DEU NO X

ALEXANDRE GARCIA

SIMONE TEBET CORRE O RISCO DE FICAR ISOLADA NO GOVERNO

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

Estou sentindo que o futuro reserva uma despedida do governo da ministra do Planejamento, Simone Tebet. Uma, que deve ser muito desconfortável ela ouvir toda hora o presidente da República falar mal do presidente de honra do seu partido, que é Michel Temer. Outra, que ela está falando em cortar gastos do governo, porque o rombo está em R$ 120 bilhões. Só para lembrar, o ano passado terminou com superávit de R$ 54 bilhões; agora, com esse rombo, ela disse que tem de cortar gastos.

E o que é cortar gastos? É contrariar o presidente da República, inclusive, porque, se o governo gasta demais, ele está pressionando a inflação, que o Banco Central está combatendo, dando exemplo para Estados Unidos, Reino Unido e Europa, desde o ano passado. Mas o presidente da República quer a cabeça do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e quer que se mexa na política de juros.

Eu falei para vocês aqui no ano passado, faz tempo. O Banco Central brasileiro percebeu mais rápido que uma das heranças da pandemia era a inflação, atuou botando freios através da taxa Selic, e deu certo. A inflação no Brasil fechou o ano com 5,8%; nos Estados Unidos, 6,5%; a da Inglaterra foi 11%, e Alemanha e França tiveram inflação parecida. A presidente do Banco Central Europeu está reclamando. A Inglaterra seguiu o Fed americano, que aumentou a taxa de juros e avisou que vai continuar aumentando: nessa semana, foi 0,25 ponto percentual. O Reino Unido saiu correndo atrás da inflação e o nosso Banco Central saiu correndo na frente da inflação. Seis meses atrás, a taxa na Inglaterra era 2,25% e hoje já é praticamente o dobro disso. Eles chegaram atrasados, nós sacamos primeiro e seguramos a inflação, que poderia fechar o ano disparando, como aconteceu com eles. Fomos mais rápidos nesse gatilho.

E mesmo assim o chefe de governo quer a cabeça do presidente do nosso Banco Central, a única cabeça pensante econômica que está dando certo – porque a ministra do Planejamento está pedindo corte de gastos e duvido que ela seja atendida. E aí fico pensando se ela vai aguentar ficar no governo.

* * *

Deputada quer impedir repetição do esquema do Mais Médicos para bancar ditador em Cuba

Quero falar do caso do dinheiro para os médicos cubanos. Vocês sabem: no primeiro Mais Médicos, eles recebiam – aliás, o governo brasileiro pagava com o dinheiro dos nossos impostos – R$ 11,5 mil e eles só recebiam cerca de R$ 3 mil, o resto ia para o governo cubano. E ainda havia um intermediário que levava mais um pouco, a Organização Panamericana de Saúde, que alegava que todos os médicos eram funcionários do governo cubano. Ou seja, o governo cubano estava alugando funcionários, alugando médicos. O Ministério Público do Trabalho, aqui no Brasil, entenderia isso facilmente como trabalho análogo à escravidão, porque esses profissionais não recebiam, eram usados, havia intermediários. Os cerca de 200 que ficaram no Brasil entraram na Justiça para cobrar do governo brasileiro o restante do dinheiro que eles não receberam. Digo isso porque, com essa história de medida provisória ressuscitando o Mais Médicos, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) está propondo uma emenda à MP que atende aos cubanos que ficaram por aqui, para que eles recebam diretamente o salário, sem intermediários.

Tem uma outra questão a ser resolvida: o ensino de Medicina em Cuba é muito rápido; eles têm fábrica de fazer médicos, médico de família que faz umas receitas bem esquisitas aqui de coisas baratas, claro. Pode ser que dê certo, mas fica estranho porque os brasileiros que vão lá por amor a Cuba, por amor ao regime cubano, fazem Medicina lá e depois se queixam que não passam no Revalida aqui no Brasil, dizem que é muito duro. Ou seja, as exigências para ser médico no Brasil são aquelas que respeitam o paciente brasileiro, o que não estava acontecendo com os cubanos que vieram para cá. Isso era uma injustiça para com os brasileiros, os pacientes, e ainda havia a outra injustiça, para com os cubanos que ficavam só com 30% do salário.

DEU NO JORNAL

É UM PORRE AGUENTAR O TOMADOR DE PORRES

Voltou a intrigar os meios políticos mais uma exibição de desequilíbrio do presidente Lula, tomado por um ódio obsessivo, chamando de “armação” a trama criminosa para atentar contra a vida do senador Sérgio Moro e sua família, do promotor Lincoln Gakiya e de autoridades policiais estaduais.

