GEORGE MASCENA - SÓ SEI QUE FOI ASSIM

Em 1875 nascia na Ásia a elefanta Topsy, posteriormente foi contrabandeada para os Estados Unidos com fins de ser atração de circo. Era anunciada pelo Circo Forepaugh como a primeira elefanta nascida nos EUA, mas ela não se adaptou a vida circense e se envolveu em vários incidentes, chegando a matar um espectador do circo, uma pessoa que caminhava pela rua e o seu domador. Com estes atos, ela foi condenada a morte por enforcamento, o ato seria uma atração com ingressos pagos, porém a sociedade de defesa dos animais não permitiu e o show macabro foi cancelado.

Cartaz do Circo Foreipauh da época

Nesta mesma época, os Estados Unidos buscavam uma solução para a geração de energia elétrica com a finalidade de iluminar as cidades e mover indústrias e eletrodomésticos. A energia que fazia sucesso inicialmente era a de Tomas Edison, a corrente contínua, DC em inglês, proveniente de enormes geradores, as energias das pilhas e baterias são deste tipo. Tinha uma vantagem: não dava choque, porém perdia força na transmissão por fios de cobre. Os geradores tinham de ser montados a distâncias de no máximo 2 km da unidade consumidora. A energia de Tesla, a corrente alternada, que alimenta nossas residências, AC em inglês, tinha uma perda menor em grandes distâncias e exigia fios menos grossos, o que facilitaria a concentração dos geradores ou aproveitamento da energia hidrelétrica. A ideia inicial era aproveitar a força das cataratas do Niágara para rodar geradores elétricos, essa etapa não era difícil, o grande problema estava em transmitir esta energia até Nova Iorque.

Usina de geração de energia de corrente alternada da empresa Westinghouse

Nikola Tesla havia trabalhado na empresa de Tomas Edison, inclusive apresentou o estudo da corrente alternada para o patrão, que não se interessou pelo projeto, se-arrependeu anos depois. Tesla se uniu ao engenheiro e empresário George Westinghouse e criaram uma empresa para concorrer com a firma de Edison, e deu certo. A corrente contínua perdia espaço para a corrente alternada. A energia enviada do Niágara para Nova Iorque era alternada e muitas cidades americanas mudaram seus sistemas. Edison continuou perdendo clientes, os bondes, por exemplo, eram eletrificados pelos trilhos e não poderiam ser energizados com corrente alternada, até que criaram os bondes com os cabos aéreos. Algumas poucas cidades continuaram com a de Edison, Helsinque, por exemplo, só mudou o sistema para a AC em 1940, mas a grande maioria das cidades usava a energia inventada por Tesla.

Cartaz do filme Batalha das Correntes

Vendo a possibilidade da corrente alternada dominar de vez o mercado, Edison investiu na propaganda, mostrando o risco da AC, a ideia era mostrar o perigo de ter em casa esta ferramenta mortal, e para mostrar este perigo eletrocutou gatos, cachorros de rua e bois. Em 4 de janeiro de 1903, Edison anunciou mais uma peça de divulgação negativa da energia de Tesla: a eletrocussão da elefanta Topsy em praça pública. O ato seria filmado e vendido em cinescópios, também invento de Edison, uma espécie de Youtube acionado por moedas e com apenas 1 vídeo. No Parque Luna em Nova Iorque, colocaram Topsy com os fios nas patas e no pescoço e descarregaram 6600 volts na frente de cerca de 1500 pessoas. Das patas saiu uma fumaça branca e em menos de 1 minuto a elefanta estava morta. Em 2003 foi colocado um monumento em sua homenagem no museu de Coney Island.

Vídeo da eletrocussão de Topsy

5 pensou em “A BRIGA DE TOMAS EDISON COM TESLA E A MORTE DA ELEFANTA

  1. PQP!!!

    Difícil assistir a isso, mesmo após 117 anos…

    Quanto a Edson, era ótimo inventor mas um bosta de ser humano. Fez o que pode para prejudicar Tesla, este sim um inventor genial, do naipe de Leonardo da Vinci.

    • É bom que registremos: a empresa de Edison nunca confirmou que esse caso de Topsy fosse autorizado por Edison, ela afirma que a eletrocussão se deu 10 anos após o fim da guerra das correntes. Obrigado pelo comentário.

  2. A estupidez de um homem que muitos diziam ser um gênio é um
    espanto para a civilização em geral. Edson sempre foi uma besta inteligente
    e sempre demonstrou um péssimo caráter.
    Eletrocutar um animal em praça pública, é inaceitável, ato tão estúpido
    como eletrocutar um condenado . Somente Deus que nos deu a
    vida, tem o direito de dispor da mesma.
    A nossas história está cheia de falsos gênios e falsos profetas.

    • Os valores eram outros, mas a ganancia por propaganda de Edison foi longe demais. Imagine que cerca de 1500 pessoas foram assistir a este show macabro, se fosse hoje talvez não fosse ninguem.

Deixe uma resposta