SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Escreveu neste ainda “jovencito” 2022 o filósofo fubânico dos pampas, o magnífico AAA ou Adail Augusto Agostini, “(…) a confiança, o amor, a simpatia, a fidelidade (enfim, qualquer sentimento) é um cristal que uma vez lascado, fendido ou fragmentado não tem – e nunca, jamais!!! – terá conserto, isto é, voltará a ser o que era, ao seu original”.

Voltemos no tempo, um tempo já um pouco distante deste 2022; voltemos a 2010 quando o semiletrado caminhoneiro Sancho conheceu a Besta, ou melhor, o Jornal da Besta Fubana; como não sabia ler adequadamente, ficava vendo as figurinhas, as fotos, as caras feias, porém simpáticas dos colunistas.

Perdia muito tempo esmiuçando as palavras ali escritas, com pouquíssimo sucesso na empreitada. Cismou com a coisa; desejou deixar de ser “besta” quadrada; precisava aprender a ler para saber o que aqueles cabras tanto diziam.

“Meu fi, leitor querido, metade de mim era ignorância e a outra sacanagem”. Lembrei que Rita Najura, em quem andara dando uns xêro “ânus atrás” (que termo estranho para dizer que passou mais de ano) se declarara a Sancho dizendo, “Cabra, você coisou meu coração”, era exímia alfabetizadora.

To know a woman…Sim, a Najura era professora do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e poderia voltar a dar beijos, xêro, xoxota, “najura” e aulas de português, tudo “di grátis” pra Sancho.

Oxe!, “i nué qui o cabra” tava coberto de razão? “Istudá é bão dimais da conta, sô”, principalmente se a “fessôra” for um “intacto cristal” de inegável beleza e tiver a bunda redondinha de Rita.

Quem diz que o lugar de mulher é na cozinha, é porque provavelmente não sabe o que fazer com ela em um quarto…Fui recebido de braços e pernas abertos (o tal amor de pica, onde bate, fica); depois de horas matando a saudade da “cabeludinha do meio”, fomos à escola onde lecionava, me matriculei e recordo no agora a primeira aula, onde ensinou que “Antes de P e B, só se escreve M; como esquecer a voz linda: “senão, vejamos, turma, vou dar um exemplo”:

– Hoje um caminhoneiro, meu namorado, primeiro me eMPuteceu jogando charme para a “Das Dores” a vizinha puta do andar de cima (seu radar pra gente “fulêra” era ótimo; era só bater o olho na criatura que já sabia que “num” valia nada.) e quando eu estava eMBucetada de raiva, querendo esfolar a sirigaita, me ofereceu flores e bombons pelo meu aniversário”. Não é um fofo?

Lição jamais esquecida. E a baixinha (pequeno frasco, braba, linda e despirocada, só “num” pode atentar, pois a paciência é bem menor que a “bundela”) sempre, após as aulas ralhava comigo, dizendo para deixar de ser “avuado” e prestar menos atenção em sua protuberância (que nome lindo) traseira e botar os “zói” e a atenção na aula.

Amancebados, ríamos, trepávamos, estudávamos (o amô deixa nós mais chêi de formosura y encanto, nénão?)… E com ela aprendi até “ingreis”, pois ela só atingia o orgasmo em “ingreis”: get it on (enfia logo essa pica); I’m horny (vem quente que eu tô fervendo); We have shower sex every other day (vamu trepar no chuveiro); I love you (eu sou tarada por você); stop man (na bundinha não vai nada); kiss me (chupa agora!); fuck me movie (vamos ao cinema trepar no escurinho); get frisky (tô molhadinha); do the deed (quero pica); “Oh my God, yes, yes… Oh! Yes!… Oh! My God!… Oh! My Gooood!!!!” (essa não precisa de tradução).

Agora Sancho anda orgulhoso de seu vernáculo e “poliglotismo”, pois ingreis ele não domina totalmente, mas dá seus pulos; já “ein portugueis” ele tá fera.

Rita, de “abundante” saber, é boa em inglês, melhor em português e fenomenal no “rala e rola” (movimento feminino que é um espetáculo, continua sendo o dos quadris), entretanto, que fique bem avisado; não é besta. Ela valoriza, dá xêro, movimenta que é uma beleza os quadris, mas (arredio mas), se fizer “bestêra” ela manda pra baixa da égua!

