ARISTEU BEZERRA - CULTURA POPULAR

“Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.”

“Por que é que as coisas um instante antes de acontecerem parecem já ter acontecido? É uma questão de simultaneidade de tempo.”

“Eu queria escrever luxuoso. Usar palavras que rebrilhassem molhadas e fossem peregrinas. Às vezes solenes em púrpura, às vezes abismais esmeraldas, às vezes leves na mais fina macia seda rendilhada.”

“Não me corrija. A pontuação é a respiração da frase, e minha frase respira assim. E, se você me acha esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.”

“Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim.”

“Agarrava-se a um fiapo de consciência e repetia mentalmente sem cessar: eu sou, eu sou, eu sou. Quem era, é que não sabia. Fora buscar no próprio profundo e negro âmago de si mesma o sopro de vida que Deus nos dá.”

“Estou cansada. Meu cansaço vem muito porque sou uma pessoa extremamente ocupada: tomo conta do mundo.”

“Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”

“Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.”

“O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas. Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição.”

“Eu amo a minha cruz, a que doloridamente carrego. É o mínimo que posso fazer de minha vida: comiseravelmente o sacríficio da noite.”

“Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente.”

“É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo.”

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”

“Vivemos exclusivamente no presente pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o de amanhã será um hoje, a eternidade é o estado das coisas neste momento.”

“Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois na sequência dos agoras é que você existe.”

“Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada… Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro…”

“Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.”

“Sou um ser concomitante: reina em mim o tempo passado, o presente e o futuro, o tempo que lateja no tique-taque dos relógios.”

“Apesar de sentir raiva diante das injustiças e dores do mundo, talvez esse sentimento seja útil como uma forma de enfrentar a realidade e tomar uma ação para mudança. Ou seja: nem todo sentimento ruim é totalmente ruim, podemos usá-lo a nosso favor.”

Clarice Lispector (1901-1964) foi uma premiada escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira – e declarava quanto a sua brasilidade, ser pernambucana – autora de romances, crônicas e ensaios. A talentosa Clarice é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, demonstrando profundo conhecimento da alma humana. Clarice Lispector é um marco em nosso Modernismo e suas obras continuam entre as mais lidas no país. A autora, vale lembrar, figura como uma das primeiras escritoras a ganhar notoriedade nacional, ao lado de grandes nomes: com Rachel de Queirós e Cecília Meireles, tendo, portanto, também um papel fundamental para desconstruir preconceitos e ampliar o horizonte para tantas outras mulheres na literatura.

11 pensou em “ALGUMAS DAS MELHORES FRASES DE CLARICE LISPECTOR

  1. Recebi um presente antecipado de Natal lendo as frases selecionadas de Clarice Lispector. Sou fã dessa escritora e jornalista e sempre lembro-me de Clarice quando passo pelo famoso casarão na frente da Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, em Recife,onde morou Clarice Lispector durante parte de sua infância e adolescência, está na fase inicial do caminho para se transformar em um centro cultural, após tantos anos fechado e constantemente alvo de depredação. Gostei de todas as frases e dou parabéns a essa homenagem.

    • Dione,

      É gratificante receber um competente comentário sobre Clarice Lispector. Ela foi uma das mais destacadas escritoras da terceira fase do modernismo brasileiro, chamada de “Geração de 45”. Recebeu diversos prêmios, dentre eles o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Graça Aranha.

      Aproveito esse espaço democrático do Jornal da Besta Fubana para compartilhar um poema de Clarice Lispector com a prezada amiga:

      Precisão

      O que me tranquiliza
      é que tudo o que existe,
      existe com uma precisão absoluta.
      O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
      não transborda nem uma fração de milímetro
      além do tamanho de uma cabeça de alfinete.
      Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
      Pena é que a maior parte do que existe
      com essa exatidão
      nos é tecnicamente invisível.
      O bom é que a verdade chega a nós
      como um sentido secreto das coisas.
      Nós terminamos adivinhando, confusos,
      a perfeição.

