SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

E viveriam felizes para sempre, como nos contos de fadas? ‘¿felices para siempre?’

El principio de Ana Karenina de León Tolstoi dice: “Todas las familias felices se parecen unas a otras, pero cada familia infeliz lo es a su manera”.

Enquanto me deleito ouvindo Anna Fedorova tocar Rachmaninoff: Piano Concerto no.2 op.18, penso em meus quase quarenta anos de casado (por razões que até a razão deve desconhecer) e na apólice de seguro que está em minhas mãos, como um tentador “convite para um homicío”.

Till death (hasta que la muerte nos separe)…Se Quesliandra morrer (no hard feelings) Sancho recebe tentadores vinte e cinco milhões de reais. Se ela morrer ele poderá trazer à luz o romance com a belíssima jovem de 26 anos, Francesca, que encontra no happy hour após a venda diária dos cocos.

Vontade ele sabia que tinha, faltava o plano perfeito. Procurou inspiração na vasta obra de sua amiga Agatha Mary Clarissa Christie (Ce vice impuni, la litterature, segundo Valery Larbaud).

Diante do padre, no distante ano de 1988 disseram o protocolar “até que a morte nos separe.” Chegara a hora…

O inexorável tempo fez sua parte, passou rápido e nenhum dos dois possui a mínima ideia do que ainda os une. Já tudo os afasta, pouco falam, pouco trepam, pouco amam. Vivem juntos, mas seus corações há muito se divorciaram. (“Casamento é igual a uma piscina com água gelada; o primeiro idiota que entra fica fingindo que a água está boa.” Caco Dentão).

Quando descobriu que Quesli o traía com o padeiro, o açougueiro, o verdureiro, o queijeiro e o leiteiro não estranhou, ainda que a descoberta dos chifres tenha doído, mas chifre por chifre era fogo cruzado, pois nunca fora fiel em sua vida de caminhoneiro: em cada cidade uma xota, era esse seu lema.

Só espumou de raiva quando soube que ela estava a frequentar o apartamento de um professor de sociologia barbudo, cabeludo, maconheiro, flamenguista e petista, ao qual fora apresentada pela irmã de Sancho, a comunista Marya Yelena.

Aí virou ódio, pois era bolsonarista, bolsominion e, mais do que isso, anti-petista e vascaíno. Aí resolveu que chegara a hora da morte os separar (cuando detienen a un asesino, sus vecinos suelen decir que parecía un hombre encantador).

Durante as primeiras semanas, após a descoberta do caso, esperou que ela explicasse o motivo de ter tirado a bandeira do Brasil da parede, substituindo por foto do Lula. Esperou… Ainda que nada a prendesse a ele, ainda que o traísse, ela nada disse, Sancho esperou, em vão.

Enfureceu-se. Pensou em confrontá-la. Três meses depois da descoberta, começou a fazer planos para que a morte realmente os separasse.

Sempre que voltava dos cocos, passava horas trancado na biblioteca lendo toda sua coleção Ágata Christie, Arthur Conan Doyle e Raymond Chandler, tentando aprender como praticar o crime perfeito (teria que calar o interrogante e perigoso whodunnit, ou “quem matou”?).

Tudo “planeado” e sabendo que o amante estava de viagem pelo nordeste acompanhando a caravana do líder vermelho, convidou-a para fugirem do ABC paulista por alguns dias. Escolheram uma ilha, no meio do Atlântico, longe de olhares que poderiam testemunhar o que só ele poderia ver.

Ela fez questão de mudar radicalmente o visual para a viagem: pintou a cabeleira negra e ficou ruiva, colocou lentes de contato verdes sobre os olhos castanhos, trocou suas roupas sóbrias por vestidos coloridos, tatuou em henna um golfinho na omoplata, que exibiria durante toda a estadia.

O lugar paradisíaco era sonho antigo dela, o que serviria de álibi para ali estarem, pois, tal fato era de conhecimento de familiares e amigos; o desejo de ali estar ela espalhava aos quatro ventos.

Ele já tinha em mente percursos, caminhos, perigos possíveis e o lugar perfeito. A ilha era selvagem, bela e destino final de turistas mais destemidos, de alguns que ali tinham conhecido a última morada, sem jamais terem sido resgatados. Planejara a forma perfeita de a matar.

Chegaram ao destino e até me apetece falar sobre o hotel, que era espetacular, mas vamos à ação, pois tudo há de ser analisado cirurgicamente.

Quesli, sempre tão fogosa e já há alguns dias sem trepar com o namorado, estava com fome de sexo.

Na suíte, desfizeram as malas. Sancho deitou-se na cama, pois ela fora ao banho e isso sempre era demorado; saindo do chuveiro colocou um conjunto de lingerie novo. E quando Sancho saiu da ducha com seu corpo másculo e escultural, ela não resistiu e jogou-se sobre ele. Jantaram no restaurante do hotel.

Depois juntaram-se aos outros hóspedes e rolou um jogo de pôker, onde Quesli faturou 2 mil reais.

Frente al mar infinito, en este bendito momento en que Sancho empieza a despedirse lentamente… No dia seguinte, passearam pela ilha, encantados com tanta beleza criada por Deus. Bichos, pássaros e o vento forte a brincar com as árvores; Sancho ia observando a tudo, pensando nos detalhes, atento, ligado e repassando mentalmente o plano “perfeito”.

