GEORGE MASCENA - SÓ SEI QUE FOI ASSIM

Nos anos 60 uma música fez grande sucesso na voz de Gigliola Cinquetti: “Dio Come ti Amo“, o filme homônimo também foi estouro de bilheterias, eu lembro que era sinal de casa cheia quando vinha essa película italiana para o Cine Alvorada em Tabira. A cena mais conhecida era a que Mark Damon embarcava em um voo de volta para a Espanha e pelo microfone Gigliola cantava a canção e o avião parava e desembarcava o passageiro para o casal se encontrar e o filme ter um final feliz. Pois bem, esse arrodeio todo foi pra falar do avião, o Fokker 27.

Cena do filme Dio, Come ti Amo

O Fokker 27 era um avião holandês de grande sucesso nas décadas de 60 e 70, voou no Brasil pela Varig e TAM. A aeronave foi também fabricada nos Estados Unidos pela Fairchild com algumas modificações. Esse foi o modelo escolhido pela Paraense para compor sua frota de cinco aviões, o Fairchild Hiller FH-227-B, como o nome era muito difícil de se pronunciar, a empresa de aviação do Pará rebatizou-o de Hirondelle, andorinha em francês. A PTA, Paraense Transportes Aéreos, deve ter sido a primeira low coast brasileira, tinha bons preços e descontos para estudante ou grupos de pessoas que podiam chegar a 50%, por causa desses preços e da sigla, PTA, a empresa foi apelidada de “Pobre Também Avua”. A companhia voava desde o Acre até RJ e SP, operava também no Recife.

Folders da PTA com o Hirondelle

Em 1972 um avião similar foi escalado para levar uma equipe de rugby de Montevideu no Uruguai para Santiago no Chile, com o tempo ruim para transpor a Cordilheira dos Andes, os pilotos resolveram pernoitar em Mendoza na Argentina e só no dia seguinte seguir viagem, o “Hirondelle” uruguaio não era apropriado para atingir uma altitude suficiente para cruzar os Andes em qualquer lugar da sua extensão, teria que procurar um ponto mais baixo para fazer essa transposição, e no dia seguinte assim o fez, foi para o Sul e no local planejado virou a direita e seguiu em frente, sendo que a tecnologia era limitada e o relógio era o que se tinha no momento, e com o tempo de voo calculado, sabia-se que estavam no local mais baixo da cordilheira que devia-se chegar ao Chile, porém com o vento contra, esse tempo não foi suficiente para atingir o local exato e o avião seguiu por uma rota de grande altitude e caiu sobre a cordilheira, longe de tudo e cercado de gelo e serra por todos os lados. Os que sobreviveram comeram carne humana dos que morreram no acidente, os que não conseguiram se alimentar dessa forma não ficaram para contar a história. O filme “Vivos” de 1993 conta essa triste epopeia. Outro sucesso de bilheteria do Cine Alvorada, “Sobreviventes dos Andes”, contou essa tragédia nos anos 70, eu assisti, pensei que era ficção, mas não era.

Destroços do Fairchield fotografado pelo salvamento

Dois anos antes desse caso do Chile, em 13 de março de 1970, um voo de um Fairchield da PTA partiu do Recife com escalas em Fortaleza, Parnaiba e São Luiz e as 5:30 do dia 14, uma manhã chuvosa, o voo chegava ao fim. Já na aproximação do aeroporto de Belém, o Hirondelle prefixo PP-BUF colidia com a água da Baia de Guajará, a poucos metros da cabeceira do Val de Cans, na queda morreram quase todos os ocupantes, só três sobreviveram, sendo que um dos sobreviventes faleceu no hospital. Entre os passageiros estava Luiz Jacinto Silva, humorista pernambucano mais conhecido por Coroné Ludugero, acompanhado de Irandir Perez Costa (Otrope) e equipe de apoio, Mercedes del Prado (Felomena) não estava no voo, a trupe havia embarcado em São Luiz na madrugada e ia fazer um show em Belém. A Paraense era famosa também pelo grande número de acidentes, tinha outro apelido: “Prepara Tua Alma”, este foi o 9º acidente da companhia antes de entrar para a lista de companhias aéreas brasileiras que deixaram de operar.

4 pensou em “A MORTE DE CORONÉ LUDUGERO EM UM AVIÃO DA POBRE TAMBÉM AVUA

  1. Pobre Também Avua . O lula já era sócio !. Mas aquele folder com a estampa dos pilotos , se olhar bem é de ‘fouder’.

  2. Avuemos todos, mas antes o Mascena nos adverte: “Prepara Tua Alma”. Joaquimfracisco, Assuero e Sancho devidamente pravavidos, vão de “paracaídas militares producidos con alta calidad”.Senta a pua! Fé em Deus. Voar com fé vamos nós, pois a fé num custuma faiá!!!!

Deixe uma resposta