SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

E a pobreza que campeia em Sudamerica anda a fazer “el pueblo” cantar Ultraje A Rigor: ♫ ♬ ♩ Pelado, pelado, nu com a mão no bolso / Pelado, pelado, nu com a mão no bolso♫ ♬ ♩.

Falando em nudez… “Não tem essa de nu artístico; eu quero enfeitar parede de borracharia, pô!”. La nueva promesa de Chupicleide: “Si Brasil gana el Mundial de Qatar, volveré a posar como Dios me trajo al mundo. Elegí la canariña porque ¡Brasil lo es todo para mí!”, dijo la secretaria del conglomerado de mídia JBF (labor omnia vincit).

E, provando que os “reis do brasil-zil-zil” estão nus, leiam “mais uma vez” o que disse, no Senado, dia 30/11 a bárbara Barbara Zambaldi Destefani (do espetacular canal “Te Atualizei”): “Então, por favor, Senado, por favor Congresso, parlamentares, socorro, socorro! Por todas as pessoas que estão nas ruas, elas não sabem mais a quem pedir ou o que pedir. Elas estão desesperadas porque não confiam mais nos representantes que elegeram. Por favor, não decepcionem o povo de vocês, seus pares reais, porque vocês não são políticos, vocês estão políticos, vocês são o povo”.

True lion never dies. Não pode ser, não quero crer – siempre parece que los malos son los otros y nunca los buenos nosotros. “É ele ali?”… Duas frases de imenso significado: “Terei que começar do zero sem saber onde fica o começo.” Schirley; e “Nós vimos o que foi feito e sabemos quem fez!” Percival Puggina.

Eppur si muove… Enquanto isso, em ZERO ABSOLUTO, temos Argentina-Cuba-Nicarágua-Venezuela: “Desejar o melhor, recear o pior e aceitar o que vier.” Daniel Defoe. Parece que, no Brasil, ninguém que veste verde-amarelo está muito a fim de aceitar o tal “O QUE VIER”.

Principalmente porque no tal QUE VIER pode vir fome e desespero como terríveis brindes: “Quando víamos um cadáver na rua tirávamos um pedaço de carne para cozer”: 90 anos do maior crime soviético sobre, à época, uma faminta Ucrânia (1932-2022). Avizinha-se um novo “Holodomor Ukrainien”? “Apocalipse now” or “Apocalipse new”?

Deixemos pensamentos sombrios de lado, pois lá vai uma ótima notícia para os fubânicos, uma turma velhinha, como também o são parcela considerável das torcidas de Santos e Botafogo («A velhice é o que sobra da vida.» Louis-Ferdinand Destouches).

“Con los años, las cosas me van mucho mejor”… O IBGE divulgou que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em alguns meses, chegando aos 77 anos; com viagra e check-up dá até para sonhar com bolo de centenário, algumas brincadeiras de alcova e outras saliências quetais até o apito final (gonzagueemos: pra cavalo véio o remédio é capim novo). “Eita trem bão, sô”…

“Eita trem bão, sô”… “Cualquiera es capaz de lograr éxitos increíbles”. Não, desta feita não estou falando do JBF, do belo corpo da amante despindo-se no motel, ou da bela quenga capaz de qualquer malabarismo por alguns trocados. Falo do trem brazuca.

Enquanto o trem brazuca entra no escuro túnel ditatorial, a HBO nos embarca HOJE em um Trem-Bala (bem diferente daquele que a dilminha nos havia prometido – o vertiginoso trem-bala da motorneira Dilma foi atropelado pela realidade; deveria ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, mas o projeto descarrilou após gastos na “casa do bilhão” de dinheiro do contribuinte volatizar), que estrelado por Brad Pitt, chega e te convida a embarcar “na plataforma”, tendo no elenco Sandra Bullock, Joey King, Aaron Johnson, Brian Tyree Henry, Andrew Koji, Zazie Beetz e Logan Lerman.

Curb your enthusiasm. Trem da Alegria 2023 – A Brasil se le escapa otro tren. De uma plataforma nos teletransportamos à outra… Alguns criticam, outros elogiam a Netflix (o que é de gosto é regalo da vida); aos que criticam, digo que por lá dá para garimpar algumas pedras preciosas. É necessário cavar para acessar algumas joias, como, por exemplo, Cuba e o Cameraman (Cuba and the Cameraman), do cineasta vencedor do Emmy, Jon Alpert, que acompanha a trajetória de três famílias por quatro conturbadas décadas da histórica ditadura cubana. Imperdível…

“¿Para dónde va Brasil?” Cada día que pasa, en el Brasil suceden casos más sorprendentes e inesperados. “Le gouffre a toujours soif; la clepsydre se vide.” «A História é um pesadelo de que procuramos despertar.» James Augustine Aloysius Joyce. E desde a noite do dia 30 de outubro de 2022 estou preso em um destes pesadelos, como se estivesse Sancho na famosa sequência de Fibonacci. Mas a coisa faz-se.

“As grandes verdades só se comunicam através do silêncio.” Paul Louis Charles Claudel. Suspicious Minds… Este “Momento Mundial” está desenmascarando a mucha gente y está haciendo lo pueblo hablar de aquello a lo que se llama política.

Tango, alfajor, Diego Armando Maradona y Lionel Messi. Não sei dançar, não gosto de afajor y “El Matador” Mario Alberto Kempes Chiodi jogava mais do que os dois citados. Enquanto isso, na Argentina…Argentina, la tierra en la que fracasaron casi todas las teorías económicas conocidas. Para leer: Adrián Ravier en “Raíces del Pensamiento Económico Argentino”, un libro editado por Grupo Unión.

Da decadência dos “hermanos” à Decadência de uma Espécie (quantos vira-casacas tiraram as máscaras e traíram o cabra Jair, para orgulho do vil Judas, aquele, desde o raiar de 2019? Enumerá-los encheria páginas).

Não, não estou falando dos que votaram em São Furtêncio; longe disso, pois “A Decadência de uma Espécie” (Die Geschichte der Dienerin) foi o título em português do longa-metragem de 1990, quando o livro “O Conto da Aia” ganhou uma versão para o cinema, que quase ninguém viu.

E cá estamos, com o agora tremendo sucesso da série que conhecerá seu “The End” na sexta temporada. Eis obra mais popular de Margaret Atwood, a série “The Handmaid’s Tale”.

Cada día engañáis a menos gente. Como diz o ditado “à primeira, qualquer cai; à segunda, cai quem quer”. E o Fazzuely já nos oferta antes do final e virada deste ano: “Merry crisis and a happy new fear”. Me faz recordar: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela competência, mas pela quantidade. Eles são muitos.” Nelson Rodrigues.

