SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

“Balzerà agli occhi l’acutezza, l’ironia, la verità?”Jean-Baptiste Poquelin

“Ei piqueno, pega aí essa tigela de açaí!” Ando tão aperreado com as coisas de nossa política, que passo noites insones em oração (um abraço grandioso em meu amigo e grande cristão, o rei Alfredo); Sancho orou muito pela total recuperação do presidente e ficou mais sofrido que joelho de freira em semana santa, tchê! E agora suas orações são para a belíssima primeira-dama Michele. Como se devem recordar, nunca aqui falei de política! – e jamais tentei influenciar fosse quem fosse… Peraí, que estão me chamando… É Berto. Direto e reto: – Cabra assombrado, em 2016 o leitor paraense Angélica me presenteou com uma garrafa de “cachaça com jambu” – Acmella oleracea popularmente jambu, jambú-açú,jamburana, mastruço do Pará, nhambú, pimenteira do Pará ou agrião-do-Pará, é uma erva típica da região Norte – mas (abstinêmico mas), até hoje, cumprindo rigorosamente a abstinência compulsória determinada pelo Doutor Sérgio Azevedo, meu cardiologista, e vigiado de perto (24 horas por dia) por Aline, Xolinha e Chupicleide, sendo que Chupicleide me ameaça com o “troço do Polodoro” (não tem dono o fiofó de bêbado), se eu vacilar -o sabor do magnífico presente, cachaça com jambu de primeira, está aqui na ponta da minha língua querendo descer pela goela. E tô com uma vontade danada de dar uma talagada na “mardita”. Assim acabo mufino. Você precisa dar um jeito nisso!

Sancho Pança, um cabra esperto (conforme atestou dona Catharina Pança) e que vive frescando nesta “gazeta de malassombro”, resolveu a questão (la imaginación tiene sus caminos) – Enfiou Berto neste texto, foram montados no Quixote Véi de Guerra até Resende-RJ, devidamente emparfelados e beberam até se fartar – na literatura a gente pode fazer essas coisas doidas, sem nenhuma consequência, tanto é que esticamos a noite no puteiro da Maria Bago Mole, tudo por conta do Cícero Tavares (abração no Trio Fubânico Los Tavares), velho “conhecido” da Maria. Cada qual com cinco ploc fuguetas lindas e, é claro, com a ajuda da literatura, sem ser preciso ajuda de viagra ou similar, ofertamos orgasmos múltiplos a todas as moças madrugada adentro (inveja mata, viu Carlos Ivan!?).

“Fue una noche memorable…” Ao amanhecer, cantamos juntos, irmanados a uma só voz: “A cachaça é coisa boa / Ninguém pode duvidá / Ela é filha do alambique / Neta do canaviá.” Berto atravessou a ponte de ferro sobre o Paraíba do Sul e, “feliz como pinto no lixo”, viu que era hora, capa o gato e retorna ao Recife para tentar descobrir o autor dos belos versos sobre a aguardente (dar o crédito sempre faz bem) e explicar para dona Aline onde passou a noite (se vira mano véi!!!!!).

Falando em verso… Você sabe de onde eu venho?/ Venho do morro, do Engenho / Das selvas, dos cafezais / Da boa terra do coco / Da choupana onde um é pouco… Cantarolava Sancho, depois de tão agradável noite, a belíssima Canção do Expedicionário. Justo ao passar em frente ao Portão Monumental da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ, seus ouvidos captaram a canção “yo no soy marinero soy capitan soy capitan soy capitan”. Sancho e os que estão lendo esta crônica (vítimas de “coceira cognitiva”) começaram a cantarolar a música “yo no soy marinero soy capitan, soy capitan, soy capitan”.

Viu sair pelo portão uma tropa (torso nu, calça e coturno), tendo à frente Bolsonaro, que estava a mostrar ao mundo sua estupenda forma física após vencer o Covid-19. Era Jair com seus generais (sim, os simpáticos velhinhos de pele verde-oliva – a tal segunda pele – sempre estão em forma e ao lado do “capitán”). Tenho quase certeza de ter visto no grupo, fubânicos amigos, o general Pedro Malta e o capitão Carlito Lima, colunistas de alta patente do JBF.