O plano foi descoberto pela Polícia Federal, que inclusive mobilizou 120 homens na captura da quadrilha, e o Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP/SP.

O ataque sem provas ocorre dois dias após afirmações ameaçadoras de Lula contra o ex-juiz que o prendeu por corrupção e lavagem de dinheiro.

O objetivo de Lula, avaliam opositores, seria desmoralizar instituições que combatem o crime, como a Polícia Federal e o Ministério Público.

A jornalista Dora Kramer resumiu o que “já estava claro: os constantes choros do presidente denotavam um certo desequilíbrio emocional”.

* * *

Não é bem “desequilíbrio emocional”, conforme diz esta nota.

Na verdade, trata-se de desequilíbrio cachaçal.

O Ladrão Descondenado não tem escolhido direito as cachaças com que enche o rabo antes de excretar oralmente sua cachoeira de bostas.

Ele parou de tomar a cachaça Pitu pernambucana e passou a encher o rabo com outras marcas.

E aí aumentou descontroladamente o cagatório oral.

Bom, mas o que eu queria ressaltar é o seguinte:

Tem uma frase nessa notícia aí de cima que resume tudo com perfeição:

O objetivo de Lula seria desmoralizar instituições que combatem o crime.

Claro, lógico, evidente.

Todo criminoso fica incomodado com instituições que combatem o crime.

Lapa de Ladrão não seria exceção.

Pelo contrário: ele é o símbolo maior da bandidagem que infesta nosso país e apavora a banda decente do Brasil.

DEU NO JORNAL

DEU NO X

VIOLANTE PIMENTEL - CENAS DO CAMINHO

A ALCATEIA

O lobo é um animal carnívoro e grande predador. Vive em bandos, denominados de alcateias.

O operam em grupo, onde cada membro tem um papel específico. Assim, matam presas que não iriam conseguir capturar sozinhos.

Alcateia é o coletivo de lobos. Designa um grupo de lobos, animais selvagens, que vivem, caçam, comem e dormem juntos. É uma estrutura familiar.

O termo é confundido com matilha, coletivo de cachorros.

Muitos pesquisadores já se dedicaram ao estudo das alcateias. Isso, porque a maneira hierárquica que os lobos usam para se organizar é intrigante, principalmente por serem animais selvagens e perigosos. Lembram muito os humanos.

A alcateia pode ser comparada a uma organização política ou familiar.

Como acontece nos núcleos familiares e políticos, na alcateia há o lobo líder, que exerce o domínio sobre os demais.

Na verdade, há o lobo líder e o vice-líder, que assume o lugar do chefe, na sua ausência.

O líder é o lobo mais forte e o mais dominante. Dá assistência a qualquer tipo de problema. Além disso, é ele que sai para a caça e determina quem comerá — depois dele.

A fêmea do líder, por sua vez, lidera as outras fêmeas da alcateia e usa sua sabedoria para garantir o bem-estar de todos.

O vice-líder é submisso, e verdadeiro saco de pancadas do líder, quando alguma coisa não dá certo. É o comando secundário da alcateia.

É comum que o vice-líder, na alcateia, esteja em segundo lugar, nos quesitos força e prestígio. A fêmea do líder é a responsável pelos lobinhos. Exerce o papel de babá, garantindo que todos os lobinhos cresçam saudáveis.

Por último, existem os lobos chaleiras, puxa-sacos ou babões, que não deixam de ser perigosos. São os lobos que não possuem um lugar garantido na alcateia; são mão de obra e andarilhos, meros prestadores de serviço. Por conta da insegurança do posto, esses lobos são tratados como companheiros de 2ª classe. Essa categoria de lobo sempre come por último. São tratados como verdadeiros “bodes expiatórios.” Mesmo assim, em termos, são protegidos pela alcateia.

De longe são reconhecidos os lobos puxa-sacos, pois a submissão é obrigatória na alcateia. Eles são deixados de lado nas brincadeiras e também precisam se encolher, baixar as orelhas, lamber o focinho do líder e, ainda, manter os rabos entre as pernas.

Daí, originou-se a expressão “ficou com o rabo entre as pernas”, que se diz, vulgarmente, quando alguém é maltratado e não reage.

Devemos ter muito cuidado, pois os lobos estão soltos!!! e há lobos vestidos com pele de cordeiro.

Está na Bíblia:

“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (Mateus 7:15-20).

DEU NO JORNAL

UMA POR DIA

Os ataques de Lula ao Banco Central derrubam o mercado e embutem ameaça ainda maior: André Lara Resende no lugar de Roberto Campos Neto na presidência do Bando Central (BC).

Após ganhar muito dinheiro como banqueiro, Resende faz pose de “virgem arrependida” e abraça a “teoria monetária moderna”, de sigla em inglês MMT, uma maluquice que preconiza redução brusca dos juros, levando o País de volta à inflação e o dólar às alturas.

E aplicando, claro, grande calote público via inflação.

O ex-tucano já confirmou o que faria, vade retro, à frente do BC. As melhores estimativas apontam uma tragédia: dólar passando dos R$ 9.

O ex-banqueiro Lara Resende disse que se fosse presidente do BC iria “peitar” o mercado e os investidores, que chama de “rentistas”.

A candidato fanfarrão ao BC mereceu reparo até de Fernando Haddad (Fazenda), advertindo para ameaça de calote na dívida pública.

“Não é calote clássico, mas inflação a 100% é uma forma de usar o imposto inflacionário a favor do devedor, que é o emissor da moeda”.

* * *

Uma merda após outra.

A cada dia uma nova cagada.

Esse é o lema do desgoverno do Ladrão Descondenado.

E teve gente que votou nesse cabra safado…

Puta que pariu!!!

É phoda!!!!!!!!!!!

DEU NO JORNAL

OS ESTÚPIDOS SÃO OS OUTROS

Luís Ernesto Lacombe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A estupidez já não dá manchete. Quase deixou de ser notícia. Mesmo que seja uma estupidez, assim, presidencial, vai para o meio do jornal. Ganha o mesmo espaço nos principais jornais do país: quatro parágrafos curtos apenas, caindo para o pé da página. As matérias trocam a falta de compostura, de decoro, de respeito à liturgia do cargo, trocam o indecente, o palavrão por uma historinha que fala em “mágoa”, em “emoção”, que cita a dureza da prisão. E os estúpidos somos nós.

A estupidez latente, cheia de raiva e rancor, selvagem, não ganha nem disfarce de gafe, deslize, nada disso. Ninguém questiona. Fica sendo uma reação legítima a uma injustiça… A vítima chora. Quem vai pagar por suas lágrimas recolhidas num guardanapo de papel? As lágrimas e as páginas secundárias dos jornais querem estabelecer que o “injustiçado” pode ser dominado por rancor, raiva, ódio, desejo de vingança, pode ser tomado pelo que nada tem de bom, e continuar sendo o transcendental salvador de todos nós, ou melhor, de quase todos.

Claro, há estupidez na primeira página dos jornais, mas não tratada dessa forma. Vem embaladinha como coisa boa, interpretada e reinterpretada. O problema é que vai dar errado, quem não é estúpido sabe disso. Quando vai ficar tudo bem? Quando ferrarem tudo? Quando implodirem o teto de gastos? Quando derrubarem a autonomia do Banco Central? Quando acabarem com as metas de inflação e baixarem a taxa de juros na marra? Quando controlarem os preços de produtos e serviços? Quando aumentarem mais e mais os impostos, estatizarem geral? Talvez quando todo mundo for funcionário público…

Há estupidez de todo tipo. Há grosserias, indelicadezas, descortesia. Há burrice, tolice, idiotice. No fim das contas, há ignorância; o estúpido acha lindo o não saber. Ele é preguiçoso, não gosta de estudar. Ler não é com ele, mas o estúpido sabe que os livros que não leu, ou seja, todos os livros, estão ultrapassados… Ele acha que é só chamar gasto de investimento que tudo se resolve. Então, enquanto não houver como gastar mais, não tem “ajuste fiscal”. Estamos nesse nível de estupidez.

Os estúpidos dizem que responsabilidade fiscal é inimiga da responsabilidade social. Eles ainda acreditam no Estado fomentador de crescimento e desenvolvimento. Não gostam do capital privado, de quem faz sucesso na economia de mercado. Os estúpidos abominam o mérito, têm seus escolhidos podres. Eles adoram imprimir dinheiro e não querem saber do Brasil na OCDE. Vão distribuir nossos impostos aos “irmãos menores” da América Latina. Agora os estúpidos amam o orçamento secreto, não reclamam mais da falta de transparência nem da barganha política. Estupidez na veia sempre.

Os estúpidos estão na rua, pedindo cabeças, reinventando o fogo. Querem destruir pessoas, destruir um país inteiro. Fazem tanta bobagem, falam tanta besteira… E correm para a China, em grande comitiva, porque nada é tão ruim que não possa piorar. Eles têm segredos, têm sigilos, e suas ideias velhas e imbecis jamais se transformarão em coisa boa. A desculpa para o fracasso é antecipada, é esfarrapada. A estupidez inventa que recebeu uma herança maldita… São os estúpidos os velhos novos falsos heróis. Eles não têm culpa de nada; a culpa é dos outros.

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

DEU NO X