SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Hoje o Quixote Véi di Guerra, abastecido com genuína água de coco, pois o diesel é muito poluente, amanheceu com “Lava-me Porco” escrito a dedo no vidro para(brisas e outras coisas). «Ninguém pode livrar as pessoas dos seus males, mas muito se deverá perdoar àquele que fizer nascer nelas nova coragem para carregá-los.» Selma Lagerlöf

“-¡Tengo un amante, tengo un amante! Ya había llegado la hora del triunfo, y ahora el amor, durante tanto tiempo reprimido, estallaba en toda su plenitud, a borbotones gloriosos. Lo saboreaba sin remordimiento alguno, sin miedo ni angustia.” Emma Bovary

Como restará provado mais adiante, alguns fubânicos (elencá-los seria comprometedor e deveras perigoso) tiveram a ver, e muito, com todo o processo de iniciação das vizinhas casadas na subtil arte dessas coisas chifronézicas do amor (adultério: antes à tarde do que nunca).

Dos cornudos: suas espécies e tipos, de François Marie Charles Fourier. Destaco: «Cornudo imaginário é aquele que ainda o não é e fica desolado crendo sê-lo. Tal como o presumível, sofre do mal imaginário antes do mal real. Jean-Baptiste Poquelin retratou-o em uma das suas peças».

Machado de Assis nunca disse “Capitu sou eu”. Morreu matando a muitos com 3 dúvidas bentianas: Capitu o encheu de chifres com Ezequiel de Sousa Escobar, foi Bentinho a botar chifres em Maria Capitolina Santiago com Escobar ou Machado omitiu de nós um triângulo amoroso?

Você sabe quem disse “Madame Bovary sou eu”? “Melhor dividir filé mignon do que roer osso sozinho”. A segunda frase foi dita por um dos assíduos frequentadores do Bar dos Cornos, na Vila Madalena, em São Paulo. “Emma Bovary c’est moi”. A célebre frase foi dita pelo próprio autor do livro Madame Bovary, Gustave Flaubert (Gustave Flaubert; Pichat, el director de la revista Revue de París donde se publicó por entregas la obra, y Pillet, el impresor, tuvieron que responder ante un tribunal bajo la acusación de “ultraje a la moral pública y la religión”).

Para você que “acha que nunca foi”, coloco uma cornuda pulga atrás de sua orelha: “Enquanto os homens contam aventuras que nunca tiveram, as mulheres têm aventuras que nunca contaram.”

Todo castigo para corno “ainda” é pouco? E se você olhar para sua esposa e tiver a “coceira” de fazer a fatal pergunta, é melhor seguir o conselho de Nelson Rodrigues: “O marido não deve ser o último a saber. O marido não deve saber nunca”.

Um trecho cornudo: «Era verdade, ela saía todas as segundas, quartas e sextas-feiras… Dizia que ia visitar a mãe… Em algumas semanas, até saía mais vezes, com o pretexto de fazer compras ou de ver as amigas… Muitas tardes, quando êle voltava do Banco, ainda ela não havia regressado a casa. «Fui ao Centro, comprar o bacalhau alto de que tu gostas» – dizia-lhe. E êle, tão tolo, a acreditar naquilo! (…)» [FERREIRA DE CASTRO, A Tempestade, Lisboa, Guimarães Editores, 1940, p. 129].

O peso dos chifres: “Os chifres são invisíveis, mas pesam muito”, é assim que G. (Ricardo Darín) confessa a L. (Luis Tosar) que desconfia que sua esposa o trai, no filme “Una Pistola en cada Mano”.

E o Quixote Véi di Guerra quase atropelou a kérata poiein…Essas duas palavrinhas já te fizeram coçar muito a cabeça frente ao espelho. Chifres são ornamentos estupendos no reino animal… e tudo a ver com adultério. Tudo o que lhes disserem além disso, fubânicos amigos, é coisa que estão tentando colocar em vossas cabeças.

E o Quixote Véi di Guerra passou semana passada pela BR 369, na paranaense Cornélio Procópio. Não, o señor Procópio não era corno, era Coronel o señor Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do século XIX.

Recorro a Roque Nunes, que cornudo não é e jamais o será (comentário recente em coluna constanciana): dá um sapituco no espinhaço e um choque no osso do mucumbu… Confessa Sancho que tais cabras malassombrados (valeu, Berto) e seu linguajar regional inspiram a sujeitos como eu, que são apaixonados pelas múltiplas facetas das PALAVRAS.

Falando em geografia… A Cornualha (em córnico: Kernow [ˈkɛrnɔʊ]; em inglês: Cornwall, em latim: Cornubia ou Cornuvia) é um condado que fica no sudoeste de uma península da Inglaterra, Reino Unido, relacionada historicamente com a região homônima da Cornualha, França.