Sancho foi até o caminhão, trocou suas vestes pela farda, que sempre guarda no Quixote Véi di Guerra (Sancho fez curso de Sargento Temporário no 22º Batalhão de Infantaria – Barra Mansa-RJ), juntou-se à tropa que se dirigia a São Paulo em agradável e musical “corridinha”. Ao longo do percurso, capturados pelo “Efeito Bandwagon”, 60 milhões de eleitores juntaram-se ao grupo, que seguiu correndo e cantando alegremente “yo no soy marinero soy capitan, soy capitan, soy capitan”. Na altura de Aparecida, observando as belas canções emanadas da tropa, havia um grupo de 13 pessoas vestidas de vermelho, que prontamente esticaram uma faixa “Fora Bolsonaro” e Sancho ouviu de passagem, que “só reza brava tirava a faixa de Jair. Não, tenho certeza absoluta que não” – Goiano, Famigerado, John Doe, Francisco, Jose Hinacio, Artemísia (saudade da bela) e Sonia Regina não estavam no grupo dos vermelhos. Certamente tinham coisas mais importantes a fazer do que estar em texto de Sancho. Na altura de Guararema, Sancho saiu do grupo, pois pegaria a Ayrton Senna e depois o Rodoanel Mário Covas para chegar a São Bernardo.

Dizem que Aristóteles disse, faz uma porrada de séculos, que fazemos ciência e filosofia porque somos curiosos por natureza. Aristóteles não era um babaca, Sancho ainda menos. “Je t’embrasse bien fort”. Tempos modernos… Proibiram os abraços… Proibiram sair de casa, proibiram Sancho de trabalhar, de ganhar o pão. Lá fora o Quixote Véi de Guerra, onde Sancho vendia uns cocos anda vazio, pois o comércio na praia, onde estavam seus clientes, está fechado. Tentam, mas (benedicto mas), não conseguem impedir Sancho de ser feliz.

Proibiram o aperto forte de mãos entre os machos “homo sapiens” por causa do coronavírus. Sancho sempre deu um aperto bem forte na mão amiga que se estende em saudação. Beijinho na amiga “gata” nem pensar – Beijão Ligia Pontes, a eterna iguapense Lili, que está agora batendo um papo animado com Jesus, não o nosso Miúdo, mas o Nazareno, entre uma taça de vinho e outra, com direito a uma bela porção de manjubinha, lá no céu – Nos condenaram a novos rituais que nos deixam bem separados (maldito vírus!).

¿Qué puede salir mal? Dizem as boas e as más línguas que há uma tribo ao norte do Malawi, os Ngá, onde os homens se dão mutuamente uma saudação peniana (isso mesmo Maurino, se agarram o pênis um do outro, como fazemos aqui com as mãos, em saudável e amigável balançar, uma vez apenas, pois senão vira outra coisa). E aí, Berto!? Vai adotar tal cumprimento aqui na redação do JBF?

Proibiram minha venda de cocos? Sancho se vira e vira vinicultor. Faz alguns anos que Sancho, apaixonado por bons vinhos, decidiu plantar uva em sua pequena horta, com a finalidade de fazer vinho do bom. Rezó, plantó, cavó, sulfató, regó podó, esperó y rezó de novo y de novo – A fé não “custuma faiá”. Divinas e graúdas bolinhas arroxeadas encantaram nosso entusiasmado agricultor alguns meses depois. Feita a colheita e com as uvas adequadamente acondicionadas em um barril de madeira bem grande, era hora de amassar. Lavei bem os pés, aparei bem as unhas, sentei em minha poltrona favorita, calcei minha pantufa quentinha, com o desenho do Bob Esponja rolando na tv e mandei Bolsonaro, meu porquinho de estimação, se entregar ao prazer de “aplastar la uva a la antigua usanza”. Tenho agora, três anos depois do brilhante trabalho do porquinho, umas garrafas de um vinho, que rotulei como Dom La Pança • Cabernet Quixoton. Estou vendendo pela bagatela de vinte e cinco mil euros a garrafa. Tá caro? Se você disser que é leitor do JBF e cantar a musiquinha ganha desconto de cinco mil euros. “Yo no soy marinero soy capitan, soy capitan, soy capitan”. Vai um cumprimento Ngá aí!?

