SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Thomas Bernhard, in ‘Trevas’ explica porque Berto só seleciona os melhores (toda regra tem exceção e Sancho é a exceção do JBF) para compor o timaço de craques da escrita que aqui batem ponto diariamente).

Escreveu Bernhard: “A verdade é que não se deve aceitar pessoas medíocres. Quando isso acontece, o fracasso é certo. E sempre que transigi a coisa deu para o torto. A culpa foi minha, porque devia tê-lo visto e vi-o realmente, mas fui débil. E quando se é débil tudo sai mal. E então, naturalmente, atribuem-nos todas as culpas, cai-nos tudo logicamente em cima.”

Recorro a Xico Sá: “Eu tenho muita crença na narrativa. Acho que quando você faz uma coisa forte, você é lido, você é visto. Se vai ser por um milhão de pessoas ou por cem leitores arrombados de bom, tanto faz. Vai ser lido de todo jeito”.

Há anos que leio todos os dias, após o desjejum, quando a madrugada rende-se à manhã, o JBF; depois vou aos cocos (quando os governantes possibilitam meu deslocamento e/ou venda). Como diria Georg Wilhelm Friedrich Hegel, é parte da minha diária oração matinal. Dotô Honoris Coco Sancho saúda o imenso coco privilegiado de Berto e os os organizadores do Festival do Coco e Florestas Plantadas de Conde-BA (o maior produtor de coco da Bahia, do Nordeste e do Brasil).

“Deus nos livre a todos das esposas que são anjos nas ruas, santas na igreja e demônios em casa.” Charles Haddon Spurgeon.

Sancho busca sacarte una risa…Entre Prada e Louboutin… Confesse que ao ler isto você deu uma avaliadora olhada em sua esposa, confirmando que há muito ela não é “sua diabinha” no leito conjugal, mas (diabólico mas), infernal para as demais atividades caseiras. Você? Apenas um “pobre diabo”.

Agora, quase sem sexo, pois as esposas para isso não foram feitas, recordas as namoradinhas…Quem guarda o guarda? E a menininha sapeca, namorando ao anoitecer na pracinha: “Olha o guarda, guarda!

LEF (Legião dos Extraordinários Fubânicos)…Abunda por cá, nas hostes fubânicas, o bolsonaresco «é só um jornalzinho (cómo superar las expectativas, pero también cómo subvertir expectativas)» La gran pregunta de Sancho, sabendo já que o melhor jornal é o JBF: ¿Cuál es la mejor plataforma de streaming? 19 de marzo (se estrenó) en Disney Plus: Falcon y El soldado de Invierno…

LEF (Legião dos Extraordinários Fubânicos)…Talvez vocês nunca tenham lido um “bom autor” (ler crônica de Sancho não se enquadra em “bom autor”). “Chaque parole a des retentissements. Chaque silence aussi.”

Quanto mais aprendo mais alargo o campo da minha ignorância. Vivia o jovem Sancho a tentar dominar o uso do ponto-e-vírgula (“If you’re going through hell, keep going”) e a tirar e por (mais por do que tirar) os olhos do decote da professora de português .

E Zé Ramos, poeticamente, sobre Sancho: “você que transfere o coração para a pança prumode ela ficá mió”. Como diria Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo: «Que outros se orgulhem das páginas que escreveram que eu me orgulho das que li.»: vou lendo e registrando nas folhas em branco do livro as frases, os pensamentos mais cativantes, com menção da página onde se situam. Ao retornar ao livro, se calhar voltar, começo por reler as minhas “malescritas” notas.

Como já foi dito várias vezes, o JBF deveria ser declarado de interesse público literário, cultural e universal. Falando em escrever bem… cito um trecho do prefácio escrito por Orlando Tejo (recorro a Berto: Não sei se vocês sabem, mas Orlando Tejo é o sujeito mais calmo e descansado desse mundo, incapaz de se aperrear até dentro de uma casa em chamas. Mas naquela manhã, o homem estava mais agoniado do que bacorinho em caçuá.):“Tomem nota deste depoimento: nunca li, em nenhum escritor pátrio, nada mais tocante nem de tanta grandeza, nenhuma página mais lírica e eterna do que “Nós, os Meninos de Palmares”, com que Luiz Berto inicia a PRISÃO DE SÃO BENEDITO E OUTRAS HISTÓRIAS”.