¿Qué les parece una zambullida? O terceiro dia acordou enevoado, fizemos um pequeno passeio de barco, até umas ilhotas distantes do hotel…Cierro los ojos y oigo el ruido del mar en las rocas distantes.

Correram, mergulharam, nadaram, treparam, riram, brincaram, cansaram. Era a lua de mel que se repetia (¿esto trastocará todos sus planes?).

De caminho, já se sabe, há sempre a possibilidade de… No quarto dia acordaram cedinho com overdose de sexo, foram ao desjejum, depois à piscina (hay en el ambiente un aire de despedida); ao iniciar o período vespertino subiram a montanha, de estrada sinuosa e vista paradisíaca. ;

Chegaram ao topo, o abismo quase a abrir-se sob seus pés; seus olhos percorriam o entorno e não se via vivalma. Em breve iria escurecer e Sancho recordou que ali era o local adequado ao fim. Abraçou-a por trás. Perguntou, com os lábios colados à sua orelha: “Sabes voar?”

Os últimos dias tinham sido encantadores para ela. Voltara a sentir o prazer dos primeiros meses de casada. Nem se lembrara do atual novo amor. Aceitara a viagem apenas para ter o que fazer enquanto o amante viajava, e redescobrira o Sancho amoroso e atencioso dos primeiros tempos.

Mas sabia que, ao abrirem a porta do apartamento, que chamavam de lar, tudo voltaria à normalidade rotineira do passado recente.

Saiu do devaneio e a realidade se converteu em palavras: “Nossa, como venta aqui e estamos tão alto, que tudo parece tão pequenininho lá embaixo”.

Ela, por um momento o imaginou levando-a à Paulista para torcerem pelo sucesso do atual governo, em alguma daquelas megamanifestações.

Num ataque de fúria, empurrou-o, escarpa abaixo, enquanto soltava o grito libertador: “Phodda-se o Bolsonaro!” («Quem está em sangue não consegue perdoar. Só por amor. Só por amor se perdoa.» Alexandra Carita, Matei um Homem, p. 63).

Com o corpo ainda no ar, nos breves segundos antes de chocar-se com as pedras lá embaixo, o pensamento sanchiano foi até Silene e repetiu mentalmente suas palavras: “Soy más bien de huir. En cuerpo y alma. Y si no puedo llevar mi cuerpo, al menos que escape mi alma.” Silene Oliveira, a Tókyo (La Casa de Papel).

Sim, ele não a iria matar (vivamos y dejemos vivir). Sua alma voltara a estar irmanada a Deus. Aqueles dias maravilhosos que passaram juntos, em comunhão com a natureza bruta e selvagem daquele lugar, o fizeram pensar em Deus (quantas maravilhas na obra do artista maior) e descobrir o quanto ainda a amava.

«A sensação insuportável de que não se quer morrer está sempre no centro. Ter de matar é ainda mais insuportável porque a mulher dá vida. Doa-a. Transporta-a longamente dentro de si, cria-a, desfaz-se em cuidados. Percebi que as mulheres têm maior dificuldade em matar.» Svetlana Alexievich, A Guerra não Tem Nome de Mulher (1985), trad. Galina Mitrakhovich, Lx., Elsinore, 2016, p. 24.

O barulho de um helicóptero chegou a seus ouvidos e aos dela, abafando o barulho do choque do corpo ao chegar ao solo (un chunda chunda). Minutos depois ela embarcava. Beijou o amante que o pilotava e que a tudo orquestrara.

No hotel só deram pela falta do casal dois dias depois. Polícia acionada, estavam registrados como Luiz Carlos Sancho de Panza e Francesca Sylva da Silva. Corpo do homem encontrado no terceiro dia de busca. O da mulher jamais encontrado.

Estava Berto concentrado em seus afazeres quando Chupicleide, toda esbaforida o interrompe, liga a televisão e a foto de Sancho enche a tela. O editor-chefe engole em seco.

A repórter informa que o caminhoneiro Sancho não mais existe, vítima de acidente em uma encosta próxima a um hotel onde se hospedara com uma mulher, possivelmente amante, que continuava desaparecida.

Matam um e morrem dois, pois o escritor Sancho Pança, que navegava neste imenso mar fubânico, também não mais existe (“navegar é preciso, viver não é preciso” de autoria do general Pompeu, que a cunhou por volta do ano 70 A. C., segundo registros do historiador Plutarco).

Las diferentes vidas que uno puede llegar a vivir en función de los caminos por los que les lleven sus decisiones…Neste exato instante, em um luxuoso hotel pertinho da redação do JBF, no Recife, um brinde com champanhe, risos, dois amantes nus e uma apólice de seguro sobre a cama mostra que a morte de Sancho (é perigosíssimo valer muito mais morto do que vivo) deixava à “inconsolável” viúva 25 milhões de reais.

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday…Não faço segredo da minha verve conservadora na política e nos costumes somados a minha simpatia à iniciativa liberal na economia, além de um amor incondicional ao Club de Regatas Vasco do Gama e às filhas de Eva. Recorro a Roland Bartes: Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra» . “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza.