PS1: Sancho aproveita o trecho da Canção do Expedicionário – Você sabe de onde eu venho?/ Venho do morro, do Engenho para deixar forte abraço para o gigantesco fubânico buiado Rômulo Simões Angélica, que vem de Belém do Pará, terra onde nasceu Jesus, não o nosso Miúdo, mas (espirituoso e santo mas), o filho do carpinteiro – os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia, hoje Belém do Pará (Beijão, Fafá!!!) – Sancho também é cultura (ou não!!! Claro que não!!!!).

PS2: Pátria (des)Educadora – ADIADO O PISA – La Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE) ha decidido posponer los dos próximos informes O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes- PISA (Programme for International Student Assessment), por la crisis de la Covid-19. La prueba se realiza cada tres años y tocaba en 2021, pero el examen se hará en 2022 y los resultados se publicarán en diciembre de 2023.

PS3: – Xuxuxu xaxaxa – CHUCHU BELEZA – Sancho se solidariza com o ex-governador Geraldo Alckmin, denunciado, por falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ação foi apresentada pelo MP/SP no âmbito da chamada Lava Jato Eleitoral, um desdobramento da operação no estado. Sancho possui certeza absoluta da inocência dos tucanos, coisa que recentemente está sendo contestada (tentaram incriminar os probos, ínclitos e tucanos Aloisio e o Serra) e volta a insistir nosso Sancho que o Brasil é o único país no mundo onde todos os políticos são inocentes.

PS4: – Tem gente que deveria ser proibida de morrer. Lamenta Sancho comunicar que el sábado 25 de julio falleció el pianista y compositor argentino Manolo Juárez (83 años). En su último momento pidió escuchar Chopin (Sancho, no momento derradeiro, pedirá Beethoven).

41 pensou em “CAPITÁN BERTO ADOTA O CUMPRIMENTO NGÁ

  1. Tô fora neste tal cumprimento Ngá. Que porr é essa… Ri demais, amigo Sancho.

    Para você ser tão doidão, pergunto: Quais os autores preferidos de Sancho?

    • Por óbvio Miguel de Cervantes Saavedra. E, ainda… Horace Walpole, Edgar Alan Poe, Mary Shelley, Robert E. Howards, John Ronald Reuel Tolkien, Clive Staples Lewis, Luiz Berto Filho, Ursula Kroeber Le Guin, Margarett Weis, Tracy Hickman, Terry Pratchett, Andrej Sapkowski, Neil Gaiman, Phillip Pullman, Terry Goodkind, Robert Jordan, J.K. Rowling, Laura Gallego, Christopher Paolini, Stephenie Meyer, Brandon Sanderson, Brent Weeks, Peter Brett, Joe Abercrombie, George Raymond Richard Martin, Patrick Rothfuss, Cassandra Clare, Suzanne Collins, Jim Butcher, Concepción Perea, Scott Westerfeld, Cassandra Clare, Brandon Sanderson, Jay Kristoff, J. Valor Montero, Cherie Priest, Saladin Ahmed, Joe Abercrombie, Aranzazu Serrano Lorenzo, Brian McClellan, Kiera Kass, James Dashner,Verónica Roth, Marissa Meyer, Iria G.Parente, Selene M. Pascual, Laura Gallego y Ana Gonzalez Duque.

      Abraço grande, jovem amigo…

      • Sancho aproveita para indicar a nossos leitores, neste tempo de confinamento, TODOS os autores acima, pois são verdadeiros fubânicos em suas respectivas especialidades literárias. Gente da melhor qualidade.

        • J. K. Rowling e os fãs em festa – “Harry Potter” cumple hoy 40 años: el mago que conquistó a niños y a grandes en todo el mundo…El 31 de julio de 1980 nació el personaje de J. K. Rowling, la escritora británica que hoy también celebra un nuevo año de vida (enorme éxito logrado a través de los libros y las películas). Feliz cimpleaños a los dos.

