SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

«Em todo o homem há o homem e o fantasma, e o fantasma é que é o nosso verdadeiro ser.» Raul Brandão, El-Rei Junot (1912), p. 29 Ed. Círculo de Leitores, 1991. Colecção Obras Completas de Raul Brandão, n.º 4.

Como minha coluna é publicada às sextas nesta gazeta escrota, estou preso antes do Halloween e Finados. Trick or treat! Cómo se nota es Hallowe’en. Ya han salido los fantasmas a darse el paseo.

“El principio del fin”…Tem gente que deveria ser proibida de morrer escreve sempre Sancho – Senão, vejamos: «Só sou se sendo sou sido»… Como não se apaixonar por Ana Cristina Cesar após ler tal curtíssima frase de alguém tão maravilhosa e que viveu tão pouco tempo entre nós? Pergunto, ainda, como não se apaixonar por Firmin?

Halloween y Finados – My fight is over… Vai haver eleições? Ah pois vai! E já se sabe o dia – a diária consulta nas pesquisas (terror e morte de alguns) vai ser para grande gosto de uns e certo desespero de outros. Firmin dijo: “morir mil muertes distintas” y eso le provoca la extraña sensación de que “cuando muera de verdad será un aburrimiento”.

Seu nome é Luiz Berto Filho, mas (apresentativo mas), como diria o Sancho, as apresentações se fazem totalmente desnecessárias, pois até o tal “Berto” glio, ops, Bergoglio o sabe. Todos no UNIVERSO sabem quem é o gajo, apesar de que muitos de vocês não façam a mínima ideia de quem seja Jorge Mario Bergoglio. Esqueçamos o argentino e falemos do que e de quem realmente interessa.

Recebeu Berto missiva de uma senhora lá de Desengano dizendo que um dos internos do asilo Nossa Senhora da Reza Brava queria porque queria falar com o grande Berto. Tentando uma “filer à l’anglaise”, isto é, “sair à inglesa”, alegando que seria impossível deslocar-se até o local, pois estava no Recife e Desengano fica em Deus me livre, no cu do mundo, onde Iscariotes perdeu as sandálias e que por causa do covidão ainda não era prudente um senhor de sua idade deslocar-se até tal lonjura.

A freira, sim tratava-se de uma, perguntou se professava alguma fé e que seria uma ação caritosa se fosse despedir-se de um amigo que estava no leito de morte. Gelou. Um amigo a morrer? Ela disse seu nome de batismo. Um nome que não o fazia lembrar bulhufas.

Desculpou-se e desligou o telefone. A partir daí não mais dormiu, pois a culpa (mea culpa, mea maxima culpa) começou a acompanhá-lo. E se fosse algum parente, algum amigo de infância que a memória não mais confiável apagara? Procurou na sábia Aline os conselhos que nunca lhe negara.

Dois dias depois, após arrumar as coisas fubânicas para nada atrasar, rumou no seu fusca67 para Desengano City, um brejo perdido em Valença-RJ. Viagem longa, cansativa, esburacada.

Como a cidade é menor do que a palma de sua mão e três perguntas depois, que foram respondidas por simpática gente do lugar, chegou ao asilo, que ficava na estrada para Barão de Vassouras. Procurou a freira, a irmã Caridade de Deus, que na verdade se titulara na pia batismal Catharina das Neves Azevedo, que o levou à ala psiquiátrica do asilo.

El sol puede morir y volver a nacer; pero nosotros una vez apagada nuestra breve claridad, hemos de morir una sola y eterna noche (Catulo). Foi de cortar o coração encontrar o nosso Sancho – nació bendecido por la belleza – transformado em puro trapo humano, feito um João Batista em seus últimos instantes no calabouço de Herodes Antipas (Machaerus: Beyond the Beheading of John the Baptist), jogado ao solo, olhos esbugalhados olhando nos seus.