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  2. Leitor dos livros de Clarice Lispector considero o artigo uma homenagem muito justa a essa grande escritora e jornalista. Em 1977, Clarice Lispector escreveu Hora da Estrela, sua última obra publicada em vida, no qual conta a história de Macabéa, uma moça do interior em busca de sobreviver na cidade grande. A versão cinematográfica desse romance, dirigida por Suzana Amaral em 1985, conquistou os maiores prêmios do festival de cinema de Brasília e deu à atriz Marcélia Cartaxo, que fez o papel principal, o troféu Urso de Prata em Berlim em 1986.
    Entre tantas frases bonitas, fiquei impressionado com esta: “Apesar de sentir raiva diante das injustiças e dores do mundo, talvez esse sentimento seja útil como uma forma de enfrentar a realidade e tomar uma ação para mudança. Ou seja: nem todo sentimento ruim é totalmente ruim, podemos usá-lo a nosso favor.”

    • Fernando,

      Grato por seu formidável comentário, principalmente, sobre a última publicação em vida da talentosa Clarice Lispector. Ela passou boa parte da infância em Recife, capital de Pernambuco, e sua vida adulta foi predominantemente vivida no Rio de Janeiro. Clarice Lispector também foi jornalista e exerceu funções diplomáticas. Suas crônicas, publicadas nos jornais da época e posteriormente reunidas em livros, são ainda hoje lidas e consideradas importantes retratos da vida cotidiana do Rio de Janeiro de então.

      Compartilho três frases de Clarice Lispector com o prezado amigo:

      1) “O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas. Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição.”

      2) “Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal.”

      3) “Orgulho não é pecado, pelo menos não grave: orgulho é coisa infantil em que se cai como se cai em gulodice. Só que orgulho tem a enorme desvantagem de ser um erro grave, com todo o atraso que erro dá à vida, faz perder muito tempo.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  3. Quantas frases bonitas de Clarice Lispector! Li recentemente o livro “Cartas Perto do Coração”. A amizade que manteve com o escritor Fernando Sabino também foi registrada neste livro, que revela uma profunda ligação entre os dois. As cartas dela foram enviadas de Berna e de Washington, onde morou. Nelas, Clarice revela uma série de frustrações por estar longe de casa. Informo que as frases são observações inteligentes de Clarice Lispector, e uma delas me sensibilizou: “Agarrava-se a um fiapo de consciência e repetia mentalmente sem cessar: eu sou, eu sou, eu sou. Quem era, é que não sabia. Fora buscar no próprio profundo e negro âmago de si mesma o sopro de vida que Deus nos dá.”

    • Adagmar,

      Muito obrigado por suas considerações sobre Clarice Lispector. O estilo dessa extraordinária escritora é inconfundível. Suas personagens, geralmente mulheres, vivenciam situações cotidianas e, na banalidade do cotidiano, passam por diversos conflitos psicológicos. Conhecido como intimista, o modo como Lispector escreve consegue penetrar por profundos e complexos pensamentos e conflitos nas personagens. As descrições psicológicas são, portanto, uma marca de Clarice Lispector.

      Compartilho com a prezada amiga três frases de Clarice Lispector:

      1) “Eu mal entrei em mim e assustada já quero sair. Eu descubro que estou além da voracidade. Sou um ímpeto partido no meio.”

      2) “A alegria verdadeira não tem explicação possível, não tem a possibilidade de ser compreendida – e se parece com o início de uma perdição irrecuperável.”

      3) “Minha pequena cabeça tão limitada estala ao pensar em alguma coisa que não começa e não termina – porque assim é o eterno. Felizmente esse sentimento dura pouco porque eu não aguento a demora a se permanecesse levaria ao desvario.”