Deixemos Tejo (Segundo o poeta Jessier Quirino, Orlando Tejo foi “responsável pelo despertar de várias gerações de artistas e poetas, fazendo com que eles voltassem o olhar para a cultura do Nordeste”) e Berto com a prosa que lhes é peculiar e falemos de PAN DE MIA…

E a simpática figura, autoridade indiscutível, na emissora de sinal de tv: “Lindos velhinhos… FIQUEM EM CASA, porra!!!”…Nestes tempos de reclusão forçada há que se ler e ler muito. Recorro a um mestre português:”crescente número de pessoas ingressadas em estado de vida suspensa (…)”. José Saramago, “As Intermitências da morte”, Porto Editora, 7.° edição (pág. 29). Sim, certos governantes colocaram nossas vidas em estado de vida suspensa.

“Porque escrevemos?, pergunta em uníssono o grande coro de quem escreve. Porque não nos podemos limitar a viver.” Patti Smith (Devoção, pag. 125) Edição Quetzal, 2019.

“Marco António escolheu um presente do qual Cleópatra não poderia desdenhar com um ar aborrecido: pôs aos seus pés duzentos mil volumes para a Grande Biblioteca. Em Alexandria, os livros eram combustível para as paixões.”O Infinito num Junco, Irene Vallejo. Taí um livro que você deveria ler, leitor fubânicos e sanchiânico.

Talvez você nunca tenha lido um “bom autor” (ler crônica de Sancho não se enquadra em “bom autor”, repito). Posso, de cátedra, dizer-lhe: “Ler é um ato de liberdade que… (Libertas quae sera tamen)”.

Tens aí um “je ne sais quoi”…E recordo saudoso, de meus tempos de menino, onde lia escondido de Paulinho Gibi, meu irmão, os clássicos que ele comercializava pela Desengano natal (Alexandra Lucas Coelho definitiva: “A única forma de voltar [a uma experiência] é escrever para que exista”, afirma a narradora do seu primeiro romance, E a Noite Roda – (248 pp)).

Ser surpreendido me custava uns cascudos por “bagunçar” os livros já separados para venda ou troca. E foi por intermédio de “Gibi” que conheci Demian (Demian foi publicado pela primeira vez sob o pseudónimo “Emil Sinclair”, o nome do narrador da história, porém mais tarde Hermann Hesse revelou ser o autor).

Muitos cascudos me apresentaram à obra HESSIANA (O Lobo da Estepe, Sidarta, Narziss und Goldmund, Peter Camenzind, O Jogo das Contas de Vidro).

“Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino.” Sallustio 86 ac 34 ac…O que andei xeretando nos “guardados de Paulinho Gibi… Inesquecíveis. Que me impressiona(ra)m. Que me marca(ra)m. Que me influencia(ra)m. Provavelmente, mais emocionalmente do que intelectualmente, pela substância, pelo estilo, por ambos.

Onde há ficção e não ficção, prosa e poesia, banda desenhada, biografia, enciclopédia, crónica, crítica, controvérsia encontrarás Sancho. Cismei em listar os 20 livros «da minha vida»… parecia tarefa fácil, mas (literal mas), que sufoco. Ei-los, por ordem cronológica:

««Discours pathétique»», Francisco Xavier de Oliveira ou Cavaleiro de Oliveira (1756); «Viagens na Minha Terra», Almeida Garrett (1843); «Eurico, o Presbítero», Alexandre Herculano (1844); «Uma Campanha Alegre», Eça de Queiroz (1890); «O Anti-Cristo», Friedrich Nietzsche (1895); «Sidarta (Siddhartha)», Hermann Hesse (1922); «O Lobo da Estepe (Der Steppenwolf)», Hermann Hesse (1927); «And Then There Were None», Agatha Christie (1939); «Esteiros», Soeiro Pereira Gomes (1941); «Quinta dos Animais», George Orwell (1945); «Vida de Charlot», Georges Sadoul (1952); «A Queda», Albert Camus (1956); «Os Carros do Inferno», Sven Hassel (1958); «O Cavalheiro de Domingo», Irving Wallace (1965); «Cem Anos de Solidão», Gabriel Garcia Márquez (1967); «Fórmula 1», Jean Perilhon (1971); «Rush», Jean Graton (1972); «A Enciclopédia do Rock Ilustrada», Nick Logan e Bob Woffinden (1976); «O Romance da Besta Fubana», Luiz Berto Filho (1984); «O Homem Que Se Tornou Deus», Gerald Messadie (1988); «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», José Saramago (1991).

Durante nove anos, Blimunda procurou Baltasar e Sancho encontrou José Saramago (José Saramago, ‘Memorial do Convento’). E Sancho enprestou Saramago para uma amiga que perdeu Saramago. E tome cascudo!!!