“Só se leva da vida, a vida que se leva”…Um brilho afastou a demência final daqueles olhos verdes (coisa totalmente inútil em gente feia) e ele com voz sumida, quase inaudível, disse “Mi vida nunca me perteneció, estaba trazada desde que nací”. Las últimas palabras de Sancho, dichas a su patrón, fueron: “Diles que mi vida fue maravillosa”… Como conter as lágrimas? Foram estas as últimas palavras do nosso operário da palavra.

Sem família, sem amigos, puro abandono. Com a verba para as coisas de Polodoro, Xolinha e Chupicleide, que irão certamente entender o gesto, cuidou de entregar nosso velho Sancho a sua última morada; que a terra lhe seja leve. Em seu epitáfio colocou a frase que pediu o moribundo: “Que conste que yo no quería”. Fez Berto última oração endereçada aos céus e partiu.

Recife fica muito longe… Adeus – Esta palavrinha pequenina e com tanto significado nasceu como frase. Era proferida pelos padres para recomendar as almas dos desvalidos aos cuidados do TODO PODEROSO. “Eu te recomendo a Deus”, diziam os curas no leito terminal. Foram abreviando, abreviando e ficou ADEUS – Adeus, Sancho.

Tomamos conhecimento de que alguém «conhecido» morreu e isso é quase sempre apenas uma notícia. E depois há uns quantos cuja morte realmente lamentamos. Ninguém lamentará o fim (the end, fundi, bitiş, ende, konie, ckraj, final, lõpp, loppu, fin, diwedd,τέλος, eindigen, vége) de Sancho. É para Sancho ser lido pela sua “obra” (que obra?) ou pelas suas inclinações político-ideológicas?

O fato é que havia em torno dele muita onda, e chegou-se a inventar que possuía algum talento. Era “lento”, faltava o “ta”. Enfim, era fubânico (“Está morto, podemos elogiá-lo à vontade”. Machado de Assis). Já não era sem tempo e que a redação nunca lhe foi leve é pura verdade. Mas o que foi leve não foi a terra pesada, estímulo dos devaneios da vontade. Foi o fogo sutil, levíssimo e vigoroso, que consumiu sua roupa, sua calva, seus sapatos, sua magrelice, suas carnes insossas e seus ossos frágeis. Incineraram o retardado, para alegria do Joel, o cruel.

Una agonía innecesaria…Virando rapidamente cinza, posta a seguir num saquinho de plástico com o seu nome, a data da morte e a da cremação. Enquanto isso, havia outros seres que pensavam nele com uma tristeza de amigos mudos: os amados livros, seus companheiros de claustro. Al fin y al cabo, por encima de todo era inglés, of course!!!!

Será seu consolo o pranto mudo dos livros pelo amigo pulverizado, que os amou desde menino. Sancho, não sendo Fênix, não renascerá das cinzas a que está sendo reduzido, ao contrário deles, que de algum modo, viverão para sempre a cada nova edição… Yu gonplei odon ste (beijão, Okteivia kom Skaikru. Impossível não te amar).

PS 10: “¡que Dios nos coja confesados!” – Este texto homenageia o señor Joel, feroz crítico dos péssimos textos do falecido Sancho. Este texto homenageia, ainda, Samuel Phillips Savage, alguém muito especial que presenteou a meus olhos a maravilhosa Firmin…

PS 51: Por São Raulzito das urnas perdidas… Se as pesquisas eleitorais (alguém confia em pesquisas eleitorais?) estiverem certas… 1… 2… 3… 4…5… Onde é que vocês pensam que vão? / Plunct Plact Zum / Não vai a lugar nenhum!! Aquela senhora querendo ser prefeita em Sampa? Adversários do Greca em Curitiba? Adversários do Khalil em BH? / Plunct Plact Zum / Não vai a lugar nenhum!!! / Tem que ser selado, registrado, carimbado / Avaliado, rotulado se quiser voar! Plunct Plact Zum / Não vai a lugar nenhum… Alguém poderá dizer sobre pesquisas: diziam alguns institutos de pesquisa que Bolsonaro não seria presidente. Aguardemos, pois o jogo é jogado e o lambari é pescado.

