para os queijos franceses, que são os melhores do mundo. O Brasil levou 57 medalhas, inclusive cinco de super-ouro. A maior parte das medalhas foi para Minas Gerais, mas também teve premiação para São Paulo. Está aí a França reconhecendo, entre 940 queijos do mundo, os nossos brasileiros. “Como se há-de governar um país que tem 246 variedades de queijo?” Charles de Gaulle.

PS0,04: “É tanta fraude, tanta corrupção, que não parece que somos uma República, mas uma Privada!” Juscelino Vieira Mendes… Brasil, fraude explica? Fraudes em benefícios do seguro-defeso estão na mira da Operação Retomada da Polícia Federal. As investigações, realizadas em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência, identificaram uma associação criminosa – com participação de representantes de Colônias de Pescadores – que fraudava requerimentos de seguro-defeso há mais de cinco anos. Isso deveria ser feito também em cada município, no Bolsa Familia, que tá cheio de fraudadores.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): Memories are made of this – “Os livros são grandes presentes porque eles têm mundos inteiros dentro deles. E é muito mais barato comprar um livro para alguém do que comprar o mundo inteiro.” Neil Gaiman. Um gibi que vale ouro… ‘‎Amazing Fantasy‎‎ #15‘ (edição de 1962), HQ que marcou a estreia do Homem-Aranha foi vendido.‎ A coisa girou em torno de US$ 3,6 milhões (dólares, benditos dólares). Fui até minha arca de tesouros e dei uma conferida para ver se tinha algo de valor; só encontrei belas histórias…«Leitores! Eis o LIVRO que eu tenho a honra de oferecer às vossas horas de desenfado.» “Encontrei inimizades sobretudo entre os que não me conheciam senão muito por alto, e sem que eu próprio os conhecesse. Suspeitavam, sem dúvida, de que eu vivia em plenitude e num livre abandono à felicidade: isso não se perdoa. O ar do êxito, ostentado de uma certa maneira, é capaz de pegar raiva a um asno.» Albert Camus, A Queda.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Sport – Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football: Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22 – Líderes:
Ligue1:
Journée 6: PSG vs Lyon, Olympique Marseille vs Rennes
Journée 5: PSG 4-0 Clermont, Monaco 0-2 Olympique Marseille (líder: Paris Saint Germain Football Club – 15/15);
Premier League:
Gameweek 5: Liverpool vs Crystal Palace, City vs Southhampton, West Ham vs M. United, Tottenham vs Chelsea
Gameweek 4: Crystal Palace 3-0 Tottenham, Leicester 0-1 City, United 4-1 Newcastle, Chelsea 3-0 Aston Villa, Leeds 0-3 Liverpool (líder: Manchester United Football Club – 10/12);
Bundesliga:
Spieltag 5: Bayern vs Bochum, Colonia vs RB Leipzig, Dortmund vs Union, Wolfsburgo vs Eintracht
Spieltag 4: Bayer Leverkusen 3-4 B Dortmund, Greuther Furth 0-2 Wolfsburgo, RB Leipzig 1-4 Bayern Múnich (líder: Verein für Leibesübungen Wolfsburg 12/12);
LaLiga:
Jornada 5:Barcelona vs Granada, Valencia vs Real Madrid, Atletico vs Athletic
Jornada 4: Osasuna 1-4 Valencia, Sevilla vs Barcelona (aplazado), Real Madris 5-2 Celta, Espanyol 1-2 Atlético (líder: Real Madrd Club de Fútbol – 10/12)
Lega Calcio (SerieA):
Giornata 4: Internazioanle vs Bolonia, Lazio vs Cagliari, Juventus vs Milan (Derby dei Campioni)
Giornata 3: Nápoli 2-1 Juve, Atalanta 1-2 Fiorentina, Sampdoria 2-2 Internazionale, Milan 2-0 Lazio (líder: Associazione Calcio Milan – 9/9).
Primeira Liga:
Jornada 6: Estoril vs Sporting, Benfica vs Boavista, Porto vs Moreirense
Jornada 5: Sporting 1-1 Porto (Leões vs Dragões), Santa Clara 0-5 Benfica (líder: Sport Lisboa e Benfica – 15/15).

PS10.1:CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021
– Resenha? Sancho desenha: E o time “otropatamá” encosta, dá seta e quer ultrapassar rumo ao topo. Quem segura o Urubu?
Confrontos da 21ª rodada:
18/09/2021
– Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense x Palmeiras
Verdes em situações opostas; um de olho na taça e outro a olhar fixamente para o precipício a seus pés.
– Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Juventude
Há sete jogos sem vencer, o Brisa rubro-negro olha assustado para a beira do abismo.
– Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x Sport
O líder contra o vice-lanterna. Alguém aposta algum tostão no rubro-negro?
– Castelão (Fortaleza) – Ceará x Santos
Dois alvinegros muito preocupados com o futuro. Jejum e crise de abstinência… O Santos Futebol Clube não ganha títulos desde 2016.
– Fonte Nova (Salvador) – Bahia x RB Bragantino
O Massa Bruta começou a oscilar e precisa vencer para não desgarrar de vez do topo.
19/09/2021
– Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional x Fortaleza
confronto de dois que sonham com algo mais.
– Morumbi (São Paulo) – São Paulo x Atlético-GO
Nenhum dos 2 vive vive um bom momento. E o torcedor tricolor não entende tamanha incompetência do time nesta temporada do Brasileirão.
– Itaquerão (São Paulo) – Corinthians x América
Taí a zebra possível.
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Grêmio
Enfrentar o elenco rubro-negro tem sido motivo de pesadelo no antes, no durante e no depois. Felipão, chegado a uma retranca, deverá vir com todo mundo aglomerado dentro da própria área, contrariando ORIENTAÇÃO da OMS. Bico pro mato que o jogo é de campeonato.
20/09/2021
– Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x Fluminense
Vida fácil não terá o tricolor.
Resultados da 20ª rodada:
11/09/2021
– Independência (Belo Horizonte) – América 2-0 Athletico
Furacão é rebaixado para categoria de tempestade tropical. Quem fez estrago foi um simpático coelho. O Brisa não vence há sete rodadas.
– Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude 1-2 Cuiabá
O Dourado cresceu na reta final do primeiro turno e chega ao quarto jogo seguido sem derrota e já começa a sonhar (o que o impediria?!)
– Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino 1-2 Chapecoense
Vai ser zebra assim lá em Bragança… Chapecoense consegue virada improvável, próxima do impossível e conquista a sua primeira vitória na atual edição do Brasileirão (foram 19 jornadas de jejum de vitórias).
– Vila Belmiro (Santos) – Santos 0-0 Bahia
O zero no placar fala muito sobre a situação atual dos dois times.
12/09/2021
– Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio 2-0 Ceará
Os dois fora do top 10 e o Grêmio com os dois pés na zona…
– Allianz Parque (São Paulo) – Palmeiras 1-3 Flamengo y Castelão (Fortaleza) – Fortaleza 0-2 Atlético-MG
Un ‘monstruo’ viene a verme… Alegria de poucos dura porco… Urubu comeu à pururuca. Invictus Galus – O time alvi-negro ostenta uma invencibilidade de 11 jogos…Pelo andar da carruagem resume-se a briga pelo título entre penosos, ficando a mercê de briga de esporas entre Galo e Urubu.
– Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético 1-1 Corinthians
O jogo foi horrível e o empate merecia ser em zero.
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Fluminense 2-1 São Paulo
Duelo tricolor. Nenhum dos dois foi brilhante; ganhou o carioca.
13/09/2021
– Ilha do Retiro (Recife) – Sport 0-1 Internacional
Não poderia ser diferente… O Sport é o penúltimo na tabela com apenas 17 pontos… Briga feia à beira do buraco. A campeão brasileiro de 87 não está em seus melhores dias.
Jogos adiados até aqui:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Flamengo
19ª rodada (em virtude dos jogos da seleção pelas Eliminatórias da Copa 2022 – por que não adiaram toda a jornada?:
Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Atlético-GO
Morumbi (São Paulo) – São Paulo x América
Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x Grêmio
Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional x RB Bragantino
Castelão (Fortaleza) – Ceará x Palmeiras
Classificação (em virtude dos diversos adiamentos, a classificação está uma “zona” ou bagunça – ao gosto do freguês -, algo bem típico do desorganizado futebol tupiniquim, o que me faz lembrar certa frase: “O esporte no Brasil é uma casca de ovo. Um ovo lindo, branco, só que dentro ele está podre.” Bebeto de Freitas):
– Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo, Porco, Urubu, Leão do Pici, Massa Bruta, Gambá, Fluzão e Dourado;
– Desesperam-se à beira do abismo (não está morto quem peleia?): Santos, Juventude, Bahia, São Paulo, América, Grêmio. Sport (vice-lanterna – como se faz gol? O que é gol? “O gol é apenas um detalhe”, Carlos Alberto Parreira. Diz o Paulão, torcedor do Timbu que o popoti chegou a seis jogos de jejum (não balança a rede de ninguém); seu ataque é o pior da Série A, com apenas 8 gols marcados em 20 jogos, o que lhe assegura a vice-lanterna da competição. Paulão Ratão brinca: “Chora não popoti, ano que vem tem calendário garantido na Série B”.) e o lanterna verde Chapecoense, outro quase garantido na B/2022.

PS10.2: Série B-2021 – El periplo ‘por el infierno’ (Avaí, Botafogo, Brasil, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vasco, Vila Nova, Vitória).
…e chegamos à viségima-terceira jornada… Dos cinco campeões brasileiros presentes nesta edição da “B”, estão Fogão e Coxa dentro do G-4. E “não está fácil pra ninguém”.CAIRITIBA, atual líder, quase garantido no acesso, com tradição no efeito sanfona (rebaixamentos do recordista Coxa:1989, 1993, 2005, 2009, 2017, 2020). Já o Cruzeiro… os azuis não largam mais a calculadora.
Classificação depois de 23 jornadas disputadas – briga de foice na total escuridão:
– Sonham com a elite: Coritiba, Goiás, Botafogo, CRB, Avaí, Guarani, Sampaio e Náutico;
– Equilibram-se à beira do precipício: Vila, Ponte Preta, Vitória, Londrina, Brasil e Confiança.

PS10.3: Série C-2021 (Altos, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Criciúma, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Ituano, Jacuipense, Manaus, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Paraná, Paysandu, Santa Cruz, São José-RS, Tombense, Volta Redonda, Ypiranga-RS)…
Situação de momento: No Grupo A os times Manaus, Paysandu, Tombense e Botafogo-PB vão para a última rodada com a vaga nas mãos, mas (sempre tem um mas), ainda possuem chance matemática os simpáticos Volta Redonda e Altos; Novorizontino, Ituano, Ypiranga e Criciúma se classficaram no Grupo B. Grandes gestores…Como diria o grande filósofo contemporâneo Zé da Zana, “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo ou o foco no próximo fracasso”. Reservatórios hídricos com nível baixo sempre geram medo de apagão. Os times do Paraná Clube e do Santa Cruz, cujos reservatórios de bom futebol há muito estavam abaixo do nível crítico os levou, de maõs dadas, ao rebaixamento à Serie D/2022 totalmente apagados.

PS10.4: Série D-2021 (Briga de foice na total escuridão): Respire fundo, prepare sua artilharia, pois a partir de agora é matar ou morrer: 32 equipes se enfrentam em confrontos que serão decididos em duas heroicas jornadas, no fatídico mata-mata (jogos de ida -12 de setembro e volta – 19 de setembro).
Galvez 0-0 Guarany de Sobral e Bugre Sobralense vs Imperador
América-RN 1-1 Itabaiana e Tremendão da Serra vs Alvirrubro da Rodrigues Alves
Peñarol-AM 1-0 4 de Julho e Colorado de Piripiri vs Leão da Velha Serpa
Retrô 1-1 ABC e Elefante da Frasqueira vs Soberano Recifense
Sergipe 2-2 Campinense e Raposa Feroz vs Gipão
Paragominas 1-0 São Raimundo-RR e Mundão vs Jacaré do Norte
Atlético-CE 1-1 Juazeirense e Cancão de Fogo vs Águia da Precabura
Caldense 1-0 Aparecidense e Camaleão vs Veterana
Cianorte 0-0 FC Cascavel e Auri Negro vs Leão do Vale
União Rondonópolis 2-0 Boa Esporte e Boa vs Tourão do Cerrado
Brasiliense 0-0 Ferroviária e Locomotiva vs Jacaré
Esportivo 0-1 Santo André e Ramalhão vs Polenta Mecânica
Uberlândia 1-1 Nova Mutum e Azulão da Massa vs Furacão Verde da Mogiana
Bangu 1-1 Joinville e Tricolor da Manchester vs Alvirrubro. NÃO TEM PRA NINGUÉM… o Joinville Esporte Clube ostenta orgulhoso seus números na competição, sendo o único clube ainda invicto nas quatro divisões do futebol brasileiro.
Caxias 1-0 Portuguesa e Lusa vs Falcão Grená – E dizer que Sancho já esteve no Morumbi para ver a Lusinha de meu amigo Fernando decidir Série A contra o Grêmio. Décadence avec élégance?.
Moto Club 2-0 Castanhal e Japiim da Estrada vs Papão do Norte – O paraense (abração para o Rômulo Simões Angélica) Castanhal Esporte Clube está invicto e tem a melhor campanha da competição.
Oitavas de final: ida (26 de setembro) e volta (3 de outubro)
Quartas de final, definição de quem sobe: ida (10 de outubro) e volta (17 de outubro)
Semifinais: ida (24 de outubro) e volta (31 de outubro)
Final: ida (7 de novembro) e volta (14 de novembro).

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… Juventus vs Milan -Derby dei Campioni (19/9/2021), Sporting 1-1 Porto – Dragões vs. Leões (11/9/2021) e Milan 2-0 Lazio (12/9/2021).

PS24: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Campeonatos Estaduais – Ganhar títulos é igual ter carro; você pode ter vários, mas sempre o mehor será o do ano!
Campeonato Paranaense:
FINAL: Londrina vs FC Cascavel e Serpente vs Tubarão.
Futebol Clube Cascavel (clube fundado em 16 de janeiro de 2008) em busca do primeiro título na primeira divisão paranaense.
Em 107 edições, esta será apenas a quarta vez que dois times do interior disputam o título de campeão paranaense.
Sempre que tal ocorreu, havia o Londrina Esporte Clube na disputa. Eis o que rolou nos confrontos:
1981, Londrina vs Grêmio Maringá. O Tubarão papou (3 a 2 no Willie Davids e 2 a 1 no Estádio do Café) e foi o campeão.
1992, o Londrina vs União Bandeirantes. O Tubarão venceu por 1 a 0 e ficou com a taça.
2014, Londrina vs Maringá. Dois empates levaram a decisão aos penais. OTubarão levou a melhor, garantindo ali o seu quarto título estadual.
2021, Londrina vs FC Cascaval. A história ainda está por ser escrita.

PS51: Copa do Brasil
Fase Semifinal (quem passar desta fase receberá os seguintes prêmios: Vice-campeão: R$ 23 milhões. Campeão: R$ 56 milhões)
Flamengo vs Athletico y Atlético-MG vs Fortaleza
Fase de Quartas de final – Quem passar desta fase embolsa R$ 7,3 milhões de premiação.
VOLTA – 14/9
Santos 0-1 Athletico (Agregado: 0-2)
O momento atual do time onde já brilharam Pelé e Neymar não sugeria grandes doses de otimismo. Segue o Furação. O Clube Athlético Paranaense conquista sua segunda vitória na Vila Belmiro (a primeira foi há 16 anos, no longínquo 2005) e aguarda o Flamengo para duelo de rubro-negros na fase semifinal.
Atlético-MG 1-0 Fluminense (Agregado: 3-1).
Foi longe demais o limitado, suado, esforçado tricolor das Laranjeiras.
15/9
Flamengo 2-0 Grêmio (Agregado: 6-0)
O Imortal chegou para o próprio velório, pois já havia morrido no jogo de ida.
Fortaleza 3-1 São Paulo (Agregado: 5-3)
Leão do Pici massacra tricolor e vai pela primeira vez à semi da competição e acumula mais de R$ 17 milhões em prêmios nesta edição, pois a disputou vitoriosamente desde a primeira fase. Que venha o Galo!!!
IDA – 25/8
Athletico 1-0 Santos
Fraquinho o time santista. Só deu Furacão. Sorte dos “brancos” que a pontaria athleticana não estava bem aferida.
Grêmio 0-4 Flamengo
“Otopatamá” se transformou em máquina de fazer gols. E, para ajudar o Grêmio, o rubronegro resolve jogar todo o segundo tempo com um a menos. Portaluppi enfrentou o Grêmio pela primeira vez após deixar o Imortal; matou muita gente de saudade e deixou sofrida goleada entalada nas goelas tricolores da Azenha como recordação.
São Paulo 2-2 Fortaleza
Joga muito o Rigoni (2 gols). Joga nada o goleiro tricolor. Tudo combinado e nada decidido.
26/8
Fluminense 1-2 Atlético-MG
A diferença técnica é gigantesca; enquanto a dura realidade não vem, há que sonhar com uma zebra os tricolores.

PS69: UEFA Champions League – Season 2021-22 – La gran final será en Gazprom Arena, São Petersburgo del 28 de mayo de 2022.
Grupo A: Manchester City, PSG, RB Leipzig, Brujas
Manchester City 6-3 RB Leipzig y Brujas 1-1 PSG.
Nueve goles… Nkunku (‘hat-trick’) fez 3 e o City deu o troco com 6. Noche de Brujas en el inicio de la Champions. El PSG y el CITY no ganarán la Champions JAMÁS?
Grupo B: Atlético, Liverpool, Porto, Milan.
Liverpool 3-2 Milan y Atlético 0-0 Porto.
El Milan volvió a la Champions League después de siete años… como o tempo passa rápido. 7 anos sem um gigante na Champions.
Grupo C: Sporting, B.Dortmund, Ajax, Besiktas.
Besiktas 1-2 Dortmund y Sporting 1-5 Ajax
Os portugas verdes nem viram a placa do caminhão que os atropelou. Sébastien Haller (4 goles) este es otro bicho que tiene muy buena pinta.
Grupo D: Internazionale, Real Madrid, Shakthar, Sheriff.
Sheriff 2-0 Shakhtar y Internazionale 0-1 Real Madrid
Me alegra que el Sheriff cumpla su sueño de jugar Champions pasando todas las fases previas ronda a ronda, y luego llegar a la fase de grupos y ganar su primer partido ante un rival habitual en estas lides.
Grupo E: Bayern Múnich, Barcelona, Benfica, Dinamo de Kiev.
14/9
– Barcelona 0-3 Bayern (¿Es el peor Fútbol Club Barcelona del siglo XXI?) y Dinamo 0-0 Benfica
Grupo F: Villarreal, Manchester United, Atalanta, Young Boys.
14/9
Villarreal 2-2 Atalanta y Young Boys 2-1 Manchester United – Primer sorpresón de esta edición de la Champions: El todopoderoso Berner Sport Club Young Boys derrota al Manchester United (2-1). Le han aguado la fiesta a CR7 que hoy cumplía 177 partidos, siendo el jugador con más partidos de la Champions empatado con el guardametas Ilker Casillas.
Grupo G: Lille, Sevilla, RB Salzburgo, Wolfsburgo.
14/9 – Sevilla 1-1 RB Salzburgo y Lille 0-0 Wolfsburgo
Grupo H: Chelsea, Juventus, Zenit, Malmoe.
14/9 – Malmoe 0-3 Juventus y Chelsea 1-0 Zenit.

PS77: Grandes goleadas: UEFA Champions League (15/9) Manchester City 6-3 RB Leipzig, UEFA Champions League (15/9) Sporting 1-5 Ajax.

PS171: UEFA Europa League Season 2021-22 – La gran final será en el Sánchez-Pizjuán del 18 de mayo de 2022.
Grupo A: Olympique de Lyon, Rangers, Sparta de Praga y Brondby.
Grupo B: PSV Eindhoven, Mónaco, Sturm Graz y Real Sociedad.
Grupo C: Nápoles, Leicester Cty, Spartak de Moscú y Legia de Varsovia.
Grupo D: Olympiacos, Eintracht de Frankurt, Fenerbache y Royal Antwerp.
Grupo E: Lazio, Lokomotiv de Moscú, Marsella y Galatasaray.
Grupo F: SC Braga, Estrella Roja, Ludogorets y Midtjylland.
Grupo G: Betis, Bayer Leverkusen, el Celtic de Glasgow y el Ferencvaros.
Grupo H: Dinamo de Zagreb, Genk, West Ham y Rapid de Viena.

PS666: Torneios CONMEBOL: Copa Sudamericana 2021
Fase Semifinal:
IDA: 22/9 Bragantino vs Libertad
23/9 Peñarol vs Athlético.
VOLTA: 29/9 Libertad vs Bragantino
30/9 Athlético vs Peñarol
Copa Libertadores 2021
Fase Semifinal:
IDA: 21/9 Palmeiras vs Atlético
22/9 Flamengo vs Barcelona
VOLTA: 28/9 Atlético vs Palmeiras
29/9 Barcelona vs Flamengo
Final: 20 de novembro, no estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai).

10 pensou em “¿E ISSO LÁ É NOME?

  1. Replicarei isso em minhas redes:
    “A vida é aquilo que passa enquanto tu estás ocupado com a campanha eleitoral de 2022”.

    Grande Panza!
    Ou seria Pança?

    • E quando o poeta maior da gazeta mais poética do universo deixa seus afazeres e comenta algo neste espaço sanchiano, dá vontade de espalhar no “oco do mundo” que Jesus veio me visitar… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Miúdo no nome, gigante em tudo que faz… Nas horas vagas encanta com poesia. Um outro nasceu em uma manjedoura na belíssima Belém do Pará; o nosso fez-se menino e homem nas terras potiguares.

      Sim, tem gente que acha que Jesus não é brasileiro…. kkkkkkkkkkkkkkkkk.

      “Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Jesus nasceu”, frase atribuída a Luizão, ex-jogador do XV de Piracicaba, chegando a Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 1972.

  2. É sempre um deleite começar o dia acompanhando as aventuras do “belo e espadaúdo” Panza, que aguça o coração da Viúva Scarlett, entre um gole e outro de agua de coco, na boléia do quixote véi de guerra. rsrsrs!

    • Entre um gole e outro de agua de coco, na boléia do quixote véi de guerra a gente encontra gente como a gente. Gente de humor refinado como o amigo Beni,do Trio Los Tavares.

      Aproveito e digo que Beni, Arthur e Ciço, não necessariamente nesta desordem, são uns cabras que moram de aluguel no coração de Sancho. Sempre desconversam na hora da pagar o aluguel, mas (amicíssimo mas), Sancho finge que não sabe do atraso e segue a viagem ao lado desses caras maravilhosos.

      Abração, Beni,

      Até sempre, “manu véi”!!!!!!!!!

  3. Hoje é dia de comunicação. Aqui se aprende a se comunicar e se deleitar
    com as mais profusas aventuras de grande locução, mas não é um arcaísmo
    qualquer, , são sabedorias e atitudes vivenciadas nos experimentos diários e que são aceitos e sabiamente agradecidos, por quem sabe o valor de
    vivenciar o seu carma diário e inevitável.
    Luiz Carlos se expõe,mas o Panza nos ensina a aproveitar os ensinamentos
    a que somos expostos diuturnamente durante a nossa existência.
    Todas as linhas da sua locução são bem explícitas e tem um destino, ou seja
    são dirigidas à nossa mente, sempre com um ensinamento, embora pareça
    pueril ou um tanto inconsequente.
    Estudo cuidadoso o seu conteúdo semanal, pois o Pansa não é vadio, ao contrário é muito consequente.
    E as aventuras e desventuras narradas ocasionalmente ?
    Ora, meus Caros, são apenas aventuras ocasionais e descartáveis.

    Sancho, desculpe o texto um tanto pretencioso, mas é fruto do meu estado
    de deslumbramento após meu encontro com um escrito do nosso admiravel Hermann Hesse.

    Falou, meu Chapa.

    • E vamos juntos, caríssimo Matt, embalados por nosso admiravel Hermann Hesse.

      Como discordar de ti, quando escreves sobre Sancho: (…)embora pareça
      pueril ou um tanto inconsequente…

      Hermann Karl Hesse… Taí um escritor que me encanta desde menino.

      Taí a lista de obras de Hesse(todos os livros que consegui encontrar, tive o prazer de ler):
      Romances
      1903 Peter Camenzind
      1905 Debaixo das rodas (Unterm Rad)
      1910 Gertrud
      1915 Knulp
      1917 Demian
      1922 Sidarta (Siddhartha)
      1927 O Lobo da Estepe (Der Steppenwolf)
      1930 Narciso e Goldmund, (Narziss und Goldmund)
      1943 O Jogo das Contas de Vidro
      Este lado da vida
      O livro das fábulas
      1958 Viagem ao Oriente (Die Morgenlandfahrt)
      Coletâneas de contos
      1907 Diesseits, cinco contos
      1908 Nachbarn, cinco contos
      1912 Umwege, contos
      1931 Weg nach Innen, quatro contos
      Poesia
      1911 Unterwegs, poesias
      1915 Musik des Einsamen, poesias
      1923 Trost der Nacht, poesias
      Biografia
      1904 Bocaccio
      1904 Francisco de Assis
      Outros
      1898 Canções românticas
      1899 Eine Stunde hinter Mitternacht
      1913 Aus Indien
      1914 Rosshalde
      1920 Blick ins Chaos, Aufsätze
      1920 O Último Verão de Klingsor (Klingsors letzter Sommer)
      1928 Betrachtungen
      1928 Krisis, diário
      1937 Neue Gedichte
      1946 Dank an Goethe
      1946 Der Europäer, considerações
      1946 Sobre a guerra e a paz
      1952 1957 Obras Compiladas, 7 volumes
      1955 Beschwörungen, prosa tardia
      Correspondência com Romain Rolland
      Contos
      Pequeno mundo
      O homem de muitos livros.

      Aqui em Sampa, no sebo do Messias, busco minhas “relíquias sagradas” sempre há algo de Hesse…

  4. Maravilha de texto.

    É um jornal bem aventurado e tanto.

    Sancho escrevinhador é tão bom quanto dinheiro achado.

    Em assim sendo, neste palmilhar de vida, constato que o universo conspira em favor dos leitores.

    Tenho dito.

    • Neste palmilhar de vida lá vão os leitores a percorrer o JBF de fio a pavio achando gente da melhor qualidade a escrever e a encantar.

      Cada colunista fubânico possui um jeito, um traquejo, um olhar diferente sobre o viver e vão esses, colocando diante do leitor um mundo à parte.

      Isso sem falar no timaço de comentaristas que se revezam, principalmente nos textos políticos, onde Sancho possui imenso prazer de meter sua colher….

      Abração, Marcão.

  5. Parabéns, querido Sancho, pelo texto bem-humorado e inteligente, que cura tristeza e evita depressão!
    Felizes, são seus confrades e leitores, que podem se deliciar com essas pérolas que você escreve.
    Seu jeito especial de ser o torna ímpar, no contexto do JBF.

    Pego carona no seu caminhão, quando você escreve:
    ………………………………………………………………………………………………………………………..

    “Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo… Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude – mas que trabalheira! ”Mário Quintana. Voltemos ao belo.”

    Beleza não é nada, mas é quase tudo… rsrs A beleza interior só interessa aos decoradores de ambiente…rsrs

    Sua análise política, da situação do País, é fantástica!

    Um excelente final de semana!

    • Violante,

      Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores…

      Escreves: Pego carona no seu caminhão…

      Bem que hoje, ao ligar o Quixote Véi di Guera para a ida aos cocos, o senti perfumado…

      Um pouco do perfume de Violante sempre fica nos caminhões que a abrigam em seu interior…

      Que a musa maior não se faça de rogada e volte sempre a embarcar nas “viagens de Sancho’ por estas páginas fubânicas…

      Beleza não é nada, pois Violante é mais do que tudo…

      Um final de semana maravilhoso a todos que lhe são caros, musa maior…

Deixe uma resposta