ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“A vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.”

“Lembro-me do passado, não com melancolia ou saudade, mas com a sabedoria da maturidade que me faz projetar no presente aquilo que, sendo belo, não se perdeu.”

“Não queremos perder, nem deveríamos perder: saúde, pessoas, posição, dignidade ou confiança. Mas perder e ganhar faz parte do nosso processo de humanização.”

“E se eu tivesse perguntado? E se ele tivesse me dito? Se eu tivesse merecido saber? Isso me atormentou por longo tempo. Eu me sentia muito culpada. Hoje, acredito que não saber é o que torna a vida possível.”

“Todo velho é bom só por ser velho. Ao contrário, se não acumularmos bom humor, autocrítica, certa generosidade e cultivo de afetos vários, seremos velhos rabugentos que afastam família e amigos.”

“Seja como for, não sou saudosista. Acho esquisito falar ‘no meu tempo’, porque nosso deve ser o hoje. Somos tão fixados no mito da eterna juventude que, depois dos 30 anos, nem o tempo é mais nosso, somos exilados da própria vida.”

“Perder, dói! Não adianta dizer não sofra, não chore; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas perdas.”

“Acho que a vida é um processo… É como subir uma montanha. Mesmo que no fim não se esteja tão forte fisicamente, a paisagem visualizada é melhor.”

“Com as perdas, só há um jeito: perdê-las. Com os ganhos, o proveito é saborear cada um como uma boa fruta de estação.”

“Pois viver deveria ser – até o último pensamento e derradeiro olhar – transformar-se.”

“A gente precisa continuar acreditando: que vale a pena ser honesto. Que vale a pena estudar. Que vale a pena trabalhar. Que é preciso construir: a vida, o futuro, o caráter, a família, as amizades e os amores.”

“Carregamos muito peso inútil. Largamos no caminho objetos que poderiam ser preciosos e recolhemos inutilidades. Corremos sem parar até aquele fim temido, raramente nos sentamos para olhar em torno, avaliar o caminho, e modificar ou manter o nosso projeto pessoal.”

“Os nossos sonhos e sustos sopram em nossos ouvidos quando menos esperamos.”

“Eu não sabia o que na madureza aprenderia: que todas as coisas quando acabam são substituídas por outras, que a vida não se reduz, mas cresce. E é em tudo um milagre.”

“Talvez seja utopia, mas se eu não deixar que se embote a minha sensibilidade, quando envelhecer, em vez de estar ressequida, eu terei chegado ao máximo exercício de meus afetos.”

“A quatro mãos escrevemos o roteiro para o palco de meu tempo: o meu destino e eu. Nem sempre estamos afinados, nem sempre nos levamos a sério .”

“Porque entre o sim e o não é só um sopro, entre o bom e o mau apenas um pensamento, entre a vida e a morte só um leve sacudir de panos – e a poeira do tempo, com todo o tempo que eu perdi, tudo recobre, tudo apaga, tudo torna simples e tão indiferente.”

“A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura.”

“Que a gente possa ser mais irmão, mais amigo, mais filho e mais pai ou mãe, mais humano, mais simples, mais desejoso de ser e fazer feliz. “

“Se achar que não valho nada, serei nada. Deixarei que os outros falem, decidam, vivam por mim. Porém, se acreditar que apesar dos naturais limites e do medo todo eu mereço uma dose de coisas positivas, vou lutar por isso. Vou até permitir que os outros me amem.”

“Eu sabia que era preciso tempo. Cada perda tem sua hora de acabar, cada morto seu prazo de partir, e não depende muito da vontade da gente.”

Lya Fett Luft nasceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, no dia 15 de setembro de 1938. Sua produção literária reúne poesias, ensaios, contos e romances. Foi também tradutora e professora universitária. Em 2013, recebeu o prêmio Machada de Assis, da Academia Brasileira de Letras, com a obra “O Tigre na Sombra”, eleita a melhor obra de ficção de 2012 na categoria romance.

7 pensou em “ALGUMAS DAS MELHORES FRASES LYA LUFT

  1. As frases de Lya Luft foram bem selecionadas demonstrando a sensibilidade poética dessa grande escritora. Há uma frase que me estimula a bastante pelo otimismo nesse período difícil para todos nós: “A gente precisa continuar acreditando: que vale a pena ser honesto. Que vale a pena estudar. Que vale a pena trabalhar. Que é preciso construir: a vida, o futuro, o caráter, a família, as amizades e os amores”.

    • Vitorino,

      É gratificante receber seu formidável comentário. A frase escolhida é um estímulo de se lutar para vencer na vida com esforço, honestidade e trabalho.
      Compartilho três frases de Lya Luft com o prezado amigo:

      1) “Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar.“

      2) “Andamos tão desencantados que ser decente parece virtude, ser honesto ganha medalha e ser mais ou menos coerente merece aplausos.“

      3) “Sou boa sou má, sou verdadeira sou desonesta, sou lúcida sou louca, cresço ou permaneço, amo ou abandono, ajudo ou torturo – e assim, com o leque das possibilidades, me foi dado o tormento das opções.“

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. Sou um leitor das obras de Lya Luft. Essa coletânea de frases está muito boa. Após mais de 50 anos de carreira literária, Lya é reconhecida por público e crítica por sua luta contra os estereótipos sociais. Entretanto, afirma que não escreve exclusivamente sobre as mulheres, mas sobre tudo o que a assombra. Se fosse escolher a frase mais interessante teria dificuldades, vou enfrentar o desafio e a minha frase preferida é a seguinte: “Carregamos muito peso inútil. Largamos no caminho objetos que poderiam ser preciosos e recolhemos inutilidades. Corremos sem parar até aquele fim temido, raramente nos sentamos para olhar em torno, avaliar o caminho, e modificar ou manter o nosso projeto pessoal.”

    • Messias,

      Grato por seu esmerado comentário com observações importantes obre a talentosa escritora Lya Luft. É interessante o quanto uma frase nos ensina. A citação escolhida nos revela as decisões erradas que tomamos, pois usamos muito o emocional e não a razão. As nossas emoções embotam a lucidez que nem tomamos conta do que perdemos. A gente tem obrigação de procurar viver bem, e isso só é possível utilizando a razão.
      Aproveito a ocasião para compartilhar três frases de Lya Luft com o prezado amigo:

      1) “Que a gente possa ser mais irmão, mais amigo, mais filho e mais pai ou mãe, mais humano, mais simples, mais desejoso de ser e fazer feliz.“

      2) “Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar. Olhe-se no espelho…“

      3) “Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.“

      Saudações fraternas,

      Aristeu Bezerra

  3. Ótima postagem, prezado Aristeu! Lya Fett Luft, premiada Escritora e tradutora brasileira, professora aposentada da UFRGS, e colunista da Revista Veja durante muitos anos, enriquece a vida literária da atualidade. Suas frases são geniais.

    Destaco:. .

    “A gente precisa continuar acreditando: que vale a pena ser honesto. Que vale a pena estudar. Que vale a pena trabalhar. Que é preciso construir: a vida, o futuro, o caráter, a família, as amizades e os amores.”

    Uma ótima semana! Muita Saúde e Paz!

  4. Violante,

    O seu comentário aperfeiçoa o meu artigo sobre uma seleção de frases de uma uma grande escritora. As frases bem elaboradas nos encantam pelo poder de dizer verdades de forma sintética, ou, diz muito com poucas palavras. A frase escolhida por você é uma das melhores de Lya Luft.
    Aproveito a oportunidade nesse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar
    um texto que Lya Luft postou nas redes sociais com a prezada amiga:

    “ESTAMOS TODOS NA FILA…

    A cada minuto alguém deixa esse mundo pra trás. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente.

    Não dá pra voltar pro “fim da fila”. Não dá pra sair da fila. Nem evitar essa fila.

    Então, enquanto esperamos a nossa vez:-

    Faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra.

    Tenha um propósito.

    Motive pessoas !!

    Elogie mais, critique menos.

    Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado.

    Faça alguém sorrir.

    Faça a diferença.

    Faça amor.

    Faça as pazes.

    Faça com que as pessoas se sintam amadas.

    Tenha tempo pra você.

    Faça pequenos momentos serem grandes.

    Faça tudo que tiver que fazer e vá além.

    Viva novas experiências.

    Prove novos sabores.

    Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia.

    Tudo está no lugar certo.

    As coisas só acontecem quando têm quem acontecer.

    Releve.

    Não guarde mágoas.

    Guarde apenas os aprendizados.

    Liberte o rancor.

    Transborde o amor.

    Doe amor.

    Ame, mesmo quem não merece.

    Ame, sem querer receber nada em troca.

    Ame, pelo simples fato de vc vibrar amor e ser amor.

    Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa.” Esteja preparado para partir a qualquer momento. Vc não sabe seu lugar na Fila, então se prepare prá deixar aqui apenas boas lembranças.

    Suas mãos vão embora vazias.

    Não dá pra levar malas, nem bens…

    Se prepare DIARIAMENTE prá levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração.”

    Lya Luft

    Desejo uma semana plena de paz, saúde e alegria

    Aristeu

  5. Obrigada, Aristeu, por compartilhar comigo esse bonito e profundo texto,
    da autoria de Lya Luft!
    .
    Uma semana plena de paz, saúde e alegria, para você também!

    Violante

Deixe uma resposta