PS0,01: Desejo-vos uma happy friday… O tema agora é apropriado a esta sexta-feira pois o que aqui se defende é coisa das boas. Mas é coisa séria e para levar a sério…Esta crônica é para reflexão, para lembrar os que, em função do “vil metal”, tiveram suas vidas ceifadas por pessoas muito próximas, que deveriam apenas e tão somente amar. Lembra Sancho o número significativo de famílias em ódio mortal e luta ferrenha por heranças (se você colocar na pesquisa do google luta por herança ou pugna por herencia, se assustará com a quantidade de casos que surgirão ante seus olhos). O JBF salva-se diante de parcela considerável da imprensa extraordinariamente permeável à manipulação porque faz o mínimo dos mínimos no tocante à imparcialidade, tarefa esta que seria de esperar de jornalistas.

PS0,02: Pede Sancho desculpa aos da turma do contra, aos arautos da desgraça e do apocalipse, por vir destruir vossas manhãs de tempestade com uma boa notícia, ou melhor, ótimas notícias. Ei-las» 1) LEILÃO do 5G – Winity II Telecom, Claro, Vivo e TIM arrematam principal faixa do leilão do 5G. O governo federal estima que o 5G deve gerar US$ 1,2 trilhão em investimentos nos próximos 20 anos. O edital do leilão 5G definiu que a tecnologia deve estar disponível em todas as capitais brasileiras até o dia 31 de julho de 2022. O cronograma segue com as cidades com mais de 500 mil habitantes (até julho de 2025); mais de 200 mil habitantes (até julho de 2026); mais de 100 mil habitantes (até julho de 2027), e nas cidades com mais de 30 mil habitantes (até julho de 2028). “Vamos mostrar para o mundo que o Brasil está na economia digital, cuidando da transformação digital. O Brasil é um player e irá virar um hub de inovação, para que possa receber empresas de inovação e tecnologia”, destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria; DISSE MAIS: “É o maior leilão da história da América Latina. E o segundo maior do Brasil. Só ficamos atrás do leilão do pré-sal”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 2) A conceituada universidade britânica de Oxford vai abrir uma unidade na cidade do Rio de Janeiro. Sue Ann Clemens, será a diretora. Segundo divulgou o governo brasileiro, “na unidade instalada no Brasil será priorizada a pesquisa em saúde global, além da formação de novos profissionais na área de doenças infecciosas, pesquisas clínicas e desenvolvimento de imunizantes. Haverá cursos de mestrado, PHD e atualização para profissionais”; 3) ‘O ideal é partirmos para privatizar a Petrobras’, afirma JMB (“ói Sancho aplaudindo aí, mano”!!!); 4) O governo BOLSONARO atingiu a marca de 1.500 tipos de serviços digitalizados desde janeiro de 2019. Nesse período de 34 meses, serviços digitais começaram a ser oferecidos, com destaque para o PIX e as carteiras digitais de Trânsito e de Trabalho. Segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a digitalização dos serviços públicos desde janeiro de 2019 gerou economia de R$ 3 bilhões por ano, com reconhecimento do Banco Mundial, que cita o Brasil como um dos maiores líderes “GovTech” do mundo – é o sétimo entre 198 economias analisadas e o primeiro nas Américas e entre os países com mais de 100 milhões de habitantes; 5) Vrum-vrum, bi-bi – O número de veículos exportados em outubro foi 26,1% maior do que setembro deste ano. Foram 29,8 mil unidades vendidas a outros países no 10º mês do ano contra 23,6 mil no 9º mês do ano. O acumulado do ano também apresenta alta de 26,8%; e, por fim: “Puedo dirigirte hacia la verdad, pero no puedo hacer que te la creas”. Raymond Reddington.

PS0,03: Notas antigas atualizadas à situação vigente: “Bréqui Fraudei”? Tudo pela metade do dobro do preço? Sai ano, entra ano e golpes e golpistas se multiplicam em finais de ano e “atraentes promoções” transformam-se em verdadeiras iscas para incautos. A Black Friday 2021 será no dia 26 deste mês e, segundo pesquisa da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, as vendas devem ser 25% maiores em relação a 2020. É muito comum “os aspirantes a otário” caírem em golpes após receberem links de promoções em grupos do WhatsApp, stories ou posts patrocinados em redes sociais. Muitos golpistas (e no Brasil eles existem em número gigantesco) aproveitam para aplicar uma fraude chamada phishing, que consiste em enviar links falsos para coletar dados sigilosos, como senhas de cartão. Ensina Sancho: “Inocente criatura, sempre verifique a promoção direto no site da loja ou da marca. Não acredite naquilo que recebe por stories, post patrocinado ou grupo. Busque essa promoção em ambientes que você sabe que serão seguros. Larga de sustentar bandido, porra!!!”