Meu amigo Zé da Zana certa feita recusou prêmio de certa loteria, que sorteou o caminhoneiro com passagem e hospedagem na Cornuália. Disse que não ficaria bem para sua reputação frequentar tal lugar. Cisma, pura cisma.

Voltando aos cornos, deixemos Zé da Zana com seu arrependimento de não ter feito a única viagem internacional de sua vida, por pura cisma…”A gramática, a mesma árida gramática, transforma-se em algo parecido a uma feitiçaria evocatória; as palavras ressuscitam revestidas de carne e osso, o substantivo, em sua majestade substancial, o adjetivo, roupa transparente que o veste e dá cor como um verniz, e o verbo, anjo do movimento que dá impulso à frase.” Charles Baudelaire.

Ter um filho viado e ser corno eram os grandes medos dos homens de outrora (sim, Sancho já se acha um homem de outrora, pois os homens de hoje, conforme a letra de certas músicas sertanejas, quase imploram às caras metade que os presenteiem com ornamental par de chifres).

Diz Dom Casmurro, um dos homens de outrora: “Cheguei a ter ciúmes de tudo e de todos. Um vizinho, um par de valsa, qualquer homem, moço ou maduro, me enchia de terror ou desconfiança.” Temor semelhante devem ter sentido outros cornos da literatura: Robert Baratheon (Sersei, Sersei, a se entregar ao próprio irmão) Conde Alexei Alexandrovich (Anna Kariênina tão bela e infiel), Roubaud (que culpa há em Sévérine?), Richard Robinson (as inquitudes de sua Adéle), Dom Casmurro (indecifráveis olhos de ressaca de Capitolina), Frank Randall (Claire Randall virou séculos enfeitando a testa do marido).

Razão tinha o “Juquinha” Chaves quando cantava “Esta é a vida que eu sempre quis/ eu sou cornudo, mas eu sou feliz”… Saudade da Daenerys… ¿Danza de los Dragones? Daemon Targaryen y Rhaenyra Targaryen en una playa de Cornualles (la playa de Holywell)… House of the Dragon…

Reunido estive esta semana com meu camarada Constâncio Uchôxu, que exibiu durante todo o colóquio uma expressão tristonha, principlamente quando a prosa girava em torno de sua belíssima, loiríssima, riquíssima e peitudíssima prenda gaúcha. Percebe-se o porquê. Custa sempre ser o último a saber. Dizem alguns que não deveria saber nunca.

Encerro recortando e colando aqui trecho de crônica “cicerina e recente” neste JBF, sobre Falcão, caracterizado numa charge cheio de chifres na cabeça, com o título antológico: “Uma Entrevista Pra Corno Nenhum Botar Defeito”, onde o bardo cearense responde que “Só é Corno Quem Quer”, título de uma pérola de sua autoria e Tarcísio Matos, uma das faixas do LP Bonito, “Lindo e Joiado,” que, segundo Falcão na justificativa, vaticinou: “Tratado ontológico do bicho chifre que orna a caixa craniana de seres passionais e impassionais. Tentamos fazer um painel didático com todas as modalidades de cornagem que se tem notícia, bem como suas consequências mais imediatas. O primeiro chifre a gente nunca esquece!”.

E o pior de tudo é que tem um sujeito lá pelas bandas do Rio de Janeiro, amicíssimo de Sancho, que casou com a mais feia mulher parida na Barra da Tijuca ( Hell de Janeiro) tentando, com tal casório, escapar do perigo chifral. Deu certo não, o cara, acreditem os senhores, é corno pra mais de 3 amantes da dita cuja. Garantiu-me que passará suas próximas férias na Cornuália.

PS000: “¿Y ahora qué?” O quanto é invejado pela turma do contra e distribui gratuitamente “dores de cotovelos” a seus detratores, o tal Jair (até de corno o acusaram, sem qualquer fundamento). Desde o início da campanha de 2018 esses caras passam raiva e remoem ódios, vasculhando toda a vida da família presidencial e a todos que de Jair se aproximam. Isso certamente não faz bem à saúde. A inveja e a dor de cotovelo são dois vírus para os quais não há vacina: convivemos com eles desde que o mundo é mundo. Para os fubânicos que gostam de mulher bonita, por Zeus, cito a themysciririana Diana Prince e Ester Expósito Gayoso, duas wonder woman. Como nos ensinou Millôr Fernandes: “Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor.”