  2. Como diria o Sancho, recorro a Berto: Um Coronapeidus-19 pra entupir as ventas dos que não torcerem pelo restabelecimento de maravilhosa Michele.
    Para os que torcem contra, o peido letal do amigo do editor Berto. Peida aí, meu véio!!!
    Michele você é linda e possui um coração generoso e cheio de afeto.
    Beijim, de sua admiradora, a Bella

    • Aí belíssima señora,
      Terei que recorrer a JoseRamos: três arre égua ( arre égua, arre égua e arre égua).
      Sancho torce muito para que o fatal vírus não faça mais estragos. Orar é o que me resta. E vossos comentários me aelgraram o coração. Apareça mais vezes na casa bertiana, esse abrigo de loucos perdidos, mas que amam amar vocês, queridos leitores.
      Beijo vosso coração. Até sempre…

    • Grande Bernardo. Sabes que sou seu fã. Se te faço rir fico mais fã, ainda, pois alcancei seu coração,, pois só rimos quando nosso coração aprecia algo ou alguém. A segunda melhor coisa do JBF é o humor; a primeira, são seus comentaristas.

  3. Este tal cumprimento funciona só nas África pois a temperatura impede a coisa de encolher. Também tem os de uma região da Papua -Nova Guiné onde os meninos ingerem o esperma dos homens , deve ser num ritual “boquético” e de estrupo de vulnerável , e onde os homens usam a koteka para proteger e dar melhor impressão sobre o “pau” !. Tu não vais andar por lá Sancho , é lugar perigoso. Lá eles comem gente , de uma forma ou outra.

    • Mas (degustativo mas), não precisa ir tão longe da redação do JBF, pois Dom Pedro Fernandes Sardinha (Pero Sardinha), segundo alguns relatos controversos, foi devorado por caetés (isso nos lembra alguma coisa?), em um ritual de antropofagia, no litoral do nordeste brasileiro, em 1556, pertinho de Berto.
      Tranquilize-se o amigo, pois seguirei seu providencial e prudente conselho (Tu não vais andar por lá Sancho , é lugar perigoso. Lá eles comem gente , de uma forma ou outra.). Vou para Themyscira (mitologia grega Temiscira) ou Ilha Paraíso (não confundam com a outra, a do Fidel e do Goiano), pois lá em Themyscira serei devorado (no bom sentido) por Diana Prince e suas amigas…

        • Sancho andava acabrunhado sem comentários do amigo nas coisas que escrevi…
          Bom te ver na seção sanchiana do JBF. Pensei que o amigo estava puto com o Sancho em virtude do texto em que você morre. Porra, Adônis eu xavequei o Jesus de Ritinha, o nosso gigante Miúdo para ele te ressuscitar.
          Abraço forte, fortíssimo amigo.

  4. Gostaria que todos os que forem visitar o Berto não esqueçam a nova norma de etiqueta à moda Ngá. Será que na recente visita do Adônis eles colocaram em prática tal cumprimento?

  5. Quer uma ótima notícia? Quer uma péssima notícia? Ela será péssima ou ótima dependendo de sua ótica política, pois não!?
    Você gosta do Weintraub? Sancho gosta. O ex-ministro Abraham Weintraub acaba de ser confirmado (por decisão dos acionistas) para uma das diretorias do Banco Mundial, Washington.
    Weintraub fará parte do Conselho da Diretoria Executiva do Banco Mundial.

      • Só autorizo se você prometer que virá sempre fazer uma visitinha. E não esqueça de ler todos os colunistas, pois são muio melhores que o Sancho. Se gostas de Sancho vais amar os demais. Tem o cordel encantado da Maria de Lourdes Aragão Catunda, as músicas do Peninha, as fotos maravilhosas do Severino, os vídeos do Bernardo; poetas também temos (Braga Horta, Jesus e Malta dão o recado), quer articulista dos bons? Temos uma penca (Goiano, Assuero, Cavalcanti, Cícero, JoseRamos, DuduSantos, Brito, Narcelio, Mairton, Newton Slva, León, Roque (sem preguiça), Violante, Xico, Jessié, Adônis, Aristeu (ops, nosso), Carlito, Lessa, Gonçalves, Bertoluci, Marcos André) É tanta gente boa que devo ter esquecido algum…
        Mas muito melhor do que os colunistas são os nossos comentaristas. Tem uma galera que vive pendurada na nossa gazeta. São tão chegados que os chamamos de irmãos. Elencá-los faria por demais extensa esta prosa.
        Caríssimo, o JBF é tudo isso e muito mais…