PS 69: Chegando novembro, o novembro azul já está na moda; que cada “velhinho” fubânico procure um urologista para chamar de seu. Sancho, agora morto, não mais passará por isto…Dica sanchiana: recomendo médicos que sejam de ascendência asiática, por possuirem tais doutores mãos e “dedos” menores.

PS 171: Acabou a pandemia? El dictador venezolano dijo que encontraron una cura para la enfermedad. Disse Maduro: “Venezuela ha conseguido una medicina que anula 100 por 100 el coronavirus”.

PS 666: Três grande notícias cinematográficas… El 31 de diciembre… la cuarta y última parte de la serie de Las escalofriantes aventuras de Sabrina.”The Batman” está dirigida por Matt Reeves y tiene un reparto espectacular encabezado por Robert Pattinson, Zöe Kravitz, Paul Dano, Andy Serkis, Colin Farrell, Peter Sarsgaard, Jeffrey Wright, John Turturro, Charlie Carver, Max Carver y Con O’Neill. La película The Batman se estrenará el 4 de marzo de 2022. Black Panther 2 – Rumores… E o manto do Pantera será dado a sua irmã? (Chadwick Boseman tendrá un homenaje al principio de la película.) debe estrenarse el 22 de abril de 2022. Elenco: Lupita Nyong’o (Nakia), Danai Gurira (Okoye), Martin Freeman (Everett K. Ross), Daniel Kaluuya (W’Kabi), Letitia Wright (Black Panther) y Winston Duke (M’Baku).

PS 1000: Tanti Auguri… ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩ Sancho, se vivo estivesse, desejaria Feliz Cumpleaños a Diego Armando Maradona Franco (Lanús, 30 de outubro de 1960). Messi é melhor futebolisticamente do que foi El Pibe de Oro. Mas (boleiro mas); falta ao “rosarino” uma Copa do Mundo, o tesão, o drama e a emoção encontradas na genialidade de Diego (Dieguito, El Pibe de Oro, El Diez, Pelusa, Barrilete Cósmico, El Diego, D10S).

PS 1313: “Sco Pa Tu Manaa” – Enquanto isto, em Santa Catarina, para felicidade sanchiana…“Justiça é: Moisés sai, Daniela fica!” – Eis a nova governadora de Santa Catarina. Disse Daniela Reinehr: “É uma honra, mas uma responsabilidade muito grande, e o fato de ser a primeira mulher [a governar Santa Catarina] aumenta ainda mais essa responsabilidade. Tenho que honrar essa missão”.

52 pensou em “ALGUIEN TIENE QUE MORIR

  1. Vai-me faltar como amigo, mas também como conterrâneo e caminhoneiro de inegável valor. Hei-de recordá-lo porque pertence na galeria dos seres excepcionais que tive o benefício e a honra de conhecer.

    • Pô, Zé. É difícil saber que não mais o encontrarei nas estradas da vida, dividindo frete e histórias. Um dia a gente se encontra em alguma nuvem, xavecando umas diabinhas lindas. Beijão em seu coração, manu véi, fiqe com Deus.

    • Ledo engano, caríssimo. Estou levando uma urna eletrônica para que todos os fantasmas possam teclar Bolsonaro em 2022. Para esse pleito de 2020 não será possíveil, em virtude de pouco tempo disponível para os ajustes junto ao TSE.

    • Larga se ser migué, homem. Ninguém mais do que eu ficou triste com a notícia. Eu esperava viver pelo menos uns 100 anos. Morrer aos 57 não estava nos planos. Que não deixem ninguém me colocar nas estatísticas de covid. Morri de overdose de viagra em noite de sexo com 10 mulheres.