«Não falávamos muito, não tínhamos grande coisa a dizer. De resto, para que servem as palavras quando estamos de ideias fixas? Para nos insultarmos e nada mais.»[…](“Viagem ao fim da noite” – Louis-Ferdinand Céline)

Sim, Sancho e Gibi não se falavam muito, não tínham grande coisa a dizer; o primeiro corria para não levar cascudos e o segundo para ofertar generosos cascudos, doídos cascudos.

Um trecho do livro “a lua e as fogueiras” de Cesare Pavese:- São livros – disse ele -, lê-os o mais que possas. Serás sempre um desgraçado se não lês livros. ‘

E não o sendo, em boa parte também o são…E Sancho sempre que capturado por Gibi prometia não mais “roubar” os livros. Mentia Sancho (Precisamos escolher: mentir ou morrer. E eu nunca consegui matar-me.”Céline-Viagem ao Fim da Noite-Pág. 190-Ulisseia-Junho 1973).

Berto soca a porta, exigindo que eu termine a crônica, pois ele precisa publicar e tem coisa mais importante a fazer do que aguardar “minha boa vontade. Faço “ouvidos moucos” e ele ameaça uns “cascudos” em minha calva.

Ainda bem que a palavra demissão não foi dita…Hora de encerrar (havia tanto ainda a dizer) e para tal mister recorro a Javier Cercas (“Terra Alta” de Javier Cercas. Porto Editora), de onde extraio o seguinte trecho:

A ação passa-se no pátio de uma prisão.

Uma personagem, Gilles, mais conhecido por Francês, é interpelado por outro prisioneiro.

“-Francês, pára de ler, que te vai secar o cérebro!
O comentário mereceu a aprovação da assistência. Erguendo os olhos do livro, o Francês identificou o brincalhão e perguntou:
– Sabes porque leio tanto, Quezada?
– Porquê? – desafiou-o o outro envaidecido pelo seu êxito.
– Para te perder de vista, a ti e a este buraco de merda, sua besta.”

PS007: “¿Y ahora qué?” Sancho, Footballeur du Vendredi: “Marcar gols é como trepar, todos sabem como se faz, mas (luxuriante mas), ninguém os faz com tanta maestria e tesão como eu”. Sancho Pança, treinador do time de caçadores, pescadores e outros mentirosos do JBF.

PS1: Lampions League – A “orelhuda está em jogo”.
HAY UNA TABLA DE PUNTOS Y PASA EL QUE MAS PUNTOS HACE. LOS QUE CLASIFICAN SON SIEMPRE LOS MERECEDORES, EL RESTO ES CUENTO.
18′ edizione della Lampions League – Quinta jornada (Spieltag 5):
23/03/2021 ILHA DO RETIRO – Sport 0-1 Confiança
23/03/2021 LINDOLFO MONTEIRO – Altos 0-1 Sampaio Corrêa
23/03/2021 CASTELÃO (CE) – Fortaleza 0-1 Santa Cruz
23/03/2021 REI PELÉ – CSA 2-0 Bahia
24/03/2021 BARRADÃO – Vitória 1-1 CRB
24/03/2021 CORNÉLIO DE BARROS – Salgueiro 1-0 Treze
25/03/2021 ALMEIDÃO – Botafogo-PB 1-1 Ceará
07/04/2021 FRASQUEIRÃO – ABC vs 4 de Julho.
Sexta jornada (Spieltag 6):
27/03/2021 ALBERTÃO – 4 de Julho 1-2 Fortaleza
27/03/2021 PAULO BARRETO – Confiança 0-0 Vitória
28/03/2021 PITUAÇU – Bora Bahêa Minha Porra – Bahia 5-0 Altos
01/04/2021 AMIGÃO – Treze vs Botafogo-PB
29/03/2021 CASTELÃO (MA) – Sampaio Corrêa 3-2 Salgueiro
30/03/2021 REI PELÉ – CRB 2-0 ABC
31/03/2021 CASTELÃO (CE) – Ceará 2-0 CSA
31/03/2021 ARRUDA – Santa Cruz 1-2 Sport.

PS10: The Walt Disney Company (Disney Media & Entertainment Distribution dio a conocer nuevos detalles sobre el lanzamiento de varios títulos de Walt Disney Studios.) – Información sobre los estrenos:
Cruella el 28 de mayo de 2021
Viuda Negra el 9 de julio de 2021
Free Guy el 13 de agosto de 2021
Shang Chi y la Leyenda de los Diez Anillos el 3 de septiembre de 2021
The King’s Man: La primera misión el 22 de diciembre de 2021
Deep Water el 14 de enero de 2022
Muerte en el Nilo el 11 de febrero de 2022.
Luca, la cinta de Disney y Pixar, estará disponible en todos los hogares en exclusiva en Disney+ a partir del viernes 18 de junio. En los países donde la plataforma aún no está disponible, la película se estrenará en salas de cine y las fechas de estreno se anunciarán más adelante.