PS0,04: Deixemos a democracia de lado e vamos dar um pulinho em alguns maravilhosos paraísos terrestres a seguir… «Em tempos de ditaduras várias, estejam atentos, porque às vezes os sinais não estão longe e moram ao pé de nós, ingênuos distraídos.» LIDO NO JBF: Ah, as ditaduras comunistas…Completou 32 anos, na terça-feira (9) a queda do Muro de Berlim. O muro era o símbolo físico da repressão e do comunismo na Alemanha Oriental. Falando em DITA&DURA…O ditador da Coréia do Norte, Kim Jong Un, pediu aos cidadãos do país que comam menos pelo menos até 2025. A situação no país é de crise alimentar, piorada depois que o regime fechou a fronteira com a China para tentar conter o contágio com a Covid-19. Está dado o recado. – SOS CUBA – Liberdade, liberdade, abra as asas sobre ELES… La dictadura en Cuba efectivizó un decreto que permite el control arbitrario de internet y que amenaza con penas de hasta 4 años de prisión a quienes realicen “incidentes de ciberseguridad” – SOS NICARAGUA – El PT, partido de Lula, calificó la farsa electoral de Daniel Ortega en Nicaragua como una “manifestación democrática”. ¿es un dictador o no es un dictador? Hace cosas de dictadores, ¿no? – Nicaragua: Joe Biden, presidente de Estados Unidos, sostuvo que las elecciones organizadas en Nicaragua por Daniel Ortega fueron “una pantomima ni libre, ni justa, y ciertamente, no democrática”. SOS VENEZUELA – “Mesmo o melhor dos governos não é mais que um mal necessário.” Thomas Paine. – SOS ARGENTINA – “Os piores males que a humanidade já teve de suportar foram infligidos por maus governos.” Ludwig von Mises.

PS0,05: CONVITES: 1) Novembro Azul – VÁ AO URO – Sancho ALERTA que a cada dia quarenta e dois homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. É importante esclarecer que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas, como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula); 2) 1º Congresso NAÇÃO CONSERVADORA – 19, 20 e 21 de novembro em Belo Horizonte (será presencial). 3) PARA OS ENFERMEIROS – IV. National Congress of Nursing History will be held by Ege University as an online event between November 18-20, 2021; 4) Vamos votar 22 em 2022? O presidente Jair Bolsonaro escolheu o Partido Liberal para chamar de seu na jornada pela reeleição em 2022; 5) Passeata, carreata, motociata… Tapeteciata Voadora? Será que teremos tapeteciata voadora? O presidente Jair Bolsonaro fará uma série de visitas a países árabes.Começará no sábado (13) nos Emirados Árabes Unidos, depois seguirá para o Reino do Bahrein e Catar, entre os dias 17 e 18.

PS0,06: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha – A partir de hoy (viernes, 12 de noviembre) habrá 13 películas de Marvel Studios que se podrán ver en su formato IMAX. Esto convierte a Disney Plus en la primera plataforma en permitir que se pueda ver en este formato sus películas. Deusa e rainha – Gal Gadot, who was just cast as the Evil Queen in Disney’s upcoming live-action remake of #SnowWhite. Falando na deusa Gadot, Wonder Woman 3, con Gal Gadot y Lynda Carter («¿Quién hubiera pensado que en este momento de mi vida simplemente se me presentaría este regalo? Y eso es genial».) ya está en marcha. Alerta roja – , el agente del FBI John Hartley (Dwayne Johnson) se unirá al segundo mejor ladrón del mundo llamado Nolan Booth (Ryan Reynolds). Su objetivo es capturar a la criminal número uno que se trata de Sarah Black (Gal Gadot). – se estrenará HOY, 12 de noviembre de 2021 en Netflix. THE UNFORGIVABLE – ‘Imperdoável‘, INDESCULPÁVEL. O filme estreia em cinemas selecionados no dia 24 de novembro e 10 de dezembro na NETFLIX. ELENCO NOTA MIL: Sandra Bullock (Bird Box), Vincent D’Onofrio (Demolidor), Jon Bernthal (Justiceiro), Rob Morgan (Luta por Justiça) e Viola Davis (O Esquadrão Suicida). ELITE – Os episódios da quinta temporada serão lançados em 2022. Novo curso em Las Ensinas? Cabulando aula…A Netflix confimou a renovação da série espanhola Elite para a sua sexta temporada, ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis‘ alcançou US$ 401,6 milhões em bilheteria mundial. O lançamento no Disney+ está confirmado para hoy, 12 de novembro.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): 1) Neste 2021, onde se comemora 125 anos de Agripa Vasconcelos, Sancho muito recomenda a obra-prima de Agripa, “Sagas do País das Gerais”. A obra, composta de seis romances históricos, colocou-o entre os maiores escritores brasileiros. A coleção consagrada é ilustrada pela artista plástica Yara Tupinambá e composta pelos seguintes volumes: “Fome em Canaã: romance do Ciclo dos Latifúndios”, “Sinhá Braba: romance do Ciclo Agropecuário”, “Gongo-Sôco: romance do Ciclo do Ouro”, “Chico-Rei: romance do Ciclo da Escravidão”, “A Vida em Flor de D. Bêja: romance do Ciclo do Povoamento” e “Chica que Manda: romance do Ciclo dos Diamantes”. 2) AGENDA: A Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento do gênero no Brasil em sua 67ª edição, nesta edição com o tema “Para ler um novo mundo” vai estar aberta até 15 de novembro de 2021; 3) Salon du Livre de Montreal de 24 a 27 de novembro (Place Bonaventure, Montreal, Quebec, Canadá); 4) Feria Internacional del Libro de Guadalajara (Centro de Exposições de Guadalajara, de 26 de novembro a 4 de dezembro).