Já que o período de Navidad não fica apenas pelos fetiches eróticos com o saco do velhinho vermelho, vamos à cozinha natalina, pois come-se à farta nesta época (com exceção, é claro, nos lares de países comunistas, onde a fome e a miséria fazem sempre morada, independente da época do ano).

Voltemos às mesas fartas. De Aquilino Gomes Ribeiro gosto de citar aquela frase do magnífico romance” Quando os Lobos Uivam”: «Filomena tinha-lhes um bom caldo de grão-de-bico adubado com pespé de cerdo e uma arrozada de coelho bravo. Comeram-lhe bem, beberam-lhe melhor.»

Da mesa farta (“mangia che fa bene”) damos passada à fome do inferno nos “paraísos comunistas”. Quando a fome apertou, partimos, apesar da dificuldade de cruzar fronteiras em tais paragens, mas sempre há anjos a olhar por nós.

Do inferno voamos resgatados nas asas dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (¿es posible?). E, falando de “miguel”…Muito mais que um “miguel”…O cabra era tão bom que dentro de si há vários, surgindo, portanto, “miguéis”. Acabei de ler “O Milagre Segundo Salomé”, de José Rodrigues Miguéis.

Poderia Sancho explicar a genialidade de Miguéis recorrendo ao próprio livro, descrevendo o comentário de Salomé sobre a escrita de Gabriel Arcanjo: “Só tu és capaz de escrever assim, com esta vida. Parece que as palavras, na tua pena, se tornam carne, estremecem, pulsam, vibram! Dizes «Apetece-me! apetece-me!», e a gente fica com fome e sede sem saber de quê…” (p. 299).

Miguel pra lá e depois pra cá e Sancho fica com fome e sede e bem sabe de quê; para matá-las, hospedou-se na Mountain House, em Gramado-RS, com vista para o Vale do Quilombo, para passar, com as quadrigêmeas amantes tailandesas, estas festas natalinas, retornando ao batente cocoleiro após o réveillon.

Quesli e a sogra ganharam asas, altura e embarcaram para Barcelona. Por lá passarão os festejos, retornando ao raiar 2023, segundo o combinado, para, aí sim, embarcarem em definitivo para a Europa.

Em terras españolas certamente ficarão sabendo que as putas de lá vão para o mercado negro… Pedro Sánchez, presidente del gobierno español, afirmó que llevará “a término el compromiso de abolir la prostitución, que esclaviza a las mujeres en nuestro país”.

Só vai o cabra encarecer o “produto” e colocar a mulherada da tal “vida nada fácil” na clandestinidade, com todos os riscos que isso acarreta.

E minha vovozinha, a portuga Dona Miguelita Nunfazzuely, bacalhoeira de mão cheia, contava a história do bacalhau macho, que uma vez convertido em pai de três milhões e quinhentos mil bacalhauzinhos, decide querer a todos com igual amor. Sai para comprar presentes natalinos para todos. Aí vem o navio de pesca chinês e lá se vai o amoroso bacalhau para a mesa natalina de algum aristocrata.

E, como as gigantescas baleias usam os oceanos como motel, muito cuidado, portanto, ao mergulhar, em suas idas à praia, para não atrapalhar o “rala e rola” da fauna marinha e para não engolir orgasmo de tubarão.

O que terá sido feito de tão frágeis e amados filhinhos nadadores do desafortunado bacalhau? Tais reminiscências ocorrem quando Sancho deixa por instantes as tailandesas na serra gaúcha e está diante de uma sereia disfarçada de mergulhadora no AquaRio (área de 26 mil m², com cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada; o maior do Brasil e da América do Sul. Cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos).

Ah, a beleza feminina…Se não vale mais do que isto, valerá pelo menos para demonstrar que é puro encanto e traz-nos à memória a inesquecível milady do deslumbrante Cesário Verde: “Milady, é perigoso contemplá-la, / Quando passa aromática e normal, / Com seu tipo tão nobre e tão de sala, / Com seus gestos de neve e de metal.”

Aprendi com a sereia carioca do AquaRio, depois de alguns gemidos, uma receita que transmito neste período natalino para que fique mais gostosa a ceia do Beni, do Di, da Schirley, do Berto, do Ciço, do Assuero, do Bertoluci, do Zé Larica e do Maurino.

O prato (entrada deliciosa de origem portuguesa), que nos grandes restaurantes sai bem carinho e que tem por nome “punheta de bacalhau”.

Punheta de bacalhau – tem esse nome por ser feito a próprio punho (utiliza-se apenas as mãos) – e espinheta de bacalhau designam o mesmo delicioso prato: bacalhau cru desfiado, temperado com cebola, alho, azeite, e ainda salsa ou coentros, pimenta e vinagre a gosto. O jeito ideal para servir essa entrada de bacalhau é com pão mais firme: pode ser levemente torrado, pão amanhecido, baguete ou aquele próprio para rabanadas.

Que alguém se lembrasse de chamar punheta à espinheta, e que o novo nome se espalhasse com a rapidez do fogo mato acima ou da água morro abaixo, não é de causar espanto, pois a semelhança fonética e o humor criativo do brasileiro fariam o serviço.

Dir-se-ia, ainda, que a simplicidade e rapidez de preparação do prato sugerissem também uma analogia entre a punheta enquanto prática sexual de adolescente de antigamente sem namorada e a punheta de bacalhau no quadro de confecções mais rápidas em ser elaboradas.

Falando em “rapidinhas”, como passa ligeiro o dezembrino mês; que não esqueçamos aquele que veio ao mundo para nos salvar. Não, senhores e senhoras, não estou falando do 13º salário. Avivarei suas memórias com frase folclórica do futebol atribuída (dizem alguns que a frase jamais foi dita – possivelmente criatividade de algum engraçadinho) a Claudiomiro, ex-jogador e craque do Sport Club Internacional, que, ao chegar a Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 1972) mandou ver: “Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Jesus Cristo nasceu”.

Natal, reencontro com boa parte da família e ser “obrigado” a comer aquele prato de comida vegetaria da tia-avó da esposa, senão ela fica magoada.

Que não esqueçam vocês, maravilhosos leitores, que está na hora de escrever cartinha ao “bom Noel”. Aos que desejarem de presente mortadela de altíssima qualidade, que deixem a timidez de lado e mandem cartinha direto para a já famosíssima e superlotada turma da transição, que a lauta iguaria chega a seus lares bem antes do “peru”.

PS1: Labor omnia vincit – “El apasionante bailar de las palabras”… Wilt u belangrijke informatie delen met JBF? «Call me when it all goes wrong». Valei-nos, boníssimo e piedoso São Furtêncio. ODE À LIBERDADE – «”La libertad nunca es dada voluntariamente por el opresor; debe ser demandada por el oprimido.”» Martin Luther King Jr. GAROTOS DE PROGRAMA – Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza voltaram ao vídeo, agora em Oeste. O trio está reunido diariamente no Oeste Sem Filtro, às 17:45 hs, sob a batuta de Paula Leal.

