SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

666

Óbvio ululante, um número e nada mais… “A culpa é minha, ponho em quem eu quiser” Homer Simpson (ninguém é mais fantástico e humano do que Hommmmmmmmmmmmmmmmmmmer).

‘”A água não lava as sujeiras da alma!!” Bárbara (Se você é daqueles que sempre anseiam por ver a hora de chegar sexta para assistir o canal da Barbara e ler crônica do Sancho, assim como eu, deixa aqui o seu bárbaro comentário, amigo leitor)…

A melhor frase de alguns anos atrás e que cabe em qualquer ano ou época: «Não se enfrenta bandidos com pétalas de rosas». Lula.

Morreu Hennes VIII, o que deixou Sancho deveras triste… Enquanto isso, ouvido de passagem, com relação aos cofres públicos… “Se não roubar o dinheiro sobra”, né não? E se privatizar TUDO (bancos estatais, petroleiras, etc, etc) não teria O QUE roubar, certo? Privatiza saporra toda, Bolsonaro!!!!!!!

Dia da mãe no domingo que passou, fui ver uma gostosona que é mãe de uma amiga minha. Beijos, roupas ao chão, mão naquilo e aquilo na mão, xota naquilo e aquilo na xota, chega o maridão. Sancho pelado pula a janela (como é feio um Sancho pelado aos 57 anos, meu Deus). Péssima ideia, pois a viatura da polícia ali estacionara. Pouparei meus quatro leitores dos pormenores com os homens da lei e anatomia sanchiana.

Aos que estão prestes a me “adjetivar canalha” uma explicação: juro total desconhecimento de que a dona portava certidão de casamento e que presenteava o cidadão de seu bem querer com cornos… Mas (chifrístico mas), a santa esposa foi perdoada, pois o “supremo marido” concluiu que sua digníssima esposa cometeu o crime na “vara errada”.

Restou provado que a vara de Sancho não era competente para a ação. Ela confessou cinco orgasmos, sendo dois múltiplos. O supremo marido legislou e decidiu que sejam os orgasmos cancelados e que a dita cuja está apta a concorrer à eleição para president”a” do lar no ano que vem.

Este JBF está cheio de especialistas em cabaré, política, chifres, covid-19 e boa prosa…”Hay en JBF algunos que se creen semidioses y que pueden hacer de su capa un sayo”.

Falando em canalha… Hoy, 14 de mayo, llega en exclusiva a Disney+ (el único lugar donde se pueden encontrar todos los episodios de las 32 temporadas de Los Simpson) la imperdível temporada 32 de Los Simpson (Hommmmmmmmer, te amo!!!! Estamos falando de 700 episódios. Homer Simpson esteve nas telas pela primeira vez em 1989), con un nuevo episodio cada viernes.

¿Te vas a perder una película en la que nadie, excepto una persona, conoce a Los Beatles? #Yesterday ¡5 de Julio en Cines! Às vezes olho minha figura refletida no espelho e me indago: não é possível que esse fosse o espermatozóide mais esperto.

A crônica (a pérola negra que brilhou quando se abriu a ostra.) que hoje se ofereceu aos olhos dos quatro leitores sanchianos é o brincar com as palavras, suas e de geniais outros, que habitam um mundo («mundo cão em que vivemos») que ninguém verdadeiramente conhece.

«A vontade de escrever é tão forte quanto a aversão pelas palavras. Odiamos as palavras porque demasiadas vezes encobrem o vazio e a vileza. Desprezamos as palavras porque empalidecem diante da emoção que nos atormenta. E, no entanto, outrora, a palavra significava dignidade humana e era o melhor bem do homem – um instrumento de comunicação entre pessoas» Gustawa Jarecka.

Sancho? Conhecemos-lhe sete paixões: o Club de Regatas Vasco da Gama, o Quixote Véi di Guerra, Homer Simpson, as putas, o JBF, o cão GUIM e as quadrigêmeas amantes tailandesas (não necessariamente nesta desordem).

Este texto não existiria se eu não tivesse relido ontem: «Eu, que meditava ir ter com a morte, não ousei fitá-la quando ela veio ter comigo. » Machado de Assis, Memórias Póstumas de Bras Cubas.

Aurelius Augustinus Hipponensis escreveu sobre o tempo que passou no deserto a fazer retiro de silêncio, advindo a ele todo tipo de visão – tanto demônios quanto anjos. Registrou para a posteridade que em sua solidão, algumas vezes encontrava demônios que pareciam anjos, em outras anjos que pareciam demônios. Questionado como diferenciar, respondeu que só se pode dizer quem é quem com base na sensação que se tem depois que a criatura foi embora. Se você ficar arrasado, disse ele, então foi um demônio que veio visitá-lo. Se você se sentir mais leve, foi um anjo…

Baseado em Santo Agostinho, um cabra que sabia das coisas, sempre analiso as pessoas em meu entorno, classificando-as segundo as sensações que a mim despertam como o fez Augustinus… Afirmo, por constatação, que poucos demônios habitam o angelical JBF.

«Só os mortos conhecem o fim da guerra. » Douglas MacArthur. Isso posto recordo-me de minha busca pela eternidade quando, aproveitando minhas viagens Brasil afora, fazendo sabe Deus o quê. Ou talvez nem Deus o saiba, tão distraído com seus infindáveis afazeres eternidade afora.

Frequentei nestas viagens dezenas de lugares julgados como habitados por fantasmas, pois se eu achar um fantasma confirmo a existência de vida após a morte. Sim, sou desses e isso me atormenta (feliz foi Abraão, que conversava com o Criador)… Inúmeras noites perdidas em feios lugares (cemitérios, casas “malassombradas” e afins) sem jamais vislumbrar nenhum rastro fantasmagórico. Eles existem?

Não creio em santos (pés de barro muito comum a todos) e não embandeiro no endeusamento dos finados. Nelson Rodrigues nos encantou com o Sobrenatural de Almeida, com a grã-fina de nariz de cadáver e com suas crônicas maravilhosas. Já Sancho insiste: Eles existem?¿Ya te llamaron para la vacuna?

Pego alguns gelos emprestado com ZéRamos e os vou enxugando com Beni e Marcos André enquando esperamos a abertura, por Maurino, do Cabaré do Assuero (ah, as quengas velho vício do velho Sancho)…Recuerdo el ‘viejo’ D.Matt y su clase magistral de educación y vida. (siguiendo el deseo de Jonathan Swift de “¡Ojalá vivas todos los días de tu vida!”).

Me alegro de hacerte sonreír, Maria Bago Mole.