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Recorro a Drummond: “Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma.” Carlos Drummond de Andrade. Empecemos: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22 – El Fußball-Club Bayern München va camino de su décima Bundesliga consecutiva: 1) Ligue1: Journée 13: Girondins Burdeos 2-3 PSG (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 34/39); 2) Premier League: Gameweek 11: Manchester United 0-2 Manchester City, West Ham 3-2 Liverpool, Chelsea 1-1 Burnley. Líder: Chelsea Football Club – 26/33; 3) Bundesliga: Spieltag 11: Bayern 2-1 Friburgo (líder: Fußball-Club Bayern München 28/33); 4) LaLiga: Jornada 13: Valencia 3-3 Atlético, Celta 3-3 Barcelona, Real Madrid 2-1 Rayo Vallecano, Osasuna 0-2 Real Sociedad. (líder: Real Sociedad de Fútbol – 28/39); 5) Lega Calcio (SerieA): Giornata 12: Derby della Madonnina – Milan 1-1 Internazionale, Juventus 1-0 Fiorentina, Nápoli 1-1 Verona, Venezia 3-2 Roma (líder: Società Sportiva Calcio Napoli – liderato con 32/36); 6) Primeira Liga: Jornada 11: Santa Clara 0-3 Porto, Paços Ferreira 0-2 Sporting, Benfica 5-1 Braga. (líder: Futebol Clube do Porto – liderato con 29/33).

PS10.1:CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021. Quem tem + tem 10. Aquí no hay merecimiento ni justicia, aquí hay que ganar. Punto e basta! São 4 íngremes degraus: A, B, C y D. Flerte, namoro, casamento: Séries A e B são perigosas rodas gigantes para quem pensa ser gigante no futebol e cai na vala comum de péssimas administrações. O perigo reside na C, que uma administração caótica pode tornar viável a queda à temida terceira divisão, o buraco negro que pode “devorar” o time de seu coração…El margen de error es cada vez menor…
Série A – O jogo só termina quando acaba? Resenha? Sancho desenha: Programação do bagunçado calendário da CBF – Jogos adiados/antecipados:
34ª rodada (antecipado por conta da final da Sudamericana – que o Bragantino disputará): 28/10/2021 – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino 3-0 Sport
19ª rodada: 05/11/2021 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo 2-0 Goianiense
Flamengo? Michael e +10. Fez os dois gols e só não fez chover.
2ª rodada: (sem data definida) Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo.
30ª Jornada – 23/11 – Antonio Accioly – Atlético vs Juventude.
31ª Jornada
4/11
Cuiabá 0-0 Chapecoense
Não se comenta zero no placar; zero para os dois. Insisto que placar em zero deveria merecer zero ponto.
9/11
Grêmio 1-0 Fluminense
Fez o dever de casa, mas continua na UTI. O devoto torcedor já crê no milagre.
10/11
Furacão 2-1 Vozão
Ventos fortes não deixam velhinhos de pé.
Peixe 2-0 Massa Bruta
Anda a frequejar, nas últimas jornadas, o Massa Bruta.
Galo 3-0 Gambá
Alguém duvida que a taça é do Galo Forte e Vingador?
Porco 4-0 Dragão
Até Daenerys Targaryen chorou pelo dragão.
Leão do Pici 1-1 Tricolor do MorumTRI
Resultado ruim para os dois.
Leão da Ilha 2-3 Coelho
Inverteram a cadeia alimentar.
Juve 2-1 Saci
Já foi fácil a vida Colorada em “suas” terras gaúchas.
11/11
Urubu vs Tricolor de Aço (jogo começará após o fechamento e envio desta edição para publicação).
30ª Jornada
6/11
Itaquerão – Corinthians 1-0 Fortaleza
O Fortaleza perde a terceira seguida e começa a ver o sonho da Libertadores ruir.
Beira-Rio – GRENAL 434 – Internacional 1-0 Grêmio
E Ivete no sistema de som do Beira-Rio: “Arerêêê o Grêmio vai jogar a série B”. Un polémico festejo con ataúdes de cartón generó una batalla campal. Jogadores do Colorado pegam caixões com as cores do Grêmio e com a letra “B” e vão para a torcida.
Maracanã – Fluminense 1-0 Sport
Alquein tá feno u xoko qui iô tô? Tu fiu u xoko xoxo uno a gero? Você esmaga e vence o Flamengo, um candidatíssimo ao título, e ganha do Sport, no mesmo Maracanã, por unzinho a zero no finalzinho (aos 50 do segundo tempo). Como analisar isso?
7/11
Vila Belmiro – Clássico da Saudade – Santos vs Palmeiras
Foi dia de botar sardinhas na brasa. O Alviverde Imponente chega à quinta vitória seguida (gols de Rony e Veiga) e assume o segundo posto.
Mineirão – Clássico das Multidões ou Coelho versus Galo – Atlético 1-0 América
Clássico com gol de Arana, belíssimo público de 60.142 torcedores e extenso jejum do Coelho, que não vence o rival desde 2016. Galo campeão e Cruzeiro rebaixado para a série C? Que momento especial para a turma em preto e branco das GERAIS, com o BBBruzeiro ainda correndo risco de rebaixamento à terceira divisão (ou garantidíssimo pelo terceiro ano seguido na B) e o Galo com o título da primeira divisão quase garantido.
Nabi Abi Chedid – Bragantino 0-2 Athletico
O rubro-negro das paranaenses Schirley e Gleisi, voltou a vencer no Brasileiro após seis partidas, chegando à 10ª posição na tábua de classificação.
Arena Fonte Nova – Bahia 1-0 São Paulo
Respira o Baêa e o time do Rogério Ceni continua com a zona da degola a incomodar as noites de sono.
Castelão – Ceará 1-0 Cuiabá
O Vozão, mesmo sem ser brilhante, faz o dever de casa e pega o elevador, ficando na 10ª posição.
8/11
Arena Condá – Chapecoense 2-2 Flamengo
Não seria a pior defesa do torneio, a rebaixada Chape, que iria parar o Malvadão. A única dúvida seria de quanto perderia a Chape. Aí a coisa complicou para a Chape, pois teve jogador expulso no início do segundo tempo. Estava confirmada a goleada. Como parar o Malvadão? A magia futebolística está exatamente na possibilidade de um Davi parar um gigante Golias.
Classificação – Quedan ocho fechas para que finalice el torneo que lidera el Clube Atlético Mineiro en solitario – Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo (68), Porco (58), Urubu (54), Leão do Pici (49), Massa Bruta (49), Gambá (47) e Saci (44). Há time que tem queda para cair? Los puestos de descenso… Juegas bien y pierdes? Con todos mis respetos es una mierda – ” POXETO XÉRIE BÊ. “Ya solo me faltan 3 candidatos al descenso. Faltam-lhes pontos? Que comam brioches, diria Maria Xiquexique. Alguns times deveriam ter como mascote o GOLFINHO, pois sobem para a Série A, fazem uma graça e depois afundam de novo… (Waterloo, all over again!”): Cuiabá, Ceará, Santos, São Paulo, Goianiense, Bahia, Juventude, Sport, Grêmio (vice-lanterna) e o rebaixado lanterna verde Chapecoense. A PIOR CAMPANHA NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS é do América-RN (2007), quando obteve míseros 17 pontos em temporada difícil de ser superada por uma pior. O time potiguar teve apenas 15% de aproveitamento. O rebaixamento veio na 31ª rodada, em outubro. Foram 29 derrotas na competição, num total de 38 rodadas. Pelos números atuais, a Chape (15 pontos e apenas uma vitória) parece cobiçar a vaga americana como a pior campanha.

PS10.2: Série B-2021 (série biiiiii) – Hoje, o Cerrebê é a equipe que está há mais temporadas consecutivas na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A atual edição do torneio é a SÉTIMA seguida do time de Alagoas, que subiu da Série C em 2014 e disputando a B desde 2015. O BBBruzeiro EMPACOU na “B” e vai jogar a Segunda Divisão pela terceira vez seguida (2020, 2021 e 2022); empacado também está o BBasco, que ficará pela segunda vez seguida no inferno (2021 e 2022). Coritiba perde a liderança da Série B após 17 rodadas seguidas. Quedan cuatro fechas para que finalice el torneo. O que mais se faz nesta reta final da “B” é recorrer à… (conte comigo, zoa a sacaninha calculadora). Classificação depois de 35 jornadas disputadas (jogos de quinta não estão computados em virtude de horário de remessa da coluna para publicação) – Se o time de seu coração possuir menos de 55 pontos neste momento de definições, é sinal que a coisa está muito complicada para seus sonhos de voltar à elite… Guarani 1-0 Vasco – E German Cano, aos 43 minutos do segundo tempo perdeu o penal que colocaria o Vasco próximo da vitória. Trinta segundos depois o Guarani colocou a bola na rede. Roberto Dinamite e Romário não perdiam penais. Há muito não vestem mais a gloriosa camisa cruz-maltina. Segue vivo o Bugre Campineiro e o Vasco renova seu passaporte Série B/2022. O meu Vasco nunca esteve no G4 em nenhuma das jornadas da edição deste ano da Série B, portanto não merecia melhor sorte… E veio o clássico, com o elenco já desmotivado: Vasco 0-4 Botafogo. Lamentável apagar das luzes da B/2021 para o Vasco e um resultado que coloca o Fogão na liderança. Sonham com a elite (pontos entre parênteses): Botafogo (62), Coritiba (61), Avaí (58), Goiás (58), CRB (57), Guarani (56) e CSA (55). Alguém viu o Cruzeiro por aí? Estão os azuis em algum guichê renovando o passaporte Série B/2022. De Cabuloso para caibuloso; o tempo é algo curioso e irônico. “La situación no es grave sino terrible…” – ” POXETO XÉRIE XÊ ” – Há time que tem queda para cair? Desesperado está quem tem menos de 45: Operário, Vila Nova, Sampaio, Cruzeiro, Ponte Preta, Remo, Brusque, Londrina, Vitória, Confiança e Brasil (afundado na lanterna, o Xavante de Pelotas viu o abismo da Série C abrir-se debaixo de suas chuteiras e está rebaixado).

PS10.3: Série C-2021 – Classificaram-se para a Série B/2022: Tombense Futebol Clube, Ituano Futebol Clube, Grêmio Novorizontino y Criciúma Esporte Clube. FINAL: Tombense Futebol Clube vs Ituano Futebol Clube y Ituano Futebol Clube vs Tombense Futebol Clube. SEGUNDA FASE – Classificação após 6 jornadas encerradas: Grupo C: Ituano (13/18), Criciúma (9/18) Botafogo (8/18), e Paysandu (2/18); Grupo D: Tombense (11/18), Novorizontino (9/18), Manaus (6/18) e Ypiranga (6/18). 6ª e decisiva jornada – Grupo C – 6/11 – Ituano 3-1 Botafogo-PB y Paysandu 0-1 Criciúma . Grupo D – 7/11 – Tombense 1-1 Ypiranga-RS e Novorizontino 2-0 Manaus. Tombos – Quem tomou tombo foram os adversários… Tombense Futebol Clube faz história e consegue acesso inédito à Série B/2022 do Brasileiro. O Criciúma e acidade de Criciúma em festa. A Torcida Carvoeira do Tigre na maior felicidade ao subir par a B/2022, após duas temporadas consecutivas na Série C. Campeão brasileiro da Série C em 2003, o Ituano disputou por quatro temporadas consecutivas a Série B, entre 2004 e 2007. O Ituano Futebol Clube retorna à Série B após 15 temporadas. O Grêmio Novorizontino, fundado em 2010, chega a Série B pela primeira vez em sua curta história, além de emplacar o segundo acesso consecutivo em menos de um ano, já que veio da Série D de 2020.

PS10.4: Série D-2021 – Classificaram-se para a Série C/2022: Associação Atlética Aparecidense, Campinense Clube, Futebol Clube Atlético Cearense e ABC Futebol Clube. FINAL: ida (6 de novembro) – Campinense Clube 0-1 Associação Atlética Aparecidense y volta (13 de novembro) – Associação Atlética Aparecidense vs Campinense Clube.

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… Clássico da Amizade (7/11) Vasco 0-4 Botafogo; Derby della Madonnina (7/11) – Milan 1-1 Internazionale; Clássico da Saudade (7/11) Santos 0-2 Palmeiras; Clássico das Multidões – Atlético 1-0 América (7/11); Manchester Derby – Manchester United 0-2 Manchester City (6/11); GRENAL – Internacional 1-0 Grêmio (6/11).

PS24: Grandes goleadas – Quod abundate non nocet – Liga de Portugal (07/11) Benfica 5-1 Braga; UEFA Champions League (02/11) Bayern Múnich 5-2 Benfica; Bundesliga (30/10) Union Berlin 2-5 Bayern Múnich; Festtagsstimmung in Mönchengladbach: DFB Pokal (27/10) Borussia Mönchengladbach 5-0 Bayern Múnich.

PS51: «South America Qualifying for FIFA World Cup – Qatar 2022 » Tirem o Adenor, pois “a la Selección la voy a dirigir yo.” Jornadas de novembro – Fecha 13 (jueves 11 de noviembre): Uruguay vs Argentina y Brasil vs Colombia; Fecha 14 (martes 16 de noviembre): Argentina vs Brasil. Lista de Adenor: Porteros – Alisson – Liverpool (ING), Ederson – Manchester City (ING) Gabriel Chapecó – Grêmio (BR); Laterales – Danilo – Juventus (ITA), Emerson – Tottenham (ING), Alex Sandro – Juventus (ITA), Renan Lodi – Atlético de Madri (ESP); Defensas – Thiago Silva – Chelsea (ING), Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA), Éder Militão – Real Madrid (ESP), Lucas Veríssimo – Benfica (POR); Mediocentros – Casemiro – Real Madrid (ESP), Fabinho – Liverpool (ING), Gerson – Olympique Marseille (FRA), Fred – Manchester United (ING), Philippe Coutinho – Barcelona (ESP), Lucas Paquetá – Olympique Lyonnais (FRA); Delanteros – Gabriel Jesus – Manchester City (ING), Antony – Ajax (HOL), Matheus Cunha – Atlético (ESP), Firmino – Liverpool (ING), Neymar – PSG (FRA) y Raphinha – Leeds United (ING).

11 pensou em “CONVITE PARA UM HOMICÍDIO

  1. Sancho, The Man Who Was Friday…Não faço segredo da minha verve conservadora na política e nos costumes somados a minha simpatia à iniciativa liberal na economia, além de um amor incondicional ao Club de Regatas Vasco do Gama e às filhas de Eva. Recorro a Roland Bartes: Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra» . “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza.

    Excluindo o Clube de Resgata Vasco da Gama, somente! O resto eu estou dentro e não abro, inclusive assistindo à uma partida de futebol entre o Clube de Resgata Vasco da Gama e o Santa Cruz Futebol Clube aqui no Arrudão, ao lado do Canal do Arruda, um dos locais mais poluído planeta, com exceção do Rio Ganges da Índia.

    Abração Sanchão! Ótimo final de semana ao mágico e à família.

    • Ciço,

      Didádó… Canal do Arruda, um dos locais mais poluído planeta, com exceção do Rio Ganges da Índia.

      Ah, os governos estaduais e municipais… Aí como cá O Valão do Tietê em Sampa, o Canal do Arruda em Recife, a poluição da Baia de Guanabara em Hell de Janeiro. Isso sem falar na cracolândia aqui em Sampa … E eles, os políticos, bons de marqueteiros e de espalhar saliva por onde passam…

      Talvez os basileiros, um dia, utilizem o método Adônis para “punir’ nossos (des)governantes…

      Pagamos impostos que levam metade de nossa renda e eles nos oferecem de volta um nada. Sustentamos salários nababescos para vermos lixo em forma de rios, canais, baías, mares…

      Saqueiam os cofres públicos sem dó ou piedade… E a mídia escancarando todos os dias “homens públicos” envolvidos em todo tipo de crime previsto no código penal brasileiro.

      De todos os grandes que roubaram nossos estados e municípios, apenas o Cabral, lá do Rio de Janeiro se lascou verdadeiramente… Fica até estranho estar ele enjaulado e vermos outros que fizeram igual ou pior andar flanando por ai livres, leves e soltos…

      Abração, Ciço, querido.

  2. Meu advogado aconselhou-me a permanecer em silêncio até que ele possa se inteirar do conteúdo. Tudo que eu disser poderá ser usado contra mim.

    • Schirley,

      Consultei Hercule Poirot, o detetive belga e suas “células cinzentas”, e Miss Marple, a solteirona, que observando a natureza humana soluciona os mais obscuros mistérios; eles colocam você na cena do crime.

      Matei a mim mesmo, sem poder ser acusado do feito. Eis o crime perfeito de Sancho… Se vivo estivesse, aconselharia você a trocar de advogado, pois uma “garota” que sempre tem tanto a dizer não pode silenciar jamais.

        • Creio que apenas buscas ganhar tempo para “o crime prescrever”.

          Recorro mais uma vez à Agatha Christie:”As conversas são sempre perigosas quando se tem algo a ocultar.”

          Ah, se tocar a campainha às 6 da matina, não se assuste, é apenas o “uber black” da PF te convidando para uma voltinha e alguns esclarecimentos… kkkkkk

          • Eis-me aqui. Sem nada a ocultar. Li agora a coluna. Vamos lá. Vamos falar sobre o cérebro de uma pessoa “idosa” (ao terminar você entenderá).
            Segundo o diretor da escola de medicina da universidade George Washington o cérebro de uma pessoa “idosa” é muito mais prático do que normalmente se acredita. Com a idade a interação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro torna-se harmoniosa o que EXPANDE AS POSSIBILIDADES CRIATIVAS. É por isso que podemos encontrar muitas personalidades entre as pessoas com mais idade. Claro que a rapidez do cérebro não é a mesma da juventude. No entanto ganha em flexibilidade. Com a idade tomamos decisões mais acertadas e ficamos menos expostos a emoções negativas. Interessante que depois de certa idade podemos usar os dois hemisférios ao mesmo tempo o que faz que problemas mais complexos sejam resolvidos (sem precisar consultar a Agatha). Com mais idade o cérebro consome menos energia e elimina o desnecessário. Características do cérebro com mais idade:
            – Os neurônios não morrem como se costuma dizer. As conexões desaparecem se a pessoa não se envolve em trabalhos mentais (como planejar um crime perfeito);
            – A distração e o esquecimento aparecem devido a superabundância de informações. Portanto o melhor é não se concentrar em ninharias desnecessárias;
            – Ao tomar decisões a pessoa utiliza os dois hemisférios.
            Conclusão:
            Se uma pessoa com mais idade leva um estilo de vida saudável e uma atividade física viável e “tem plena atividade mental” as habilidades intelectuais só crescem.
            O mais importante é que médicos e psicólogos do New England Journal of Medicine descobriram que aos 60 anos (um pouco antes em determinadas pessoas) se atinge o pico do potencial mental e emocional e assim continua até os 80 anos. Se você está dentro desta faixa etária você está no melhor nível de sua vida.

            Escrevi tudo isso sem saber com quantos anos Sancho está. Mas seja a idade qual for, ao ler “o conto homicida” acredito que ele esteja no seu nível mais criativo (QUANTA IMAGINAÇÃO). Um conto bem ao estilo de Agatha Christie. Pena que Sancho não tenha o bigodinho de Hercule Poirot.

            De acordo com meu advogado sou inocente até prova em contrário.

            Saudações ao pobre defunto.

            • Schirley,

              Resolvi auxiliá-la e entrei na Nelson & Murdock – Attorneys at Law e consultei meu advogado, o señor Matthew Michael Murdock sobre o caso. Tranquilizou-me, pois estou morto perante a lei e, não há qualquer vestígio de Schirley na cena do crime.

              Mas (sempre há um), o señor Murdock alertou-me que durante algum tempo é melhor que “ninguém” saiba que és eleitora de JMB.

              Diz ele que prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

  3. Agora você pegou pesado. Colocar flamenguista no mesmo nível de tudo que não presta? Você sabe que Flamengo está em “ôto patamá”. Abração.

    • O Mengão Malvadão realmente está em otro patamá, meu caro Beni. Sou vascaíno mas (benedicto mas), gosto do bom futebol, da bola beijando a grama e indo morrer nas redes. Muito estive no antigo Maracanã para ver meu Vasco contra o Flamengo de Zico, Geraldo (um cracaço que morreu muito jovem), Leovegildo, Adílio e Julio Cesar Uri Geller.

      O tempo passou e no hoje, o Urubu Carioca, o Porco Paulista e o Galo Mineiro ´estão em otro patamá…

      Aqui no Chuveste, chove (kkkkkk), atrapalhando minhas vendas de coco… Um grande e marvilhoso final de semana ao amigo e até sempre.

Deixe uma resposta