PS13: UEFA Champions League – Emparejamientos de cuartos de final:
Se disputarán el 6 y 7 de abril la ida y el 13 y 14 de abril la vuelta.

Manchester City Football Club vs Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund

Fußball-Club Bayern München vs Paris Saint-Germain Football Club

Futebol Clube do Porto vs Chelsea Football Club

Real Madrid Club de Fútbol vs Liverpool Football Club

Las semifinales se jugarán el 27 y 28 de abril la ida, y la vuelta, el 4 y 5 de mayo. La final, en Estambul, tendrá lugar el 29 de mayo..

PS24: ¿Clássicos? Frase atribuída ao goleador Jardel: “Clássico é clássico e vice-versa.”
Clássicos 2021:
“El Clásico” Real Madrid-Barcelona (LaLiga) se jugará el sábado 10 de abril.
Thursday, April, 1, 2021
– Clássico Tradição – Treze-PB vs Botafogo- PB – Copa do Nordeste
Wednesday, March, 31, 2021
– Clássico das Multidões – Santa Cruz Futebol Clube vs Sport Club do Recife – Santa Cruz 1-2 Sport (Copa do Nordeste).
Tuesday, March, 30, 2021
– Clássico dos Gigantes – Fluminense 1-1 Vasco (Campeonato Carioca)
Wednesday, March, 24, 2021
Clássico da Rivalidade – Botafogo de Futebol e Regatas vs Clube de Regatas do Flamengo – Botafogo 0-2 Reservas do Flamengo (Campeonato Carioca).
O Flamengo demonstra, a nível regional, estar em outro patamar em relação aos rivais, pois até o time alternativo rubro-negro é melhor que os titulares dos demais.

PS51: Coupe de France – huitièmes de finale de la Coupe de France:
17 March 2021 Paris Saint-Germain 3-0 Lille – Paris
7 April 2021 Olympique Saumur FC v Toulouse – Saumur
6 April 2021 Monaco v Metz – Monaco
7 April 2021 GFA Rumilly-Vallières v Le Puy Foot 43 Auvergne – Rumilly
8 April 2021 Red Star v Lyon – Saint-Ouen-sur-Seine
7 April 2021 Canet Roussillon FC v US Boulogne – Perpignan
7 April 2021 Voltigeurs de Châteaubriant v Montpellier – Châteaubriant
7 April 2021 CS Sedan Ardennes v Angers – Sedan.

PS69:UEFA Europa League – Cuartos – IDA – April, 8:
Granada Club de Fútbol x Manchester United Football Club
Arsenal Football Club x Sportovní Klub Slavia Praha
Amsterdamsche Football Club Ajax x Associazione Sportiva Roma
Građanski Nogometni Klub Dinamo Zagreb x Villarreal Club de Fútbol.

UEFA Europa League – Cuartos – VOLTA – April, 15:
Manchester United Football Club x Granada Club de Fútbol
Sportovní Klub Slavia Praha x Arsenal Football Club
Associazione Sportiva Roma x Amsterdamsche Football Club Ajax
Villarreal Club de Fútbol x Građanski Nogometni Klub Dinamo Zagreb.

PS171: Copa Libertadores da América 2021
TERCEIRA FASE:
07/04/2021 DEFENSORES DEL CHACO – Libertad vs Atlético Nacional
14/04/2021 ATANASIO GIRARDOT – Atlético Nacional vs Libertad

07/04/2021 CASA BLANCA – Independiente del Valle vs Grêmio
14/04/2021 ARENA DO GRÊMIO – Grêmio vs Independiente del Valle

08/04/2021 HERNANDO SILES – Bolívar vs Junior Barranquilla
15/04/2021 METROPOLITANO BARRANQUILLA – Junior Barranquilla vs Bolívar

06/04/2021 NUEVO GASÓMETRO – San Lorenzo vs Santos
13/04/2021 VILA BELMIRO – Santos vs San Lorenzo

PS666: “O caráter do homem é o seu demônio.” Heráclito.
Netflix – Lúcifer – 5ª temporada – oito episódios da segunda parte estrearão na plataforma no dia 28 de maio de 2021.
Lucifer – Sexta e última temporada – NETFLIX somente em 2022. “Quando Deus vier, será um verdadeiro caos”. Assim comemoraram o final das gravações: “¡¡¡Tenemos los mejores fans!!! Último día de rodaje de #Lucifer (29/3), y qué maravillosa despedida de los lucifanos”.
Tom Ellis perfeito como Lucifer Morningstar: O Senhor do Inferno entediado com a eternidade, renuncia seu trono e torna-se consultor do Departamento de Polícia de Los Angeles, enquanto gerencia sua própria boate, a “Lux”.
Lauren German como Chloe Decker: uma detetive de homicídios do Departamento de Polícia de Los Angeles. Ela resolve crimes com Lucifer depois que ele se interessa por ela, uma vez que ela parece ser imune às suas habilidades.
Kevin Alejandro como Daniel “Dan” Espinoza: Um boca aberta detetive de homicídios do Departamento de Polícia de Los Angeles e ex-marido de Chloe.
D. B. Woodside como Amenadiel: Um anjo, o irmão mais velho de Lucifer, e o mais velho de todos os seus irmãos. Ele chega em Los Angeles para encorajar Lucifer a voltar para o inferno.
Lesley-Ann Brandt como Mazikeen Smith: “Maze”, um demônio queo seguiu do inferno para Los Angeles, e atuou como garçonete e guarda-costas na boate de Lucifer. na Terra se torna caçadora de recompensas.
Scarlett Estevez como Beatrice “Trixie” Espinoza: A filha de Chloe e Dan, que faz amizade com Lucifer, Mazikeen e Amenadiel. (1ª-4ª temporada, recorrente 5ª temporada)
Rachael Harris como Linda Martin: A psicoterapeuta de Lucifer formada em Stanford que aceita “pagamentos” dele em forma de sexo.
Kevin Rankin como Malcolm Graham: Um policial que foi baleado antes do início da série. Ele morreu brevemente, mas foi trazido de volta do inferno por Amenadiel para matar Lucifer. (1ª temporada)
Tricia Helfer como Charlotte Richards / “Mãe”: A mãe de Lucifer e Amenadiel e esposa exilada de Deus, que escapou de sua prisão no inferno. Ela é descrita como “a deusa de toda a criação”. Na Terra, sua alma ocupa o corpo de Charlotte Richards, uma advogada assassinada. Depois que ela deixa o universo no final da segunda temporada, a Charlotte humana ressuscita. (2–3ª temporada)
Aimee Garcia como Ella Lopez: Uma cientista forense do Departamento de Polícia de Los Angeles. (2ª temporada–presente)
Tom Welling como Marcus Pierce / Caim: Um tenente da polícia altamente respeitado que supervisiona o trabalho de Chloe, Dan e Ella no Departamento de Polícia de Los Angeles. É revelado que ele é o imortal Caim, o primeiro assassino do mundo, condenado a vagar pela Terra para sempre. (3ª temporada)
Inbar Lavi como Eva: A primeira mulher humana do mundo, mãe de Caim e ex-amante de Lucifer. (4ª temporada, recorrente 5ª temporada) .

PS1000: Será que o multicampeão e poderosíssimo pernambucano Íbis Sport Club fará oferta? Erling Braut Haaland tiene precio de salida. Así lo asegura ESPN que, citando fuentes del Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund, anuncia que los alemanes lo han tasado en 180 millones de euros.

PS1001: Sergio Aguero (el máximo goleador de la historia de los ‘citizens’ con 257 tantos en 384 partidos – 13 títulos (cuatro Premier, cinco Copas de la Liga, una FA Cup y tres Community Shield)) sai do City e marcha rumo ao… (Barcelona???????)
Dijo Khaldoon Al Mubarak, el presidente del equipo de fútbol Manchester City Footaball Club: “No se puede exagerar la contribución de Sergio al Manchester City durante los últimos 10 años. Su leyenda quedará grabada de forma indeleble en la memoria de todos los que aman al club y tal vez incluso en los que simplemente aman el fútbol”

PS1002: (The CAF Africa Cup of Nations, officially CAN). La Copa África en su 33ª edición contará, al menos, con un debutante: las Islas Comoras. Félicitations à nos frères des Comores pour leur qualification à la prochaine CAN. Quelle joie ! Comores entrent dans l’histoire en validant pour la première fois leur participation à la Coupe d’Afrique des Nations !.

PS1003: En busca del mejor once del planeta -:FIFA World Cup 2022 Preliminary Competition for Catar2022
– Qualifying for the 2022 FIFA World Cup – UEFA:
Principais confrontos:
Primeira Jornada
Wednesday, March 24
Turquia 4-2 Holanda
Estônia 2-6 República Theca
Portugal 1-0 Azerbaijão
França 1-1 Ucrânia
Bélgica 3-1 País de Gales

Thuersday, March 25
Inglaterra 5-0 San Marino
Hungria 3-3 Polônia
Itália 2-0 Irlanda do Norte
Alemanha 3-0 Islãndia
Espanha 1-1 Grécia
Suécia 1-0 Geórgia – Zlatan Ibrahimović: “Sou apenas uma peça do quebra-cabeças. Se me perguntarem, digo que sou o melhor do mundo, mas isso não ajuda aqui. Só quero colocar a minha experiência à disposição da equipe e prometi ao treinador que serei decisivo. Agora tenho que provar isso em campo”.

2ª Jornada:
Saturday, March 27
Sérvia 2-2 Portugal
República Tcheca 1-1 Bélgica
Holanda 2-0 Letônia
Noruega 0-3 Turquia
Turquía ha arrancado como un ciclón la clasificación para el Mundial de Qatar 2022: aplastaron (4-2) a Holanda (Países Bajos) y en la segunda derrotaron (0-3) a la Noruega…
Sunday, March 28
Georgia 1-2 Espanha
Kosovo 0-3 Suécia
Bugária 0-2 Itália
Cazaquistão 0-2 França
Dinamarca 8-0 Moldávia
Albãnia 0-2 Inglaterra
Romênia 0-1 Alemanha.

3ª Jornada:
30 e 31/3
Luxemburgo 1-3 Portugal
Espanha 3-1 Kosovo
Lituãnia 0-2 Itália
Bósnia 0-1 França
Bélgica 8-0 Belarus
Gibraltar 0-7 Holanda
Turquia 3-3 Letônia
Inglaterra 2-1 Polônia
Alemanha 1-2 Macedônia (zebraça)
4ª Jornada
1 e 2/4
Portugal vs Irlanda
Suécia vs Espanha
Itália vs Bulgária
França vs Bósnia
Estonia vs Bélgiga
Noruega vs Holanda
Turquia vs Montenegro
Hngria vs Inglaterra
Liechtenstein vs Alemanha

PS1004: Copa do Brasil – PRIMEIRA FASE
25/3/2021
Porto Velho 0-1 Ferroviário
Palmas 0-1 Avaí
26/03/2021
Ypiranga/AP 0-4 Santa Cruz
Jaraguá 1-4 Manaus
27/03/2021
Goianésia 2-3 CRB

Fait attention!!!! Copa do Brasil – SEGUNDA FASE
26/03
Corinthians 1-1(5-3) Retrô
1/4
Luverdense vs Bragantino
6/4
Coritiba vs Operário-PR
Fortaleza vs Ypiranga-RS
7/4
Tombense vs Vasco
Vitória vs Rio Branco-ES
Juazeirense vs Volta Redonda
Picos vs Boavista
Bahia vs Manaus
8/4
Vila Nova vs Juventude
Criciúma vs Ponte Preta
13/4
Cianorte vs Santa Cruz-PE
Paysandu vs CRB
CSA vs Remo
14/4
América-RN vs Cruzeiro
ABC vs Botafogo-RJ
América-MG vs Ferroviário
15/4
4 de Julho vs Cuiabá
Avaí vs FC Cascavel
Joinville vs Atlético-GO

PS1005: Fantastic… Los Simpson cumplen 700 capítulos… Homer, Marge, Bart, Lisa, Ned Flanders, Apu, Maggie, el señor Burns,…

PS1006:The Witcher Season 2 — Netflix dio a conocer a los nuevos personajes que se suman a la historia:
Adjoa Andoh as Nenneke
Cassie Clare as Phillippa Eilhart
Liz Carr as Fenn
Graham McTavish as Dijkstra
Kevin Doyle as Ba’lian
Simon Callow as Codringher
Chris Fulton as Rience.

PS1007: Ah se a Mercedes entrasse na minha Mercedes… F1 – Las carreras de Gran Premio de FIA (Federación Internacional del Automóvil) – March, 28 – Gran Premio de Bahréin 2021: 1º L. Hamilton, Mercedes; 2º M. Verstappen, Red Bull; e 3º V. Bottas, Mercedes. GP BAHREIN, la primera de las 23 pruebas de la temporada – El primer triunfo de 2021 en el Gran Premio de Bahréin? Lewis Hamilton. Los Mercedes se postulan para dominar de nuevo y el vigente campeón del mundo, Lewis Hamilton, es el favorito en 2021… Hamilton a pasado a ser el mejor piloto de la historia de la F1. El heptacampeón (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 y 2020) ya atesora 96 victorias…

16 pensou em “BURACO DE MERDA

  1. In oculum descansum est…Depois de um erro, nada como acrescentar outro ali e muitos acolá.“who’s done it?” Foi Sancho… ¡Eso es arte y lo demás son tonterías! You Must Remember This…O culpado nem sempre é mordomo? “No tengo ni una sombra de duda”:Imperdível… prepare to revisit the city of Townsville… As meninas superpoderosas em versão live-action. Florzinha (Chloe Bennet), Lindinha (Dove Cameron) e Docinho (Yana Perreault)… Chloe Bennet (Blossom), Dove Cameron (Bubbles) and Yana Perreault (Buttercup). Season 2021/22¿Dónde jugará Haaaaaaaaland? Quem matou Roger Ackroyd? ¿¿Es que nos hemos vuelto locos o qué?? Jair é o que é, fará o que fará, será apoiado por quem o apoia. Quem não gosta deste planetinha tem uma solução fácil: ir à Marte ou Plutão. Quem gosta é que não tem solução pois não consegue maneira de viver para sempre. Eu estou irremediavel e deveras preocupado dentro do quarto, debaixo da cama e de máscara, com medo do Fantasma, o Espírito que Anda; um dia deixo este paraíso cubo-venezuelano. A contragosto; registre-se nos anais fubânicos. Se quisesse que você entendesse, eu teria explicado melhor. “Vaya tirín, ¿eh?”

    • Señor Tirín,
      He de suponer que eso es bueno ¿no?
      Li dez vezes para tentar achar o que de real havia nas entrelinhas, mas (especulativo mas), tentarei com os “balseros” cubanos a resposta, pois o bom charuto da ilha paraíso anda em falta por estas bandas. o que terá havido com meu fornecedor?

  2. Uma belezura, você e seu texto, ruiva, como sempre. Vim aqui comentar seu texto, Constância e… ops, coluna errada. Desculpa aí, Sancho. Hoje não é domingo?

    • Ops, o final de semana apenas começando e você já perdido em devaneios ruivísticos, meu caro?
      Por Santa ruivona de seus sonhos, sugiro que mudes a erva da cuia, pois certamente não está a lhe fazer bem, pois não!?
      Bem ter ver por aqui, Cons.

  3. Querido Sancho,
    Passei para lhe cumprimentar, saudoso que estava, e que ando, dos muitos amigos por aqui.
    E me esforçando para voltar a escrever.
    Adorei a sua lista, dos seus melhores livros, o que me estimulou a construir a minha. Aliás, com alguns títulos coincidentes.
    E parabéns pela justa homenagem ao nosso Luiz Berto, fazendo coro a sua menção tão exultante do maravilhoso “Nós, os Meninos de Palmares”.
    Como somos parecidos, caro amigo, pois da mesma forma, também me tocou fundo a alma.
    E pedindo permissão a Berto, para colocar apenas o final do capítulo:
    “Podemos até ser infelizes hoje. Mas somos repositório de uma felicidade inextinguível*”.
    Assinam, não apenas os meninos de Palmares, mas também os de Belém do Pará, e os de tantos outras rincões deste tão maltratado e espoliado país (quem sabe um dia ele se torna um, de verdade).
    Feliz Páscoa, nobre amigo.

    * extraído de “A Prisão de São Benedito e outras histórias”, de Luiz Berto, 6a Edição, Editora Bagaço, Recife, 2019.

    • Querido Rômulo,
      Somos repositório de uma felicidade inextinguível e dela fazemos uso neste nosso bertiano JBF. Essa frase por si só define o SER FUBÂNICO…
      Assinam, não apenas os meninos de Palmares, mas também os de Belém do Pará (Belém do Grão Pará é um romance brasileiro de autoria de Dalcídio Jurandir, publicado em 1960), os de Desengano, como Sancho e os de tantos outras rincões deste tão maltratado e espoliado país.

      Escreves: Adorei a sua lista, dos seus melhores livros, o que me estimulou a construir a minha. Aliás, com alguns títulos coincidentes.
      E pergunto: em quais difere nossas listas, caríssimo? Sancho quer saber, se possível for…

      Abração sanchiano e um ótimo final de semana para todos nós…

      • Prezado Sancho, na verdade, para dizer que são coincidentes eu também teria que ter a minha lista, o que no momento ainda foi postergar a sua elaboração. Minha satisfação foi em saber que há títulos que me marcaram muito, como os de Hermann Hesse, A Queda, do Albert Camus, Cem anos de solidão, e até mesmo o nosso O Romance da Besta Fubana, difícil de avaliar, hoje pelo forte envolvimento emocional. José Saramago eu comento em outra oportunidade. Um forte abraço, amigo.

        • (..)e até mesmo o nosso O Romance da Besta Fubana, difícil de avaliar.