    • Eh você, Goiano? Nem uma palavra de amizade e algum sentimento de dor pela perda do amigo de direita? Tivemos sempre a concordância final, mesmo discordando no início… aprendi a te admirar mesmo jogando ambos em extremas opostas na disputa dos campeonatos políticos…

    • De qualidade média, comum; mediano, meão, modesto, pequeno.

      O pequeno Sancho te deixa uma grande abraço.

      voltarei para assombrar suas noites, quando alguma tempestade te tirar o sono. Me aguarde. Foi edíocre como pessoa e serei um péssimo fantasma.

      Risada sinistra: ah! ah! ahahah! … ha ha ha! ha!

    • Creio que você se engana, pois afirmo que vivi intensamente cada momento de minha vida… E curti imensamente minha jornada final, quando tive o prazer de ser aceito por Berto no rol de colunistas fubânicos, onde tive o prazer de conhecer gente da melhor qualidade.

    • Um certo exagero, caríssimo.

      Aqui nesta gazeta mesmo, temos exemplos e mais exemplos de colunistas bem maiores do que Sancho. Mas valeu como despedida.

      Um bilhão de arre-éguas para ti, grande irmão. Beijão em vosso coração.

    • E é maravilhoso haver um jornal com a dimensão do jbf que acolhe uma plêiade de pessoas geniais em suas colunas. Muitos tentaram e só Berto conseguiu. Concordo que falta não farei, mas que era gostoso participar do timaço, ah isso era. Mas (maledetto mas), tudo tem início e fim.

      • Inclusive deixo registrado que se forem checados todos os comentários feitos em minhas colunas só fui esculhambado uma vez pelo José Hinácio e uma outra pelo Joel. E creio que me esculhambaram mais pela minha vocação direitista do que pela mediocridade de meu texto.

        Aos que não entenderam minha coluna deixo registrado que tais textos sempre tiveram por único objetivo HOMENAGEAR as pessoas maravilhosas que encontrei aqui no jbf e alguns outros que tive o prazer de conhecer em minha jornadas como caminhoneiro.

    • Grande Ciçu,

      Taí uma grande e indiscutível verdade…

      Deixo um beijunda para a “sua” eterna Maria Bago Mole.

    • Machadiana frase que me faz pensar: será que os grandes da literatura estarão acessíveis à alma penada de Sancho?

      Imaginei-me ao em uma taverna, totalmente bêbado, ao lado de Oscar Wilde, Drummond, Quintana, Hermann Hesse, Pessoa (rodeado de seus heteronômios), Florbela, Ana Cristina Cesar, Grouxo, a turma do Pasquim, todos os escritores russos com suas vodkas.

      Será que eles se dividem em “turminhas” inacessíveis para péssimos escritores como Sancho?

  2. Fiquei tão confuso que perguntei ao meu amigo John Cleese o que estava errado. Ele respondeu:

    “He’s dead, that’s what’s wrong with it!”

    Será que ele não está apenas descansando?, perguntei.

    “He’s not pinin´!
    He’s passed on!
    He is no more!
    He has ceased to be!
    He´s expired and gone to meet ‘is maker!
    He’s a stiff!
    He rests in peace!
    He is pushing up the daisies!
    His metabolic processes are now history!
    He´s off the twig!
    He kicked the bucket
    He shuffled off ‘is mortal coil, run down the curtain and joined the bleedin’ choir invisible!
    This is an ex-parrot, sorry, an ex-columnist!”

    • Um comentarista assíduo do JBF aparece furibundo:

      “Comunista? Quem é comunista? Quem? Apareça, mostre a cara, verme imundo!!”

      Tentamos apaziguar:

      “Descansa, militante. Não é ‘communist’, é ‘columnist’, colunista. É o que o sujeito fazia, ele escrevia uma coluna semanal no jornal do Berto, o mais lido desta metade da galáxia.”

      “Aaahhhh. Sei. Quer dizer, não sei. Sei não. Esses comunistas são espertos. Se disfarçam. Se tem comunista disfarçado de tucano, porque não teria disfarçado de papagaio?”

      “Não tem papagaio nenhum. Tem só o Sancho. Papagaio era só na piada original, e nem era um papagaio de verdade.”

      “Aaaahhhh…..”

      • Como só farei a passagem depois do Finados, pois está tumultuado o expediente celestial e infernal, ainda posso fazer contato.

        Escreves: :É o que o sujeito fazia, ele escrevia uma coluna semanal no jornal do Berto, o mais lido desta metade da galáxia.”

        Defendo-me: Seria terrível ser acusado de ‘communist’ em tão trágica etapa de minha já não existência.

        Caríssimo Marcelo, se o wi-fi lá nas infernais chamas eternas que me aguardam, estiver disponível para “pobres diabos”, prometo continuar comentando em sua coluna sempre que meus afazeres no oitavo círculo dantesco o permitir.

        Canto para ti:

        ♫ ♬ ♩

        Mande notícias do mundo de lá
        Diz quem fica
        Me dê um abraço, venha me apertar
        Tô chegando
        Coisa que gosto é poder partir
        Sem ter planos
        Melhor ainda é poder voltar ♫ ♬ ♩

        • He is no more!
          He has ceased to be!

          Ledo engano, caríssimo. Morto, sim. Fubânico, sempre!!!!

          Não, ele nunca deixará de ser fubânico.

          Ia me estender mais sobre o assunto, mas (sanchasmico mas), estão me chamando para integração com os novos “diabinhos”.

          Ops, grande notícia, na minha nova turma só tem “diabinhas”.
          Acho que Sancho se deu bem… kkkkkk

          • Marcelo, já que tocastes no tema “comunista”…

            Em sua live semanal das quintas, o presidente falou sobre votos na Bela Manu Ela.

            – Votar em Manuela D’Ávila é o fim da picada.

            Sancho, se em POA votasse, votaria na Manu. Apenas e tão somente porque meu amigo Goiano é fã dos comunistas.

            em tempo: Bolsonaro poderia mundar a data das lives dele e nas quintas frequentar a live do Cabaré do Berto.

            Quando o amigo dará uma “aula” em tal reunião?

  3. Texto de um fantasma: “minha morte não foi súbita. Tive tempo para me despedir dos que amei, dos fubânicos que tive no coração, horas para recordar os que me fizeram bem, ensinaram caminhos e abriram horizontes.
    Rememorei e agradeci a minha vida, aventurosa, variada, rica de paixões, alegrias, amores, alturas e precipícios, e que por vezes, como que fora de mim, iluminou o palco e me fez espectador privilegiado.
    Consegui me despedir do pobre país em que vim ao mundo. Relembrei o quanto o amei, me senti menino acarinhado e feliz por ter percorrido com meu caminhão todos os ESTADOS DA FEDERAÇÃO e suas principais cidades.
    O país do “futuro”. Fui sem perdoar aos que o rebaixaram, pois possui vocação para ser grande e o vilipendiaram.”

  4. Ótima notícia: Pesquisa publicada no International Journal of Antimicrobial Agents da última segunda-feira, 26, registrou que o tratamento precoce de pacientes com uma dose baixa de hidroxicloroquina, em combinação com zinco e azitromicina, mostrou eficácia no tratamento da covid-19. Nenhum dos pacientes tratados com a medicação teve efeitos colaterais relacionados ao coração, a principal preocupação dos médicos quando se trata do uso da cloroquina e seus derivados.

  5. Ministério da Infraestrutura – do Super-ministro Tarcísio em ação – Marcello da Costa Vieira, secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, garantiu que o transporte ferroviário voltará a ser foco de investimentos no Brasil. “É perfeito para vencer grandes distâncias, característica marcante do nosso país. Pelo tipo de carga, pelo tipo de distância, podemos considerar as ferrovias o futuro da logística no nosso país”, observou o secretário, ao mencionar que os trens de carga ganharão mais espaço na distribuição de insumos e mercadorias dentro do modelo logístico nacional.

  6. Uma notícia que deixou Sancho feliz: O Senado dos Estados Unidos aprovou a nomeação da juíza Amy Coney Barrett para ocupar uma vaga na Suprema Corte norte-americana. Ela foi indicada ao cargo pelo atual presidente, Donald Trump.

  7. O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que reduz a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre videogames, acessórios e jogos no Brasil. O texto foi publicado no Diário Oficial da União na terça-feira.

  8. O governo federal divulgou na 3ª feira (27/10/20) a estratégia para desenvolvimento do Brasil de 2020 a 2031. O objetivo é estabelecer 1 planejamento para retomar a economia do país nesse período, com atuação estável e coerente dos órgãos e das entidades da administração pública federal. Divide-se em 5 eixos: econômico, institucional, infraestrutura, ambiental e social. Todas as áreas têm metas e diretrizes específicas estipuladas.

  9. Mais uma boa notícia: O Índice de Confiança da Construção, divulgado pela FGV, avançou 3,7 pontos em outubro, para 95,2 pontos.

  10. O Comitê de Política Monetária manteve 4ª feira (28/10/20) a taxa básica de juros, a Selic, em 2%. A decisão unânime era esperada pelo mercado financeiro.

  11. PIX – BANCO CENTRAL – O Pix vai entrar em operação na próxima 3ª feira (3/11/20) para parte dos clientes (de 3 a 8 de novembro, 1 grupo de 1% a 5% da base de clientes cadastrada no Pix poderá fazer os pagamentos instantâneos de 9 às 22 horas). Os 6 dias servirão para testar a nova ferramenta digital, que estará disponível nas plataformas de 762 instituições financeiras a partir de 16 de novembro para todos os clientes.

  12. ♫ ♬ ♩ Happy birthday to you / Happy birthday to you♫ ♬ ♩ Sancho deixa forte abraço ao general Augusto Heleno Ribeiro Pereira (Curitiba, 29 de outubro de 1947) pelo aniversário comemorado ontem.

  13. O presidente Bolsonaro foi recebido em festa por multidão em São Luis-MA, onde foi inaugurar em 29/10/20 trecho da rodovia (BR-135- única via terrestre de entrada e saída da capital, São Luís).

    • Instituto de pesquisa bom é o DATA BESTA, mas (eleitoreiro) mas, vamos divulgando dados de outros institutos… Nova pesquisa nacional CNT/MDA divulgada na segunda-feira (26/10) sobre o governo Bolsonaro realizada entre 21 e 24 de outubro, aponta melhora na avaliação positiva ao atual governo e queda na avaliação negativa, de 43% para 27%.

  14. Belíssima notícia: O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central publicaram regulamentos do Sandbox regulatório, que é o ambiente em que instituições financeiras vão testar, por período determinado, projetos de inovação no setor. Paula Leitão (teria algum parentesco com a maravilhosa Miriam?), chefe em exercício do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, disse que, junto com o Pix (pagamentos instantâneos) e o open banking, o SandBox vai permitir que novos modelos de negócios possam entrar no sistema financeiro.

  15. Duas obras do governo Bolsonaro em Porto Alegre, para alegria da Manu, do Adail, do DeLeón e do Goiano. Primeira obra: Complexo Portuáro do Rio Grande… O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas homologou o novo calado do porto do Rio Grande.Depois de dois anos de obras de dragagem com investimento federal de R$ 500 milhões feitos pelo governo Bolsonaro, o principal porto gaúcho poderá receber embarcações de até 366 metros de comprimento – tamanho dos maiores navios do mundo. Segunda obra: O Dnit confirmou que entregará no mês que vem (novembro) a nova ponte do Guaíba, Porto Alegre.