PS10: CINE SANCHO – ¡A partir de aquí te internas en territorio spoiler! Aposto que faz um bom tempo que você não dá uns amassos em alguém no escurinho do cinema, nénão? ♫ ♬ ♩No escurinho do cinema / Chupando Drops de anis / Longe de qualquer problema / Perto de um final feliz ♫ ♬ ♩. 1) ANOTE NA AGENDA – películas del UCM que estrenarán de 2023 a 2026: Ant-Man y la Avispa: Quantumania – 17 de Febrero de 2023; Guardians of the Galaxy Vol. 3 – 5 de mayo de 2023; The Marvels (Capitana Marvel 2) – 28 de julio de 2023; Capitán América: Nuevo Orden Mundial – 3 de mayo de 2024; Los Thunderbolts – 26 de julio de 2024; Blade – 6 de septiembre de 2024; Deadpool 3 – 8 de noviembre de 2024; Los Cuatro Fantásticos – 14 de febrero de 2025; Vengadores: La dinastía de Kang – 2 de mayo de 2025; Estreno sin título – 25 de julio de 2025; Estreno sin título – 7 de noviembre de 2025; Estreno sin título – 13 de febrero de 2026; Vengadores: Secret Wars – 1 de mayo de 2026; Estreno sin título – 24 de julio de 2026; Estreno sin título – 6 de noviembre de 2026; 2) La temporada 3 de Jack Ryan de Tom Clancy se estrena el 21 de diciembre en Amazon Prime Video y Guardians of the Galaxy Holiday Special se estrena HOY, 25 de noviembre en Disney+. Ah, e antes que eu me esqueça…La película John Wick 4 ( Keanu Reeves, Donnie Yen, Bill Skarsgård, Laurence Fishburne, Hiroyuki Sanada, Shamier Anderson, Lance Reddick, Rina Sawayama, Scott Adkins, Ian McShane, Marko Zaror, Natalia Tena, Aimée Kwan, Clancy Brown, Brahim Chab, Jackey Mishra, Robert Bess y Selman Iyi.) se estrenará el 24 de marzo de 2023; 3) Avatar: O Caminho da Água, está prevista para estrear em 15 de dezembro. O elenco principal tem Sam Worthington (À Beira do Abismo), Zoe Saldaña (Guardiões da Galáxia), Sigourney Weaver (Aliens: O Resgate), Cliff Curtis (Heróis), Kate Winslet (Mare of Easttown), Stephen Lang (O Homem nas Trevas), e David Thewlis (Mulher-Maravilha).. ♫ ♬ ♩ Não vou bancar o santinho / Minha garota é Mae West / Eu sou o Sheik Valentino / Acenderam as luzes, cruzes / Que flagra / Que flagra / Que flagra, uh uh / La la la la la / Uh uh / La la la la la / La la la la la ♫ ♬ ♩. Um aviso final: datas de estreias sempre estão sujeitas a muitas variáveis, e, portanto, mudam ao sabor do vento e dos acontecimentos, afinal, um peido de um poderoso ou “ditadorzinho de merdha” de plantão pode mudar os destinos da humanidade.

PS22: BIBLIOTECANDO (Si hortum in bibliotheca habes deerit nihil). Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura). «A traição e a violência são uma faca de dois gumes: ferem mais os que a elas recorrem do que os seus inimigos.» Emily Brontë, O Monte dos Vendavais (1847), p. 210. Feiras literárias… Programe-se: 1) Feria Internacional del libro de Guadalajara – 26 noviembre a 4 diciembre 2022; 2) Nova Edição Istanbul Book Fair – Saturday 10 a Sunday 18 December 2022 – Local: Tüyap Fair Convention & Congress Center, Istambul, Turquia.
PS24: GOLEIRO SANCHO – «Eu não tenho bronca de Futebol; só odeio o fato de serem eles e não eu a ganhar milhões de “euros” chutando uma bola.» Zé Larica, corinthiano e sofredor. Futebol de sofredor pra sofredor – ¡Así es una semana llena de emoción y deporte! Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio. A mi me gusta ver a los mejores jugadores y seleciones en el campo. E vamos para as redes ao som do Skank: ♫ ♬ ♩ Bola na trave não altera o placar / Bola na área sem ninguém pra cabecear / Bola na rede pra fazer o gol / Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? ♫ ♬ ♩. Dona FIFA, Tia UEFA y Tia CONMEBOL – “zhoya” ocê esta nutissia: 1) FIFA World Cup – Qatar 2022 (22ª edición de la Copa del Mundo). Adivinos, futurólogos, videntes, profetas… El peor mundial… madre mía. Gana cualquiera porque el nivel es casi ridículo, y eso que están a mitad de temporada, no es que lleguen cansados. Veremos fútbol a partir de octavos a este paso. » Le tirage de la Coupe du monde – Lionel Scaloni:”Esto es sólo un partido de fútbol, es difícil hacerle entender a la gente que mañana sale el sol ganes o pierdas”. Group A – Ecuador, Nederländerna, Qatar, Senegal; Group B – England, Iran, USA, Wales; Group C – Argentina, Mexiko, Polen, Saudiarabien; Group D – Australien, Danmark, Frankrike, Tunisien; Group E – Costa Rica, Tyskland, Japan, Spanien; Group F – Belgien, Kanada, Kroatien, Marocko; Group G – Brasilien, Kamerun, Serbien, Schweiz; Group H – Ghana, Sydkorea, Portugal, Uruguay. CONFRONTOS – “Aún falta mucho torneo” e a bola nos afima que nem só camelos reinam soberanos no deserto catari, pois eis que vem aí a fase do mata-mata: Qualifiés pour les 8es de finale de la Coupe du monde: Frankrike, Brésil, Portugisiske, Nederländerna, Sénégal, Verenigde Staten, Engeland, Australien, Argentina, Polen; GRUPO A – 2.ª Rodada – Vendredi, 25 novembro – Qatar 1-3 Sénégal (cataris e futebol são “água e óleo”), Países Bajos 1-1 Ecuador (cura insônia; pode-se assim definir tal jogo); 3.ª Rodada – Martes, 29/11 – Nederländerna 2-0 Catar, Equador 1-2 Senegal; GRUPO B – 2.ª Rodada – Vendredi, 25/11 – England 0-0 Verenigde Staten (eita joguinho ruim); Wales 0-2 Irã (zebrita?); 3.ª jornada – Martes, 29/11 – Pays de Galles 0-3 Engeland, Irã 0-1 Estados Unidos (eita joguinho ruim); GRUPO C – 2.ª Rodada – Samedi, 26/11 – Argentina 2-0 México (uma fraca Argentina e um péssimo selecionado mexicano), Polen 2-0 Arabie saoudite (Lewandowski e mais dez); 3.ª Rodada – Miércoles, 30 novembro – Polônia 0-2 Argentina, Arábia Saudita 1-2 México; GRUPO D – 2.ª Rodada – Samedi, 26/11 – França 2-1 Dinamarca (les Bleus qualifiés pour les 8es de finale de la Coupe du monde grâce à un doublé de Kylian Mbappé), Tunísia 0-1 Austrália (los ‘socceroos’ lleván los tres puntos y están vivos en Qatar); 3.ª Rodada – Miércoles, 30/11 – Tunisie 1-0 France, Australien 1-0 Danmark; GRUPO E – 2.ª Rodada – Dimanche, 27/11 España 1-1 Allemagne (Hey Hansi, jetzt muss uns Füllkrug auch gegen Costa Rica ins Achtelfinale schießen!), Japão 0-1 Costa Rica (Japón parece Argentina: es capaz de lo mejor y de lo peor en un par de días. No juegan a nada y van dando risas); 3.ª Rodada – Pueden ganar Costa Rica y Japon y quedar a fuera Alemania y España. Esto es futbol y en el futbol todo es posible. A ver… Jueves, 1/12 – Japão – Espanha, Costa Rica – Alemanha; GRUPO F – Luca Modric, una de las leyendas que se despiden en Qatar de los mundiales – 2.ª Rodada – Dimanche, 27/11 – Bélgica 0-2 Marrocos (zebraça), Croácia 4-1 Canadá (“Disse aos jogadores que o nosso lugar é aqui. Agora vamos PHODDER a Croácia! É assim, simples.” John Herdman, fudêncio e FALADOR selecionador do Canadá dias antes do jogo onde tomou D4); 3.ª Rodada – Jueves, 1/12 – Belgique-Croatie (Bélgica y Croacia cierran el grupo. Segundo contra tercero del Mundial de Rusia), Maroc-Canada; GRUPO G – 1.ª Rodada – Jueves, 24/11 – Brasilien 2-0 Serbien – But: Richarlison 62′ y 73′. Muito fraco o time vermelho, em papel de sparring; valeu pelo gol de placa do Pombo; Brasil: Alisson; Danilo, Thiago, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Paquetá e Neymar; Raphinha, Vinícius e Richarlison Pombo. Técnico: Adenor. Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Nikola Milenkovic, Milos Veljkovic e Strahinja Pavlovic; Andrija Zivkovic, Nemanja Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Filip Mladenovic e Dusan Tadic; Aleksandar Mitrovic e Dusan Vlahovic. Técnico: Dragan Stojkovic, Kamerun 0-1 Schweiz; 2.ª Rodada – Lunes, 28/11 – Brésil 1-0 Suisse (golaço de Casemiro e o goleiro brasileiro “nem suar suou”), Serbie 3-3 Cameroun; 3.ª Rodada – Vendredi, 02/12 – Camarões – Brazil, Sérvia – Suíça; GRUPO H – 1.ª Rodada – Jueves, 24 novembro – Portugal 3-2 Gana, Uruguai 0-0 Coreia do Sul; 2.ª Rodada – Lunes, 28/11 – Ghana 3-2 Sydkorea, Portugal 2-0 Uruguay; 3.ª Rodada – Vendredi, 02/12 – Corée du Sud – Portugal, Ghana – Uruguay; OITAVAS DE FINAL: Samedi, 3/12 – Jogo 49: 1A – 2B, (Khalifa International – Nederländerna vs Verenigde Staten) y Jogo 50: 1C – 2D, (Al Rayyan – Argentina vs Australien); Dimanche, 4/12 – Jogo 51: 1B – 2A, (Al Bayt – Engeland vs Sénégal ) y Jogo 52: 1D – 2C, (Al Thumama – Frankrike vs Polen); Lunes, 5/12 – Jogo 53: 1E – 2F, (Al Janoub) y Jogo 54: 1G – 2H, (Ras Abu Aboud – Brésil vs ); Martes, 6/12 – Jogo 55: 1F – 2E, (Education City) y Jogo 56: 1H – 2G, (Lusail); QUARTAS DE FINAL – Vendredi, 09/12 – Jogo 57: Vencedor do jogo 49 – Vencedor do jogo 50, 19:00 (Lusail) y Jogo 58: Vencedor do jogo 53 – Vencedor do jogo 54, 15:00 (Education City); Samedi, 10/12 – Jogo 60: Vencedor do jogo 55 – Vencedor do jogo 56, 15:00 (Al Thumama) y Jogo 59: Vencedor do jogo 51 – Vencedor do jogo 52, 19:00 (Al Bayt); SEMI-FINAIS – Martes, 13/12 – Jogo 61: Vencedor do jogo 57 – Vencedor do jogo 58, (Lusail); Wednesday, 14/12 – Jogo 62: Vencedor do jogo 59 – Vencedor do jogo 60, 19:00 (Al Bayt); TERCEIRO E QUARTO LUGAR: Samedi, 17/12; FINAL – Dimanche, 18/12 – Vencedor do jogo 61 – Vencedor do jogo 62, 15:00 (Lusail). PALMARÉS – GALERIA DOS CAMPEÕES: Brasil (20 anos de seca trofelística; comecei a acompanhar a seleção em 1974 e desde o término da de 1982 não vejo graça alguma na “canarinha”) – 5 (1958, 1962, 1970, 1994, 2002); Alemanha – 4 (1954, 1974, 1990 e 2014); Itália – 4 (1934, 1938, 1982 e 2006); Argentina – 2 (1978 e 1986); França – 2 (1998 e 2018); Uruguai – 2 (1930 e 1950); Inglaterra – 1 (1966); Espanha – 1 (2010); 2) RANKING DA FIFA – última actualización – 6 de outubro de 2022 – el ranking liderado por Brésil. TOP 10: 1) Brésil – 1841 pontos; 2) Belgique – 1816; 3) Argentine – 1773; 4) France – 1759; 5) Angleterre – 1728; 6) Italie – 1726; 7) Espagne – 1715; 8) Pays-Bas – 1694; 9) Portugal – 1676; 10) Danemark -1666. Eis a Bélgica, um selecionado que nunca ganhou nada e, estranhamente, sempre figura no topo dos rankings da FIFA.