          Taí, Rômulo,
          Como é difícil avaliar a obra de Berto (li todos os livros) com o distanciamento crítico necessário? Se elogiamos nos terão em conta como mero puxa-sacos do editor; se esculachamos alguns poderão nos classificar de invejosos a não reconhecer o real talento do garoto de Palmares, que se mérito não tivesse, não teria o permanente aplauso de Chupucleide, Xolinha e Polodoro, que convivem com Berto desde que nasceram e não economizam elogios ao gigante homem que a Mercedita chamada de “meu zoiudinho querido”.

          Em minha defesa quanto a rasgar elogios à obra bertiana, creio ser insuspeito, pois a li antes de conhecer o grande cabra que a escreveu. inclusive cheguei até o JBF quando buscava na internet mais informações sobre um tal Luiz Berto Filho, pois havia indicado o Romance da Besta Fubana para uma vizinha com quem estava tendo um romance com esta besta fubana (euzinho) e ela gostava de literatura, querendo saber se eu conhecia o cabra.

          Quanto a Saramago… O polêmico escritor José Saramago, ferrenho defensor de certos instrumentos como foice, martelo e certos picaretas, certa vez disse: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”

          • kkkkkkkkkk,
            Como se diria aqui em Belém do Pará:
            Má rrraaapá!!!
            Égua do cara……
            Esse caso com a vizinha está sensacional.
            O Berto tem que saber desta. Será que ele está lendo os nossos futricos ?
            Pois eu só conheci a obra depois de conhecer o JBF, e o autor.
            E em relação ao Saramago…
            É fácil, você já matou a charada.
            Hoje em dia está muito difícil, para mim, separa o homem da obra, o que vale para tantos outros, na música, por exemplo, que prefiro nem citar os nomes.
            Um forte abraço, meu caro.

  4. Sancho
    Infelizmente, nas últimas temporadas o glorioso Ibis não tem se saído muito bem, talvez por falta de sua presença no túnel a ensinar aos jovens praticantes a arte de marcar gols com maestria e tesão, mesmo que com pau mole, como assinala o Hugo Carvana, citado por José Paulo Cavalcanti.

    • Arael,
      A arte da pau molescência, como bem o sabes, não é propícia para “penetrar” defesas adversárias. Quando o centroavante endurece o jogo e está na cara do gol é só empurrar para dentro e correr para o abraço. Interessante se faz atentar que na arte do acasalamento as bolas batem na trave a cada movimento do atacante e, por capricho, jamais entram.

      Apenas para o amigo atualizo o placar da Copa do Nordeste, pois o primeiro Clássico Tradição da temporada foi marcado pela vitória do Galo sobre o Belo, com gol único de João Leonardo aos 78′.

      O resultado fez alegre o Goiano, pois torce fervorosamente pelo glorioso 13, esteja o 13 onde o 13 estiver. Inclusive é dele o manifesto solicitando à direção do Treze Futebol Clube que mude suas cores para vermelho sangue e que o dono da Havan introduza o caixa número 13 em suas lojas.

  5. Ou que ele homogeneize a numeração, dando-lhes número único, para evitar a fila que formaria, com todos os clientes procurando o caixa 13.

  6. Taí… gostei do “San Cho Coco Loco” Destrói por completo a cacofonia de um poético Santo: Sancho Panza.

    O JBF, juntamente com o Correio do Povo, são verdadeiros baluartes que ainda teimam em resistir ante a nefasta “resistência” instalada pelo consórcio de veículos de imprensa. Que funciona como uma central da antiga KGB, unidas e articuladas para desestabilizar um governo legítimo, por conta de ir ao encontro de seus interesses. Mas “isso já são outros quinhentos”

    As crônicas de Sancho é um pérola dentro do porta-joias JBF, do editor autodeclarado “azeitador do eixo do sol”.

    Sancho sempre ensinando, sempre informando, sempre encantando.

    Cora Coralina sempre pressagiou “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

    Sancho pode até quebrar o coco, mas não arrebenta a sapucaia!

    .

    • Escreves:, são verdadeiros baluartes que ainda teimam em resistir ante a nefasta “resistência” instalada pelo consórcio de veículos de imprensa. O JBF, juntamente com o Correio do Povo

      Caríssimo, Marcão,
      O JBF, o blog do Políbio Braga (para me inteirar das coisas gaúchas de POA, pois minha filha lá está) e o Correio do Povo são os únicos lugares da NET que tenho frequentado.

      E antes que me esqueça, uma dica pata ti: Dê uma passada na Netflix e apaixone-se por The Queen’s Gambit.

      Sancho gosta de JBF, xadrez, Beethoven, escritores russos e dos comentários dos amigos. O resto é “marromenos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *