SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Assim como Pessoa, poderia dizer Sancho: “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia/Não há nada mais simples./Tem só duas datas – a da minha nascença e a da minha morte./Entre uma e outra todos os dias são meus”.

Giedre Dukauskaite (sus inolvidables ojos verdes, su belleza cosmopolita, moderna, puro glamour); você ainda vai querer casar com ela; deixemos a “guapíssima” lituana para uma outra hora e falemos de Leninha…

Minha irmã, a professora comunista Marya Yelena Noytaba, ligou para uma emissora de rádio, especializada em política, para falar mal do Bolsonaro.

Como estava a cuspir marimbondos depois de ler algumas crônicas de Adônis, Roque Nunes e Marcos André, no JBF, atual Disneylândia Bolsonarista, discou errado e foi parar em outra rádio, em um programa que dá prêmios ao ouvinte que acertar uma pergunta do locutor.

Tinha passado a noite inteira escrevendo tudo que sentia pelo atual governo (ódio do bem), comendo dois símbolos do capitalismo ianque (lanche do Mac com coca-cola), quando a fome da madrugada fazia rugir seu estômago (diria Roque Nunes: “é mais fácil fazer um burro morto peidar a ária “Mio Babbino Caro” de Puccini, em si bemol, do que um esquerdista ser coerente com suas próprias bandeiras”).

Tinha ela boa memória e muita má vontade com o atual governo. Tudo decorado, na ponta da língua, era hora de desabafar.

Uma voz masculina, muito simpática e jovial a cumprimenta:

– Bom dia, querida e antenada ouvinte!

– Bom dia, jovem!
Como a senhora se chama e de onde fala?

– O meu nome é Marya Yelena Noytaba, mas pode me chamar de Leninha (Yelena,Lena, Leninha), apelido de infância e que faz lembrar o maravilhoso Lênin. E estou em minha residência, em Mogi das Cruzes, São Paulo.

– Muito bem. Uma mogicruzense. Nosso abraço a essa gente amiga, que nos sintoniza na região do Alto Tietê. E quantos anos a senhora tem?

– Eu tenho sessenta e três, com quarenta deles dedicado à causa comunista. Sei, inclusive, cantar a Internacional e gostaria de parabenizar o povo venezuelano, que, por determinação do maravilhoso Maduro, já está comemorando o Natal neste mês de outubro (“Llegó la navidad empezando octubre”, dijo el dictador a través de un video).

– Que maravilha! A senhora estudou a enquete de hoje? Pronta para responder e ganhar uma televisão Prestige HD Supreme Rose Edition, avaliada em US$ 2.26 milhões?

– Porra, que preço é esse, meu filho? Pode perguntar!

– Dona Leninha, há um país com duas sílabas no nome e uma delas é uma coisa muito boa de se comer. A senhora pode me dizer que país é esse?

– Claro, essa é fácil. É Cuba. Beijão para toda a família Castro, daquele paraíso comunista sem igual.

O locutor ficou mudo por alguns segundos, mas como esse pessoal de rádio pensa rápido, arrematou:

– Dona Leninha! A senhora vai levar um outro prêmio pela criatividade e bom humor, mas aqui na minha ficha está escrito Japão.

Ligou para Sancho contando a novidade. Omitindo detalhes, disse que ligara em uma rádio para esculhambar o “bozo” e ainda iria receber um prêmio por isso (no hay que perder la esperanza y que se puede creer en los cuentos de hadas).

Três dias depois, já quase esquecida do ocorrido, tocam a campainha. Atende e informam que é o prêmio que a rádio enviara.

Não era a caríssima TV, mas aprendera, na infância, que a cavalo dado não se olham os dentes.

Abriu a caixa, que continha o seguinte kit: bandeira do Brasil, camiseta estampada com a foto de Michele e Jair, bandana com a inscrição BOLSONARO/2022, uma miniatura da Estátua da Liberdade com o logo da HAVAN no pedestal, boneco do “véi” da HAVAN em traje de super-herói, um livro grosso, detalhando todas as obras e projetos governamentais, realizados e a realizar, de 1 de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2026 e um porta-retratos com uma foto, onde estavam reunidos todos os ministros do atual governo.

Ficou mais vermelha que sua camiseta LULA LIVRE e disse, para quem quis ouvi-la e com as palavras todas um sonoro “FILHOS DE UMA GRANDE PUTA!”.

Teve um piripaque, sendo socorrida por Sancho, que casualmente chegava para a visitar. Foi parar no hospital, de onde porei ponto final nesta crônica.

«(…) as mulheres não morrem como os homens dado faltar-lhes o mesmo peso de medo na carne, a mesma espessura nos ossos de inocência e solidão: transformam-se em fantasmas ou nem fantasmas, coisas vagas, fosforescências que rondam de quarto em quarto nos gestos e no modo de caminhar que possuíram em vida (…)» António Lobo Antunes, O Esplendor de Portugal, p. 107.

Ah, para tranquilizar os amigos de Sancho, o médico informou que vaso ruim não quebra; como viu nas coisas dela o kit BRASIL, que a acompanhara na confusão, disse que Leninha ainda participará de muitos eventos pró-Bolsonaro.

Ainda bem que minha vermelhíssima irmã não ouviu tais palavras, que terei o prazer de comunicar à paciente, assim que despertar.

Deixo-vos, querido leitor, na companhia das sábias palavras abaixo, pois vou comprar um lanchinho para ela, que irá acordar faminta (capricharei no pedido de pão com muita mortadela e tubaina bem gelada):

“Méfiez-vous du jeune homme ou de la demoiselle qui devant vous sur le siège du métro s’absorbent sans pudeur dans la lecture d’un roman : cet obscène abandon aux plaisirs du livre les relègue déjà aux marges du corps social et de l’ordre établi. Ils risquent bien de vouloir un jour configurer le monde à leur fantaisie.” (William Marx, “Manies et lubies des érudits”, Magazine Littéraire, Octobre 2012).

PS000: Sancho, The Man Who Was Friday… Assim falou JMB: “Pedimos a Deus que mande uma chuva para nós, porque a crise hídrica é a maior dos últimos 91 anos. Não acreditamos em racionamento, mas sempre pedimos à população que dá para apagar um ponto de luz aí na sua casa. O governo trabalha desde 2019, antes da crise, diminuindo o valor das placas solares como solução”. Falou também o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; reafirmou que o governo não adotará horário de verão.

PS0,01: ¿Para qué sirve el bostezo y por qué se contagia? La Argentina, Cuba y Venezuela son los 3 países donde las expectativas de recuperación económica son las más pesimistas en América Latina, según una encuesta de Ipsos entre 380 líderes de opinión y periodistas destacados de la región. Rojos, rojos, rojos… Ah, los totalitarismos…Si me preguntas a mi, las ideologías políticas no deberían existir. Cuanta más ideología defienda un partido, más posibilidades de que a medio o largo plazo haga descarrilar la economía. Cualquier totalitarismo es deleznable, punto e basta. SOS ARGENTINA – Argentina – el primer semestre de 2021 – La pobreza llegó al 40,6% en la primera mitad del año y alcanzó a 18,8 millones de personas en todo el país (publicó en 30/9 el Instituto Nacional de Estadística y Censos). SOS CUBA – A Ilha Paraíso é realmente o berço da liberdade… PRESOS POLÍTICOS EM CUBA – Según la ONG Prisoners Defenders, se han podido constatar 442 casos de convictos y condenados políticos que están activos al día de hoy. De estos 442, 228 pertenecen a la represión policial relacionada al “11J”. – SOS VENEZUELA – as maravilhas do comunismo injetado direto na veia…Entró en vigencia la tercera reconversión monetaria en Venezuela: el bolívar ha perdido 14 ceros durante el régimen chavista… “Venezuela pasa a ser el país de América Latina que ha eliminado más ceros de su moneda” (El bolívar se ha depreciado 72,54% en lo que va de 2021… ). El nuevo cono monetario se habilita en medio de la grave crisis económica que vive el país, en la que se proyecta una inflación por encima del 1.600% y en donde la mayoría de las transacciones se realizan en dólares o pesos colombianos – SOS NICARAGUA. SOS VENEZUELA – Fungindo da ditadura comunista… Según el representante especial conjunto de la oficina del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Refugiados (Acnur) y de la Organización Internacional para las Migraciones, Eduardo Stein, se cuentan “5,7 millones de migrantes y refugiados venezolanos en todo el mundo. «A liberdade é assim. Só é bonita enquanto não a temos ou quando a perdemos. Como é jóia de custo e muito cobiçada, é preciso merecê-la e saber usá-la.» Henrique Galvão, Kurika (1944), p. 60 – Ed. Cotovia, 2008. Colecção Biblioteca Editores Independentes, n.º 50.

PS0,02: GALERIA DOS SUPER-HEROIS, uma viúva E UM CAPITÃO – UCM – los estrenos de las próximas películas, donde se incluye Los Eternos el 5 de noviembre de 2021, Doctor Strange y el multiverso de la locura el 25 de marzo de 2022, Thor: Love and Thunder el 6 de mayo de 2022, Black Panther: Wakanda Forever el 8 de julio de 2022, Blade el 7 de octubre de 2022 (?????) y The Marvels (Capitana Marvel 2) el 11 de noviembre de 2022. Sca vs Disney… Afortunadamente, ambas partes han encontrado un término medio, aunque los detalles del acuerdo no se han hecho públicos. «Estoy feliz de haber resuelto nuestras diferencias con Disney», declaró Scarlett Johansson. À meia-noite prefiro o pecado original… principalmente se a Eva for a Mendes… E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: Sam Wilson, que ha pasado de ser Falcon al nuevo Capitán América, es el nuevo líder de Los Vengadores… Victoria Alonso, produtora da Marvel Studios, afirmou que são 31 projetos do MCU em desenvolvimento atualmente (entre filmes e séries). Hablando en esto…Una de las series más esperadas de Marvel Studios, Secret Invasion (la trama se ha mantenido en secreto), ya se encuentra en preproducción y acaba de escoger Thomas Bezucha (Let Him Go) y Ali Selim (The Looming Tower) para liderar el set de la serie de Disney + como sus directores. Grandes estrellas en Secret Invasion: Olivia Coleman, la famosísima Emilia Clarke ( Game of Thrones, Solo: A Star Wars Story) y Killian Scott. Samuel L. Jackson y Ben Mendelsohn volverán a interpretar los roles que tuvieron en Capitán Marvel como Nick Fury y Talos. Bilheteria (em tempos de pandemia): ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis‘ alcançou festejados US$ 370 milhões em bilheteria mundial. La Leyenda de los Diez Anillos se estreno el 3 de septiembre y en su elenco estan Simu Liu como Shang-Chi , Tony Leung como Wenwu / The Mandarin, Awkwafina como Katy, Michelle Yeoh como Jiang Nan. También conta con Meng’er Zhang como Xialing, Ronny Chieng como Jon Jon, Fala Chen como Jiang Li y Florian Munteanu como Razor Fist.

PS0,03: Tudo boas notícias, em que pese aos trombeteiros de desgraças que por cá pululam… Escreve o magistral J.R.Guzzo: “É o diabo. Democracia tem esse grande inconveniente: ganha quem tiver mais voto. É possível que Bolsonaro, se for mesmo candidato, tenha mais voto que os adversários – e os seus inimigos políticos já decidiram que ele não pode ganhar. Como é que fica, então? Ainda não está claro como vão resolver essa charada”. Pede Sancho desculpa aos da turma do contra, aos arautos da desgraça e do apocalipse, por vir destruir vossas manhãs de tempestade com uma boa notícia, ou melhor, ótimas notícias. Ei-las» 1) Para ranger de dentes dos que não gostam de Bolsonaro: Brasil criou 1,4 milhão de novas empresas entre maio e agosto deste 2021. É o maior número desde 1930; 2) E ASSIM PLANEJOU O MINISTRO TARCISIO: Para este ano, estão previstos os leilões de nove arrendamentos portuários e de dois projetos rodoviários. Entre eles, a relicitação da Via Dutra, em conjunto com a Rio-Santos, em 29 de outubro, que pode gerar quase R$ 15 bilhões em investimentos. Também está na lista o “maior leilão de arrendamento portuário” do Brasil: duas áreas do Porto de Santos destinadas à movimentação de combustíveis, que podem receber R$ 1 bilhão do setor privado. Ministro Tarcisio de Freitas anuncia em Nova Iorque: “O melhor ainda está por vir”; 3) MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES- Faltam menos de 30 dias do maior evento de licitação das telecomunicações no Brasil (nunca antes, na história deste país…). No dia seguinte ao leilão, na avaliação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, as empresas começam a implementação do 5G. Modalidade Concorrência Pública – o leilão do 5G irá conferir autorizações de uso de radiofrequência nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. São estimados investimentos em torno de R$ 51 bilhões (51, grande ideia, NÉNAHUM?). Se pensadas todas as implicações vinculadas à implantação da tecnologia, o volume de recursos e os impactos econômicos são muito maiores e incalculáveis para um simples Sancho, que aprendeu apenas calcular o frete dos cocos. Os fubânicos Assuero e Bertoluci certamente farão as contas.; 4) A balança comercial brasileira registrou superavit de US$ 4,3 bilhões em setembro; 5) SEM FARRA COM DINHEIRO PUBLICO? Escreveu Alexandre Garcia: A diretoria do Banco do Nordeste foi agora responsabilizada por um contrato de R$ 600 milhões com uma ONG. Eu fico me perguntando o que quer o Banco do Nordeste com uma ONG. O presidente Jair Bolsonaro ficou sabendo e cobrou. Resultado: todo mundo na rua; 6) ESTÁ VOLTANDO A ALEGRIA – Os voos domésticos já recuperaram 80% dos níveis de passageiros que havia antes da pandemia no Brasil, segundo o ministro do Turismo, e SANFONEIRO DOS BONS, Gilson Machado, QUE DISSE, AINDA, “A gente vê também as reservas nos hotéis no final do ano, não tem mais hotel (no vacancy) praticamente no Nordeste brasileiro, nos endereços de ecoturismo, no Natal Luz de Gramado e Canela”. 7) E lá vai o governo Bolsonaro andando nos trilhos…A Câmara dos Deputados recebeu do Senado, nesta quarta-feira, o texto que trata do marco das ferrovias. A data de votação será definida. O Projeto de Lei 261/2018 foi aprovado no Senado. A medida estabelece um novo modelo de operação do setor no Brasil, baseado no regime de “autorização”; 8) E UMA ÓTIMA NOTÍCIA PARA MEUS IRMÃOS CAMINHONEIROS: O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira que a proposta que altera a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis deve ser colocada em discussão no plenário da Casa na quarta-feira da próxima semana. Na avaliação do parlamentar, a medida permitirá a redução imediata do preço da gasolina em 8%; do etanol em 7%; e do diesel em 3,7%; e 9) Tarcísio, aquele ministro “porreta”, está “nuzistaduzunidus” onde apresentará um pacote de concessões do governo brasileiro aos donos da grana (a fundos, instituições financeiras) e agências de classificação de risco. O ministro ficará nos EUA até HOJE, sexta-feira. Em 2022, a Infraestrutura prevê a concessão de 16 aeroportos. A desestatização do Porto de Santos e a concessão da Ferrogrão também são parte do planejamento para o ano que vem, além da concessão de 12 mil quilômetros de rodovias. Só se tornando um país a nível econômico, altamente liberal e competitivo, iremos nos tornar um país minimamente viável.

PS0,04: Tiroteio verbal… entre mortos e feridos salvaram-se todos? Assim falou o presidente: “Vocês sabiam que Santa Catarina é o Estado que tem menor percentual de mortos por 1 milhão de habitantes e é o mais armado? Quanto mais arma, menos violência. O Lula acabou de dizer que ele vai desarmar o povo. Inclusive, a esquerda fala que a gente não come arma, come feijão. Quando alguém invadir a tua casa, dê tiro de feijão nele.” De Jair vou até Adônis: “Curvei-me diante da força dos fatos. Convenci-me de que este é mesmo um país de ladrões!” Adônis Oliveira (Crônica: UM PAÍS DE LADRÕES, publicado neste magnífico JBF em 26 de setembro de 2021). E Alexandre Garcia escreveu há pouco sobre gente muito honesta. Leia: Um total de 627 mil brasileiros que receberam o auxílio emergencial vão ter que devolver o dinheiro que pegaram porque não faziam jus às regras do benefício e fingiram que não sabiam. Já eram aposentados, ainda tinham emprego, estavam dentro daquele programa de manutenção de emprego e renda, ou ganham acima do mínimo, mas pegaram o dinheiro e vão ter que devolver. E já é a segunda turma que vai ter que devolver. Uma primeira turma já teve que devolver mais de R$ 40 milhões que pegou, digamos, sem querer. Eu diria que isso virou um teste de honestidade. Falando em honestidade, ESTÁ VALENDO – mudança no PIX – transferências e pagamentos feitos por pessoas físicas entre as 20h e as 6h estão limitados a R$ 1 mil, objetivando minimizar fraudes, sequestros e roubos por gentalha vil e covarde da pior espécie, que falta nenhuma fariam, se mortos estivessem.

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): Sancho recomenda, e muito, a leitura de Ação Humana, de Mises. Obra magna de Ludwig von Mises, o maior economista da História, A ação humana é considerado um dos pilares da ciência econômica do século XX. 2021 – 140º aniversário de Ludwig Heinrich Edler von Mises (Leópolis, 29 de Setembro de 1881), conhecido como “o último cavalheiro do liberalismo”. Em sua obra-prima, Ação Humana, Mises ENSINA: “Por causa da paz doméstica, o liberalismo visa a um governo democrático. Democracia não é, portanto, uma instituição revolucionária. Pelo contrário, ela é o próprio meio para evitar revoluções e guerras civis. Ela fornece um método para o ajuste pacífico do governo à vontade da maioria. […] Se a maioria da nação está comprometida com princípios frágeis e prefere candidatos sem valor, não há outro remédio além de tentar mudar sua mente, expondo princípios mais razoáveis e recomendando homens melhores. Uma minoria nunca vai ganhar um sucesso duradouro por outros meios”.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi…Sport – Fórmula 1 -Senna, Fangio, Jim Clark, Ascari, Prost, Jackie Stewart, Niki Lauda, Satoro, Schummi? Que nada, o cara é o britânico Lewis Hamilton… EIS SEUS NÚMEROS (e olha que ainda terá muitos outros GPs pela frente)…inalcançáveis números …100 vitórias em Grandes Prêmios; nesta temporada bateu o recorde de Michael Schumacher, que tinha 91 vitórias; conquistou 7 vezes o Campeonato Mundial; recordista em Pole Positions (101 vezes); subiu ao pódio 175 vezes; sua “pequena” fortuna está calculada em 261 milhões de euros. Ah, certamente quando você ler este texto os números do número 1 neste esporte já não serão os mesmos…

Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football
«tiquismiquis» – Fútbol Sala – Em um esporte sempre dominado pelo BRASIL, equipa das quinas sagrou-se, em 3/10, campeã do mundo de futsal, depois de uma vitória pela margem mínima sobre a Argentina, por 2-1, em Kaunas, na Lituânia. Depois de campeão da Europa de clubes e seleções, os “purtuga” chegam ao topo dos topos do futsal mundial. Parabáins meus bains… Meu coração, que divide-se em três, pintado com as cores do Brasil, de Portugal e de Espanha, muito se alegra. O Brasil é o maior campeão mundial no futsal. São sete títulos desde 1982, quando o torneio era organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão, mais cinco a partir de 1989, ano em que o evento passou a ser realizado pela FIFA. A última taça brasileira foi conquistada em 2012, na Tailândia.
Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22 – Zebras de todas as cores passearam livremente pelos gramados da EUROPA: Rennes 2-0 PSG, Benfica 0-1 Portimonense, Bayern Múnich 1-2 Eintracht Frankfurt, Espanyol 2-1 Real Madrid.
Ligue1:
Journée 10:
Journée 9: Rennes 2-0 PSG (Los de Rennes batieron a la máquina (en teoria) más potente de Europa hoy dia.), Lens 2-0 Reims
(líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 24/27).
Premier League:
Gameweek 8:
Gameweek 7: Manchester United 1-1 Everton, Chelsea 3-1 Southampton, Liverpool 2-2 Manchester City
(líder: Chelsea Football Club – 16/21).

Bundesliga:
Spieltag 8:
Spieltag 7: Bayern Múnich 1-2 Eintracht Frankfurt, Dortmund 2-1 Augsburgo
(líder: Fußball-Club Bayern München 16/21).

LaLiga:
Jornada 9:
Jornada 8: Atlético 2-0 Barcelona, Espanyol 2-1 Real Madrid.
(líder: Real Madrid Club de Fútbol – 17/24)

Lega Calcio (SerieA): Toro vs Juve é o clássico de Turim, localizada no norte da Itália, que envolve a Juventus e o Torino, também conhecido como Derby della Mole, em homenagem ao nome de famoso prédio da cidade de Turim, pertencente ao Museu Nacional do Cinema (Mole Antonelliana)
Giornata 8:
Giornata 7: Torino 0-1 Juventus, Sassuolo 1-2 Internazionale, Fiorentina 1-2 Nápoli, Atalanta 2-3 Milan
(líder: Società Sportiva Calcio Napoli – liderato con el pleno de puntos: 21/21)

Primeira Liga:
Jornada 9:
Jornada 8: Porto 2-1 Paços de Ferreira, Arouca 1-2 Sporting, Benfica 0-1 Portimonense
(líder: Sport Lisboa e Benfica – 21/24).

PS10.1:CAMPIONATO BRASILIANO DI CALCIO 2021
– Resenha? Sancho desenha: Decisão brasileira garantida na Libertadores e na Sudamerica edições 2021 repercute na quantidade de brasileiros nos torneios da CONMEBOL. Caso o G-6 vire G-9 para a Libertadores/2022, as vagas na Sul-Americana/2022 irão do 10º ao 15º do Brasileirão. O SFC é incaível (Clássico SANSÃO dia 7)????
Confrontos da 24ª rodada:
7/10/2021
– Morum”tri” – SANSÃO – São Paulo vs Santos
«Não há nada mais perigoso do que não correr riscos», ensinou Pep Guardiola
6/10/2021
Ilha – Sport 3-1 Juventude
Parece que os rubro-negros conseguiram decobrir onde estavam escondidos os gols que tanto estavam a lhe fazer falta.
Caverna do Dragão – Atlético 0-2 Athletico
El huracán volvió!!!!
Maraca – Flu 0-2 SuperFortaleza
Seará pussive? Era, foi. Quem fraqujou foi o tricolor carioca.
Taba Chapecó – Chapecoense 2-2 Atlético-MG
Este tropeço assanhou muita gente…
Seará Pussive? – Ceará 0-0 Internacional
Não há que se perder tempo comentando zero gol duplo. Empate com placar em branco não deveria pontuar; que dessem 1 ponto apenas para empates com gols.
Arena – Grêmio 2-2 Cuiabá
Há não muito tempo era tão fácil ganhar de times como o Cuiabá… Era, não é mais.
Toca do Coelho – América 2-1 Palmeiras
Um Coelho predador…O VAR foi o craque do jogo. América, quem diria, chega a sete jogos de invencibilidade no Brasileirão.
Linguição – RB Bragantino 1-1 Flamengo
11 pontos separam o líder Galo do aspirante Urubu. Já o Massa Bruta… chega ao preocupante sexto jogo seguido sem vencer no torneio.
5/10/2021
– Gambazão (Itaquera) – Corinhians 3-1 Baêa
Habemus Torcedor… Me dê a mão, me abraça; viaja comigo… pra ITAQUERA…Dez mil felizes corintianos viram Lucas Araújo fazer tudo aquilo que um jogador profissional jamais deve fazer dentro das 4 linhas. E o Todo Poderoso Timão, que nada tem haver com as coisas baianas, aproveitou, ganhou e entra na briga direta pela vaga na Libertadores e título (isso quem garantiu foi o FIEL coração de meu amigo Osvaldo, pai do craque corintiano Mateus Araujo). Outros corintianos que estão sorrindo de orelha a orelha são meus amigos osasquenses Paulo/Karina, a estonteante Lelê (da Energia 97), o meu genro Rodrigo e minha filha Carol. Este vascaino Sancho mais não diz, porque está de olhos arregalados na Série B, onde ainda possui alguma chance de alcançar o paraíso, o meu Vasquim querido e por demais sofrido.
Classificação (em virtude dos diversos adiamentos, a classificação está uma “zona” ou bagunça – ao gosto do freguês -, algo bem típico do desorganizado futebol tupiniquim, o que me faz lembrar certa frase: “O esporte no Brasil é uma casca de ovo. Um ovo lindo, branco, só que dentro ele está podre.” Bebeto de Freitas):
– Sonham com a Taça 2021 e/ou vaga na Libertadores 2022: Galo, Urubu, Porco, Leão do Pici, Gambá, Massa Bruta, Furacão, Colorado e Fluzão;
– Desesperam-se à beira do abismo (“La situación no es grave sino terrible…”): Ceará, São Paulo, Juventude, Santos, Grêmio, Bahia, Sport (vice-lanterna) e o lanterna verde Chapecoense (por encerramento da postagem antes do clássico SANSÃO, a classificação será posteriormente atualizada).
Resultados da 23ª rodada:
02/10/2021
– Castelão (Fortaleza) – Fortaleza 0-3 Atlético-GO
A zaga exibiu suas “goteiras”, muitas por sinal. Fracoleza incinerado. Daenerys Targaryen ficaria orgulhosa de seu DRAGÃO (volta a ganhar depois de cinco jogos).
– Arena Pantanal (Cuiabá) – Cuiabá 0-2 América
Duelo verde e o simpático anfitrião dançou na festa mineira.
– Fonte Nova (Salvador) – Bahia x Ceará (27/10)
– Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista) – RB Bragantino 2-2 Corinthians
GAMBÁGGEDON… um time velho, cansado e caro?
– Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético 1-0 Internacional
O Atlético possui a maior invencibilidade do Brasileirão: 15 jogos.
03/10/2021
– Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo 3-0 Athletico
Urubu é pássaro indigesto… Semifinalistas da Copa do Brasil em duelos que acontecem dias 20 e 27, e finalistas da Libertadores e da Sudamericana, os rubro-negros mediram forças e o Malvadão atropelou os paranaenses.
– Arena Condá (Chapecó) – Chapecoense 1-1 São Paulo
Um gigante dessa envergadura empatando com esse timinho? Que papelão, Juventude! “Cê” não ganha do SIMPÁTICO TRICOLOR, vai ganhar de quem?
– Allianz Parque (São Paulo) – Palmeiras 1-1 Juventude
Não podia dar-se ao luxo de empatar…A luz verde ficou vermelha ao ver o Galo disparando 10 pontos na frente.
– Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio 1-2 Sport
Você perde para o vice-lanterna; vai ganhar de quem? Grêmio, Santos e São Paulo flertando descaradamente com a “B/2022”. Big Phil iguala Oswaldo Rolla, o Foguinho, como segundo técnico com mais jogos pelo Grêmio (383), hoje e vai ultrapassá-lo daqui a uma semana. Atrás só do Renato Portaluppi, com 411.
Jogos adiados até aqui:
2ª rodada: Arena do Grêmio (Porto Alegre) – Grêmio x Flamengo
4ª rodada: Arena da Baixada (Curitiba) – Athletico x Flamengo
19ª rodada (em virtude dos jogos da seleção pelas Eliminatórias da Copa 2022 – por que não adiaram toda a jornada?
5/11 – Maracanã (Rio de Janeiro) – Flamengo x Atlético-GO
3/11 – Mineirão (Belo Horizonte) – Atlético x Grêmio
21/10 – Beira-Rio (Porto Alegre) – Internacional x RB Bragantino
S/D – Castelão (Fortaleza) – Ceará x Palmeiras
23ª rodada: 27/10 – Fonte Nova (Salvador) – Bahia x Ceará y Vila Belmiro (Santos) – Santos x Fluminense.

PS10.2: Série B-2021 – El periplo ‘por el infierno’… Terceiro ano na “B”? O pesadelo do Cruzeiro na Série B começou no dia 8 de agosto de 2020 (“Estava escrito que eu deveria ser leal ao pesadelo da minha escolha.” Joseph Conrad). Desde então, considerando as edições de 2020 e 2021, a melhor posição da Raposa na tabela foi um décimo lugar, nas rodadas 29 e 30 do ano passado.
…e ABRIMOS A 29ª e encerramos a viségima-oitava jornada… O que mais se faz no atual momento da “B” é recorrer à… (conte comigo, zoa a sacaninha calculadora).
Classificação depois de 28 jornadas disputadas – briga de foice na total escuridão:
– Sonham com a elite: Coritiba, Avaí, Botafogo, Goiás, CRB, Vasco, CSA e Guarani;
– “La situación no es grave sino terrible…”: Cruzeiro, Operário, Vila, Ponte Preta, Brusque, Londrina, Vitória, Confiança e Brasil.

PS10.3: Série C-2021
SEGUNDA FASE – Ypiranga Futebol Clube, o Canarinho de Erechim sonha alto – Time gaúcho chega pela terceira vez seguida à fase final da Série C
1ª rodada
2 de outubro (sábado)
17h – Botafogo-PB 0-1 Ituano-SP – Almeidão, João Pessoa (PB) – Grupo C
Voltaram a ficar frente a frente em um quadrangular decisivo da Série C após 18 anos. Em 2003 as equipes empataram 4-4 pondo fim ao sonho pessoense de subir para a B/2004. E novamente o Belo se deu mal.
19h – Ypiranga-RS 0-1 Tombense-MG – Colosso da Lagoa, Erechim (RS) – Grupo D
3 de outubro (domingo)
16h – Manaus-AM 5-0 Novorizontino-SP – Ismael Benigno, Manaus (AM) – Grupo D
“Uh, é chocolate!!!!” Cinco a zero; que pedrada!!! O agora zonzo Novorizontino, que fez a melhor campanha na primeira fase, perdeu uma invencibilidade de oito jogos na competição – sendo que vinha de cinco vitórias seguidas.
18h – Criciúma-SC 0-0 Paysandu-PA – Heriberto Hülse, Criciúma (SC) – Grupo C
2ª rodada
9 de outubro (sábado)
17h – Tombense-MG x Manaus-AM – Antônio de Almeida, Tombos (MG) – Grupo D
19h – Novorizontino-SP x Ypiranga-RS – Jorge de Biasi, Novo Horizonte (SP) – Grupo D
10 de outubro (domingo)
16h – Paysandu-PA x Botafogo-PB – Curuzu, Belém (PA) – Grupo C
11 de outubro (segunda-feira)
20h – Ituano-SP x Criciúma-SC – Novelli Júnior, Itu (SP) – Grupo C
3ª rodada
16 de outubro (sábado)
17h – Ituano-SP x Paysandu-PA – Novelli Júnior, Itu (SP) – Grupo C
19h -Criciúma-SC x Botafogo-PB – Heriberto Hülse, Criciúma (SC) – Grupo C
17 de outubro (domingo)
18h – Manaus-AM x Ypiranga-RS – Arena da Amazônia, Manaus (AM) – Grupo D
18 de outubro (segunda-feira)
20h – Tombense-MG x Novorizontino-SP -Antônio de Almeida, Tombos (MG) – Grupo D.

PS10.4: CAMPEONATO BRASILEIRO – Série D-2021
Quartas de final: 10 (ida) e 17(volta) de outubro.
Atlético-CE vs Ferroviária
Ferroviária vs Atlético-CE

América-RN vs Campinense
Campinense vs América-RN

Caxias vs ABC
ABC vs Caxias

Uberlândia vs Aparecidense
Aparecidense vs Uberlândia
Oitavas de final:
Volta
2/10
Tricolor da Manchester 2-1 (Agregado 2-2) Furacão Verde da Mogiana
Decisão na marca penal (1-3) – Alviverde do Triângulo nas quartas-de-final: O campeão brasileiro da Série B de 1984 segue em busca das glórias que a poeira do tempo anda a encobrir.
Tourão do Cerrado 0-2 Falcão Grená (Agregado 0-4)
Camaleão 1-0 Leão do Vale (Agregado 1-0)
3/10
Locomotiva 1-1 Polenta Mecânica (Agregado 3-2)
Papão do Norte 2-4 Alvirrubro da Rodrigues Alves (Agregado 2-5)
Elefante da Frasqueira 2-0 Colorado de Piripiri (Agregado 3-1)
Jacaré do Norte 2-1 Águia da Precabura (Agregado 2-3)
Bugre Sobralense 0-2 Raposa Feroz (Agregado 1-4).
Ida
25/9
Esportivo 1-2 Ferroviária
Caxias 2-0 União Rondonópolis
Atlético-CE 2-0 Paragominas
Campinense 2-1 Guarany de Sobral
26/9
América-RN 1-0 Moto Club
Cianorte 0-0 Aparecidense
Uberlândia 1-0 Joinville
4 de Julho 1-1 ABC
Quartas de final, definição de quem sobe: ida (10 de outubro) e volta (17 de outubro)
Semifinais: ida (24 de outubro) e volta (31 de outubro):
Final: ida (7 de novembro) e volta (14 de novembro).

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… Clássico SANSÃO – São Paulo vs Santos (7/10), El Superclásico – River Plate 2-1 Boca Juniors (3/10/2021), Liverpool 2-2 Manchester City (3/10/2021), Atlético 2-0 Barcelona (2/10/2021), Torino 0-1 Juventus -Derby della Mole (2/10/2021), CRB 0-0 CSA – Clássico das Multidões (2/10/2021).

PS24: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Campeonatos Estaduais – Ganhar títulos é igual ter carro; você pode ter vários, mas sempre o mehor será o do ano!
Campeonato Paranaense:
FINAL – Ida: 6/10 : Londrina 1-1 FC Cascavel;
Volta: 13/10: Serpente vs Tubarão.
PALMARÉS (não está incluso o título de 2021, ainda indefinido) – GALERIA DOS CAMPEÕES:
Coritiba – 38(1916, 1927, 1931, 1933, 1935, 1939, 1941, 1942, 1946, 1947, 1951, 1952, 1954, 1956, 1957, 1959, 1960, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 1979, 1986, 1989, 1999, 2003, 2004, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2017);
Athletico – 26(1925, 1929, 1930, 1934, 1936, 1940, 1943, 1945, 1949, 1958, 1970, 1982, 1983, 1985, 1988, 1990, 1998, 2000, 2001, 2002, 2005, 2009, 2016, 2018, 2019, 2020);
Ferroviário – 8(1937, 1938, 1944, 1948, 1950, 1953, 1965, 1966);
Paraná – 7(1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 2006);
Britânia – 7(1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1928);
Londrina – 4(1962, 1981, 1992, 2014);
Grêmio Maringá- 3(1963, 1964, 1977);
Palestra Itália – 3(1924, 1926, 1932)
Pinheiros – 2(1984, 1987);
Operário Ferroviário – 1(2015);
Colorado – 1(1980);
Internacional – 1(1915);
Paranavaí – 1(2007);
Água Verde – 1(1967);
América-Paraná – 1(1917);
Comercial – 1(1961);
Iraty – 1(2002);
Monte Alegre – 1(1955).

PS51: Grandes goleadas – “Pode avisar que hoje eu não vou “dar”, eu vou é distribuir.” Bruna Surfistinha – Brasileirão-Série D Manaus 5-0 Novorizontino (3/10); UEFA Champions League (29/9); Bayern 5-0 Dinamo Kiev; UEFA Champions League (28/9) Porto 1-5 Liverpool.
PS69: Mundo da Bola – SELEÇÕES:
FIFA World Cup – Qatar 2022 :
«South America Qualifying for FIFA World Cup – Qatar 2022 » El entrenador Adenor, de la Canariña ha dado los nombres de los convocados para disputar los 3 próximos partidos de clasificación para el Mundial de 2022. Se enfrentará a Venezuela (8/10), Colombia (10/10) y Uruguay (15/10). Lista de los 25 de Adenor: Porteros – Alisson – Liverpool (ING), Ederson – Manchester City (ING) Weverton – Palmeiras (BR); Laterales – Danilo – Juventus (ITA), Emerson – Tottenham (ING), Alex Sandro – Juventus (ITA), Guilherme Arana – Atlético Mineiro (BR); Defensas – Thiago Silva – Chelsea (ING), Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA), Éder Militão – Real Madrid (ESP), Lucas Veríssimo – Benfica (POR); Mediocentros – Casemiro – Real Madrid (ESP), Fabinho – Liverpool (ING), Gerson – Olympique Marseille (FRA), Everton Ribeiro – Flamengo (BR), Fred – Manchester United (ING), Edenílson – Internacional (BR), Lucas Paquetá – Olympique Lyonnais (FRA); Delanteros – Gabriel Jesus – Manchester City (ING), Antony – Ajax (HOL), Raphinha – Leeds United (ING), Gabriel – Flamengo (BR), Matheus Cunha – Atlético (ESP), Neymar – Paris Saint Germain (FRA), Vinicius Júnior – Real Madrid (ESP).

PS77: Torneios CONMEBOL:
Copa Libertadores 2021
Final: 27 de novembro, no estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai).
Por segundo año consecutivo, habrá final entre dos equipos brasileños (2020: Palmeiras 1-0 Santos e 2021 Pameiras ?-? Flamengo). El Urubu Rei, ganador del certamen en 1981 ante el Cobreloa de Chile y en 2019 ante River Plate en Perú, jugará la final única ante el campeón vigente Palmeiras el 27 de noviembre en el estadio Centenario de Montevideo. En 2020 el Verdão se había impuesto al Santos (1-0).
Palmeiras vs Flamengo
“Taenia pena”. Mas não mate o porco, Isabelina…
Copa Sudamericana 2021
FINAL: Bragantino vs Athlético
Enquanto o time da terra da linguiça (no engatinhar do Século XX, dona Palmyra Boldrini ali fazia linguiças. Muitos bragantinos que foram morar em Sampa, ao visitarem a terra natal vinham a sua casa comprar e revendiam na capital. Todos perguntavam: de onde é? Daí o nome Linguiça de Bragança. Sua filha, a senhora Judith Vasconcellos, ensina: ‘Naquele tempo, a linguiça era conhecida como Linguiça da Palmira de Bragança que mais tarde ficou Linguiça de Bragança) buscará o título inédito. O Athletico quer o bicampeonato, já que levantou o caneco deste torneio da CONMEBOL em 2018 ao vencer o colombiano Junior Barranquilla na final (Athlético vence decisão nos pênaltis por 4×3 e conquista 1º título internacional). A decisão acontecerá no dia 20 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
Fase Semifinal:
VOLTA:
30/9 Athlético 2-0 Peñarol.

15 pensou em “CONFIGURER LE MONDE À LEUR FANTAISIE

  1. Eclético, erudito e agradável Sancho Panza, parabéns! Ao ler teus artigos, sinto-me como se estivera compulsando vorazmente o emblemático “Almanaque Abril” de minha juventude. De tudo, há um pouco; às vezes, um muito. También a mí me gusta el español, así que me encantan tus escritos en la Lengua de Cervantes. Compelido por tua inteligente indicação, acabo de adquirir, por meio da Amazon, em eBook Kindle, o clássico “Ação Humana”, do grande Mises, e já o estou deglutindo. Percebo que somos, ambos, bibliófilos; ou, mais precisamente, bibliófagos. Parabéns! ¡Felicitaciones! ¡Enhorabuena! Un fuerte abrazo desde Fortaleza. Tu admirador, Boaventura.

    • BOM FIM
      (“Cada uno es artífice de su propia ventura.” Cervantes)

      Uma mala velha, carregando seus “panos de bunda” e uma dívida de 100 pesetas com a Confederación Nacional del Trabajo foi tudo que o operário anarquista Buenaventura Durruti Dumange deixou como posses ao morrer. E, como só os diamantes são eternos (ou não), Boaventura Bonfim, UM DIA BEM DISTANTE DESTE EM QUE VOS ESCREVO, deixará entre os seus a certeza que irá com ele um excelente sujeito, que cantou, encantou e transmitiu aos seus a magia contida nos inúmeros livros que leu, na educação que transmitiu e na arte de compartilhar com Sancho o bom gosto pelos idiomas que reinam na Península Ibérica.

      Já que vais por Cervantes, recorro a José Luis Alvite, que dijo: Cada año salen al mercado miles de libros en España pero dicen los expertos que la mayoría sería mejor editarlos en leña para la chimenea. Casi nadie lee nada. Muchos españoles compran “El Quijote” porque es un sitio seguro en el que esconder las túnidas chavalas del “Play Boy”.

      E, quando sobrar um tempinho, mande para Berto alguma “palinha” em forma de música de primeira, que o amigo tão bem canta e encanta.

      Um ótimo final de semana a todos que lhe são caros…
      .

      • Obrigado, grande Sancho! Percebo em ti o borbulhar do gênio! Além de imensurável erudição, tens uma memória prodigiosa. Gostei do inteligente trocadilho ao rememorar que integrei o velho Conjunto Os Diamantes em minha juventude, como guitarrista base e cantante: “E, como só os diamantes são eternos (ou não), Boaventura Bonfim?”. Fico-lhe mui grato pelos encômios à minha performance vocal. Comprazer-me-ei ao atender a mais um pedido seu em um breve porvir. Un fuerte abrazo desde Fortaleza.

        • Comprazer-me-ei ao ouvir mais uma vez o amigo; e que realmente seja “um breve porvir”, com mais um show musical nestas páginas fubânicas.
          Te mando “un abrazo muy fuerte (“a big hug”.) y Dios te dé más fortaleza” en FORTALEZA (“Seará pussive”?).

  2. “Eclético, erudito e agradável Sancho Panza, parabéns!”

    Subscrevo tudo que o Boaventura disse sobre Sancho Pança (ou Panza?)

    Mário de Andrade e Manuel Bandeira é que tinham razão: língua errada do povo; língua certa do povo; me comunico por ela e todo mundo entende.

    Maria Bago Mole, como o pistoleiro Frank de Era uma Vez no Oeste, já observou o mestre d.Matt., se comunicava pelos olhos!

    Quando ela não gostava de uma atitude maléfica de um mala, ela o olhava de riba pra baixo e o cara baixava a crista.

    • Ah, meu irmão camarada, amigo de fé nestas jornadas que partilhamos com o gigantesco D.Matt… Aquele texto maravilhoso em que Sancho e D.Matt estão no “apetitoso” cabaré da Bago foi espalhado por mim pelo oco do mundo (como diria o Jesus Miúdo – Jesus e Miúdo na mesma frase é algo interessante por demais, “nénão”,pois tanto o filho do Cara, como o nosso poeta são gigantes por demais).
      São estas pequenas grandes coisas que possuem o dom de atingir em cheio o coração da gente…
      Abração, “manu véi”. Que tudo de bom acompanhe o amigo e os seus neste final de semana.

    • Grande Cícero Tavares, sinto-me lisonjeado por subscrever tudo o que eu disse sobre o mega Sancho Panza. Sabemos que ele bem o merece. Abraços desde Fortaleza. Boaventura.

    • Grande Cícero Tavares, sinto-me lisonjeado por subscrever tudo o que eu disse sobre o mega Sancho Panza. Sabemos que ele bem o merece. Abraços desde Fortaleza. Boaventura.

  3. Today is friday. That is, Sancho Pansa day.

    Inteligência muita, erudição estrondosa, comunicação que extrapola
    todos os limites conhecidos e usados neste JBF.

    O que seria da nossa friday , se não houvesse um Pansa no nosso caminho
    despejando sabedoria , aplainando as nossas estradas e chutando todas
    as pedras que foram inadvertidamente (?) colocadas no nosso caminho e
    também daqueles, os LEGÍTIMOS responsáveis pela nossa governança.

    A sua mente se desdobra e nos mostra o que tem de valioso um cérebro
    privilegiado, que certamente foi recebido como uma dadiva divina.Que sorte seria a nossa, se todos os dias da semana fossem autênticos Fridays.

    O nosso colega Cicero tem muita razão quando afirma que a erudição
    do Sancho está além do demonstrado, e que ainda vamos ter muitas
    surpresas. Não se perde por esperar.

    • Dirceu Mattos,
      Agorinha mesmo minha irmã, a comunista Marya Yelena me perguntou, via celular, o quanto pago para que meus medíocres textos tenham um elogio de tal envergadura na área de comentários.

      Ah, essa gente vermelha não entende nada de Antoine de Saint-Exupéry. Se leram o Pequeno Príncipe já esqueceram que : “He aquí mi secreto, que no puede ser más simple: solo con el corazón se puede ver bien; lo esencial es invisible a los ojos.”

      “Es muy triste olvidar a un amigo. No todos han tenido un amigo.”

      Today is friday… e às sextas recebo nesta gazeta “escrota” a visita dessa gente que PENSA, que ao pensar, engravidam-se de palavras, que vão parindo pela área de comentários aqui, ali, acolá.

      Que sextas sejam sempre dias consagrados aos encontros e isso minha irmã jamais entenderá, perdida que está com o “ódio do bem” contra o atual governo.

      Um imenso final de semana ao amigo e a todos que lhe são caros, e que Deus, em sua infinita sabedoria ilumine a cabecinha de minha querida irmã.

  4. Sancha, nosso artífice Cartier.

    …..dessa gente que pensa , que ao pensar , engravidam-se de palavras , que vão
    parindo pela área de comentários …… Que belo fraseado, criação genial de artífice de palavras, tal qual o criador de uma joia egg Cartier Fabergé que está sendo doado às nossas inteligências com fulgurante ecletismo.

    Confesso, nunca dei muita fé nessa estória de ” cocos verdes “, ou seriam
    valiosas esmeraldas distribuidas e doadas, assim como textos sábiamente
    elaborados para nossa inteligência, textos de profundo ecletismo, disfarçados
    de pulp fiction.

    Não importa os meios, desde que continuem chegando para o nosso
    deleite e mais importante, por intermédio de um jornal democrático, que nos traz a oportunidade
    de interagirmos com pessoas inteligentes, escritores famosos , espalhando cultura e ensinamentos . Ensinamentos sim, pois nunca podemos deixar de
    aprender, pois foi para isso que viemos para essa escola terrena.
    O que eu aprendi e ainda aprendo diáriamente com o JBF é de enorme
    gravidade e sou sempre gratro aos Mestres de plantão.

  5. Por São Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski , meu caro,
    Fostes até a Rússia dos grande czares e dentro de uma adorável boneca Matrioshka encontrastes ovos Fabergé, obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé no período de 1885 a 1917 para os czares russos. És um homem de sorte, D.Matt, muita sorte.

    Se Sancho tivesse um mínimo de vergonha na cara, certamente ficaria ruborizado com tamanho exagero em suas elogiosas palavras.

    Como sou daqueles que vasculham textos com a tara de um maníaco sexual, sempre que a venda de cocos verdes assim permite, persigo as palavras de cronistas e comentaristas que ousam escrever nesta gazeta “alineana e bertiana”, me alimentando dos belos textos aqui produzidos, sejam em forma de crônica ou comentário, fazendo minhas suas palavras finais, onde escreves: “(…) e sou sempre gratro aos Mestres de plantão”.

    Sim, os “mestres bestafubânicos” diariamente dão expediente neste JBF que abriga sob suas asas, cada um de nós, felizardos leitores das coisas que Aline e Berto colocam “no ar”.

  6. Parabéns pelo excelente texto, querido Sancho!

    Você é dono de uma inteligência privilegiada e de uma simpatia ímpar. Extremamente eclético, os seus escritos agradam a “gregos e troianos”.

    Adorei a história da sua irmã, que você contou:

    “Minha irmã, a professora comunista Marya Yelena Noytaba, ligou para uma emissora de rádio, especializada em política, para falar mal do Bolsonaro.

    Como estava a cuspir marimbondos depois de ler algumas crônicas de Adônis, Roque Nunes e Marcos André, no JBF, atual Disneylândia Bolsonarista, discou errado e foi parar em outra rádio, em um programa que dá prêmios ao ouvinte que acertar uma pergunta do locutor.

    Como estava a cuspir marimbondos depois de ler algumas crônicas de Adônis, Roque Nunes e Marcos André, no JBF, atual Disneylândia Bolsonarista, discou errado e foi parar em outra rádio, em um programa que dá prêmios ao ouvinte que acertar uma pergunta do locutor.”

    O final foi hilario…kkkkkkkkkk

    Um excelente domingo!

    • Vivi,
      Culta, educada e de excelente gosto, como atesta seu “domínio” nomeado neste JBF de CENAS DO CAMINHO, onde espalhas encanto em forma de textos, peço que perdoes minha “ignara” irmã (o comunismo consumiu boa parte do cérebro), que tascou CUBA, quando a resposta certa seria JAPÃO.

      E que seu domingo contenha a mesma excelência a mim desejada.

      Sigamos em frente, que ainda há muito que ler nesta gazeta quando percorremos LAS BIENAVENTURANZAS que encontramos em cada uma das CENAS DO CAMINHO.

Deixe uma resposta