PS69: COPAS NO BRASIL – Más que optimista hay que ser realista – COPINHA 2023 – 53ª edição do Copa SP de Futebol Júnior – 128 clubes de 27 Estados da confederação, divididos em 32 grupos (classificar-se-ão à fase seguinte os dois primeiros de cada grupo). A partir daí 64 clubes em disputa vencer ou vencer, em jogo único no sistema mata-mata. Início dia 2 de janeiro e a decisão, tradicionalíssima, sempre dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. E vamos ao estádio ao som de Gonzaguinha: ♫ ♬ ♩ Acalma a bola, rola a bola, trata a bola / Limpa a bola que é preciso faturar. ♫ ♬ ♩.

PS77: Campeonatos nas Américas: Campeonatos Regionais e Estaduais: Campeonatos Estaduais Temporada 2023 (start no início de janeiro de 2023) – Relembremos a Temporada 2022 – Grito de Campeão em 2022 – Galeria dos Campeões: Campeonato Acreano – Sport Clube Humaitá, Campeonato Alagoano – Clube de Regatas Brasil (CRB), Campeonato Amapaense – Trem Desportivo Clube, Campeonato Amazonense – Manaus Futebol Clube, Campeonato Baiano – Alagoinhas Atlético Clube, Campeonato Brasiliense – Brasiliense Futebol Clube, Campeonato Capixaba – Real Noroeste Capixaba Futebol Clube, Campeonato Carioca – Fluminense Football Club, Campeonato Catarinense – Brusque Futebol Clube, Campeonato Cearense – Fortaleza Esporte Clube, Campeonato Gaúcho – Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Campeonato Goiano – Atlético Clube Goianiense, Campeonato Maranhense – Sampaio Corrêa Futebol Clube, Campeonato Matogrossense – Cuiabá Esporte Clube, Campeonato Sul-matogrossense – Operário Futebol Clube, Campeonato Mineiro – Clube Atlético Mineiro, Campeonato Paraense – Clube do Remo, Campeonato Paraibano – Campeonato Paraibano – Campinense Clube, Campeonato Paranaense – Coritiba Foot Ball Club, Campeonato Paulista – Sociedade Esportiva Palmeiras, Campeonato Pernambucano – Clube Náutico Capibaribe, Campeonato Piauiense -Fluminense Esporte Clube, Campeonato Potyguar – ABC Futebol Clube, Campeonato Rondoniense – Real Ariquemes Esporte Clube, Campeonato Roraimense – São Raimundo Esporte Clube, Campeonato Sergipano – Clube Sportivo Sergipe, Campeonato Tocantinense – Tocantinópolis Esporte Clube, Copa do Nordeste – Fortaleza Esporte Clube y Copa Verde 2022 – Paysandu Sport Club.

PS171: TORNEIOS DA UEFA – si definiscono gli ultimi dettagli – 1a) UEFA Champions League season 2022-23 – UEFA Champions League – Octavos (los partidos de ida se disputarán los días 14-15 y 21-22 de febrero y los de vuelta los días 7-8 y 14-15 de marzo) – RasenBallsport Leipzig x Manchester City Football Club, Club Brugge x Sport Lisboa e Benfica, Liverpool Football Club x Real Madrid Club de Fútbol, Associazione Calcio Milan x Tottenham Hotspur Football Club, Eintracht Frankfurt x Società Sportiva Calcio Napoli, Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund x Chelsea Football Club, Football Club Internazionale Milano x Futebol Clube do Porto, Paris Saint-Germain Football Club x Fußball-Club Bayern München. 1b) Ligue des champions féminine de l’UEFA (las chicas) – season 2021-22 campeón Olympique Lyonnais; 2) UEFA Europa League – Season 2022-23 – UEFA Europa League (Serie B da Champions) – Solamente se han clasificado cuatro equipos para disputar los octavos, y por quedar primeros de sus grupos se libran de jugar esta ronda de playoffs. Los equipos de los que hablo son: Real Betis, Union Saint-Gilloise, Friburgo y Ferencváros. Ronda de playoffs (Dieciseisavos de Europa League): Los partidos de la ronda eliminatoria de playoffs se jugarán a doble partido el 16 y 23 de febrero, y el que pase jugará los octavos de final de la Europa League – Sevilla-PSV Eindhoven, Barcelona-Manchester United, Juventus-Nantes, RB Salzburgo-Roma, Ajax-Unión Berlín, Sporting de Portugal – Midtjyland, Shakhtar – Rennes y Bayer Leverkusen – Mónaco; 3) UEFA Conference League 2022/23 – Knockout round play-offs – The draw for the knockout round play-offs was held on 7 November 2022. The first legs will be played on 16 February, and the second legs will be played on 23 February 2023; 4) UEFA NATIONS LEAGUE – Ligue des nations – Final Four de la UEFA Nations League: Croatia, Pays-Bas, Espagne y Italie clasificadas para la fase final de la UEFA Nations League – celebrándose las semifinales el 14 y 15 de junio de 2023 y la final, tercer y cuarto puesto el 18 de junio.

PS666: COPAS EUROPEIAS – 1) Coupe d’Allemagne – DFB Pokal – Season 2022-23 – Oitavas: 31 de janeiro a 8 de fevereiro de 2023 – 31/1 – SC Paderborn vs VfB Stuttgart, Union Berlin vs VfL Wolfsburg; 1/2 – RB Leipzig vs Hoffenheim, Mainz vs Bayern Munich; 7/2 – SV Sandhausen vs SC Freiburg, Eintracht Frankfurt vs Darmstadt 98; 8/2 FC Nürnberg vs Fortuna Düsseldorf, VfL Bochum vs Borussia Dortmund; Quartas: 4 e 5 de abril de 2023; Semifinais: 2 e 3 de maio de 2023; Final: 3 de junho de 2023; 2) Coupe de la Ligue Anglaise – EFL Cup – The 2022–23 EFL Cup – Fourth round (16 clubs) – 20 December 2022 – Wolves-Gillingham, Southampton-Lincoln City, Newcastle-Bournemouth, Charlton-Brighton, Blacbun Rovers-Nottingham Forest, MK Dons-Leicester City, Manchester United-Bunley, City-Liverpool; 3) Coupe d’Angleterre – FA Cup – 2er tour – 26/11 – King’s Lynn Town 0-3 Stevenage, Walsall 2-1 Carlisle United, AFC Wimbledon 0-2 Chesterfield, Sheffield Wednesday 2-1 Mansfield Town, Oxford United 4-1 Exeter City, Dagenham & Redbridge 1-1 Gillingham, Charlton Athletic 2-2 Stockport County, Hartlepool United 3-1 Harrogate Town, Shrewsbury Town 3-1 Peterborough United, Portsmouth 3-2 Milton Keynes Dons, Forest Green Rovers 2-1 Alvechurch, Barnsley 3-0 Crewe Alexandra, Cambridge United 1-2 Grimsby Town, Wrexham 4-1 Farnborough, Accrington Stanley 1-0 Barnet; 27/11 – Ebbsfleet United 0-1 Fleetwood Town, Bristol Rovers 0-2 Boreham Wood, Burton Albion 6-1 Chippenham Town, Newport County 1-2 Derby County, Ipswich Town 4-0 Buxton; 4) Coppa Italia – 76th edition of the national cup in Italian football – 2022–23 Coppa Italia – Octavos – 10–12 January 2023 – AC Milan vs Torino, Internazionale vs Parma, Atalanta vs Spezia, Lazio vs Bologna, Juventus vs Monza, Napoli vs Cremonese, Roma vs Genoa, Fiorentina vs Sampdoria; Quarter-finals 31 January – 2 February 2023; Semi-finals 4–5 April 2023; Final 24 May 2023; 5) Campeonato de España–Copa de Su Majestad el Rey – edición número 119 – Coupe du Roi – La Copa del Rey 2023 ya ha arrancado. Los cuatro equipos que disputarán la Supercopa en enero de 2023 no estarán presentes en 2ª ronda. Real Madrid, Barcelona, Real Betis y Valencia esperan en tercera ronda (3ème tour). Coupe du Roi – Segunda fase (2ème tour): Los encuentros correspondientes a esta segunda ronda copera se disputarán el 20, 21 y 22 de diciembre; todos los emparejamientos: Pontevedra – CD Tenerife, CF Intercity – CD Mirandés, AD Ceuta – UD Ibiza, Ginmástic de Tarragona – Málaga, Alcorcón – Cartagena, Numancia – Sporting de Gijón, UD Logroñés – Albacete, Merida – Alavés, Linares – Racing, Eldense – Burgos, CF La Nucía – UD Las Palmas, Real Oviedo – Granada, Levante – Andorra, Ibiza Islas Pituisas – SD Eibar, CP Cacereño – Girona, CD Coria – Real Sociedad, CD Diocesano – Getafe, Atlético Paso – Espanyol, Gernika – Celta de Vigo, CD Guijuelo – Villarreal, Atlético Saguntino – Rayo Vallecano, Sestao River – Athletic Club, CD Arnedo – Osasuna, Juventud Torremolinos – Sevilla, Real Unión – Mallorca, CD Arenteiro – Atlético de Madrid, Arenas Club – Real Valladolid, Guadalajara – Elche; Dieciseisavos de final: 4 de enero de 2023; Octavos de final: 18 de enero de 2023; Cuartos de final: 25 de enero de 2023; Semifinales: 8 de febrero (partidos de ida) y 1 de marzo de 2023 (partidos de vuelta); Final: 6 de mayo de 2023 – Estadio de La Cartuja, Sevilla; 6) Taça de Portugal – 5ª eliminatória (oitavos de final) – 10, 11 e 12 de janeiro – Académico de Viseu Futebol Clube – Sport Clube Beira-Mar, Sporting Clube de Braga – Vitória Sport Clube (V. Guimarães), Länk Football Club Vilaverdense – B SAD (B-SAD ou Belenenses SAD), Clube Desportivo Nacional – Clube Desportivo Rabo de Peixe, Leixões Sport Club – Futebol Clube de Famalicão, Futebol Clube do Porto – Futebol Clube de Arouca, Vitória Futebol Clube (V. Setúbal) – Casa Pia Atlético Clube y Varzim Sport Club – Sport Lisboa e Benfica; 7) TAÇA DA LIGA DE PORTUGAL -Taça da Liga (os grupos G e H têm cinco equipas). Grupo A: FC Porto, Vizela, Chaves, Mafra; Grupo B: Sporting, Marítimo, Rio Ave, Farense; Grupo C: Benfica, Moreirense, Penafiel, Estrela da Amadora; Grupo D: SC Braga, Paços de Ferreira, Casa Pia, Trofense; Grupo E: Gil Vicente, Portimonense, Nacional, Covilhã; Grupo F: V. Guimarães, Boavista, B SAD, Vilafranquense; Grupo G: Santa Clara, Arouca, Feirense, Leixões, Oliveirense; Grupo H: Famalicão, Estoril, Tondela, Académico de Viseu, Torreense; JORNADAS – Jornada 3 – GRUPO A – FC Porto – Vizela (16/12); Chaves – Mafra (16/12); GRUPO B – Sporting – Marítimo (13/12); Rio Ave- Farense (13/12); GRUPO C – Moreirense – Benfica (17/12), Estrela da Amadora – Penafiel (17/12); GRUPO D – SC Braga – P. Ferreira (11/12), Casa Pia – Trofense (11/12); GRUPO E – Portimonense – Gil Vicente (14/12), Covilhã – Nacional (14/12); GRUPO F – Boavista – V. Guimarães (12/12), Vilafranquense – B SAD (12/12); GRUPO G – Santa Clara 1-1 Oliveirense (29/11), Arouca – Leixões (4/12); GRUPO H – Torreense – Famalicão (2/12), Ac. Viseu – Estoril (1/12); Jornada 4 – GRUPO G – Feirense – Santa Clara (8/12), Oliveirense – Arouca (10/12); GRUPO H – Famalicão – Tondela (9/12), Estoril – Torreense (6/12); Jornada 5 – GRUPO G – Santa Clara – Arouca (16/12), Feirense – Leixões (16/12); GRUPO H – Estoril – Famalicão (15/12), Ac. Viseu – Tondela (15/12); Jornada 2 – GRUPO A – Chaves – F. C. Porto (8/12), Mafra – Vizela (5/12); GRUPO B – Rio Ave – Sporting (7/12), Farense – Marítimo (7/12); GRUPO C – Benfica 2-0 Penafiel (26/11), Moreirense 4-2 Estrela da Amadora (27/11); GRUPO D – Casa Pia – SC Braga (3/12), Trofense – P. Ferreira (3/12); GRUPO E – Gil Vicente 2-0 Nacional (27/11), Portimonense 2-0 Covilhã (27/11); GRUPO F – V. Guimarães – B SAD (1/12), Boavista 1-0 Vilafranquense (27/11); GRUPO G – Leixões 2-1 Santa Clara (23/11), Oliveirense 0-0 Feirense (26/11); GRUPO H – Famalicão 1-1 Ac. Viseu (26/11), Tondela 1-1 Torreense (24/11); Jornada 1 – GRUPO A – F. C. Porto 2-2 Mafra (25/11), Vizela 2-2 Chaves (22/11); GRUPO B – Sporting 6-0 Farense (30/11), Marítimo – Rio Ave (1/12); GRUPO C – Estrela da Amadora 2-3 Benfica (20/11), Penafiel 1-2 Moreirense; GRUPO D – SC Braga 3-0 Trofense (26/11), Paços Ferreira 1-1 Casa Pia (20/11); GRUPO E – Covilhã 2-2 Gil Vicente (20/11), Nacional 2-0 Portimonense (19/11); GRUPO F – Vilafranquense 0-0 V. Guimarães (19/11), Belenenses SAD 2-3 Boavista; GRUPO G – Arouca 1-1 Feirense, Leixões 2-1 Oliveirense; GRUPO H – Tondela 0-0 Estoril (19/11), Torreense 1-1 Ac. Viseu (20/11); 8) Coupe de France (est la 106e édition de la Coupe de France) – 7e journée – St-Etienne 0-0 (3-4) Rodez.

PS999: LIGAS NACIONAIS EUROPEIAS – PAUSA PARA A COPA DO MUNDO DO CATAR – Retorno: 31/12/2022 em diante – Déroulement de la compétition – Leaders (en la parte noble de la tabla): Ligue 1 – fantastic four: PSG, Lenz, Rennes y Monaco; Bundesliga – fantastic four: Bayern, Freiburg, RB Leipzig y Francfort; Premier League – fantastic four: Arsenal, M City, Newcastle y Tottenham; LaLiga – fantastic four: Barcelona, Real Madrid, Real Sociedad y Athletic; Lega Calcio-SerieA – fantastic four: Nápoles, Milan, Juventus y Lazio; Liga Portugal – fantastic four: Benfica, Porto, Braga y Sporting; Everidisie – fantastic four: Feyenoord, Ajax, PSV y AZ.

PS1000: Cabinet of Curiosities (todos andamos cá para perder ou ganhar): CLÁSSICOS (pourquoi le Klassiker est immanquable). Un Clásico es un Clásico – En los derbis hay un efecto diferente y debemos aprovecharlo – Como diriam certos torcedores “aí é otro patamá”. El derby no se juega; se gana.” ¿Quién ganará el Clásico? Lega Calcio – 6/11 – Derby della Capitale – Roma 0-1 Lazio; ¿Pero esto qué es? ZEBRITAS… Pense em uma zebra; agora pense em uma zebra gigante, com chifres de mamute, rabo de pulga e dentes de T-Rex: “Todo lo que podía ir mal, fue mal”: FIFA World Cup – Qatar 2022 – 27/11 – Bélgica 0-2 Marrocos, Japão 0-1 Costa Rica; GOLEADAS ♫ ♬ ♩ Fala da NABA, fala já… Todo mundo quer saber… Fala da NABA, fala já… Viu seu time se phuddê ♫ ♬ ♩ FODBOL – Fodboldklub – “Hay que meter más goles”: TAÇA DA LIGA DE PORTUGAL – 30/11 – Sporting 6-0 Farense; FIFA World Cup – Qatar 2022 – 23/11 – España 7-0 Costa Rica; Calcio Mercato (I colpi più costosi, la squadra dei sogni) – Muita sorte para os cabras bons de bola, que a fazem rolar mundo afora – TEMPORADA 2023 em ebulição – MERCADO: 1) Siará pussívi? E o Fortaleza Esporte Clube soltou nota: Bom dia, família! Já tá valendo presente de Natal? O Fortaleza anunciou que o, cobiçado por muitos, técnico argentino Juan Carlos Vojvoda renovou até 2024; 2) Em 2023, o Clube Atlético Mineiro terá, como treinador, o argentino Eduardo Coudet, que treinou o Sport Club Internacional em 2020; 3) A Sociedade Esportiva Palmeiras renovou o contrato do goleiro Marcelo Lomba e a ampliação dos em vigência, com o meia Raphael Veiga e o zagueiro Luan. E encerro com Agnes: “O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã. Faça-o assim mesmo. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros”. Tschüss aus Desengano-RJ und bis zum nächsten Mal! Bis gleich!

10 pensou em “BULLET TRAIN AND “PUNHETA DE BACALHAU”

  1. Querido, Sancho, bom dia!

    A essa altura da “democracia tupiniquim” eu me encontro tão decepcionado – mas disposto a lutar – do que soldado quando termina a guerra, ele escapa fedendo, mais não sabe qual a utilidade da guerra a qual ele participou.

    A notícia de que Renan Canalha Calheiros conseguiu 53 assinaturas para tramitar uma PEC aumentar os poderes do STF, acabou-se, no Brasil, o Estado Democrático de Direito.

    Abraçaços!

    • Ciço, meu caro,
      Saberia você quem é o autor (ou autora) da frase? “A dúvida pertence ao campo da inteligência; a aceitação cega, ao da ignorância”.

      Duvidamos do resultado que as unas apresentaram… E a diferença entre os que, como nós, gostamos de jogo limpo, coisa que a eleição não foi, e os que votaram no descondenado é que acima de tudo lutamos por LIBERDADE e “aumentar poder”, mostra a história, que nunca foi bom negócio.

      .Tempos por demais sombrios…

      Abraçaços!

  2. Amore mio

    Perdoe-me a falta de tempo agora
    Volto quando conseguir parar um pouco.
    Enigmas ? Pergunte para o Bolsonaro que anda postando vários !

    • Enigmática curitibana,
      Como narraria Silvio Luiz em jornada esportiva: “Bacubufo do caterefofo!”

      Neste momento de tantas incertezas sobre o amanhã, eis que a semana que se avizinha será decisiva, para o bem ou para o mal…

      Se futebol fosse diria eu que estamos na cobrança de pênaltis, com o jogo empatado e o jogador número 22 foi encarregado da última e decisiva cobrança.

      Como diriam os narradores esportivos de outrora: Haja coração!!!!

      E ainda com o Silvio Luiz: “O que foi que só você viu?”

      E o que queremos? Que na batida do penal o artilheiro Jair tenha assim narrado seu decisivo gol: “E que golaço!” (José Silvério); “Ripa na chulipa, pimba na gorduchinha” “E que goooooollll” (Osmar Santos); “Apontou, atirou, entrou” (José Carlos Araújo)

      E o maior de todos os narradores, o imenso Fiori Giglioti: “Uma Beleeeeza de Gol!”

      I vamu qui vamu…

      E termino recorrendo uma vez mais, para terminar, a Fiori Giglioti: “Um beijo no seu coração”

  3. COPA DO MUNDO ATUALIZAÇÃO…

    FIFA World Cup – Qatar 2022 (22ª edición de la Copa del Mundo). Adivinos, futurólogos, videntes, profetas… Belgien und Deutschland: «wie peinlich, wir sind raus». Lionel Scaloni dijo:”Esto es sólo un partido de fútbol, es difícil hacerle entender a la gente que mañana sale el sol ganes o pierdas”. Qualifiés pour les 8es de finale – A mi me gusta ver a los mejores jugadores y seleciones en el campo: Frankrike, Brésil, Portugisiske, Nederländerna, Sénégal, Verenigde Staten, Engeland, Australien, Argentina, Polen, Kroatien, Marocko, Spanien, Japan, Corée du Sud Suisse; GRUPO E – 3.ª Rodada – Jueves, 1/12 – Japão 2-1 Espanha, Costa Rica 2-4 Alemanha (zum zweiten Mal in Folge verpasst Deutschland die K.o.-Runde einer WM); GRUPO F – Luca Modric, una de las leyendas que se despiden en Qatar de los mundiales – 3.ª Rodada – Jueves, 1/12 – Belgique 0-0 Croatie (Bélgica y Croacia cierran el grupo. Segundo contra tercero del Mundial de Rusia), Maroc 2-1 Canada; GRUPO G – 3.ª Rodada – Vendredi, 02/12 – Camarões 1-0 Brazil, Sérvia 2-3 Suíça; GRUPO H – 3.ª Rodada – Vendredi, 02/12 – Corée du Sud 2-1 Portugal, Ghana 0-2 Uruguay; OCTAVOS DE FINAL: Samedi, 3/12 – Jogo 49: 1A – 2B, (Khalifa International – Nederländerna vs Verenigde Staten) y Jogo 50: 1C – 2D, (Al Rayyan – Argentina vs Australien); Dimanche, 4/12 – Jogo 51: 1B – 2A, (Al Bayt – Engeland vs Sénégal ) y Jogo 52: 1D – 2C, (Al Thumama – Frankrike vs Polen); Lunes, 5/12 – Jogo 53: 1E – 2F, (Al Janoub – Japan vs Kroatien) y Jogo 54: 1G – 2H, (Ras Abu Aboud – Brésil vs Corée du Sud); Martes, 6/12 – Jogo 55: 1F – 2E, (Education City – Marocko vs Spanien ) y Jogo 56: 1H – 2G, (Lusail – Portugal vs Suisse ); QUARTAS DE FINAL – Vendredi, 09/12 – Jogo 57: Vencedor do jogo 49 – Vencedor do jogo 50, 19:00 (Lusail) y Jogo 58: Vencedor do jogo 53 – Vencedor do jogo 54, 15:00 (Education City); Samedi, 10/12 – Jogo 60: Vencedor do jogo 55 – Vencedor do jogo 56, 15:00 (Al Thumama) y Jogo 59: Vencedor do jogo 51 – Vencedor do jogo 52, 19:00 (Al Bayt); SEMI-FINAIS – Martes, 13/12 – Jogo 61: Vencedor do jogo 57 – Vencedor do jogo 58, (Lusail); Wednesday, 14/12 – Jogo 62: Vencedor do jogo 59 – Vencedor do jogo 60, 19:00 (Al Bayt); TERCEIRO E QUARTO LUGAR: Samedi, 17/12; FINAL – Dimanche, 18/12 – Vencedor do jogo 61 – Vencedor do jogo 62, 15:00 (Lusail).

    • COPA DO MUNDO ATUALIZAÇÃO 2…

      FIFA World Cup – Qatar 2022 (22ª edición de la Copa del Mundo). OCTAVOS DE FINAL: Samedi, 3/12 – Jogo 49: 1A – 2B, (Khalifa International – Nederländerna 3-1 Verenigde Staten – Nederland heeft voor de zevende keer in de historie de kwartfinales van het WK voetbal bereikt. In de achtste finales met de Verenigde Staten het werd 3-1 door Oranje-doelpunten van Depay, Blind en de uitblinkende Dumfries; Jogo 50: 1C – 2D, (Al Rayyan – Argentina 2-1 Australien – ¿hasta dónde llegará Argentina? Há uma “laranja” no meio do caminho, diria Drummond);

  4. Um passarinho me contou que vem aí bom tempo …

    Poucos dias. Faltam poucos dias. Iremos dormir e acordaremos com grandes novidades.
    Estou exausta. Exausta com a expectativa. Exausta com o trabalho. Exausta de tantas informações. Exausta de bater ponto em frente ao quartel sempre que sobra um tempinho.
    Dezembro abrem as temporadas em hotéis, realizam-se grandes confraternizações de grandes empresas, em chácaras maravilhosas, etc, etc, etc. O ritmo é alucinante e a cabeça voltada para o Brasil (não a seleção que hoje perdeu para Camarões. Sempre tive muita simpatia por essa seleção o que não me fez ficar triste pela derrota. Adorei ver a felicidade deles).

    Mesmo ficando um pouco distante estarei sempre com você em meus pensamentos.
    Fique alerta ! A próxima semana será decisiva para o bem ! Qualquer novidade nos comunicamos por aqui ou por e-mail, ok ?

    Um cafuné …

    • Um passarinho me contou que vem aí bom tempo …

      Como diria aquele ditador venezuelano, “De repente entró un pajarito, chiquitico, y me dio tres vueltas acá arriba”

      Hablas con pajaritos…

      A próxima semana será decisiva para o bem!

      Talvez pássaros de aço façam rugir canhões e metralhadoras” no azul celeste da “terra brasilis”, pois não há como fazer omeletes sem quebrar os OVOS…

      Esperançosos, aguardemos…

  5. Você é super fantástico, Sancho, com sua visão caleidoscópica invejável e inteligência fabulosa.
    Naveguei no seu texto e me fixei neste trecho bonito e verdadeiro:

    “Da decadência dos “hermanos” à Decadência de uma Espécie (quantos vira-casacas tiraram as máscaras e traíram o cabra Jair, para orgulho do vil Judas, aquele, desde o raiar de 2019? Enumerá-los encheria páginas)”

    Bom final de semana!.

    • Vivi, caríssima,

      Minha sogra possui o péssimo hábito de ler sobre meus ombros quando estou aqui no JBF e está rindo até agora (como fazer a véia parar?) quando leu sobre o que escreves sobre ter Sancho visão caleidoscópica invejável e inteligência fabulosa.

      E sobre o “super fantástico” está ela a cantar a música do Balão Mágico: ♫ ♬ ♩ Super fantástico / No balão mágico, / O mundo fica bem mais divertido!♫ ♬ ♩.

      E, no terreno da confusão política que este momento nos apresenta, temos que continuar a cantar, de forma bem “original”, recorrendo aos originais: ♫ ♬ ♩ Bacubufo no caterefofo/ É difícil compreender mas é fácil de explicar/ É uma briga que você apanha, bate/ Vitória, derrota, empate, não se cansa de brigar♫ ♬ ♩ (Originais do Samba).

      Que fique a amiga imersa em um super fantástico final de semana.

      I vamu qui vamu…

Deixe uma resposta