  6. Meu caro Sancho Pança, tu és um esquerdista safado e num sabes disso. Ainda.
    Vou explicar.
    Existe, na natureza humana, um modo elevado e quase religioso de ser e comportar-se, no qual o cristão devoto genuflexa-se perante a sensação de divindade e, abraçado à família e à propriedade, conversa com os seus usando termos inspirados, jamais se dando o desrespeito de usar bermudões largos e sandálias malcheirosas de dedo, fazendo as refeições no seio do lar com o sentimento compungido de gratidão, usando, assim como os apresentadores do Jornal Nacional, paletó e gravata à mesa das refeições diárias ou mesmo no churrasco, quando a cerveja é servida segundo as normas da moral e dos bons costumes. Eticétera.
    Outro modo, antinatural, é do sujeito que leva pastel, piza e cachorro quente para casa, que vão ser servidos em algazarra para a garotada, com o cachorro pidão sentado, olhando e agitando o rabo, enquanto na tv passava os simpsons e agora rola um desenho nojento um tal se swin não sei lá do quê, a família falando todos ao mesmo tempo num desrespeito da porra.
    O modo natural marcha pela Família, com Deus e pela Liberdade, não necessariamente nessa ordem, em uma procissão de muita fé formada por mulheres, na maioria.
    O modo antinatural e aquela turma de depravados jogando sinuca e bebendo cachaça.
    Assim é a escrita: uma, preparada inteligentemente segundo as boas normas do idioma pátrio, organizada metodicamente para ser compreendida pelo sentido lógico e pragmático, como um texto de Augusto Nunes.
    É a escrita de direita.
    O outro é o Ivan Lessa falando porcaria destrambelhadamente, numa linguagem caótica e ininteligível aos sentidos normais, elaborando um texto revolucionário, vanguardista, que o cara lê e não compreende, mas sente.
    É a escrita de esquerda.
    Tu, Sancho safado, escreves como um esquerdista mas teimas em ser um boboca de direita.
    Isso eu não posso compreender.
    Segue o teu caminho de espinhos e tentes ser feliz.

    • Meu caro Goiano, tu és um direitista amado, letrado, musicalizado, vinicultuado e genial e sabes disso.
      Vou explicar.
      Existe, na natureza humana, um modo elevado e quase religioso de ser e comportar-se, no qual o cristão devoto genuflexa-se perante a sensação de divindade e, abraçado à família e à propriedade, conversa com os seus usando termos inspirados, jamais se dando o desrespeito de usar bermudões largos e sandálias malcheirosas de dedo, fazendo as refeições no seio do lar com o sentimento compungido de gratidão, usando, assim como os apresentadores do Jornal Nacional, paletó e gravata à mesa das refeições diárias ou mesmo no churrasco, quando a cerveja é servida segundo as normas da moral e dos bons costumes. Eticétera.
      Outro modo, antinatural, é do sujeito que leva pastel, piza e cachorro quente para casa, que vão ser servidos em algazarra para a garotada, com o cachorro pidão sentado, olhando e agitando o rabo, enquanto na tv passava os simpsons e agora rola um desenho nojento um tal se swin não sei lá do quê, a família falando todos ao mesmo tempo num desrespeito da porra.
      O modo natural marcha pela Família, com Deus e pela Liberdade, não necessariamente nessa ordem, em uma procissão de muita fé formada por mulheres, na maioria.
      O modo antinatural e aquela turma de depravados jogando sinuca e bebendo cachaça.
      Assim é a escrita: uma, preparada inteligentemente segundo as boas normas do idioma pátrio, organizada metodicamente para ser compreendida pelo sentido lógico e pragmático, como um texto de Augusto Nunes.
      É a escrita de direita.
      O outro é o Ivan Lessa falando porcaria destrambelhadamente, numa linguagem caótica e ininteligível aos sentidos normais, elaborando um texto revolucionário, vanguardista, que o cara lê e não compreende, mas sente.
      É a escrita de esquerda.
      Tu, Parisino por Sancho amado, escreves como um direitista mas teimas em ser um genial cara da esquerda.
      Isso eu não posso compreender.
      Segue o teu caminho de espinhos e tentes ser feliz votando 13 quando no íntimo seu grande desejo é dizer: Bolsonaro, aqui me tens.
      Beijo grande em vosso coração, amado parisino. Até sempre.