PS000: Splinter de Mooij, craque do Feyenoord Rotterdam, ao trocar o relvado pela consultório médico ME RECORDOU o paraense Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira: “Quando em 2013 fui observado pelo Feyenoord, e posteriormente assinei contrato, o meu sonho de me tornar futebolista profissional tornou-se realidade. Depois de sete anos fantásticos, informei que vou deixar o clube para realizar o meu segundo sonho, ser médico. Vou começar os meus estudos em setembro deste ano. Quero agradecer a todos os membros da comissão técnica por tudo o que me ensinaram. E aos meus colegas: obrigado pela amizade e por tudo o que passámos juntos”

PS0,07: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha: ¿Quién es Gatúbela? Catwoman – Selina Kyle: Julie Newmar, Eartha Kitt, Lee Meriwheter, Michelle Pfeiffer, Anne Hathaway, Halle Berry, Camren Bicondova, Lili Simmons y ahora Zoë Kravitz en THE BATMAN…

PS1: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): Aproveito esta fria sexta-feira aqui “na Chuveste” para deixar uma sugestão… literária (“Los libros son la riqueza atesorada del mundo y la adecuada herencia de generaciones y naciones” Henry David Thoreau) para quem gosta de escritoras geniais e ventos uivantes: «Pois bem, não terá sido o cúmulo do absurdo, da idiotice genuína, esta cadela vil, tacanha e digna de dó sonhar que alguma vez seria capaz de lhe ter amor? Diz ao teu amo, Nelly, que eu nunca em toda a minha vida deparei com uma criatura mais abjeta do que esta mulher!(…) o incómodo da presença dela supera para mim o gozo que sinto em a atormentar!» Emily Jane Brontë – O Monte dos Vendavais (Wuthering Heights/Cumbres borrascosas)-págs 202-203-Relógio D’Água

PS10: Sport… Quem garantiu que você seria feliz? Sofra torcedor, fanático, retardado, desesperado (los nervios afloran en el corazón de los aficionados por saber el devenir del equipo de sus amores cada temporada.)…- Fútbol – Fussball – Soccer – Futebol – Calcio – Football. Como diria o treinador Arrigo Sacchi: “il calcio è la cosa più importante delle cose non importanti“. “¿Y ahora qué?” Sancho, Footballeur du Vendredi: Neymar da Silva Santos Júnior (Mogi das Cruzes, 5 de febrero de 1992) renueva con el PSG hasta 2025:”Estoy muy feliz, muy feliz de quedarme en París. La verdad es que estoy muy contento de quedarme aquí muchos años, de participar en el proyecto del club, de ganar títulos, de hacer realidad nuestro mayor sueño que es la Champions. Por eso estoy feliz de quedarme en el club, de ser parte de su historia y de extender mi contrato”, ha comentado Neymar a la web del club.

PS13: Lampions > Champions… 18′ edizione della Lampions League –
Copa do Nordeste – FINAL – (mió inpuçivi): o Tetra do Baêa, para a festa do Maurino.
1/5 Esporte Clube Bahia 0-1 Ceará Sporting Club.
El VOZÃO da un paso adelante en Salvador.
8/5 Ceará Sporting Club 1-2 Bora Baêa Minha Porra.
“Jahia” o tricolor baiano ser campeão do Nordeste. Jael impediu no tempo normal. Placar agregado 2×2. Foram aos penaltis…Baêa 4-2. Ah, os penaltis… “Os pênaltis só servem para expor os grandes jogadores e consagrar goleiros desconhecidos.” Marcelinho Carioca. O resto é história. E a história foi escrita pelo Esporte Clube Bahia, tetra do Nordeste.
Palmarés – Galeria dos Campeões – a dupla BA-VI lidera o levantamento de caneco, com 4 conquistas cada um:
Bahia 4 (2001, 2002, 2017 e 2021);
Vitória 4 (1997, 1999, 2003 e 2010);
Sport 3 (1994, 2000 e 2014);
Ceará 2 (2015 e 2020);
Campinense 1 (2013); Santa Cruz 1 (2016); América de Natal 1 (1998); Fortaleza 1 (2019); Sampaio Corrêa 1 (2018).

PS24: ¿Clássicos – De Klassieker? Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción…
Clássicos 2021:
Sunday, May, 16
Campeonato Pernambucano – Clássico dos Clássicos decidirá o TORNEIO
16/05/2021 – Sport vs Náutico
23/05/2021 – Náutico vs Sport
Campeonato Gaúcho – Clássico GRENAL decidirá o TORNEIO
16/5 Internacional vs Grêmio
23/5 Grêmio vs Internacional.
Superclássico, sendo também conhecido como Papão contra Tubarão ou Sam-Moto decidirá o Maranhense 2021. Campeões em títulos: Bolívia Querida 34 (1933, 1934, 1940, 1942, 1953, 1954, 1956, 1961, 1962, 1964, 1965, 1972, 1975, 1976, 1978, 1980, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1990, 1991, 1992, 1997, 1998, 2002, 2003, 2010, 2011, 2012, 2014, 2017, 2020) e Papão do Norte 26 (1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1955, 1959, 1960, 1966, 1967, 1968, 1974, 1977, 1981, 1982, 1983, 1989, 2000, 2001, 2004, 2006, 2008, 2016, 2018).
FINAL: 16/05/2021 – CASTELÃO (MA) – Sampaio Corrêa vs Moto Club
22/05/2021 – CASTELÃO (MA) – Moto Club vs Sampaio Corrêa.
Saturday, May, 15
Campeonato Alagoano – Clássico das Multidões decidirá o alagoano 2021. 15/5 – Rei Pelé – Centro Sportivo Alagoano vs Clube de Regatas Brasil
22/5 – Rei Pelé – Clube de Regatas Brasil vs Centro Sportivo Alagoano.
Campeonato Carioca – Clássico FLA-FLU decidirá o Carioca- 15/5 Fluminense vs Flamengo.
22/5 Flamengo vs Fluminense.
Primeira Liga – Sporting Clube de Portugal vs Sport Lisboa e Benfica é normalmente chamado o Clássico dos Clássicos, Dérbi dos Dérbis, Dérbi Eterno ou Dérbi da Capital.
Wednesday, May, 12
Premier League – North West London derby – Chelsea Football Club 0-1 Arsenal Football Club.
Sunday, May, 9
Eredivisie – Honorary Division – De Klassieker – Amsterdamsche Football Club Ajax 3-0 Feyenoord Rotterdam.
Campeonato Pernambucano: O Clássico das Emoções é o clássico de futebol pernambucano entre Clube Náutico Capibaribe e Santa Cruz Futebol Clube – Náutico 2-1 Santa Cruz.
Campeonato Paraense: Clássico Re-Tu – Tuna Luso 1-1 Remo.
Saturday, May, 8
Campeonato Sergipano – Ser-Con ou Derby Sergipano – Associação Desportiva Confiança 0-1 Clube Sportivo Sergipe.
Friday, May, 7
Derby du Nord: Classic – Racing Club de Lens 0-3 Lille Olympique Sporting Club Métropole.
Thursday, May, 6
Campeonato Paranaense: Comendo coxinha… para alegria do Marcelo Bertoluci -Athletiba é o confronto entre o Club Athletico Paranaense, campeão brasileiro de 2001 e da Copa do Brasil de 2019 e o Coritiba Football Club, campeão brasileiro de 1985. Athletico 2-1 Coritiba. Time B do Athletico contra o Time da B… Choritiba? Agora vão pensar que são time grande por ter feito um gol no Furacão…
Campeonato Paulista – Clássico da Saudade (refere-se ao fato de reunir os dois maiores times do futebol paulista durante o auge do futebol-arte brasileiro, na década de 1960, quando o Palmeiras tinha Ademir da Guia, e o Santos, Pelé.) – Palmeiras 3-2 Santos. “Se o Pelé tivesse jogado a gente ganhava fácil”.
Liga de Portugal – O Clássico – Sport Lisboa e Benfica 1-1 Futebol Clube do Porto (Primeira Liga).
Wednesday, May, 5,
Campeonato Sergipano – Ser-Con ou Derby Sergipano – Clube Sportivo Sergipe 0-0 Associação Desportiva Confiança.