      Saudações fraternas,

      Aristeu

  4. Algumas das melhores frases de Clarice Lispector requer não só uma leitura, mas releituras quantas vezes forem necessárias para entender. Ela colocou a alma brasileira na literatura. Seus livros trazem sempre um olhar novo sobre o mundo e a vida. Foi uma das primeiras escritoras a trazer a sensibilidade feminina para o mundo literário.
    Fiquei surpreendido com muitas frases que desconhecia, entretanto chamou minha atenção a seguinte: “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente.”

  5. Messias,

    Agradeço sua opinião com observações importantes. É necessário uma leitura com muita atenção porque as frases de Clarice Lispector são retiradas das suas obras e existe um contexto que só a leitura do livro torna possível um bom entendimento. Conhecida como uma das melhores escritoras brasileiras, Clarice escreveu romances, contos, crônicas, literatura infantil. De personalidade singular e forte, pouco se importava com as críticas e, segundo ela: “Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa.”

    Compartillho três frases dessa esplêndida escritora com o prezado amigo:

    1) “Gosto daquilo que me desafia. O fácil nunca me interessou. Já o obviamente impossível sempre me atraiu – e muito.”

    2) “Um amigo me chamou para ajudar a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso… e fui…”

    3) “Superar é preciso.
    Seguir em frente é essencial.
    Olhar pra trás é perda de tempo.
    Passado se fosse bom era presente.”

    Saudações fraternas,

    Aristeu

  6. Parabéns, Aristeu, pela excelente postagem, ALGUMAS DAS MELHORES FRASES DE CLARICE LISPECTOR (1901 – 1964)!
    Gostei imensamente!
    A talentosa escritora, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, foi autora de crônicas, romances e ensaios.
    É considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX, estando no mesmo patamar cultural de Rachel de Queiros e Cecília Meireles.

    Como diz você:

    “Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, demonstrando profundo conhecimento da alma humana. Clarice Lispector é um marco em nosso Modernismo e suas obras continuam entre as mais lidas no país.”

    Entre as frase de Clarice Lispector, selecionadas por você, destaco:
    “Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada… Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro…”

    Desejo a você uma semana repleta de bênçãos, com muita saúde e Paz!

  7. Violante,

    Grato por suas generosas palavras que irradiam uma excelente energia. Clarice Lispector é considerada um dos principais nomes da literatura brasileira. Atualmente, é uma das autoras mais conhecidas e lidas pelo público brasileiro, e suas dezenas de livros podem ser encontradas nas diversas livrarias do país.

    Para além dos livros, Clarice Lispector tornou-se um fenômeno nas redes sociais, onde trechos de obras ou mesmo frases da autora são compartilhados por milhões de usuários. Entretanto, especificamente sobre a Clarice da internet, é preciso lembrar que nem sempre o que é atribuído à autora é, de fato, dela. Vale sempre a dica de checar a fonte da citação, antes de compartilhar.

    Compartilho um poema de Clarice Lispector com a prezada amiga:

    Eu

    Sou composta por urgências:
    minhas alegrias são intensas;
    minhas tristezas, absolutas.
    Entupo-me de ausências,
    Esvazio-me de excessos.
    Eu não caibo no estreito,
    eu só vivo nos extremos.

    Pouco não me serve,
    médio não me satisfaz,
    metades nunca foram meu forte!

    Todos os grandes e pequenos momentos,
    feitos com amor e com carinho,
    são pra mim recordações eternas.
    Palavras até me conquistam temporariamente…
    Mas atitudes me perdem ou me ganham para sempre.

    Suponho que me entender
    não é uma questão de inteligência
    e sim de sentir,
    de entrar em contato…
    Ou toca, ou não toca.

    Desejo uma semana plena de paz, saúde e inspiração!

    Aristeu

  8. Obrigada, Aristeu, por compartilhar comigo esse belíssimo poema, da grande escritora e poetisa Clarice Lispector!
    A profundidade do poema me tocou muito, e eu me identifiquei com ele.
    Gostei demais!

    Desejo a você também, uma semana plena de paz, saúde e inspiração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *