GEORGE MASCENA - SÓ SEI QUE FOI ASSIM

1. Seu nome oficial é Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes – Gilberto Freyre e os seus códigos são: REC (pela IATA) e SBRF (pela ICAO). É o terminal aeroportuário mais movimentado do Norte e Nordeste e o 5º do Brasil em abril de 2021. O comprimento da sua pista é de 3007 metros.

Vista do terminal com a passarela que leva ao terminal do metrô

2. O seu nome homenageia o fato histórico ocorrido no Monte dos Guararapes (que fica a menos de 2 quilômetros da sua pista), na batalha para expulsão dos holandeses do território pernambucano, e o escritor e sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, autor de Casa Grande & Senzala.

3. Oito empresas de aviação operam seus voos do Guararapes: Latam, Gol e Azul são as brasileiras que operam voos nacionais e internacionais. Copa, Air Europa, TAP e TACV são as operadoras estrangeiras. A Azul Conecta opera voos sub-regionais para Caruaru e Serra Talhada e em breve para Patos, na Paraíba. A Itapemirim planeja incluir Recife na sua malha.

4. Em 25 de julho de 1966, durante o regime militar, uma bomba explodiu no saguão do aeroporto matando duas pessoas e deixando outras 14 feridas. Neste dia era esperada a chegada do ministro do exército e candidato a presidente Costa e Silva para um ato de campanha. Foi o primeiro ato terrorista com morte durante o período militar.

Vista do terminal com os prédios do vizinho bairro de Boa Viagem

5. O terminal de passageiros é um dos mais modernos do Brasil, sendo considerado o melhor aeroporto regional do Brasil e o 4º da América do Sul pelo World Airport Awards 2020.

6. O estacionamento tem 2120 vagas, dentro do terminal são 56 estabelecimentos de comércios e serviços, uma loja livre de impostos para quem desembarca do exterior, a Dufry, 64 balcões de check in e 11 pontes de embarques de passageiros e mais 10 posições auxiliares.

Lista de aeroportos premiados

7. Há voos diretos para todas as capitais do Nordeste e Sudeste, para cidades interioranas da região e destinos internacionais tradicionais como Lisboa, Madri, Miami, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago. Tem também voos sem escala para aeroportos menos conhecidos como Cidade do Panamá, Fort Lauderdale (EUA) e Sal (Cabo Verde), com a pandemia alguns destes destinos estão inoperantes.

8. O terminal é servido por uma estação de metrô, que fica a 450 metros de distância. A ligação é feita por uma passarela com esteiras rolantes, passando sobre a Av. Mascarenhas de Morais. Na estação, além do metrô que leva a Cavaleiro e Centro do Recife ou Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, terminal rodoviário e Camaragibe, com baldeação, tem também várias linhas de ônibus.

9. Quatro acidentes aconteceram durante pouso ou decolagem do aeroporto, o primeiro foi em 1º de novembro de 1961, quando um Douglas DC7 da Panair proveniente de Lisboa com escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde, se preparava para o pouso, voando mais baixo do que o recomendado, atingiu uma colina no bairro de Tejipió. Dos 88 ocupantes, 45 perderam a vida. O segundo acidente se deu no dia 11 de setembro de 1974: um Boeing 727 da Varig, vindo de Maceió, não conseguiu parar na pista, derrubou o muro e parou na avenida. Não houve fatalidade. O terceiro ocorreu em 11 de novembro de 1991, quando um Embraer Bandeirante da empresa Nordeste Linhas Aéreas decolou com destino a Salvador na Bahia e uma falha de motor fez com que a aeronave caísse em uma praça no bairro do IPSEP, todos os 15 ocupantes mais 2 pessoas que estavam na praça morreram. O quarto acidente se deu no dia 13 de julho de 2011, quando um Let L-410 da empresa Noar, que acabara de decolar com destino a Natal e Mossoró teve problema em um motor e ao tentar retornar, caiu em um terreno na beira mar de Boa Viagem matando todos os 16 ocupantes.

Boeing 727 da Varig na avenida

10. O Guararapes é o segundo aeroporto internacional mais distante de outro país, só perdendo para o de Perth, na Austrália, quer ver vejamos: os locais mais próximos são a Guiana Francesa e a Ilha de Ascensão, que distam quase 2300 km em linha reta. Outros grandes países, que poderiam tomar essa posição do Recife, como Estados Unidos, tem vizinhos próximos no Canadá ao norte ou México e Cuba ao sul. O Canadá tem os Estados Unidos ao sul e oeste (Alasca) e a Groenlândia ao Nordeste. A Rússia tem locais ao norte muito distantes dos vizinhos europeus ou asiáticos, porém tem ilhas norueguesas ao norte bem próximas da sua costa. A China, que mesmo imensa, não tem nenhum ponto a mais de 1300 km de outro país.

7 pensou em “GUARARAPES, O SEGUNDO AEROPORTO MAIS DISTANTE DO MUNDO

  1. Belo artigo. Mas esqueceu de um acidente com um trem de aterrisagem de um voo das Aerlineas Argentinas, nos anos 80, onde a pista ficou paralisada por dois dias. Foi um caos. Estava em férias no Recife e fiquei dois dias preso (na verdade, aproveitando Boa Viagem) . Era final de janeiro, todos os turistas indo embora, meu Deus, foi um inferno.

    • Bem lembrado. Deixei de listar outros acidentes menos danoso. Agora em 2016, um cargueiro da Sterna perdeu o trem de pouso dianteiro e fechou a pista também. Esse que vc citou, eu não tinha visto nas minhas pesquisas. É que existe uma diferença sutil entre incidente grava e acidente.

Deixe uma resposta