        • Ah, já ia me esquecendo.
          Goiano, dá uma passadinha na enquete de hoje e vota no Haddad (Qual o seu candidato para 2022?) que ele até o momento está sem um único voto. Ou será que de tanto ler o Sancho você já bolsonarizou?.

          • “Bolsonarizou”? Nem fudendo , meu caro.
            Espero ainda a chapa Haddad Ciro não necessariamente nessa ordem.
            A aprovação de Vagintraube, não sei escrever a porra desse nome estrangeiro, é um claro sinal: Vien merde. Attendons.

            • Você sempre faz jogo sujo tentando levar o Sancho (que possui pouquíssimo cérebro, o que pode caracterizar que você abusa de incapaz – alienação ou debilidade mental de um Sancho) para a esquerda, citando gente do porte de Ivan Lessa, que Sancho tanto admira, a turma do Pasquim (cresci lendo aqueles geniais) e o que não dizer do comunista maravilhoso, o Mário Lago (com e sem Amélia). E os discos do Chico e do Caetano (gosto muito de você, leãozinho)? E o que dizer de Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho? São geniais e eu ficaria o mês de agosto inteiro escrevendo, se fosse elencar toda a artística canhota brasileira… Quase todos geniais (toda regra tem sua exceção).
              Beijo grande, imenso Braga Horta, um nome que transpira arte por todos os poros…

              • Aí, o cara, genial, pensa: – O que há de errado comigo?
                A resposta é:
                – Nada!
                Apenas um comem assim, outros assado.
                Embora haja os que comem cru.
                Não poderia deixar de citar Cartola:
                – Ainda é cedo, amor, o mundo é um moinho.
                Logo veremos, após expor de maneira sucinta o que para uns é verdade, para outros, como para Berto, é uma sombra do passado que se foi, pois, assim como o coqueiro que dá coco o passado nunca virá, que não adianta tentar levar milho para o mundo fazer fubá, porque não vai funcionar.
                No mais, estou indo embora, bêibe.
                Bros bisou.

  7. Vamos votar, gente fubânica!!!!!! Berto acertou em cheio, feito flecha de Robin Hood. A enquete fubânica de hoje vem bem a calhar com o texto do Sancho: QUAL O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2022?
    Resultado parcial às 12:54
    BOLSONARO
    72 votos – 83% dos votos
    MORO
    13 votos
    CIRO
    2 votos
    HADDAD
    0
    BOULOS
    0
    MARINA
    0
    Onde está nossa canhota fubânica? Concentraram todos os votos no Moro e no Ciro? Bolsonaro concentra 83% dos votos no Jornal da Besta Fubana, um reduto de intelectuais e artistas (o que contradiz o parisino, pois, segundo o Goiano, intelectual e artista é reduto da esquerda).

  8. Ontem na parte de cima do mapa e hoje na parte de baixo… Lá vai Jair conquistando redutos antes totalmente petistas…Bolsonaro chegou há pouco a Bagé (município da região Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Localizado próximo ao Rio Camaquã, o município tem uma população de 120 943 habitantes, de acordo com o a estimativa do IBGE de 2018) Está lá para inaugurar o conjunto habitacional Nossa Senhora das Graças, 1.124 unidades populares, e depois visitará a Escola Municipal Cívico-Militar São Pedro, pertencente ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Brasil.

  9. Agora acabaram-se (ou não) os problemas na vizinha Venezuela… O supermercado iraniano Megasis abriu filial na Venezuela, o primeiro na América Latina. Crece la influencia de Irán en América Latina: inauguró el primer supermercado en Venezuela. Plamas para Maduro? (Alguém?).
    Vamos bien, diria o velho Fidel…

    • Venezuela es un país democrático libre, vermelho y soberanu con gobierno elegido por el pueblo. Vivi la Republica Bolivariana Siglo XXI. Viva Chávez, viva Maduro, viva, Cristina K, viva Mujica, viva Lula!!!!!
      Gostou de meu espanyol, Sancho?

      • Si te llama la atención la decoración en rojo…¡Sí, este eres tu!
        Abração a você, jovem Hinacio.
        E ao sofrido povo venezuelano…

  10. QUAL O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2022? Atualizado às 14:00
    BOLSONARO – 85 votos (ninguém no retrovisor, diria pelo sistema de rádio, o chefe da equipe, se fosse fórmula1)

    MORO 15 votos apenas para o grande jurista?

    CIRO – 2 votos apenas para o Cirão da Massa?

    Zerinho de votos dos fubânicos estão tendo os maravilhosos:
    HADDAD – onde foram parar os votos de Andrade de 2018?
    BOULOS – Ninguém vota nele?
    MARINA – Ninguém a quer com a faixa?

    Se tivermos eleitor de algum candidato não elencado por Berto, podem usar os comentários para colocarem seus preferidos, pois os candidatíssimos Dória, Amoedo, Alvaro Dias, Freixo, Lula, Dilma, Huck não apareceram na enquete.

  11. Mais uma ótima notícia: O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo , Paulo Antônio Skaf, está curado do vírus chinês. Quer saber? Gosto dele…

  12. Da Série: Tem gente que deveria ser proibida de morrer…
    Don`t cry for me…Morrió el cineasta britânico Alan William Parker, conhecido pela direção de filmes como “Bugsy Malone”, “Expresso da Meia Noite”, “Mississipi em Chamas” e “Evita”.

    Fonte: «Alan Parker, Director of ‘Midnight Express’ Dies at 76». The New York Times.

    • Recorro a Pedro Malta, nosso generalíssimo, que hoje colocou no JBF: Pra que tanta ganância e correria / Se ninguém veio aqui para ficar?

  13. Concito a todos os que passarem por aqui a darem um pulinho no histórico texto de nosso magistral fubânico, o ALTAMIR PINHEIRO – Berto acabou de postar excelente matéria sobre Palmares, com o título PALMARES, TERRA DOS POETAS, FAZ PARTE DO BERÇO CULTURAL DE PERNAMBUCO

  14. Sancho, o “maluco beleza do JBF” a LAS BIENAVENTURANZAS é um verdadeiro e delicioso conquetel de notas e notícias.

    Virou um magnífico tablóide onde o imaginário vagueia, como num bar das ilusões da vida, onde cada mesa é servido uma bebida especial, sem que necessariamente tenha-se que cumprimentar o outro no estilo Malawi. A não ser, virtualmente.

    Lembra que no JBF houve até um princípio de duelo virtual?

    Pois é…
    Seque o noticiário no jornal informatico do Sancho

    Uma maravilha!

    • Marcos André,
      A pergunta que não quer calar: JÁ cumpriu com sua obrigação fubânica e VOTOU na enquete do Berto (QUAL O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2022?)
      Dá uma forcinha pro Boulos, Marina e Haddad que não ganharam a simpatia de ninguém na gazeta fubânica.
      Abraço forte, grande amigo de Sancho. Até sempre…

  15. QUAL O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2022?
    BOLSONARO
    Jair chega ao centésimo voto fubânico…
    100 votos (cem votos… Analisemos: como metade da população brasileira passa diariamente pelo JBF, esses votos representam, na verdade 100 milhões de votos). Não havia uma turma que dizia que havia 70% da população contra o Bolsonaro? Onde foi parar essa gente?

    MORO, o nosso ex-juiz está em segundo, mas (infeliz mas), não haverá segundo turno…
    16 votos

    CIRO – Lá vai o cirão da Massa com votos de Goiano e Jose Hinácio
    2 votos

    A turma do zero segue abaixo:
    HADDAD
    BOULOS
    MARINA

    • Situação de momento – às 17:10

      QUAL O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2022?

      BOLSONARO
      113 votos

      MORO
      18 votos

      CIRO
      2 votos

      E com zero voto:
      HADDAD
      BOULOS
      MARINA
      Nenhum cristão virá fazer a caridade de votar nesses maravilhosos políticos brasileiros que possuem zero voto na enquete fubânica?
      Como alguém explica a não votação no cara que foi para o segundo turno em 2018? Qual o mistério por trás dos números?

      Eu não estou brincando. Realmente não consigo alguma explicação para zero voto em Haddad, que foi para o segundo turno em 2018…

  16. Brasil vs Argentina – Futebol? Não, política… Os peronistas estão chegando… El embajador argentino en Brasil, Daniel Osvaldo Scioli el 10 de agosto chegará a Brasilia para seu mayor desafío diplomático del año: restabelecer os vínculos com o governo de Jair Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *