DEU NO JORNAL

Rodrigo Constantino

Quando toda essa onda pandêmica passar, o mundo terá de reavaliar sua relação com a China. O custo imposto pelo coronavírus, que virou pandemia por omissão do regime, expôs que os benefícios de um custo de manufatura mais baixo ou clientela para commodities podem não compensar.

Cada vez mais gente sai da toca e acusa o regime pelo fato de o mundo todo estar de joelhos, e ter perdas trilionárias na economia, além das mortes. Alguns acham que a China terá de indenizar os demais países. Outros pensam em tarifas impostas. Os relacionamentos dificilmente serão iguais.

Mas, no Brasil, temos a maioria dos jornalistas falando apenas em “pragmatismo” e lembrando que a China é nosso maior parceiro comercial. Nada mais divertido do que ver a esquerda brasileira se encantar com a globalização e, em nome do pragmatismo comercial e materialista, defender que devemos ficar caladinhos diante da intimidação da ditadura chinesa…

Sim, pois a intimidação é escancarada, e nossa mídia se coloca ao lado da ditadura comunista, para atacar Bolsonaro. Numa thread postada pela Embaixada chinesa no Brasil, a ameaça toma contornos explícitos:

A OMS é um braço do regime chinês! Tucker Carlson mostrou na Fox News como o diretor canadense da instituição se recusou a responder sobre Taiwan. É uma das coisas mais constrangedoras já vistas:

O vírus é chinês sim, e a OMS foi cúmplice, ao tomar como verdade os dados oficiais da ditadura. Vamos lembrar que a OMS recomendava que não era necessário usar máscaras no começo, demorou a constatar a pandemia, e disse que a situação estava sob controle em Wuhan. Como confiar na OMS, cujo diretor-geral é um marxista acusado de ocultar epidemias em seu país de origem?

No mais, é preciso rechaçar com firmeza a tentativa de intimidação por parte da China. No Brasil temos liberdade de expressão, ao contrário do que ocorre no país asiático. A intimidação não funciona, e nem todos estão à venda. As acusações não são infundadas: a opacidade e a perseguição a médicos e jornalistas pela ditadura criaram a pandemia. E vamos continuar apontando para isso…

O regime opressor chinês está cheio de aliados na imprensa brasileira, seja por covardia, seja por interesses, seja por ideologia. O antiamericanismo sempre foi enorme, e os mesmos que puxam da cartola o relacionamento comercial para pedir silêncio não hesitariam em detonar Trump.

Mas é o presidente americano quem representa o líder do mundo livre. Se vamos entrar numa espécie de segunda Guerra Fria, é fundamental ter clareza moral, saber quem representa, de fato, os valores tão caros ao Ocidente, de liberdade, democracia e império das leis. Não faltaram torcedores do lado soviético na primeira Guerra Fria.

O mundo precisa de uma América forte e liderando o Ocidente livre. Os que torcem pelo vírus chinês vão perder. Os que torcem pela China vão perder. O presidente Trump, adotando um estilo enigmático típico de um “mestre dos magos”, manda seu recado:

Infelizmente há muito “formador de opinião” que, no fundo, despreza Trump e morre de amores pelo modelo chinês. Mas eles também serão desmascarados e derrotados…

13 pensou em “DITADURA CHINESA TENTA INTIMIDAR BRASILEIROS

  1. Com o devido respeito. temos uma nova carta no baralho, em que as figuras são impressas lado a lado, uma para cima e outra para baixo, ambas unidas. Rodrigo Constantino a Goiano Braga Horta.

    Rodrigo, a China já tem uma fatia enorme do parque transmissor de energia brasikeiro, comprou in´meras empresas de porte, comprou a Band, e tem recursos para comprar muito mais (o que o Brasil espera: capital).

    Você compraria briga com o menino mais forte de sua rua?

    • Tanto a Band como o parque transmissor de energia brasileiros são concessão pública e devem, por contrato atender aos interesses do Brasil.

      A alternativa a sua resposta seria se curvar aos interesses de domínio chineses assim como fizeram os argentinos, que cederam parte do seu território a eles.

      Vou ser claro, sem a soja do Brasil, a China passa fome, sem alternativa de fornecimento.

      Ocorre que lá, matar dezenas de milhões de fome é normal e ninguém fica sabendo.

  2. Eu vejo o Governo da China obrigar o governo brasileiro a se posicionar sobre um twitte do cidadão Abraão Weitraub onde brinca com e Cebolinha e a China.

    Lá não existe liberdade de expressão.

    Médicos e Jornalistas que saem fora da rigidez do regime são retirados de circulação sem retorno.

    Aqui no Brasil muitos dizem que não devemos brigar com nosso maior parceiro comercial.

    Será que para isso teremos que abrir mão da liberdade de expressão e do direito de contrariar a quem discordamos?

    Estamos diante de uma encruzilhada.

    Ou seremos soberanos do nosso destino ou capachos dos regimes e sistemas totalitários.

    A liberdade vale mais que a vida e a segurança, pois sem liberdade não temos nem um nem outro.

  3. Querem apostar que a China vai lançar um remédio milagroso para tratar do corona virus? Será que tem um grande laboratório que está para lançar a salvação?

    Basta ver como os jornais nacionais e outros estão descendo porrada na cloroquinina. Estão assustando a população para depois venderem a sua banha de cobra.

    Por que estão fazendo isto?
    Simples a cloroquinina foi inventada em 1953 a partir do quinino, remédio usado para tratar febres, analgésico e contra a malária. A sua patente expirou e é barto produzir, por este motivo estão tentando botar medo na cabeça do povão para um remédio que é usado diariamente na Amazonia pelos que sofrem de malária. Perguntem pelo ribeirinhos.

  4. Constantnio

    Você é um maluco constante e perigoso, pois se diz formador de opinião e de fato é para alguns que apreciam seus textos destilando ódio e inverdades na iprensa.
    É daqueles que acham que se o cara tem que ser petista ou bolsonarista; ou e contra a China ou a favor de Trump. não tem saida.
    Pois eu sou contra o regime chinês e contra o americano, particularmente o de Trump. Sou também contra o PT e visceralmente contra Bolsonaro. e me sinto bem neste posicionamento.

    Pare de incentivar uma nova Guerra Fria, agora entre China e EUA. Deixe la morna como está e talvez nos livremos dela quando Trump sair. Com os chineses será mais dificil, pois lá não há democracia. E a “cultura”l lá, o sentido de cemocracia llá é estranho; precisamos ir devagar com este andor pelas ruas de Peking.
    Neste momento de extrema angustia diante de uma pandemia mundial, nãocoloque mais lenha na fogueira.

    Assuma seu papel jeornalsita e, vá lá, de influenciador, para indicar uma melhor orientação ao seu público raivoso e desinformado dos caminhos da História, em prol de um mundo melhor que este que estamos atravessando num momento crucial e. Faça com que o momento seja propício para reformas relevantes e necessárias neste momento, como algumas pessoas estão fazendo.

    Ouça com atenção este conselho que lhe dou com muita boa vontade e procure ser feliz

  5. Vamos ser modestos sr Thomaz Carvalhosa .e deixar os “aconselhamento” de lado . Olha o que escreveu . ” sou contra o regime chinês e contra o americano , particularmente o de
    Trump . Sou contra o pt e visceralmente contra Bolsonaro . Carrancudo a beça !.Visceralmente !. Depois termina dando conselho de ‘boa vontade” para o outro ser feliz. Sinceramente , você é que parece maluco . Também vou dar-lhe um “‘conselho de boa vontade” . Toma um chazinho de camomila , é um bom calmante , até para suas vísceras.
    Se não acalmar ,pelo menos combate a flatulência.

  6. Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia.

    Constantino é um “maluco, constante e perigoso”.

    Argumentos “ad hominem” dão bem o caráter de quem faz parte do debate.

  7. apenas a titulo e informaçao a cina tem hoje sua divida bruta que tambem e liquida na ordem de mais de trinta e quatro trilhoes de dolares , portanto ela compra com dinheiro dos outros pois suas resevas nao passam de tres trilhoes de dolares sendo que dete hum trilha de dolares da divida americana , que tem o poder de emitir papel sem criar inflaçao , alem de que um grupo de advogados especializados em relaçoes e comercio internacional ja entaram com um pedido de indenizaçao aos paises na ordem de vinte trilhoes de dolares , e hoje alem dos relatorios do fbi e do mossad , sobre a utaçaoa do virus covid 19 , o chefe de epidimologia do instituto pasteur frances , em enrevista uma tv francesa afirmou que o covid 19 e um virus mutado em laboratorio , e ainda temos que as quatro pandemias que tivemos neste seculo com exceçao do ebola todas vieram da china e mais precisamente da regiao de whaan , nde existe um laboratorio de biotecnologia viral na china , coicidencias ou fatos , comprovados , nao ha como negar

  8. a sim apenas mais um fato para endossar a ja enorme lista de certezas de que o corona virs foi mutado em laboratorio , em 2015 a tv italiana tgi fez uma materia onde ela informava que em whan , no laboratorio de biotecnologia , localizado ao lado de um mercado de animais exoticos , estava se estudando o virus covid dos morcegos para uma mutaçao que pudesse vir a ser trnsmitida para o ser humano , a epoca o governo chine afirmou que se tratava de apenas de estudos , mas como acreditar em chines e como aquela fabula do sapo e do escorpiao , nao se escreve o que um chines diz e o que ele escreve so voce e que tem que respeitar , portanto provas as temos e ate em abundancia , desta mutaçao do virus do morecego

Deixe uma resposta