PS51:Liga de Campeones femenina – La final se disputará el 16 de mayo en el Gamla Ullevi de Gotemburgo.
FINAL – May, 16 – Chelsea Football Club vs Futbol Club Barcelona.
Zecira Musovic es guardameta del Chelsea Football Club y dio muestra de su buen humor: “Como hobbie soy portera del Chelsea, pero una vez que he lavado los platos”.

PS69: UEFA Europa League – semifinales
29/04/2021 OLD TRAFFORD – Manchester United Football Club 6-2 Associazione Sportiva Roma
¡Tremendo, vaya apisonadora el equipo de Manchester United Fooball Club! ¿Qué necesita la Associazione Sportiva Roma para remontar al United y avanzar a la final de UEFA Europa League? Un milagro de la (im)probabilidad…
06/05/2021 OLÍMPICO DE ROMA – Associazione Sportiva Roma 3-2 Manchester United Football Club
29/04/2021 EL MADRIGAL – Villarreal Club de Fútbol 2-1 Arsenal Football Club
06/05/2021 ARSENAL STADIUM – Arsenal Football Club 0-0 Villarreal Club de Fútbol
El Villarreal Club de Fútbol («Submarino Amarillo» o «Submarí Groguet» )ganó un sitio en la finalísima de Gdansk (Polonia) para pelear por el título de la Europa League. La gran final de Gdansk del 26 de mayo. El Villarreal Club de Fútbol disputa su primera final europea (UEFA) frente a Manchester United Fooball Club…

PS77: Copa Libertadores 2021
FASE DE GRUPOS – QUARTA JORNADA – May,11,12,13:
Independiente del Valle 0-1 Palmeiras
Universitário vs Defensa 1-1 Justicia
Deportivo Táchira 2-1 Internacional
The Strongest 2-0 Barcelona/EQU
Santos 1-0 Boca Juniors
Fluminense 2-1 Santa Fé
Junior Barranquilla 1-1 River Plate
Sporting Cristal 0-2 Racing Club
Rentistas 1-1 São Paulo
Argentinos Juniors 0-1 Universidad Católica
Atlético Nacional 0-0 Nacional
Unión La Calera 2-2 Flamengo
Always Ready vs Olimpia
Vélez Sarsfield vs LDU
Deportivo La Guaira vs Cerro Porteño
América de Cáli vs Atlético/MG
FASE DE GRUPOS – TERCEIRA JORNADA – May,4,5,6:
Unión La Calera 0-2 Vélez Sarsfield
Atlético/MG 4-0 Cerro Porteño
Santos 5-0 The Strongest
Defensa y Justicia 1-2 Palmeiras
Barcelona/EQU 1-0 Boca Juniors
LDU 2-3 Flamengo
Racing Club 0-0 São Paulo
Independiente del Valle 4-0 Universitário
Universidad Católica 3-1 Nacional
Internacional 6-1 Olimpia
Rentistas 0-0 Sporting Cristal
Santa Fé 0-0 River Plate
Junior Barranquilla 1-1 Fluminense
Always Ready 2-0 Deportivo Táchira
Atlético Nacional 0-2 Argentinos Juniors
Deportivo La Guaira 0-0 América de Cáli.

PS171: UEFA Champions League – Liga de Campeones – ‘blues’ y ‘citizens’ disputarán la FINAL el 29 de mayo en el Olímpico Atatürk de Estambul: El Manchester City de Pep Guardiola ya espera en Estambul a los del Chelsea de Thomas Tuchel. Final inglesa: 29 de mayo, en el Olímpico Ataturk de Estambul (Turquía), la tercera final inglesa de la Liga de Campeones: El Chelsea Football Club jugará la final de la Champions League frente al Manchester City Football Club.
Recordar é torcer… Equipes que ganharam a Liga dos Campeões da Europa e que possivelmente você não lembrava…
1967 – Celtic Football Club: 2-1 sobre o AC Milan
1970 – Feyenoord Rotterdam: 2-1 sobre o Celtic FC.
1979 – Nottingham Forest Football Club: 1-0 sobre o Malmö FF da Suécia
1980 – Nottingham Forest Football Club: 1-0 sobre o Hamburg SV
1982 – Aston Villa Football Club: 1-0 sobre o FC Bayern München
1983 – Hamburger Sport-Verein: 1-0 sobre a Juventus de Turim
1986 – Fotbal Club FCSB (anteriormente Fotbal Club Steaua București): 0-0 no tempo regulamentar e 2-0 a disputa de pênaltis contra o Barcelona
1988 – PSV Eindhoven (Philips Sport Vereniging): 0-0 no tempo regulamentar e 6-5 na disputa de pênaltis contra o Benfica
1991 – Fudbalski Klub Crvena Zvezda: 0-0 no tempo regulamentar e 5-3 na disputa de pênaltis contra o Olympique de Marseille
1993 – Olympique de Marseille: 1-0 sobre o poderoso Milan
1997 – Ballspielverein Borussia 09 Dortmund: 3-1 sobre a Juventus de Turim .

PS666: Lucifer… Dante Alighieri vos informaria, se fosse fubânico, que os 10 episódios finais da série chegarão para todos os assinantes da NETFLIX no dia 28 de maio. Tom Ellis (Lucifer Morningstar y Miguel); Lauren German (Chloe Decker); Rachael Harris (Linda Martin); Kevin Alejandro (Daniel “Dan” Espinoza); D.B. Woodside (Amenadiel); Lesley-Ann Brandt (Mazikeen “Maze” Smith y Lilith (Jovem)); Scarlett Estevez (Beatrice “Trixie” Espinoza); Kevin Rankin (Malcolm Graham); Tricia Helfer (“Mãe” / Deusa da Criação y Charlotte Richards); Aimee Garcia (Ella Lopez); Tom Welling (Caim); Inbar Lavi (Eva).

PS1000: C’est pas la balle, c’est le ballon, mon cher! Ligas Nacionais Europeias:
Ligas Nacionais Europeias – Season 2020/21: el tramo final de la temporada: ganar y ganar…
Premier League – Manchester City campeón… La tercera Premier de en las últimas cuatro temporadas de los ‘sky blues’ . Total: 7(1936–37, 1967–68, 2011–12, 2013–14, 2017–18, 2018–19 e 2020-21) – 35 jornadas: Manchester City (campeón) 80 – Manchester Unietd 70 – Chelsea 64 – Leicester City 63;
Palmarés – Galeria dos Campeões: Manchester United – 20 (1907–08, 1910–11, 1951–52, 1955–56, 1956–57, 1964–65, 1966-67, 1992–93, 1993–94, 1995–96, 1996-97, 1998–99, 1999–00, 2000–01, 2002-03, 2006-07, 2007-08, 2008-09, 2010-11 e 2012-13);
Liverpool – 19 (1900–01, 1905–06, 1921–22, 1922–23, 1946–47, 1963–64, 1965–66, 1972–73, 1975–76, 1976–77, 1978–79, 1979–80, 1981–82, 1982–83, 1983–84, 1985–86, 1987–88, 1989–90 e 2019-20);
Arsenal – 13 (1930–31, 1932–33, 1933–34, 1934–35, 1937–38, 1947–48, 1952–53, 1970–71, 1988–89, 1990–91, 1997–98, 2001-02 e 2003-04);
Everton – 9 (1890–91, 1914–15, 1927–28, 1931–32, 1938–39, 1962–63, 1969–70, 1984–85 e 1986–87);
Manchester City – 7 (1936–37, 1967–68, 2011–12, 2013–14, 2017–18, 2018–19 e 2020-21);
Aston Villa – 7 (1893–94, 1895–96, 1896–97, 1898–99, 1899–00, 1909–10 e 1980–81);
Chelsea – 6 (1954-55, 2004-05, 2005-06, 2009-10, 2014-15 e 2016-17);
Sunderland 6 (1891–92, 1892–93, 1894–95, 1901–02, 1912–13 e 1935–36);
Newcastle United – 4 (1904–05, 1906–07, 1908–09 e 1926–27);
Sheffield Wednesday -4 (1902-03, 1903-04, 1928-29 e 1929-30);
Leeds United – 3 (1968-69, 1973-74 e 1991-92);
Wolverhampton Wanderers – 3 (1953–54, 1957–58 e 1958–59);
Huddersfield Town – 3 (1923-24, 1924-25 e 1925-26);
Blackburn Rovers – 3 (1911-12, 1913-14 e 1994-95);
Preston North End – 2 (1888-89 e 1889-90);
Tottenham Hotspur – 2 (1950–51 e 1960–61);
Derby County – 2(1971-72 e 1974-75);
Burnley – 2 (1920-21 e 1959-60);
Portsmouth – 2 (1948-49 e 1949-50);
Leicester City – 1 (2015-16)
Ipswich Town – 1 (1961-62);
Sheffield United -1 (1897-98);
West Bromwich Albion – 1 (1919-20);
Nottingham Forest – 1 (1977-78).
LaLiga – Los rojiblancos son los únicos que dependen de ellos mismos para ganar LaLiga… 35 jornadas: Atlético 77 – Real Madrid 75 – Barcelona 75 y Sevilla 71; El Atlético como líder y seguir por delante…Madrid y Barcelona soplando el cogote del líder;
Bundesliga – 9a temporada seguida con título liguero. El Bayern se proclama campeón de la Bundesliga por 31ª vez en su historia y novena consecutiva: “Pocos pueden decir que lograron siete títulos en dos años”, confesó un Hansi Flick que se despide del conjunto bávaro ganando la novena Bundesliga seguida tras lograr el Sextete en 2020. 31 jornadas: Bayern 74 – Red Bull Leipzig 64 – Wolfsburg 60 – Borussia Dortmund 58;
El Bayern de Múnich (Fußball-Club Bayern München) encarga su novena ‘Ensaladera’ consecutiva (2012–13, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18, 2018–19, 2019–20 y 2020–21), la 31ª de su vitoriosa historia. Julian Nagelsmann,entrenador del Leipzig, sucederá a ‘Hansi’ Flick en el banquillo del Bayern Múnich la próxima temporada (season 2021/22).
Lega Calcio Série A – Una década sin trofeos, con el dominio de la Juve, que se llevó las últimas nueve Ligas llega ao fin. Internazionale campeón 2020-21 (Football Club Internazionale Milano é o único clube no futebol italiano a ter passado toda a sua história na Serie A, sem nunca ter sido rebaixado a divisões inferiores). El Football Club Internazionale Milano tiene el 19ª ‘Scudetto’ (1909–10, 1919–20, 1929–30, 1937–38, 1939–40, 1952–53, 1953–54, 1962–63, 1964–65, 1965–66, 1970–71, 1979–80, 1988–89, 2005–06, 2006–07, 2007–08, 2008–09, 2009–10 e 2020–21). de su historia, el primero desde la 2009-10. 36 jornadas: Internazionale (campeón) 86 – Napoli 73 – Atalanta 73 – Milan 73 – Con el título perdido después de nueve Scudetti, no jugar la máxima competición continental sería una debacle para la Vecchia Signora;
Palmarés – Galeria dos Campeões: Juventus – 36 (1905, 1925-26, 1930-31, 1931-32, 1932-33, 1933-34, 1934-35, 1949-50, 1951-52, 1957-58, 1959-60, 1960-61, 1966-67, 1971-72, 1972-73, 1974-75, 1976-77, 1977-78, 1980-81, 1981-82, 1983-84, 1985-86, 1994-95, 1996-97, 1997-98, 2001-02, 2002-03, 2011-12, 2012-13, 2013-14, 2014-15, 2015-16, 2016-17, 2017-18, 2018-19, 2019-20)
Internazionale – 19 (1909-10, 1919-20, 1929-30, 1937-38, 1939-40, 1952-53, 1953-54, 1962-63, 1964-65, 1965-66, 1970-71, 1979-80, 1988-89, 2005-06, 2006-07, 2007-08, 2008-09, 2009-10, 2020-21)
Milan – 18 (1901, 1906, 1907, 1950-51, 1954-55, 1956-57, 1958-59, 1961-62, 1967-68, 1978-79, 1987-88, 1991-92, 1992-93, 1993-94, 1995-96, 1998-99, 2003-04, 2010-11)
Genoa – 9 (1898, 1899, 1900, 1902, 1903, 1904, 1914-15, 1922-23, 1923-24)
Pro Vercelli – 7 (1908, 1909, 1910-11, 1911-12, 1912-13, 1920-21, 1921-22
Bologna – 7 (1924-25, 1928-29,1935-36, 1936-37, 1938-39, 1940-41, 1963-64)
Torino – 7 (1927-28, 1942-43, 1945-46, 1946-47,1947-48, 1948-49, 1975-76)
Roma – 3 (1941-42, 1982-83, 2000-01)
Fiorentina – 2 (1955-56, 1968-69)
Napoli – 2 (1986-87, 1989-90)
Lazio – 2 (1973-74, 1999-00)
Casale – 1 (1913-14)
Novese – 1 (1921-22)
Cagliari – 1 (1969-70)
Hellas Verona – 1 (1984-85)
Sampdoria – 1 (1990-91)
Ligue1 – Lille Olympique Sporting Club Métropole será campeón y habrá destronado al todopoderoso París Saint Germain? Los del Lille son los únicos que dependen de ellos mismos para ganar La Lique1. En las dos últimas jornadas recibirá al Saint Etienne y visitará al Angers.36 jornadas:
Lille 79 – PSG 76 – Monaco 74 – Olympique Lyonnais 73;
Liga de Portugal – Saiu o sufocado grito de campeão ao fim de 19 anos de jejum do Sporting Clube de Portugal. Primeira Liga – Sporting Clube de Portugal – 19 (1940–41, 1943–44, 1946–47, 1947–48, 1948–49, 1950–51, 1951–52, 1952–53, 1953–54, 1957–58, 1961–62, 1965–66, 1969–70, 1973–74, 1979–80, 1981–82, 1999–00 e 2001–02, 2020/21). 32 jornadas: Sporting (campeón) 82 – Porto 74 – Benfica 70 – Braga 60.
Palmarés – Galeria dos Campeões: Benfica – 37(1935–36, 1936–37, 1937–38, 1941–42, 1942–43, 1944–45, 1949–50, 1954–55, 1956–57, 1959–60, 1960–61, 1962–63, 1963–64, 1964–65, 1966–67, 1967–68, 1968–69, 1970–71, 1971–72, 1972–73, 1974–75, 1975–76, 1976–77, 1980–81, 1982–83, 1983–84, 1986–87, 1988–89, 1990–91, 1993–94, 2004–05, 2009–10, 2013–14, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2018–19)
Porto – 29(1934–35, 1938–39, 1939–40, 1955–56, 1958–59, 1977–78, 1978–79, 1984–85, 1985–86, 1987–88, 1989–90, 1991–92, 1992–93, 1994–95, 1995–96, 1996–97, 1997–98, 1998–99, 2002–03, 2003–04, 2005–06, 2006–07, 2007–08, 2008–09, 2010–11, 2011–12, 2012–13, 2017–18, 2019–20)
Sporting – 19(1940–41, 1943–44, 1946–47, 1947–48, 1948–49, 1950–51, 1951–52, 1952–53, 1953–54, 1957–58, 1961–62, 1965–66, 1969–70, 1973–74, 1979–80, 1981–82, 1999–00, 2001–02, 2020–21)
Belenenses – 1(1945–46)
Boavista – 1(2000–01).
Rosískaya Futbólnaya Premier-League
Palmarés – Galeria dos Campeões: Spartak Moskva – 10(1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2016–17)
Zenit – 7(2007, 2010, 2011–12, 2014–15, 2018–19, 2019–20, 2020-21)
CSKA Moskva – 6(2003, 2005, 2006, 2012–13, 2013–14, 2015–16)
Lokomotiv Moskva – 3(2002, 2004, 2017–18)
Rubin – 2(2008, 2009)
Alania Vladikavkaz – 1(1995)
The Eredivisie (“Honour Division” or “Premier Division”)
Palmarés – Galeria dos Campeões :Amsterdamsche Football Club Ajax – 35(1917–18, 1918–19, 1930–31, 1931–32, 1933–34, 1936–37, 1938–39, 1946–47, 1956–57, 1959–60, 1965–66, 1966–67, 1967–68, 1969–70, 1971–72, 1972–73, 1976–77, 1978–79, 1979–80, 1981–82, 1982–83, 1984–85, 1989–90, 1993–94, 1994–95, 1995–96, 1997–98, 2001–02, 2003–04, 2010–11, 2011–12, 2012–13, 2013–14, 2018–19, 2020–21)
PSV Eindhoven – 24(1928–29, 1934–35, 1950–51, 1962–63, 1974–75, 1975–76, 1977–78, 1985–86, 1986–87, 1987–88, 1988–89, 1990–91, 1991–92, 1996–97, 1999–00, 2000–01, 2002–03, 2004–05, 2005–06, 2006–07, 2007–08, 2014–15, 2015–16, 2017–18)
Feyenoord – 15(1923–24, 1927–28, 1935–36, 1937–38, 1939–40, 1960–61, 1961–62, 1964–65, 1968–69, 1970–71, 1973–74, 1983–84, 1992–93, 1998–99, 2016–17)
HVV Den Haag – 10(1890–91, 1895–96, 1899–1900, 1900–01, 1901–02, 1902–03, 1904–05, 1906–07, 1909–10, 1913–14)
Sparta Rotterdam – 6(1908–09, 1910–11, 1911–12, 1912–13, 1914–15, 1958–59)
RAP – 5(1891–92, 1893–94, 1896–97, 1897–98, 1898–99)
Go Ahead Eagles – 4(1916–17, 1921–22, 1929–30, 1932–33)
Koninklijke HFC – 3(1889–90, 1892–93, 1894–95)
Willem II -3(1915–16, 1951–52, 1954–55)
HBS Craeyenhout – 3(1903–04, 1905–06, 1924–25)
AZ – 2(1980–81, 2008–09)
Heracles Almelo -2(1926–27, 1940–41)
ADO Den Haag – 2(1941–42, 1942–43)
RCH – 2(1922–23, 1952–53)
NAC Breda – 1(1920–21)
FC Twente – 1(2009–10)
DWS – 1(1963–64)
Roda JC Kerkrade – 1(1955–56)
Be Quick – 1(1919–20)
FC Eindhoven – 1(1953–54)
SC Enschede – 1(1925–26)
DOS – 1(1957–58)
FC Den Bosch – 1(1947–48)
De Volewijckers – 1(1943–44)
HFC Haarlem – 1(1945–46)
Limburgia – 1(1949–50)
SVV – 1(1948–49)
Quick Den Haag – 1(1907–08)
VV Concordia – 1(1888–89).

PS1001: Deutscher Fußball-Bund-Pokal –
DFB-Pokal -FINAL: 13 de maio de 2021 – Olímpico de Berlim, Berlim -RasenBallsport Leipzig vs Ballspielverein Borussia 09 Dortmund.

PS1002: Campeonatos Estaduais – RETAS FINAIS – chegando a hora de gritar CAMPEÃO!!!!!!Definitivamente el fútbol es inexplicable.
Campeonato Alagoano:
(semifinal, ida)
8/5 – CSE 1-1 CSA
9/5 – Aliança 0-1 CRB
(semifinal, volta)
11/5 – CSA 3-0 CSE
12/5 – CRB 2-1 Aliança.
Sopa de letrinhas? Clássico das Multidões decidirá o alagoano 2021. 15/5 – Rei Pelé – Centro Sportivo Alagoano vs Clube de Regatas Brasil
22/5 – Clube de Regatas Brasil vs Centro Sportivo Alagoano.
CRB (Busca o reconhecimento de ser o primeiro campeão da Copa do Nordeste, por ter conquistado o Torneio José Américo de Almeida Filho em 1975, torneio embrionário da atual Copa do Nordeste)) vs CSA (Único time de Alagoas a disputar um torneio internacional, a Copa Conmebol de 1999)…
Campeonato Amazonense: semifinal, ida:
1/5 – Nacional 0-3 Manaus
2/5 – São Raimundo 5-2 Princesa de Solimões
semifinal, volta:
8/5 – Manaus 3-1 Nacional
9/5 – Princesa de Solimões 3-2 São Raimundo.
FINAL:
15/5 São Raimundo Esporte Clube vs Manaus Futebol Clube
22/5 Manaus Futebol Clube vs São Raimundo Esporte Clube
Campeonato Baiano: (semifinal, ida)
9/5 – Bahia 1-0 Bahia de Feira
9/5 – Atlético 2-1 Juazeirense
(semifinal, volta)
12/5 – Bahia de Feira 3-0 Bahia
12/5 – Juazeirense 1-0 (2-3) Atlético.
Você acredita em zebra brasileira? Na Bahia tem…A primeira decisão do Campeonato Baiano será disputada no Carneirão, e o jogo de volta acontece na Arena Cajueiro. Sem a dupla BA-VI… Quantas vezes isso aconteceu? Incrível, fantástico, extraordinário…Depois de 53 anos, a decisão do Campeonato Baiano não terá Bahia ou Vitória. A última vez que isso ocorreu foi em 1968, quando o Galícia foi campeão sobre o Flu de Feira.
Campeonato Capixaba:
(semifinal, ida)
12/05/2021 – Rio Branco Futebol Clube(Rio Branco de Venda Nova) 0-0 Rio Branco Atlético Clube
13/05/2021 – Real Noroeste Capixaba Futebol Clube x Vitória Futebol Clube
(semifinal, volta)
15/05/2021 – Rio Branco Atlético Clube x Rio Branco de Venda Nova
16/05/2021 – Vitória Futebol Clube x Real Noroeste Capixaba Futebol Clube
Campeonato Carioca: Semifinais
1/5 – Volta Redonda 0-3 Flamengo
8/5 – Flamengo 4-1 Volta Redonda
2/5 – Portuguesa 1-1 Fluminense
9/5 – Fluminense 3-1 Portuguesa.
FLA-FLU – Nelson Rodrigues: “O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada. E aí então as multidões despertaram”.
FINAL:
15/5 Fluminense vs Flamengo
22/5 Flamengo vs Fluminense.
Campeonato Catarinense: (semifinal, ida)
2/5 – Avaí 0-0 Brusque
Marcílio Dias x Chapecoense (?????)
A FCF suspendeu da partida entre Marcílio Dias e Chapecoense após uma denúncia de um jogador irregular na primeira fase do Campeonato Catarinense.
(semifinal, volta)
19/5 – Brusque x Avaí
Chapecoense x Marcílio Dias (?????).
Campeonato Gaúcho – Semifinais:
– 2/5 – Caxias 1-2 Grêmio
– 9/5 – Grêmio 2-0 Caxias
– 2/5 – Juventude 1-0 Internacional
– 8/5 – Internacional 4-1 Juventude.
FINAL é para a dupla GRENAL. Aos demais, ano que vem tem mais.
16/5 Internacional vs Grêmio
23/5 Grêmio vs Internacional.
Campeonato Goiano: (semifinal, ida)
4/5 – Grêmio Anápolis 1-0 Atlético
5/5 – Vila Nova 1-1 Aparecidense
9/5 – Atlético 2-1(11-12) Grêmio Anápolis
Lagartixa errou, acabouuuuu…
9/5 – Aparecidense 0-1 Vila Nova.
FINAL:
Vila Nova Futebol Clube vs Grêmio Esportivo Anápolis. O Grêmio nunca sentiu o gostinho de levantar a taça do Goianão e o Tigre possui atuais 15 taças de campeão goiano. A primeira do Grêmio ou a 16ª do Vila?
Campeonato Maranhense – (semifinal, ida):
2/5 – Juventude Samas 1-1 Moto Club
3/5 – Pinheiro 0-0 Sampaio Corrêa
(semifinal, volta)
7/5 – Moto Club 3-2 Juventude Samas
8/5 – Sampaio Corrêa 0-0 (4-3) Pinheiro.
FINAL – Superclássico, sendo também conhecido como Papão contra Tubarão ou Sam-Moto decidirá o Maranhense 2021
FINAL:
16/5 Bolívia Querida vs Moto Club
22/5 Papão do Norte vs Sampaio Corrêa.
Campeonato Mato-Grossense: (semifinal, ida)
2/5 – Sociedade Ação Futebol 0-2 Cuiabá Esporte Clube
4/5 – Nova Mutum Esporte Clube 0-0 Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense
(semifinal, volta)
8/5 – Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense 1-1(6-5) Nova Mutum Esporte Clube
9/5 – Cuiabá Esporte Clube 2-0 Sociedade Ação Futebol.
FINAL – Operário, o tradicional Chicote, com 13 títulos na sala de troféus, retorna à decisão após dois anos… Já o Dourado tenta seu 10º título em dezesseis disputados.
Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense vs Cuiabá Esporte Clube.
Campeonato Mineiro – Semifinais
– 1/5 – Tombense 0-3 Atlético
– 8/5- Atlético 1-1 Tombense
Nas últimas 15 edições do Campeonato Mineiro, um Galo sempre finalista. Desde 2007, o Atlético está presente na decisão. Nesta temporada chegou à 15ª finalíssima.
– 2/5 – Cruzeiro 1-2 América
– 9/5 – América 3-1 Cruzeiro.
O centenário e campeoníssimo Cruzeiro Esporte Clube, marca histórica alcançada em 2 de janeiro de 2021, anda em fase de inferno astral, pois está na série B do Brasileirão desde 2020, cumprindo neste 2021 dois anos no inferno e neste início de temporada é eliminado pelo América e fica fora da decisão do Campeonato Mineiro. Pior é impossível? Maria Tremedeira?.
O Galo, dono da melhor campanha na fase de classificação do Mineiro, joga por dois empates ou por vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols para ficar com o título mineiro.
Campeonato Paraense:
(semifinal, ida)
9/5 – Tuna Luso 1-1 Remo y Castanhal 0-0 Paysandu
(semifinal, volta)
12/5 – Remo 1-1(5-6) Tuna Luso y Paysandu 1-1(4-2) Castanhal.
Pa-Tu decidirá o Parazão 2021 (Paysandu Sport Club vs Tuna Luso Brasileira)
Campeonato Paulista – Paulistão – e o Prantos Futebol Clube quase foi rebaixado neste Paulistão – classificados para a fase de quartas-de-final: A: Sport Club Corinthians Paulista 4-1 Associação Atlética Internacional de Limeira; B: São Paulo Futebol Clube vs Associação Ferroviária de Esportes; C:Red Bull Bragantino vs Sociedade Esportiva Palmeiras; D: Mirassol Futebol Clube 0-0(4-3) Guarani Futebol Clube.
Campeonato Potiguar: 2/5 – América 0-2 Globo (Copa Cidade de Natal, final). Com o título, a equipe tricolor assegura vaga para a Copa do Brasil e a Série D de 2022.
Campeonato Pernambucano:
(semifinal)
9/5 – Náutico 2-1 Santa Cruz
10/5 – Sport 1-0 Salgueiro
FINAL: 16/05/2021 – Sport vs Náutico
23/05/2021 – Náutico vs Sport
Campeonato Sergipano:
(semifinal, ida)
5/5 – Sergipe 0-0 Confiança
6/5 – Lagarto 2-0 Itabaiana
(semifinal, volta)
8/5 – Confiança 0-1 Sergipe
9/5 – Itabaiana 0-2 Lagarto.
FINAL: 15/5 – Sergipe x Lagarto
22/5 – Lagarto x Sergipe
O Clube Sportivo Sergipe busca seu 36º título estadual. Já o Lagarto Futebol Clube sonha com seu primeiro caneco…

PS1003: Coupe de France – Coupe de France 2020-2021- Demi-finale:
12/05/2021 – Montpellier Hérault Sport Club 2-2(5-6) Paris Saint-Germain Football Club
13/05/2021 –
Groupement Football Albanais Rumilly Vallières vs Association Sportive de Monaco Football Club

PS1004:Primeiro os Fenícios, Cartagineses, Celtas… Depois vieram os romanos. Inclusive germânicos e muçulmanos passaram por Portugal, até que fosse fundado pelos cristãos em 1139 o Reino de Portugal, entre os rios Minho e Douro.E no relvado de joões, joaquins e marias d’Além-mar…
Primeira Liga – season 2020/21 – campeón – Sporting Clube de Portugal (soltaram os verdes o sufocado grito de campeão ao fim de 19 anos de jejum).
Taça de Portugal – 23 de maio de 2021 – Sport Lisboa e Benfica vs Sporting Clube de Braga
Taça da Liga de Portugal – 23 de janeiro de 2021 – Sporting Clube de Portugal 1-0 Sporting Clube de Braga.

PS1005: Final sí, pero qué final – The Football Association Cup (The FA Cup) –
FINAL – 15 May 2021 – Wembley Stadium, London:
Leicester City Football Club (1% de chance? 99% de fé.) vs Chelsea Football Club
El Leicester desafió a la lógica coronándose como el campeón más imprevisible de la historia de la Premier League en la temporada 2015-16. Cogieron ‘gustillo’ y amenazan ahora con volver a ‘tocar’ metal…

PS1006: 74′ edizione della Coppa Italia – FINAL (Una final se gana, no se analiza después…). El oficio de la Juve (La vecchia signora del calcio) es jugar finales: 19 de maio de 2021 – Atalanta Bergamasca Calcio vs Juventus Football Club.

20 pensou em “666

  1. Fantástica observação do Sancho:
    ” Mas (chifrístico mas), a santa esposa foi perdoada, pois o “supremo marido” concluiu que sua digníssima esposa cometeu o crime na “vara errada”.”

    Agora os cornos não vão poder processar as mulheres depois da decisão da segunda turma sobre incompetência das varas.

    • FANTÁSTICA participação de Mauri…

      Mauri,
      É sensacional saber que uma pessoa que acompanha o JBF, que é apaixonada pela gazeta escrota (quem não é?), que mesmo da sua casa acaba interagindo, discutindo e exercendo o sagrado direito de “ser fubânico” junto com a gente, também faça parte do nosso time genial time de assíduos comentaristas (João Francisco. Beni Tavares, Joaquimfrancisco, Paulo Terracota, Anita, Maurino, Arthur Tavares, Hipólito, Gonzaga, Adail Agostini, Arael, Constâncio Uchôxu, gostodepaog, D.Matt, Tarciso, Rômulo Angélica, Luiz Carlos, Nikolai Hell, Canindé, Carlos, carlos, Deco, Marcos Pontes e tantos outros, que, SE DESEJASSEM, poderiam ser titulares de SUAS PRÓPRIAS colunas neste JBF) Temos uma equipe de colunistas muito especial e eclética, formada por gênios da escrita. Trazer alguém do lado de lá da tela, com SUA visão, que não tem AINDA grande QUILOMETRAGEM na área de comentários de minha coluna, é uma honra.

      Um excepcional final de semana para todos nós…

    • Señora,
      Tesouros, pérolas… As joias fubânicas não somos nós, são os que nos prestigiam, que perdem (ganham) seu tempo acessando o precioso JBF de todos nós…

      Liberté, Egalité, Fraternité, o lema da Revolução Fubânica.

      Je vous souhaite une magnifique fin de semaine

  2. É um prazer vir aqui beber informação e conhecimento sobre livros, assuntos relacionados e outros tão interessantes quanto, como o futebol, que encanta milhões ao redor do globo terrestre.

    E nosso vasquim, Sancho?

    • Señor Azevedo,

      Servimos neste JBF a melhor beberagem e muita bobagem… Mas (amicíssimo mas), a camaradagem é serventia da casa bertiana.

      Quanto ao “nosso” vasquim… Enquanto aguardo o rolar da bola na infernal “B”, fico a reler meus recortes de jornais antigos, onde acompanhava diariamente o tremor dos adversários dianto do EXPRESSO DA VITÓRIA…

  3. Então para não se misturar com a gentalha, como dizia Dona Florinda, olha o Sancho aí, gente!!!!!!!!! DFB Pokal…Dobletes de Sancho y Haaland dan al Dortmund su quinta Copa en Alemania. Aufatmen bei allen Dortmund-Fans (4-1 – Goles: 0-1 (min 5, Sancho), 0-2 (min 28, Haaland), 0-3 (min 45, Sancho), 1-3 (Olmo, 73), 1-4 (Haaland, min 88)).

    Who, why, what, when, where, whom e how… E lá vai Sancho batendo um bolão no JBF e no Borússia… Borússia? Sancho? Como assim!? As impossibilidades do impossível que possível se faz pelo embaralhar das mágicas palavras…

  4. UTILIDADE PÚBLICA – Alteração na sede da final da Liga dos Campeões…

    UEFA Champions League – Liga de Campeones – ‘blues’ y ‘citizens’ disputarán la FINAL el 29 de mayo en el … ATUALIZANDO – Recado aos adeptos: A finalíssima da UEFA Chapions League (Manchester City vs Chelsea) no dia 29 de maio foi transferida de Istambul (Estádio Olímpico Ataturk) para a cidade do Porto (Estádio do Dragão) para permitir que os torcedores ingleses viajem em meio às restrições impostas por causa da pandemia de covid-19, comunicou a UEFA, a dona da bola no futebol europeu, na quinta-feira (13). MOTIVO: A Turquia colocou o Reino Unido na “lista vermelha” de viagens, o que IMPEDIRIA torcedores residentes na Inglaterra de comparecerem ao certame decisivo.
    Final inglesa: 29 de mayo, en el Estádio do Dragão, Porto (Portugal), la tercera final inglesa de la Liga de Campeones: El Chelsea Football Club jugará la final de la Champions League frente al Manchester City Football Club.

  5. Que sorte a nossa querido Sancho, que voce existe e escreve para nós.

    Que prazer imenso ler uma coluna tão eclética, tão inteligente e com grande inspiração. Recebemos aulas comportamentais, educacionais, mensageiras de
    como aproveitar o momento presente e alerta sobre nossos viver, nem sempre tão singelo.
    Instruções e advertências, sempre bem vindas. jogos lúdicos e conselhos
    sobre o bem viver, ou melhor bem aproveitar o momento criado e ensejado
    sobre a revelação maior, àquela escondida nos nossos segredos ocultos.

    Gostaria de lhe ofertar um presente, mas como o Sancho é um expert no assunto
    JAZZ, eu envio por ondas astrais, uma apresentação sublime, da suprema
    deusa NINA SIMONE, cantando o seu MUST, “Ne me quite pas “, é um presente, e
    melhor desconheço. Somente quem chega perto de tal perfeição é a nossa
    querida Maisa. Se desconheces, confere ok ?

    Quando descobri Nina Simone, por intermédio de um presente vindo de um
    amigo europeu, que sabia do meu gosto por Jazz, fiquei deslumbrado e ouvi
    o disco ofertado ( SOM ORIGINAL LP, para quem sabe a diferença ) muitas vezes,
    e disse num ímpeto ” Ela parece uma rainha ” .
    Algum tempo depois, em uma entrevista ela confessou que consultou uma
    poderosa parapsicóloga oriental que afirmou que ela foi uma rainha,
    poderosa no Egito antigo, em antiga encarnação.

    Nem só de Ella Fitzgerald, Sara Vaughan, Billy Holliday, e ,Maisa, vive o
    homem. Estou certo que a safra terminou, mas o acervo guardado é inestimável.

    Grande abraço.

    • Que sorte a DO SANCHO, que DMATT existe e DISTRIBUI gratuitamente um gosto musical de fazer babar qualquer fã clube .Blues, jazz… Sancho, DMatt… ALGUÉM MAIS?.Nem só de Ella Fitzgerald, Sara Vaughan, Billy Holliday, e ,Maisa, vive o homem.
      Quem poderá negar? Por Santas Blanche Calloway. …
      Lena Horne. …
      Nina Simone. …
      Mary Lou Williams. …
      Ella Fitzgerald. …
      Carmen McRae …
      Peggy Lee…
      Sarah Vaughan…
      Amy Winehouse
      Dinah Washington…
      Bessie Smith…
      Billie Holiday.

      Falemos de …Nina Simone e Maysa (incluo aí Elis Regina). Não, Maysa e Elis não eram blues ou jazz… eram simplesmente maravilhosas… Voltemos à Nina: Feeling Good (isso não é música, isso é divinal), I Put a Spell on You, Don’t Let Me Misunderstood, Aint Got No – I Got Life, I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free, Here Comes The Sun, My Baby Just Cares For Me e To Be Young, Gifted and Black. Eis nossa Eunice Kathleen Waymon, que se metamorfoseou em Nina Simone…Nina tem origem no espanhol, niña (menina), e Simone é uma homenagem à atriz francesa Simone-Henriette-Charlotte Kaminker. Quanto à Maysa (bela, passional, e que voz)… “O passado não foi o bastante pra lhe convencer que o futuro seria bem grande, só eu e você…” Maysa. Só eu e você? Claro que não! Vamos incluir nesta charla os gigantes Ciço, Bitônio e Maria, a Bago Mole. “O passado não foi o bastante pra lhe convencer que o futuro seria bem grande, só eu e você…” Maysa. E por falar em “Ne me quite pas “, recorro a Édith Giovanna Gassion (impulsiva, talentosa, popular e arrebatadora cantando La Vie en Rose, Non, Je ne Regrette Rien ou Hymne à l’amour), que a cada canção me conduz à Tour Eiffel e me faz mergulhar nas gélidas águas do rio Sena (la Seine). Tantas são as musas e imensos são DMatt, Ciço, Sancho, Bitônio e Bago Mole.

  6. Placar Sanchitivo: Amanhã tem grIto de CAMPEÃO – Candangão 2021: Campeonato Brasiliense: 15/5 – FINAL (jogo único) – Estádio Mané Garrincha – Brasiliense x Ceilândia.

  7. «Em breve esquecerás todas as coisas; em breve todas as coisas te esquecerão.» Marcus Aurelius, Meditações.

    Esquecerás todas as coisas; todas as coisas te esquecerão… Por onde anda Goiano Braga Horta? Por todos os demônios, alguém pode responder? “Não gosto desse passarinho. Não gosto de violão. Não gosto de nada que põe saudades na gente.” Guimarães Rosa

  8. Caríssimo Sancho.

    Depois de muito tempo sem ter com quem mostrar o significado e a magia do JAZZ, o D.Matt está tendo nesta oportunidade, uma pequena dica, do que tem de bom na musica internacional que tanto a juventude ignora por completo, acredito que nem sabem que qualquer canção , é feita com notas musicais, pois estão vidrados e surdos e só escutam guinchos, auditivos que dizem ser música e letras estupidas vomitadas por ” artistas ”
    diversos, a maioria, lgbt, travestis que deveriam se esconder em uma
    caverna e serem devorados por répteis famintos.

    Mas, aceito e aprovo toda a lista que o amigo mostra acima, e acrescento, por ser de suma importância a intérprete MABEL MERCER, que foi uma das cantoras favoritas do grande Frank Sinatra, segundo uma declaração sua em uma reportagem.
    D.Matt não pode deixar em branco, uma gravação estupenda, da nossa Sarah
    Vaughan, ao vivo ( 6.17″ ) do clássico SEND IN THE CLOWNS , é imperdivel.
    E para terminar, como premio, o CD/LP da Ella abraça JOBIM, são
    17 musicas do mestre da Bossa Nova, ,levada às alturas pela maestrina Fitzgerald.

    Uma música bonus : Kelly Smith, em uma interpretação que não fica nada a dever
    a magistral criadora original Doris Day, em IT’s MAGIC ‘
    Talvez o Sancho não saiba, mas o D.Matt adquiriu na Alemanha, uma caixa
    ” Completíssima com TODAS as gravações da divina Doris Day. em CD.
    Mas, para terminar, em outra oportunidade o D.Matt gostaria de falar das nossas
    grandes intérpretesm como Maisa, Nana Caymmi e outras divindades.

    Saliento que no Youtube tem uma gravaçlão de ” Ne me quite pas “. (3.57″ )
    dizendo que a cantora é Edith Piaff., não é, quem está cantando é a nossa MAISA
    QUE DENUNCUAMOS NOS COMENTÁRIOS, NÃO Só o D.Matt , ,MAS TAMBÉM OUTROS COMENTARISTAS.
    \TEM TAMBÉM UMA OUTRA GRAVAÇÃO DA Piaff ( 4.32”) que é realmente cantada pela Piaff, inclusive podemos notar pelo real sotaque da grande cantora.

    Abraços musicais.

    • Imenso DMatt
      De carioca para carioca, um presente de Sancho: Sister Rosetta Tharpe – The Best Of Vol 1 (Full Album / Album complet)

        • Na verdade, desconhecia essa MARAVILHA.
          BLUES antigos, interpretados no estilo Bessie
          Smith, mas neste caso talvez até melhor.
          Tão bom como a grande bluzeira/atriz Ethel Water,
          que escreveu a sua auto biografia, num livro entitulado :
          ” His eyes are on the sparrow . Imperdivel.
          PS. O Peninha podia publicar alguma coisa de Ethel Waters.
          Que tal ” Supper Time ?

          • Mestres d.Matt e Sancho. Deixem eu meter a minha colher aí,nesse papo musical.

            O Maurino me presenteou ( via e-mail e whatsapp) com belíssimos blues clássicos: NEGRO PRISON BLUES.

            É de arrepiar.

            Contate-o.
            Ele tem um vastíssimo material.

  9. Sancho mente de propósito ou não sabe fazer contas?
    7 Paixões… (sete é a conta do mentiroso). As quadrigêmeas tailandesas…valem por uma? Que papo é esse?
    E os cocôs, não entram na conta? Assuero pode lhe dá uma mãozinha nessa contabilidade, aí.

    Côco, aqui no nordeste, além de água e fruta, também é musica e dança.

    “Pra fazer contas, não conte comigo” Sancho.de los côcos. Se esta frase não é sua, aproveite e se aproprie.

    Uma coisa é certa: São tantas dicas de literatura, sétima arte, esportes e muitos, muitos causos que termino perdendo as contas.

    Faz de conta que nem comentei “cumpade véi”.

    Forte abraço, Sancho!

    . .

    • Ah,as quadrigêmas… tão iguais em tudo que se fazem UMA… portanto o 7 não é conta errada e Sancho mentiroso não é…

      Terminas com “Faz de conta que nem comentei, cumpade véi”.
      Ah, Marcão,
      Impossível fazer de conta, pois já virou tradição em coluna sanchiana o seu sempre agradabilíssimo COMENTAR… Texto de Sancho sem comentário de Marcos André fica como se faltasse algo, como se não tivessem colocado a cereja no bolo.

      E já que você levou a coisa para oblues raiz, com NEGRO PRISON BLUES, mergulho em meus alfarrábios e indico ao amigo um passeio pelo Mississippi, com um álbum para quem gosta do que é excepcional:

      Mississippi Blues Sounds – Born In the Delta (disponível no youtube).

  10. Colega comentarista Marcos André.

    Obrigado pela excelente dica s/ NEGRO PRISON BLUES, são todos
    excelentes e o melhor , é o grande acervo à nossa disposição.
    O amigo não precisa pedir para meter a colher, tenho certeza de que o Sancho, assim como o d.Matt ficamos muito honrados e agradecidos pela participação
    de todos aqueles que são experts no assunto musica, principalmente o
    melhor BLUES, BLUES, BLUES.
    O Sancho como sempre nos dá uma dica preciosa, com o
    Mississipi Blues Sounds, que é de arrepiar até cabelo de careca.

    Convido outros comentaristas a se juntarem a nós, e se possivel, vamos
    tentar amenizar um pouco este grande Jornal, com informações e dicas musicais,
    pois a politica, já é em si desagradável, e quando muito insistente , causa
    odôr pútrido.

Deixe uma resposta