PS0,07: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: O Esquadrão Suicida (Viola Davis como Amanda Waller, Joel Kinnaman como Rick Flagg, Jai Courtney como Capitão Bumerangue e Margot Robbie como Arlequina, Idris Elba como Sanguinário, John Cena como Pacificador, Peter Capaldi como Pensador, Nathan Fillion como TDK, Alice Braga como Solsoria, Michael Rooker como Savant, Sean Gunn como Weasel, Storm Reid como Tyla, Daniela Melchior como Caça-Ratos II, David Dastmalchian como Bolinha e Sylvester Stallone como Tubarão-Rei.) chega aos cinemas e HBO Max em 6 de agosto. O diretor James Gunn revelou que: “Eles disseram que eu poderia manter ou acabar com todos eles. Eu poderia fazer um esquadrão completamente novo – algo que considerei – e eles disseram, ‘Você pode matar qualquer um.’ Eles confiaram muito em mim durante todo o processo, quase na medida em que fiquei com medo, porque realmente sou todo eu, 100 por cento – não há ninguém para culpar se algo der errado, exceto eu!”.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): «Os pensamentos são uma coisa estranha. Muitas vezes não passam de acasos que desaparecem sem deixar rastos; os pensamentos têm épocas de viver e épocas de morrer. Pode-se ter uma ideia genial e ainda assim, como uma flor, ela murchará lentamente entre as nossas mãos.» Robert Musil, O Jovem Törless (1906), p. 153, Ed. Público, 2004.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Sport – Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football: “La batalla no la ganamos nosotros, la gana el fútbol”.

PS10.1: C’est pas la balle, c’est le ballon, mon cher! CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO
SÉRIE A – QUINTA GIORNATA – Resenha? Sancho desenha:
21/06/2021
Atlético 1-1 Chapecoense
Zebra verde pastou em BH.
20/06/2021
Juventude 1-0 Sport
Caso nenhum dos dois mude da água para o vinho, no decorrer da competição, irão visitar a “B”, pois bola de série “A” jogando não estão.
Fortaleza 1-1 Fluminense
Bom pros dois e melhor para o tricolor cearense.
Athletico 2-1 Atlético-GO
Dragões não se dão bem com furacões. Está ventando forte no topo da tabela.
Santos 2-0 São Paulo
São Paulo e América jogaram 5 vezes e possuem zero vitória neste Brasileirão. Posicionam-se à beira do abismo. O Peixe, que não tem nada com isso, fez o dever de casa e venceu o clássico.
Internacional 1-1 Ceará
Alguém proibiu o Colorado de vencer no Beira-Rio?
Bahia 0-0 Corinthians
Daqueles jogos que não deveriam nem ter começado. Acarajé de galinha preta? Nem isso. Zero para os 22.
Palmeiras 2-1 América
Festa no chiqueirão, pois no apagar das luzes o Coelho finou-se.
19/06/2021
Flamengo 2-3 RedBullBragantino
Antes do início da partida os capitães combinaram: gol feio não vale (Sin duda, será uno de los goles del año, si no el mejor. La definición de espuela de Aderlan para marcar el 1-0 del R.B.Bragantino ante el C.R.Flamengo fue espectacular.). 5 golaços em espetáculo futebolístico no relvado do Maracanã. Fazendo bonito o Massa Bruta neste início de Brasileirão. Fez até sopa de velho urubu (caiu a invencibilidade rubro-negra de 16 partidas em 2021 – A última derrota havia sido para um velho calo no pé: o Vasco).
No topo: O Furacão lidera, seguido de Fortaleza, Bragantino, Palmeiras e Galo; Flertando com o abismo temos Cuiabá, São Paulo, Coelho e Grêmio.
SÉRIE A – QUARTA GIORNATA
16/06/2021 – Itaquerão (São Paulo) – Corinthians 1-2 RB Bragantino
O Massa Bruta larga bem no Brasileirão, enquanto o atualmente Nada Poderoso acumula sua terceira derrota seguida em Itaquera: um recorde negativo no novo estádio e, até o momento, um ano nada venturoso para a Nação Corintiana.
16/06/2021 – Morumbi (São Paulo) – São Paulo 1-1 Chapecoense
Não poderia ser pior para as pretensões de ambos…São Paulo e Chapecoense: dois pontos em 12 disputados seguem como as piores equipes da competição após quatro jornadas.
16/06/2021 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional 0-1 Atlético Mineiro
Cantar de Galo em pleno Beira-Rio? Sim, foi o que vi acontecer.
16/06/2021 – Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Juventude 0-3 Palmeiras
Duelo verde. O alviverde imponente impôs a força do elenco e os verdes gaúchos continuam sem vencer no torneio.
17/06/2021 – Independência (Belo Horizonte) – América MG 0-0 Cuiabá
Pior impossível… Fazem o quê na Série A? Fazem sonolentos “zero gol” em jogos de futebol.
17/06/2021 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Fluminense 1-0 Santos
Pó de arroz faz um mal danado para sardinhas…
17/06/2021 – Castelão (Fortaleza) – Ceará 1-2 Bahia (BBMP)
O Syará tá VOZÃO dimais. BBMP.
17/06/2021 – Antônio Accioly (Goiânia) – Atlético Goianiense 0-0 Fortaleza
Zero a zero. Dou zeRo para os 22.
17/06/2021 – Ilha do Retiro (Recife) – Sport Recife 1-0 Grêmio
A imortalidade anda atrapalhando os gaúchos.
Jogos adiados – Datas e horários “a definir”:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
3ª rodada: Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá x Atlético Goianiense
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico Paranaense x Flamengo
No topo: O Fortaleza lidera, mas jogos adiados de Urubu, Dragão e Furacão impedem uma leitura real dos postulantes à liderança
Rumo à serie C, ops, B… parabéns aos envolvidos… Série B começou a mandar abraços para o Coelho, 4 jogos, três derrotas e um empate em zero. Cuiabá, São Paulo, Chapecoense, América e Grêmio largaram mal demais e estão na rabeira, todos desejosos de pegar a lanterna.

PS10.2: Série B-2021 (Avaí, Botafogo, Brasil de Pelotas, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário-PR, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vasco da Gama, Vila Nova, Vitória).
Quinta Giornata – o Brasil derrotou o Goiás por 2 x 1, o Sampaio Correa venceu o Confiança por 3 x 1, o Coritiba derrotou fora de casa o Vila Nova por 1 x 0 e o CSA venceu o Londrina por 1 x 0. O Fantasma vence o Cruzeiro por 2 a 1, está no G-4 e afunda o Cruzeiro (Chora, Mariada) para a zona do rebaixamento. Não sóbis e caidis? Vasco 3-0 CRB – Ah, o meu Vasco: 5 jogos e saldo de gols de menos 1 (-1). Eita sofrência. Derby Campineiro 200 (Guarani 1-0 Ponte) em péssimo início de campeonato da Macaca (4 derrotas e um empate). Da dó da velha macaca, mas a lanterna não é tão ruim assim, pois ilumina a Ponte Preta. Náutico 3-1 Chorafogo, para alegria do torcedor alvi-rubro Luiz Berto. Olha que beleza o Timbú em 2021:Líder isolado da Série B (100%) e campeão pernambucano, o Clube Náutico Capibaribe só perdeu um jogo nesta temporada. Ao todo, são 17 Jogos – com 13 Vitórias, três empates e uma única derrota (com 40 gols marcados e 16 sofridos).
Sonham com a elite: Náutico, Operário, Brusque e Botafogo; e nadam de braçada rumo à serie D, ops, C… Avaí, Confiança, Londrina Cruzeiro e Ponte Preta, com 4 ou menos pontos. (“O homem nunca deve se por em posição em que perca o que não pode se dar ao luxo de perder.” ERNEST HEMINGWAY). Parabéns aos envolvidos…

PS10.3: Série C-2021 (Altos, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Criciúma, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Ituano, Jacuipense, Manaus, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Paraná, Paysandu, Santa Cruz, São José-RS, Tombense, Volta Redonda, Ypiranga-RS)…
Quarta Giornata: Grupo A – zona de classificação: Altos (Altos 3-2 Manaus), Volta Redonda, Ferroviário e Manaus e ; Grupo B – zona de classificação: Novorizontino (Novorizontino 1-0 São José), Ypiranga, Criciúma e Mirassol.
A decepção é o Paraná Clube, com 4 jogos e nenhuma vitória.

PS10.4: Série D-2021 (Briga de foice na total escuridão:4 de Julho, ABC, Águia Negra, Aimoré, América de Natal, Aparecidense, Aquidauanense, ASA, Atlético Acreano, Atlético Cearense, Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Bangu, Boa Esporte, Boavista-RJ, Brasiliense, Caldense, Campinense, Castanhal, Caucaia, Caxias, Central, Cianorte, Esportivo, Fast Clube, FC Cascavel, Ferroviária, Galvez, Gama, GAS, Goianésia, Guarany de Sobral, Imperatriz, Internacional de Limeira, Itabaiana, Jaraguá, Joinville, Juazeirense, Juventude-MA, Juventus de Jaraguá, Madureira, Marcílio Dias, Moto Club, Murici, Nova Mutum, Palmas, Paragominas, Patrocinense, Penarol, Picos, Porto Velho, Portuguesa, Real Ariquemes, Retrô, Rio Branco-ES, Rio Branco-PR, Rio Branco-VN, Santana, Santo André, São Bento, São Raimundo-RR, Sergipe, Sousa, Treze, Uberlândia, União Rondonópolis, Ypiranga-AP).
Terza Giornata: No clássico potiguar o América perdeu para o ABC (2-3). Guarany de Sobral e ABC em grande início de campeonato(os dois com 100% de aproveitamento na Série D)

PS13: Para quem quer conhecer, matar a saudade ou revisitar Portugal (localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte, com área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, com uma parte continental e duas regiões autónomas: arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu. O nome do país provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale)) e não pode ($) sair do Brasil, eis um blog interessante: “Viagens à Solta” (muitas dicas sobre o país continental e insular, com fotografia de grande qualidade.https://viagensasolta.com/

PS24: «En su vida, un hombre puede cambiar de mujer, de partido político o de religión, pero no puede cambiar de equipo de futbol» – Eduardo Galeano.

PS24.1:COPA AMÉRICA 2021 no SBT: Sólo Brasil está al nivel de Inglaterra, Alemania, Bélgica, Holanda, Francia. Argentina y Uruguay ya pasan a estar al nivel de España, Dinamarca, Croacia, Portugal.
Fui ao médico e ele me receitou para cura de minha insônia crônica, assistir vídeos dos confrontos Bolívia vs Venezuela.
Colômbia 0-0 Maduruela – Maduruela 2-2 Ecuador
Da pena ver un partido de la copa patetica que diga America. Maduruela puede ser el nivel de Gibraltar o Andorra. Não vi e não gostei.Não há pior castigo do que ver jogo da maduruela.
Brasil 2-1 Colômbia
Joguinho ruim da porra.La selección cafetera no tiene es un goleador , ahora le van a echar la culpa a los árbitros..llorar en la cama, bien más caliente..esa selección mimimi no juega a nada…
Messintina 1-0 Paraguay
Messi e mais dez.
Chile 1-1 Uruguay y Messintina 1-0 Uruguay
Messi fez a diferença em um bom jogo.O Uruguay já não assusta ninguém e depois de perder para a Agentina, empatou com o Chile.
Brasil 4-0 Peru
El peor Brasil desde hace años…Brasil se aprovecha del bajo nível de Sudamérica.Tirando Brasil, Uruguai e Messintina, os demais são uma várzea.

PS24.2:Copa do Brasil – TERCEIRA FASE
Sorteio dos embates das oitavas de final – Athletico x Atlético-GO (iguais até no nome), São Paulo x Vasco (vascaíno acredita em milagres?), Fluminense x Criciúma (moleza para o tricolor, tchau,Tigre), Grêmio x Vitória (a camisa tricolor pesa mais), CRB x Fortaleza (o Leão do Pici vai saborear sopa de letrinhas), Flamengo x ABC (bendita zebra. As cores do ABC assim sugerem), Bahia x Atlético-MG (acarajé de galo velho), Juazeirense x Santos (só com Pelé e Neymar em campo o Santos ganharia). Os duelos da próxima fase acontecem entre o fim de julho e início de agosto, em data a serem definidas pela CBF.

PS51: Campeonatos Estaduais – GANHAR TÍTULOS É IGUAL TER CARRO; VOCÊ PODE TER VÁRIOS, MAS SEMPRE O MELHOR SERÁ O DO ANO!
Campeonato Acreano 2021 – terá inicio em 4 de julho.
Campeonato Paranaense:
Semifinais:
Data a definir:Athletico x FC Cascavel
Data a definir:FC Cascavel x Athletico
7 de junho – Londrina 1-0 Operário-PR.
6 de julho, quinta-feira, 16h – Germano Krüger – Operário-PR x Londrina.
Campeonato Paraibano: FINAL – 17/6 – Campinense 1-0 Sousa – 20/6 – Souza 0-0 Campinense
O Campinense Clube derrotou o Sousa na final do Paraibano, por 1 a 0, no placar agregado. Assim a Raposa conquistou o 21º título paraibano. Parabéns, Campinense Clube!
Palmarés – Galeria dos Campeões:
Botafogo (João Pessoa) – 30(1936, 1937, 1938, 1944, 1945, 1947, 1948, 1949, 1953, 1954, 1955, 1957, 1968, 1969, 1970, 1975, 1976, 1977, 1978, 1984, 1986, 1988, 1998, 1999, 2003, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019);
Campinense (Campina Grande) – 21(1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1967, 1971, 1972, 1973, 1974, 1979, 1980, 1991, 1993, 2004, 2008, 2012, 2015, 2016, 2021)
Treze (Campina Grande) – 16(1940, 1941, 1950, 1966, 1975, 1981, 1982, 1983, 1989, 2000, 2001, 2005, 2006, 2010, 2011, 2020);
Cabo Branco (João Pessoa) – 10(1915, 1918, 1920, 1924, 1926, 1927, 1929, 1931, 1932, 1934);
Auto Esporte-PB (João Pessoa) – 6(1939, 1956, 1958, 1987, 1990, 1992);
Palmeiras (João Pessoa) – 5(1919, 1921, 1928, 1933, 1935);
América (João Pessoa) – 3(1913, 1923, 1925);
Sousa (Sousa) – 2(1994, 2009);
Santa Cruz (Santa Rita) – 2(1995, 1996)
Red Cross (João Pessoa) – 2(1912, 1952);
Astrea (João Pessoa) – 2(1942, 1943);
Brasil (João Pessoa) – 2(1914, 1916);
Nacional (Patos) – 1(2007);
Atlético Cajazeirense (Cajazeiras) – 1(2002);
Felipeia (Bayeux) – 1(1946);
Confiança (Sapé) – 1(1997);
Estrela do Mar (João Pessoa) – 1(1959);
Colégio Pio X (João Pessoa) – 1(1917);
Parahyba Sport (João Pessoa) – 1(1911);
CA Parahybano (João Pessoa) – 1(1910);
Parahyba United (João Pessoa) – 1(1909);
Parahyba FC (João Pessoa) – 1(1908).
Campeonato Potiguar:
FINAL – IDA – 16/6 – Barretão – Globo Futebol Clube 2-1 ABC Futebol Clube;
FINAL – VOLTA – 23/6 – Frasqueirão – ABC Futebol Clube 1-1 Globo Futebol Clube.
Campeão inédito! Globo Futebol Clube, de Ceará-Mirim, fundado em 2012, empata com ABC e é campeão potiguar 2021.
ABC (Natal) – 56(1920, 1921, 1923, 1925, 1926, 1928, 1929, 1932, 1933, 1934, 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1940, 1941, 1944, 1945, 1947, 1950, 1953, 1954, 1955, 1958, 1959, 1960, 1961, 1962, 1965, 1966, 1970, 1971, 1972, 1973, 1976, 1978, 1983, 1984, 1990, 1993, 1994, 1995, 1997, 1998, 1999, 2000, 2005, 2007, 2008, 2010, 2011, 2016, 2017, 2018, 2020);
América de Natal (Natal) – 36(1919, 1920, 1922, 1924, 1926, 1927, 1930, 1931, 1946, 1948, 1949, 1951, 1952, 1956, 1957, 1967, 1969, 1974, 1975, 1977, 1979, 1980, 1981, 1982, 1987, 1988, 1989, 1991, 1992, 1996, 2002, 2003, 2012, 2014, 2015, 2019);
Alecrim (Natal) – 7(1924, 1925, 1963, 1964, 1968, 1985, 1986);
Potiguar de Mossoró (Mossoró) – 2(2004, 2013);
Globo(Ceará-Mirim) – 1 (2021);
Santa Cruz (Natal) – 1(1943);
Baraúnas (Mossoró) – 1(2006);
Corintians de Caicó (Caicó) – 1(2001);
Centro Esportivo (Natal) – 1(1921);
ASSU (Assu) – 1(2009).
Campeonato Rondoniense:
FINAL – Real Ariquemes vs Porto Velho(a decisão ainda está sub-judice, pois o União Cacoalense diz que irá recorrer da decisão. A federação ainda não definiu datas para a decisão e muito menos quem decidirá o certame contra o Real Ariquemes.
Campeonato Tocantinense: ainda em andamento.

PS69: EUROCOPA 2021 – La Eurocopa és una Copa del Mundo sin Brasil, Argentina y Uruguay. Italië, Tyskland, Nederlands en België favorieten voor de EK-titel.
Fase de Oitavos-de-Final: È tutto pronto. La qualificazione agli ottavi è già in tasca: Italië, Ukraina, Schweiz, Wales, Nederländerna, Danmark, Tjeckien, Kroatien, Sverige, Spanien, Tyskland, Portugal, Frankrike, England, Nederlands en België.
Fase Oitavos-de-Final:
Lördag 26/6 – Wales-Danmark
Gareth Bale e mais dez.
Lördag 26/6 – Italien-Österrike
Ojos en Domenico Berardi. Talvez o confronto mais fácil. Dá Itália.
Söndag 27/6 – Nederländerna-Tjeckien
Dá Holanda fácil.
Söndag 27/6 – Belgien-Portugal
Adeus, Cristiano. Os belgas ganham fácil.
Måndag 28/6 – Kroatien-Spanien
Ojos en Luka Modric. A España foi mais longe do que o esperado. Aqui finda.
Måndag 28/6 – Frankrike-Schweiz
Os suíços não sabem fazer gol, mas quase nunca tomam gol. Dá fazedores de relógio na loteria dos penais.
Tisdag 29/6 – England-Tyskland
Ojos en Goretzka. God save de Queen. Vai dar Alemanha.
Tisdag 30/6 – Sverige-Ukraina
Tem Slatan? Então dá Suécia.
Il terzo turno della fase a gironi di Euro 2021:
França 2-2 Portugal y Alemanha 2-2 Hungria
El grupo de la muerte estuvo a punto de ser mortal… para…Portugal, França, Alemanha e Hungria. Um gol a mais ou a menos mudaria a vida dos quatro. Sobrou a Hungria.
Espanha 5-0 Eslováquia
República Tcheca 0-1 England
“Didadó” a tristeza das belíssimas tchecas. A octavos como primeros los ingleses. A octavos como terceros los tchecos.
Kroatien 3-1 Skottland
Kroatien a octavos como segundos.
Itália 1-0 Gales
A octavos como primeros e favoritos.
Russia 1-4 Dinamamrca
Danmark tog sig vidare till åttondelsfinal. Dinamarca a octavos como segundos. Misión cumplida.
Finlandia 0-2 Bélgica
Finlandia? Todos la daban por eliminada antes de empezar. Le ganó a Dinamarca en su estreno. Hoy quedou diante België favorieten voor de EK-titel.
Holanda 3-0 Macedonia
Foram 3; se 10 fossem não seria surpresa. Vestir laranja está na ordem do dia nesta Euro.
Il secondo turno della fase a gironi di Euro 2021:
Hungria 1-1 França
Complicou-se a França. Farão contra Portugal um duelo mortal: a sequência de apenas um dos dois na próxima fase desta competição. Tyskland 4-2 Portugal
Tyskland vände och vann mot Portugal. Semedo sem medo de errar errou foi tudo e a partida da Tyskland contra os lusos lembrou muito o 7×1 em 2014. Tyskland vände och vann mot Portugal.
Suécia 1-0 Eslováquia
Um gol que garantiu a Suécia na próxima fase.
Croácia 1-1 República Tcheca
Iguais em tudo. Ruim para os dois.
Inglaterra 0-0 Escócia
Zero para os 22.
Holanda 2-0 Austria
In navolging van Italië en België, twee favorieten voor de EK-titel, heeft het Nederlands elftal zich al na twee groepswedstrijden geplaatst voor de knock-outfase van EURO 2020. Denzel Justus Morris Dumfries (PSV Eindhoven) é craque? Holanda vence a Austria (2-0) y se mete como primero en octavos de final.
Bélgica 2-1 Dinamarca
Olho no ótimo selecionado belga y una pancarta con el lema “Toda Dinamarca está contigo, Christian”. 99 segundos – Yussuf Poulsen ha marcado el segundo gol más rápido en la historia de la Eurocopa. Solo Dmitry Kirichenko con Rusia frente a Grecia en la edición de 2004 lo hizo más rápido (65 segundos).
Finlândia 0-1 Rússia
Um jogo gelado? Põe vodka.
Turquia 0-2 País de Gales
O craque Gareth Bale e dez pernas-de-pau eliminaram a Turquia.
Italia 3-0 Svizzera
Gli Azzurri hanno disputato con molta intensità e costantemente in proiezione offensiva (26′ e 52′ con Locatelli e 89′ con Immobile). E a Suíça? Continuam exímidos artesãos em relojoaria. L’Italia può vincere l’Europeo.

PS77: Grandes goleadas: Eurocopa (23/6/2021) – España 5-0 Eslováquia; Copa do Brasil (8/6/2021) – São Paulo (9-1) 4 de Julho-PI.

22 pensou em “DÚVIDAS CRUÉIS, CRUDELÍSSIMAS DÚVIDAS!

  1. E haja gaia! Ô loco! Viajei de bigu, no costado do quixote véi de guerra, no primeiro “catabíu”, voei longe e caí nos braços de Capítu. Vi uma guerra de cornos brigando pelo trono das gaias e ainda avistei um sábio que dizia: corno ….. melhor não sabê-lo. rsrsrs.

    • Beni a cair… ainda bem que nos braços de Capitu. Conta-se a história de uma velhíssima e virgem senhora que, por te sido muito feia na juventude nunca conseguiu um namorado ou amante. Aos 90 anos já cega, tentou suicidar-se, jogando-se de uma passarela sobre o via Dutra (RJ-SP). Caiu dentro de um caminhão cheio de bananas verdes. Apalpando, julgou tratar-se de milhares de picas. Não aguentou a emoção, morreu feliz experimentando sexualmente cada uma delas.

  2. Sobre o assunto do chifre, disse Alexandre Dumas:

    “O casamento é um fardo tão pesado que precisa ser carregado a dois. Às vezes, três.”

    • Marcelo,

      Dir-se-ia que Drummond foi pela mesma estrada alexandrina. Disse o mestre: Há homens e mulheres que fazem do casamento uma oportunidade de adultério.

  3. Chifronézias palabras: Eso puede herir a la mujer de él y al marido de ella. Pero en si mismo no hay ninguna traición, solo un hombre y una mujer que se han conocido y se quieren y desean, naturaleza en estado puro. Eso no significa que no quieran a sus esposos, ni mucho menos que quieran hacerles daño.

    • Cornélio,

      “Ama como puedas, ama a quien puedas, ama todo lo que puedas. No te preocupes de la finalidad de tu amor”, Amado Nervo.

  4. Para quem odeia o Jair: Estradas, ferrovias, aviação e portos brasileiros recebem, há 900 dias, investimentos em melhorias e modernização. Leilões, finalização de obras e busca por investimentos fortalecem a infraestrutura no Brasil. Não, você não viu isso em outros governos…

    • Ju4an,
      Falta algo em tal governo para que possa aplaudí-lo: Privatizar todas as estatais. Governo e governantes não possuem competência para gerir empresa.

  5. Eis alguns exemplos de um péssimo governo:
    1)As exportações do agronegócio brasileiro devem chegar a US$ 120 bilhões (dólares) neste ano – 20% a mais do que em 2020, com recorde histórico – e contribuir com saldo positivo de pelo menos US$ 100 bilhões (dólares) na balança comercial. A estimativa é de Marcos Jank, coordenador do centro Agro Global do Insper e especialista do setor, que talvez não entenda porra nenhuma de acasalamento de minhoca.

    2)Conforme o Relatório de Mercado Focus, a expectativa para a economia este ano passou de alta do Produto Interno Bruto de 4,85% para elevação de 5,00%. Há quatro semanas, a estimativa era de 3,52%.

    • Realmente temos um excelente governo, com muito a melhorar.
      Mas (cascalhístico mas), drumonianamente os opositores viver a colocar pedras no caminho.

  6. Gosto muito de uma frase de Jean Maurice Eugène Clément Cocteau que sempre uso em momentos de dificuldade: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.” É o lema que desejo a este grupo de bravos que ombreiam com o Jair frente os doze (muitíssimos mais) trabalhos de Hércules, num caminho que, desde janeiro de 2019 foi muitas vezes solitário e sem margem para erros. E desejo-lhes muita sorte no restante da jornada, que é o mesmo que desejá-la para mim.

    • a frase de Jean Maurice Eugène Clément Cocteau que sempre usas em momentos de dificuldade também pode ser aplicada a Luiz Berto, que fez este JBF e que rala diariamente para atualizar esta escrota gazeta fubânica: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.”

  7. E lá vamos nós…
    O Índice de Confiança da Construção subiu 5,2 pontos em junho (para 92,4 pontos). É o segundo aumento consecutivo do indicador, e o mais elevado desde julho de 2020. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da prestigiada Fundação Getulio Vargas

    • A equipe de atual governo (leia-se Paulo Guedes) entregou, esta manhã, ao Congresso, a proposta de reforma do Imposto de Renda, com ampliação na faixa de isenção, redução de taxas para empresas e cobrança de tributo sobre dividendos (parte do lucro das empresas distribuídos aos acionistas).

      • Clarissa,

        Boas novas. Vou acompanhar para ver ser entro na faixa dos isentos ou se continuo a sustentar o socialismo tupiniquim.

  8. Aconteceu no Rio de Janeiro: Certo juiz certa feita chamou certo senhor de “solene corno”. Assim nomeou o juiz ao autor de uma ação por danos morais contra o amante de sua mulher. Antes que me esqueça: o corno perdeu a ação.
    Para os que gostam de enfeitar a própria testa, leitura recomendada: Um Corno com Abstinência de Gaia, de Fábio Alves Poeta-Cordelista.

  9. Eita!

    No boletim do Côcomen, além de literatura, cinema, TV e esportes , veio um bônus de cultura chifronistica.

    “Chifre é igual diabetes, alguns morrem sem saber que tem, outros descobrem e passam a vida inteira controlando”!!!

    O pop star, Falcão, no programa do Jô, falando sobre os cornos, disse que no Ceará inventaram um apito inaudível (feito os dos cães), só quem era corno escutava. Apitou bem alto(era um apito normal, de feira) aí Jô Soares, muito malandro, disse: É… não estou escutando nada. No que Falcão disse que iria ter que aprimorar o invento, pois tem sujeito que além de corno é surdo.

    É o tal negócio, não basta a mulher de César ser honesta, ela tem que parecer honesta.
    Ou vice-versa.

    Parabéns, campeão!

    • Eita!!!
      Analogia ao chifre igual diabetes – lanço que amizade é igual a pênis gigante: alguns morrem chorando por jamais terem, outros ao assustarem a primeira namorada descobrem que possuem e passam a vida mostrando para todo mundo o “amigão”. kkkkkkk

      Abração, “amigão” Marcão.

  10. Querido Sancho Pança:

    Suas crônicas são antológicas diversões para para os leitores do JBF, a Gazeta Escrota mais democrática do universo jornalístico.

    O mestre transformação tudo em alegoria, estandarte, e muita personalidade.

    Meus parabéns!

    O resto o D.Matt., com sua percuciência aguçada para escrever, já deu o recado por mim.

    • Ciço e DMatt são dois queridos que desfilam neste JBF um misto de sabedoria, bom-humor e generosidade.
      Digo-vos uma frase que marcou minha vida: “Se tens um amigo visita-o amiúde, pois as ervas e os espinheiros nascem por caminhos que ninguém passa.”

      Infelizmente esta pandemia afastou abraços e apertos de mão, mas (benedicto mas), o JBF nos une e harmoniza.

      Beijão na Maria e até sempre.

  11. Querido Sancho Pança,

    Capitu não chifrou Bentinho, mas este foi corno porque pôs na cabeça essa nóia.

    Por isso é que o sábio Pop Star Falcão diz: “Só é corno nem quer.”

    Ele está certo, guardadas as proporções do chifre! Rsssssssssssssssss

Deixe uma resposta