    • Caro Espírito que Anda, obras de Jair Messias Bolsonaro não nos entristecem, irritam, aborrecem ou invejam – tudo o que fizer pelo bem da Nação será bem vindo.
      Porém (sempre evitando o mas, para não parecer plagiador), se for por obras, devias ser um petista do rabo grosso. Quando estiveres lá no Céu, ou no teu inferno particular, lembra-te de fazer uma pesquisa simples e verás que os governos do PT foram pródigos.
      Mas, digo, contudo, nem só de obras vivemos nos belos tempos do governo do Lula, o que rechaçarás com tuas crenças arraigadas que levas junto.
      Sobre a nova ponte do Guaíba, me lembro que tudo começou em 2014, governo de Dilma Roussef, que ali mesmo foi feita a fábrica das peças armadas para a construção, que em 2015 foram colocadas as primeiras estacas dentro da água, que Dilma Roussef não pôde dar sequência porque houve um golpe de Estado e ela foi apeada injustamente do poder e que agora é bom que essa porra de governo pelo menos acabe o que a direita atrapalhou se tivesse o PT prosseguido no leme.
      Outra coisa: muitas obras deveriam estar sendo feitas, não fosse o regime de economia executado por uma política burra.
      Mas, não falemos de hipóteses, voltemos os olhos para o futuro: será essa porcaria de atraso e de preconceitos se Jair Messias Bolsonaro permanecer; ou teremos mais progresso material e humano se o PT voltar ao comando.

      • Mas (benedicto mas), não falemos de hipóteses, voltemos os olhos para o futuro:
        Chapa forte para 2022: Bolsonaro – presidente e Lula -vice;
        Em 2026 Lula presidente e Bolsonaro-vice

        Em 2030: Lula – presidente e Bolsonaro – vice.

        E assim sucessivamente até que ambos estejam junto ao Criador, sendo substtuidos por seus filhos e netos, etc, etc, etc…

  16. Olhar à direita – O governador do Paraná Carlos Massa confirmou na segunda-feira (26) que Curitiba e mais 16 cidades da Região Metropolitana terão colégios cívico-militares em 2021. Serão 22 escolas apenas na Capital. O programa também contempla São José dos Pinhais, Colombo, Piraquara, Araucária, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Pinhais, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e Rio Negro. Algum leitor fubânico sabe a quantas anda tal implantação em outros estados da federação?

  17. Subindo… Os investidores estrangeiros colocaram R$ 2,9 bilhões na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) em outubro até 4ª feira (21/10/20).

  18. O que esperar de K? O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 5 de novembro, às 16h, a posse do desembargador Kassio Nunes Marques no cargo de ministro da Corte.

    Sancho está otimista de que melhorará o já ótimo STF.

  19. Se o wi-fi lá nas infernais chamas eternas que me aguardam, estiver disponível para “pobres diabos” recem chegados, prometo continuar prestigiando os ótimos textos de.Ana Paula Henkel, Caio Copolla, Cláudio Lessa, Políbio Braga, Percival Puggina, Augusto Nunes, Luis Ernesto Lacombe, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, José Roberto Guzzo, Paula Marisa e Bárbara. prometo, ainda, acessar, sempre que meus afazeres permitirem, o fabuloso jbf.

    Deixo beijão para Chupicleide, Polodoro e Xolinha três figuras “fantásticas” que aprendemos a amar ao longo da jornada terrena.

    Beijão, Berto. Até sempre!!!!!!

  20. He’s not dead! He’s allways alive in our hearts! And he will reencarnated in USA to vote with the right! SWe are togetter now, betwenn and forévis!
    God save Sénctcho Péntça!

    • God save Trump. Nunca foi tão fácil lá nos “Isteitis”.

      O PIB dos EEUU neste terceiro trimestre foi de…

      O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou expansão de 33,1% no terceiro trimestre de 2020, em dados anualizados, de acordo com dados publicados na quinta-feira, 29/10/2020.

      Ronald Mc Trump

  21. Sancho, meu caro de cujus, legaste-nos um texto delicioso, desde o em si mesmo, ou o próprio, passando pelos posts scriptums (bem apropriado isso) aos comentários elaborados por Gasparzinho. Um escrito digno da Turma do Pasquim, se ela não vos exprobrasse por suas tendências maníaco-direitistas, incompatíveis com a inteligentzia dos vanguardistas canhotos recentemente expropriados do que readquirirão, se não pelo voto na marra. Vai em paz e volta breve, se você sentir saudades… escreve.
    Indo ao inferno, passe por Cuba, visite Omara Portuondo, que não fugiu para La Miami, beba sua voz, e enquanto estás a caminho aproveite:

    • Vamos bien!!!!

      Aí é sacanagem, parisino. Apelas para Omara Portuondo, musa de Sancho e do Buena Vista Social Club e me bate quela vontade de correr para Porto Alegre e gritar a plenos pulmões: Manu, te amo!!!!!!!!

      Quando citas a turma do Pasquim apunhalas meu coração vermelho e me dá vontade louca de gritar:Viva La Revolución!!!!!!

      Peço socorro, ergo o punho esquerdo e quando estou quase sucumbindo e cantando La Internacional, sou socorrido por minha amantes quadrigêmeas filipinas que fantasiadas com a bandeira do Brasil e com máscaras de Bolsonaro ao rosto que trazem à razão. Ufa!!!! Foi por pouco.

  22. OBS: Fizeram comentário deselegante usando meu nome com algumas alterações matreiras das letras.

    Sancho (ou, o seu fantasminha legal), sua saborosa coluna nos enche de orgulho, atualidades, história e muito bom humor.

    A coluna do Sancho é um jornal dentro do jornal. E vem em vários idiomas.

    É a melhor carga que seu caminhão de literatura e conhecimento, descarrega aqui toda sexta-feira, para alegria geral da nação bestafubanense.

    Deus te abençoe, querido caminhoneiro.

    • Caríssimo amigo,

      Minha coluna esta semana recebeu comentários de três gigantes fubânicos: Marcos André M. Cavalcanti, Goiano Braga Horta e Marcelo Bertoluci.

      E quando colunistas possuidores de textos que semanalmente me fazem mais fã, dispensam tempo e sinapses para escrever algo em minhas BIENAVENTURANZAS, sinto-me abraçado e acarinhado, pois vocês fazem parte de um seleto grupo de grandes pensadores, gigantescos nomes que tenho o prazer de ter conhecido através de um mesmo mensageiro, o nosso amado editor-chefe Luiz Berto Filho.

      Aqui, nesta imensa confraria, pitaqueamos sobre tudo um pouco, pois, com certeza, nossos textos atingem um número significativo de pessoas que aprendem conosco e QUANDO comentam, sempre nos ensinam algo.

      Insisto sempre que o comentarista, mesmo aquele que nos critica, é o motivador, o motor que nos impulsiona para o próxmo texto.

      Como pego estrada nas madrugadas da vida para meu ganha-pão e sofro de insônia, dormindo não mais do que 4 horas diárias, passo boa parte do dia acessando esta nossa gazeta desde 2013 para me atualizar sobre o que ocorre na política (o jbf atualmente é o único veículo de comunicação confiável) e me divertir lendo as coisas que Berto publica e os textos desses fantásticos colunistas que trazem de tudo um pouco e muito mais, para a diária confraternização fubânica. Isso sem esquecer as reuniões de quinta, um marco na internet e um momento em que nossas “lindas carinhas” estão expostas para o mundo.

      Continuo aqui, na ponta direita, agradecendo todos os dias a Deus por ter posto em meu caminho pessoas maravilhosas como Marcos André M. Cavalcanti.

      Vida que segue, um beijo em vossos coração e um ótimo domingo para nós.

Deixe uma resposta