Rita acoitou Sancho em sua casa, sua vida, sua xota, seu coração; está feliz. Estão juntos há dois anos. Adora acompanhar o cabra na entrega dos cocos quando o Quixote Véi di Guerra desce para o litoral, pegando o “caminho do mar”, pois sempre dá jeito para uma trepadinha rápida dentro da água salgada.

Diz que sua bacurinha fica com gosto de bacalhau, mandando, entre risos, que a língua de Sancho dê uma provadinha assim que se esparramam na areia. Ah, os frutos do mar, sempre tão saborosos…

Todos tenemos nuestros vicios, defectos, errorcillos o errorsotes. Qué errorcitos los suyos, Rita… Colocar tal figura no coração foi seu maior erro, mas “herrar é umano” e viver é preciso.

Não pensava ela no amanhã; vivia sempre o hoje, repleto de gozo e sexo “salgado”, “apimentado”, saboroso por demais … Nada mais pedia, nada mais queria.

Ria de Sancho quando ele dizia, “¿Qué quieres, follar o hacer el amor? Yo hay veces que follo y otras que hago el amor”. E como resistir a Sancho, fazedor de besteira sem igual?

Quédate cerca… Em seu íntimo temia que uma hora ele caísse em tentação (¡y sería mucho antes de lo que imaginábamos!), na “semvergonhagem”, pois era viciado em xibiu e quenga…

Eu sou o melhor no que faço, só que o que eu faço (adultério é o fio invisível que liga três pessoas sem uma delas saber) não é nada agradável para a chifruda, apesar de ser deveras prazeroso para quem o comete; ah, os vícios… Quão fraco é Sancho diante de uma carne mijada.

Recuerdo un momento en el que me marché hasta Das Dores diciendo: ‘Dios mío, no puedo hacer esto. Mas (luxuriante mas), a sensacional camisola transparente deslizando até o chão colocou por terra todos os pensamentos virtuosos de fidelidade e gratidão.

Que ser odioso, abusivo, traidor; que filho de puta, machista, nazista, racista, hétero, “monstruo del patriarcado”, misógino, sexista, verme da pior espécie, não dotado de coração. Sim, minha sogra já cuspiu tudo que é tipo de marimbondo referindo-se ao vivente Sancho; o mundo ficará melhor quando tal parasita deixar de existir; que morra capado antes do pôr do sol, sendo seus testículos jogados às hienas, seu pênis dado aos porcos e sua carcaça entregue aos urubus. Demasiado Sancho ¿Podemos dejar de hablar de él? Ufa!!!!!!!!

Saiba querido leitor e eu garanto, como lerás a seguir, que não é tão difícil assim encontrar a mulher dos seus sonhos; complicado mesmo é mantê-la escondida de sua esposa (infidelidad y lío de faldas).

Quando Sancho já estava afiado nas coisas do tal “purtugueis”, trepando maravilhosamente em “ingreis”, Rita chega em casa antes do horário combinado (isso nunca dá certo) e surpreende o “seu macho”, quando a tarde já ia pela metade, trepado em um pitéu, mulher dos sonhos de qualquer homem casado, a “Das Dores”, a sempre “disponível” vizinha rapariga do andar de cima, fazendo “bobiça”, “bestage”, “séqçu” melado, lambuzado, demorado.

Adultério?! Fiquemos assim devidamente combinados: antes à tarde que nunca! Não, Sancho não estava “furunfando” no sagrado lar que o abrigava, pois era cabra de respeitar castelo alheio; estava molhando o biscoito no andar de cima, no apartamento de Das Dores, que de tão animada, urrava de prazer, uivava sob vara, o que chamou a atenção de Rita, que subiu as escadas “voando” quando ouviu: “Sancho, assim você me mata”.

¿es esto realmente seguro? A fúria de Rita subindo as escadas foi como um telhado prestes a desabar em cima da cabeça do caminhoneiro e, observe querido leitor, já começam a cair dele ninhos de pássaros, cacos de telha e pesados blocos de gesso.

Oxe!, quem gosta de indireta é gente mal resolvida; Rita certamente não leu nenhum monge tibetano sobre a engrenagem de reflexões e pensamentos que levam à iluminação, pois chutou a porta, “pexera” na mão, sangue “nus zói” e mandou logo é ir se lascar! («A vingança é o prazer dos deuses.» Mário Braga, Antes do Dilúvio -1967-, pp. 192).

“Canalhas, mil vezes canalhas!”… Com a ponta da peixeira vingou-se, tatuando “puta” na bunda de Das Dores, enfiou porrada em ambos e botou um pelado caminhoneiro para fora de casa; “tacou” fogo nas roupas do cabra, rasgou com a afiada peixeira todos os pneus do Quixote Véi di Guerra, fechou as pernas e o coração.

Vistas as imagens em câmera lenta, conclui-se que o castigo máximo foi bem assinalado e merecido. Há coisa bem pior do que não ter nada para vestir; reflita comigo: não ter ninguém para despir é bem pior…

Vida que segue, saudade que fica e incomoda em momentos melancólicos de dias frios e chuvosos… Por onde andará Sancho?, às vezes pega-se indagando (no mereces este dolor y la humillación)…

Ainda bem que a “pexera” não atingiu o “bigolim” do caminhoneiro. ¡Qué afortunadas vosotras de poder disfrutar de Sancho durante muchos años! ¿Estarás encantada de conocerme, no? No sé qué desafíos me esperan en las “sinuosas e tentadoras curvas” de la carretera…

Ah, antes que me esqueça das tais injustiças da vida… agora mesmo, neste mundão de meu Deus, neste exato instante, enquanto você lê Sancho, há pelo menos 10 milhões de pessoas tomando banho após uma trepada espetacular, 10 milhões de outras pessoas nas preliminares para sexo da melhor qualidade e 10 milhões de outras que estão em veículos que se dirigem a aconchegantes motéis (que safadinhos) para a “infidelidade nossa de cada dia”… E você está aqui, leitor… Isto é bem triste!

PS000: Já dizia Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes…”porque hoje é sábado”…, ops, hoje é sexta, retardado! Senhor, arroche aí pra nós uma semana vindoura bem arretada, perto de gente boa e bem longe das almas sebosas! Resumindo minha vida em duas palavras: eita, vixe! Desejo-vos uma happy friday…Que entre os seus anseios (as erroneamente ditas “resoluções) para 22 esteja o prestar mais atenção à política, pois este ano vai ser do “balacobaco”. Sancho? Puede contar con él para brindar una gran broma… Hebdomadário de Sancho, The Man Who Was Friday – Fantastic Four 2022 – Fantastic???? Cê tá di sacanagi, Sancho…”Podía haber sido mucho peor” – ¡Qué barbaridad!” ¡Caimanes al acecho! – Luis Inacio, João Agripino, Sergio Fernando e Jair Messias. Qual deles você levará para uma urna deserta? Sancho votará no señor Jair (veintidós) ¿Es pretencioso decir que estos son los favoritos? Crava MacumMeire, catimbozeira, vidente e astróloga favorita da sogra de Sancho: “Jair e Moro irão para o segundo turno”. Crava o palpiteiro Sancho: Bolsonaro ganha no primeiro turno (time que está ganhando não se mexe). “Governos perfeitos jamais encontraremos fora dos sonhos.” Luiz Carlos Sancho de Panza.¿Cuál tenéis más ganas de ver presidente? Dejadnos vuestros comentarios a continuación…

PS0,01: Meu Jisuis Cristim, obrigado pelas coisas que tem “coisado” pra mim. Sei que seus planos pra minha vida são os mais arretados! Aqui exaltamos os feitos do atual governo, que à oposição conviria ler, se não fosse um exercício inútil! Ei-los» 1) O presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei que altera regras do mercado de câmbio brasileiro. O texto amplia as possibilidades de abertura de conta em dólar e aumenta o limite de dinheiro vivo que cada pessoa pode levar ao entrar ou sair do país. O Marcelo Bertoluci certamente irá dar mais detalhes; 2) O Diário Oficial da União publicou, na sexta-feira (31), a Medida Provisória nº 1.091, de 30 de dezembro de 2021, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que define o valor do salário mínimo, a partir de 1º de janeiro de 2022, em R$ 1.212; 3) As contas federais fecharam o ano no azul pela primeira vez em oito anos. Vai sobrar aí uns R$ 25 bilhões. R$ 5 bilhões da diferença dos gastos e da arrecadação e mais R$ 20 bilhões que os ministérios deixaram de gastar; 4) ÓTIMA NOTÍCIA PARA OS IRMÃOS CAMINHONEIROS – O presidente Jairzim Bolsonaro (PL) sancionou o projeto de lei que permite a criação do MEI Caminhoneiros. O texto estabelece que os motoristas autônomos poderão ser microempreendedores individuais. Segundo o presidente, a inscrição como MEI passa a ser permitida aos caminhoneiros que tenham faturamento de até R$ 251.600 por ano, ou R$ 20.966 por mês. Até agora, o limite era de R$ 81.000 por ano (R$ 6.750 mensais). Zé da Zana ligou para Sancho rindo de orelha a orelha; 5) O presidente Jairzim editou medida provisória que estabelece regras para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem pedir o parcelamento de débitos vencidos e não pagos estudantes que tenham formalizado a contratação financiamento até o segundo semestre de 2017. Dentre as principais propostas da MP estão o parcelamento das dívidas em até 150 meses (12 anos e meio), com redução de 100% dos encargos moratórios e a concessão de 12% de desconto sobre o saldo devedor para o estudante que realizar a quitação integral da dívida; 6) O Ministério da Educação informou que foram criadas cerca de 600 mil vagas no ensino superior no ano de 2021. De acordo com a pasta, 436,3 mil foram para cursos à distância e 159,8 mil para cursos presenciais; o maior número entre 2015 e 2021. Ensina o Bertoluci, aqui do JBF, que temos a maior frota de motoristas de aplicativo com ensino superior; 7) Comemoremos… A Associação dos Shopping Centers comemorou os resultados nas vendas natalinas no finado 2021. Segundo a entidade, o setor movimentou 10,7% mais do que em 2020, atingindo R$ 5,3 bilhões em uma semana; 8) PARA O ALTO E AVANTE – Brasil alcançou maior superavit da balança comercial de toda a sua história, diz ministério da Economia – a balança comercial – diferença entre exportações e importações – Segundo o boletim Focus – pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central –, analistas econômicos projetam superávit comercial de US$ 55 bilhões para este ano e continuará a crescer e encerrará 2022 com superávit de US$ 79,4 bilhões; 9) Os caixas eletrônicos do Banco24Horas já permitem operações dos serviços de recarga de celulares e TV. Basta clicar no ícone de recarga na tela inicial, inserir o cartão de débito, escolher a operadora, digitar o número do telefone e o valor desejado; 10) Bolsonaro sancionou, sem vetos, a lei que cria o novo marco legal do câmbio, que facilita o uso de moeda brasileira em transações internacionais e abre espaço para bancos e instituições financeiras brasileiros investirem no exterior recursos captados no Brasil ou fora do país e aumenta o limite de dinheiro vivo que cada passageiro pode portar ao sair ou entrar no Brasil. O valor passou dos atuais R$ 10 mil para US$ 10 mil; e, por fim: “Puedo dirigirte hacia la verdad, pero no puedo hacer que te la creas”. Raymond Reddington.

PS0,02: Posiblemente haya que huir del infierno para descubrir que no existe la tierra prometida. Hablando de esto… Ditaduras – A minha ditadura não é igual à sua…Acontecem coisas muito estranhas, por exemplo em Caracas, que os distantes cubanos nem sonham e os amigos nicaraguenses e bolivianos sonham, mas não pensam; possivelmente daqui a alguns meses serão os peruanos e chilenos a terem tais pesadelos, que, no agora, já acometem os “hermanos” argentinos. “Se recolheres um cão que ande meio morto, podes engordá-lo e não te morderá. Essa é a diferença mais notável que existe entre um cão e um homem.” MarkTwain – Recorro ao mestre dos mestres: “Mais do que em qualquer outra época, estamos numa encruzilhada. Um dos caminhos leva à catástrofe e ao mais terrível desespero. O outro leva à extinção total. Vamos rezar para que façamos a escolha certa”. Woody Allen – Maravilhosas ditaduras… Tiempo de rojos; hambre y piojos. As autoridades chinesas proibiram os jogadores de futebol de fazerem tatuagens e instruíram os jogadores da seleção nacional tatuados a removê-las ou cobri-los para dar um “bom exemplo para a sociedade”. “Os atletas da seleção nacional e da seleção sub-23 estão estritamente proibidos de fazer novas tatuagens e aqueles que já têm tatuagens são aconselhados a retirá-las eles próprios. Se houver circunstâncias especiais acordadas pela equipe, (jogadores) devem cobrir as tatuagens durante o treinamento e as partidas.” – SOS CUBA – SOS NICARÁGUA – SOS VENEZUELA – Se um pássaro te diz ‘estás louco’, você deve estar mesmo porque “solamente Maduro habla con los pajaritos”. -SOS ARGENTINA.

PS0,03: Todo mundo tem que acreditar em algo; Sancho acredita piamente que vai beber outra cerveja estupidamente gelada daqui a um “poucochinho”. “Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado.” Oscar Wilde. CONVITE – Vamos combinar beleza feminina com maestria ao piano? Khatia Buniatishvili – Recital: Ravel, Mussorgsky. Live HD at Salle Pleyel (impressionante a poderosa alma musical dessa mulher; estremecedora, chocante e intensa Khatia). VAMOS TRABALHAR? 22, 22, 22… isso te faz lembrar alguma coisa? Veintidós… Preferes esculhambar o governo? Cada um com seu cada um, que o que é de gosto é regalo da vida – “Cada um faz sempre qualquer coisa melhor que os outros.” Erik Geijer: Mais de 7 bilhões… muita gente para um único planeta… hora de ganhar asas e colonizar o espaço… En 1968, el profesor estadounidense Paul Ehrlich causaba sensación con un libro de título shock: La Bomba P (P de población). El miedo a la sobrepoblación iba a suceder de este modo al del apocalipsis nuclear antes de ser reemplazado a su vez por el miedo al cambio climático. Otro libro sobre… “Les Berceaux vides de Marianne” (Las cunas vacías de Marianne, Seuil, 1980.

PS1: E a pipoca, Sancho? Sancho no telão e você na telinha – Nelson and Murdock, Avocados at Law «esperen ver Daredevil en todas partes a partir de ahora» dentro del Universo Cinematográfico de Marvel…- 1) La serie Peacemaker estará protagonizada por John Cena, Danielle Brooks como Leota Adebayo, Robert Patrick como Auggie Smith, Jennifer Holland como Emilia Harcourt, Steve Agee como John Economos, Freddie Stroma como Vigilante, Christopher Heyerdahl como el Capitán Locke, Chukwudi Iwuji como Clemson Murn, Lochlyn Munro. como Larry Fitzgibbon, Annie Chang como Sophie Song, Elizabeth Faith Ludlow como Keeya y Rizwan Manji como Jamil. Peacemaker se estrenará el jueves 13 de enero en HBO Max; 2) 22…22…22… não, não é dica eleitoral, é cinema… Veintidós películas que no puede perderse en 2022: ‘El callejón de las almas perdidas’, lo nuevo de Guillermo del Toro (28/1); Morbius (28/1); Uncharted (11/2); Competencia oficial (25/2); The Batamn (4/3); Red (11/3); Camera café (18/3); Downton Abbey: Una nueva era (18/3); Animales fantásticos: Los secretos de Dumbledore (8/4); Veneciafrenia (22/4);Doctor Strange en el multiverso de la locura (6/5); Top Gun: Maverick (27/5); Jurassic World: Dominion (10/6); Lightyear (17/6); Thor: Love and Thunder (8/7); Padre no hay más que uno 3 (15/7); Misión imposible 7 (30/9); Los renglones torcidos de Dios (7/10); Black Panther: Wakanda forever (11/11); Spider-Man: Cruzando el multiverso (11/11); Avatar 2 (16/12); The Fabelmans (28/12); Em tempo: em cada país, há variação de datas; exemplifico: no Brasil os cinemas lançam filmes às quintas; 3) Se aproveitando da celebração do Ano Novo, ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa‘ continuou sua escalada nas bilheterias e já registra US$ 1,37 bilhão ao redor do mundo (registre-se que a China não o colocou nos cinemas); 4) ¡un estreno prácticamente inminente de Moon Knight! Caballero Luna se estrenará en Disney Plus el próximo mes de febrero de 2022? 5) ADIAMENTO – Marcado para estrear em 20 de janeiro de 2022 no Brasil, ‘Morbius‘ sofreu um novo adiamento de quase 3 meses. O filme estreará no dia 1º de abril (estará mentindo Sancho?), segundo nformou o Boxoffice.

PS7: Sancho 4L(Língua, Livros, Literatura, Leitura): “O que é oxe? Oxe é oxe, oxe! Mas, bah tchê, tá bom barbaridade! Vixe, “eita lasqueira”, agora destrambelhou de vez, uai…” The Book Review Turns 125 – As we celebrate our 125th anniversary, join us on a trip – The best-seller lists – Para celebrar su 125 aniversario, el Book Review, suplemento literario del NYT, pidió a sus lectores que presentaran propuestas para elegir el mejor libro publicado durante ese tiempo. La lista de finalistas incluyó: “Cien años de soledad” de Gabriel García Márquez, “El gran Gatsby” de Francis Scott Fitzgerald, “Lo que el viento se llevó” de Margaret Mitchell, “El cuento de la criada” de Margaret Atwood, “El señor de los anillos: la comunidad del anillo” de J.R.R. Tolkien, “El guardián entre el centeno” de J.D. Salinger, “Beloved” de Toni Morrison, “1984” de George Orwell, “La luz que no puedes ver” de Anthony Doerr, “Trampa 22” de Joseph Heller, “La telaraña” de Charlotte de E.B. White, “La conjura de los necios” de John Kennedy Toole, “Un perfecto equilibrio” de Rohinton Mistry, “Un caballero en Moscú” de Amor Towles, “Las uvas de la ira” de John Steinbeck, “Harry Potter y la piedra filosofal” de JK Rowling, “Un árbol crece en Brooklyn” de Betty Smith, “La broma infinita” de David Foster Wallace, “Matar un ruiseñor” de Harper Lee, “Tan poca vida” de Hanya Yanagihara, “Lolita” de Vladimir Nabokov, “Lonesome Dove” de Larry McMurtry, “El clamor de los bosques” de Richard Powers, “Oración por Owen” de John Irving y “Ulises” de James Joyce. TOP FIVE – Después de contar los votos provenientes de todos los Estados Unidos y otros 67 países, el ganador, por un estrecho margen, fue Matar un ruiseñor (“To Kill a Mockingbird”, en inglés) de Harper Lee. El segundo lugar del ranking fue para El señor de los anillos: la comunidad del anillo de J.R.R. Tolkien, el tercero para 1984 de George Orwell, el cuarto para Cien años de soledad de Gabriel García Márquez y el quinto para Beloved de Toni Morrison. Destes, Sancho escolhe como melhor “Las uvas de la ira” de John Steinbeck. Trecho: «¿Cómo se puede asustar a un hombre que carga con el hambre de los vientres estragados de sus hijos además de la que siente en su propio estómago acalambrado? No se le puede atemorizar, porque este hombre ha conocido un miedo superior a cualquier otro», John Steinbeck – Las uvas de la ira. Para quem estava atrás de boas dicas de leitura, diz Sancho que qualquer dos livros citados é um espetáculo aos olhos. Centenário de Saramago (deixemos seu pendor comunista de lado e fiquemos apenas com o maravilhoso escritor) – as celebrações do centenário do escritor se estenderão desde o início de 2022 e culminarão no dia 16 de novembro de 2022. Feiras Literárias – Programe-se: 1) The London Book Fair – De Tuesday 5 a Thursday 7 April 2022 – Local: Olympia London – Cidade: Londres – Mais informações: londonbookfair.co.uk; 2) Feria Internacional del Libro de Buenos Aires – A fundação El Libro, organizadora da Feira do Livro de Buenos Aires, anunciou o cancelamento da 46ª edição do evento literário. Antes adiada para o segundo semestre, a feira acontecerá somente em 2022, nos meses de abril e maio; 3) BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2022 – realizada na capital, Belzonte, de 13 a 22 de maio de 2022, no BH Shopping e representa a 6ª edição; 4) Abu Dhabi International Book Fair – De Saturday 14 a Friday 20 May 2022 – Local: Abu Dhabi National Exhibition Centre (ADNEC) – Cidade: Abu Dhabi.Mais informações: adbookfair.com; 5) Taipei Book Exhibition – De Thursday 2 a Tuesday 7 June 2022 – Local: Taipei World Trade Center – Cidade: Taipei – Mais informações: tibe.org.tw; 6) Bienal do Livro SP. Bienal do Livro SP de 02 a 10 Julho de 2022 no Expo Center Norte, na capital paulista; e, por fim, “Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito.” Miguel de Cervantes Saavedra.

PS10: Sancho, Footballeur du Vendredi… Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Ah, o futebol feminino anda em alta; minha sobrinha de 16 anos está tentando montar o Clube das Virgens do ABC; até agora só conseguiu duas atletas para filiação. O pior é que as duas associadas estão namorando e está cada dia mais difícil manter intacta a “carteirinha” de sócias do jovem clube. La planificación de la temporada que viene ¿Quiénes serán las estrellas de 2022?- FIFA ha desvelado los candidatos para los premios The Best 2021 (ceremonia online que se celebrará el 17 de enero de 2022). El argentino Leonel Messi (Barcelona/PSG), el brasileño Neymar Jr (PSG), los francés Karim Benzema (Real Madrid), N’Golo Kanté (Chelsea) y Kylian Mbappé (PSG), el portugués CR7 (Manchester United), el belga Kevin De Bruyne (Manchester City), el polaco Robert Lewandowski (Bayern Múnich), el noruego Erling Haaland (Borussia Dortmund), el italobrasileño Jorginho (Chelsea) y el egipcio Mohamed Salah (Liverpool). “The Best” a mejor guardameta, están nominados el brasileño Alisson Becker (Liverpool), el italiano Gianluigi Donnarumma (PSG), el senegalés Edouard Mendy (Chelsea), el alemán Manuel Neuer (Bayern Múnich) y el danés Kasper Schmeichel (Leicester City). Sancho vota en el polaco Robert Lewandowski (Bayern Múnich) y como guarmetas el danés Kasper Schmeichel (Leicester City). Lewandowski faz gol com a mesma eficiência com que faço amor e Schmeichel pega bolas com a mesma maestria com que pego nas cinturas femininas. Falando em femininas…Alexia Putellas, centrocampista do Fútbol Club Barcelona, ganhou o prémio de Jogadora do Ano da UEFA de 2020/21 e é uma das favoritas ao título de melhor do ano da FIFA (The Best 2021).

PS10.1: Ligas Nacionais Europeias – season 2021-22: 1) Ligue1: Journée 19: Lorient 1-1 PSG; (líder: Paris Saint Germain Football Club – liderato con 46/57); 2) Premier League: Gameweek 21: Chelsea 2-2 Liverpool, Arsenal 1-2 Manchester City; (Líder: Manchester City Football Club sigue en su camino hacia un nuevo título de Premier League – 53/63); 3) Bundesliga – El Bayern cierra 2021 con un récord ‘bávaro’-: 116 goles en Bundesliga: Spieltag 17: Hertha Berlín 3-2 B Dortmund y Bayern Múnich 4-0 Wolfsburgo (la Décima del Bayern, más cerca… mais uma vez as mãos de luvas vermelhas segurarão a taça… eleva a nueve puntos la diferencia del Bayern Múnich con respecto al segundo clasificado, el B. Dortmund); (líder: Fußball-Club Bayern München 43/51); 4) LaLiga: Jornada 19: Getafe 1-0 Real Madrid, Villarreal 5-0 Levante, Atlético 2-0 Rayo, Mallorca 0-1 Barcelona; (líder: Real Madrid Club de Fútbol – 46/57); 5) Lega Calcio (SerieA): Giornata 19: Internazionale 1-0 Torino; (líder: Football Club Internazionale Milano – liderato con 46/57); 6) Primeira Liga: Jornada 16: Porto 3-1 Benfica – Oporto y Benfica (El Oporto es líder con 44 puntos -los mismos que Sporting), el último ‘Clásico’ del año en la liga portuguesa., Sporting 3-2 Portiminense; (líder: Futebol Clube do Porto – liderato con 44/48).

PS10.2: La planificación de la temporada que viene… El camino más corto hacia el éxito es el dinero. ¿Cuál es el equipo de sus sueños? ¡haz tu once! Mercado da Bola 2022 – La piedra angular de un proyecto… Seu time do coração está abastado, abonado, abundante, apatacado, capitalista, casacudo, endinheirado, facultoso, lordaço, milionário, opulento, ourudo, patacudo, pecunioso e tem “muita” bala na agulha? Bala na agulha, também conhecida como dinheiro ( tutu, arame, dindim, mangos, barão, cobre, cacau, erva, pila, tostão, bufunfa), pois muchos futbolistas son libres a partir de enero para negociar con otros clubes. Eis a lista: Mbappé, Rüdiger, Pogba, Bale, Súarez, Felipe, Dembélé, Dybala, Di María, Kessie, Marcelo, Isco, Thiago Silva, Christensen, Azpilicueta. Los delanteros italianos Insigne y Belotti, el capitán del Tottenham, Lloris; Sule, los croatas del Inter, Brozovic y Perisic; los jugadores del Milan, Kessié y Kjaer; Witsel, Cuadrado, Denayer, Lacazette, Lingard o el codiciado Boubacar Kamara del Marsella… E em terras tupiniquins: O Juventude de Caxias do Sul oficializou a contratação de Danilo Boza até 2025. O zagueiro pertencia ao Mirassol-SP; Ronaldo Nazario es el nuevo propietario de Cruzeiro Esporte Clube e contratou os zagueiros Sidnei e Mateus Silva, e o atacante Waguininho ; a Chape, de péssima campanha em 2021, anunciou baciada de contratações; levou para Chapecó o goleiro Matheus Cabral, os volantes Marcelo Santos e Sousa, o meia Marcelo Freitas e o atacante Caio Rangel; os laterais Orejuela e Nicolas, o atacante Janderson e o zagueiro Bruno Alves acertam com o Grêmio; o Dragão rubro-negro se reforça com o volante Edson, o meia Wellington Rato e o atacante Dellatorre; o zagueiro David Duarte, Felipe Melo e Willian Bigode fecharam com o Fluminense Football Club, que terá como treinador o Abelão; Paulinho está em Itaquera e acerta com o Todo Poderoso; se cogita a vinda do Cavani; Marcelo Lomba, Rafael Navarro e Atuesta acertam com o Alviverde Imponente, cuja diretoria atesta que Abel Ferreira permanece como treinador. E há Yuri Alberto (ainda não fechado) na mira do Porco; Na Gávea o rubro-negro oficializa Paulo Sousa como novo treinador; o Tricolor do MorumTRI acerta com o goleiro Jandrei, o meia Alison e o veterano lateral-direito Rafinha; o Fogão manterá o técnico Enderson Moreira; o Vozão trouxe o volante Richard e o lateral Victor Luiz; a Macaca Campineira contratou o volante Moisés Ribeiro; o Peixe renova com o goleiro João Paulo até 2026 e contrata o zagueiro Eduardo Bauermann e o meia Bruno Oliveira; Medina é o novo treinador do Colorado; lateral Egídio assina com o Coritiba; o Baêa renovou o contrato do goleiro Danilo Fernandes; o Galo se reforça e contrata Ademir, do rival América, com contrato até dezembro de 2024. Surpresa no Mercado: Cuca comunicou à diretoria do Galo que deixará o comando do time por questões familiares. ¿le sustituirá Jorge Jesus?; e na Colina Histórica… O time de São Januário anunciou a contratação do atacante Raniel, do volante Yuri Lara, do goleiro Thiago Rodrigues e o lateral Edimar. Habemus “professô”. Zé Ricardo assina com o Expresso da Vitória até o final de 2022. Uma dica para os clubes que estarão brigando por algo em 2022: Ou o clube tem muita grana para investir, como nos casos de Palmeiras, Flamengo, Bragantino e Atlético Mineiro, é muito bem administrado, como o é o Athlético Huracán ou serão 38 jornadas dançando à beira do abismo ano após ano, pois, afinal, o INFERNO sempre está de portas abertas para ingênuos, distraídos e incompetentes.

PS13: ¿Clássicos – De Klassieker? “Ma quanto è bello vincere?!?!” Un pasaporte a la gloria o un billete rumbo a la decepción… Liga de Portugal (30/12) Porto 3-1 Benfica; Taça de Portugal (23/12) Porto 3-0 Benfica; Eredivisie (19/12) – ‘De klassieker’ – Ajax 2-0 Feyenoord.

PS24: Grandes goleadas – Quod abundate non nocet – LaLiga (3/1) Villarreal 5-0 Levante; Premier League (26/12) Manchester City 6-3 Leicester; LaLiga (21/12) Villarreal 5-2 Alavés.

PS51: Taça de Portugal – Quarter-finals – 11–13 January 2022 – Portimonense Sporting Clube vs Clube Desportivo de Mafra; Futebol Clube de Vizela vs Futebol Clube do Porto; Rio Ave Futebol Clube vs Clube Desportivo de Tondela; y Leça Futebol Clube vs Sporting Clube de Portugal.

PS69: Campeões 2021 – Relajémonos y disfrutemos del nuevo título – E, finalmente conhecemos o último campeão de 2021 – Tocantins – Campeón: Tocantinópolis Esporte Clube. FINAL: 27/12 – Araguacema 0-1 Tocantinópolis (Os verdes fizeram um gol, tiveram um gol mal anulado e não foi dado um penalti claro a seu favor) y 30/12 – Tocantinópolis 1-0 Araguacema. Com gol de Hiltinho, o Tocantinópolis venceu o Araguacema por 1 a 0 e conquistou o penta no Campeonato Tocantinense 2021. o TEC garantiu participação na Copa do Brasil 2022, Campeonato Brasileiro da Série D e Copa Verde. Tocantinópolis, campeão estadual, foi o último a garantir vaga na quarta divisão do brasileirão. Campeonato Tocantinense – Palmarés -Galeria dos Campeões: Palmas – 8 (2000, 2001, 2003, 2004, 2007, 2018, 2019, 2020); Gurupi – 6 (1996, 1997, 2010, 2011, 2012, 2016); Tocantinópolis – 5 (1990, 1993, 2002, 2015, 2021); Interporto – 4 (1999, 2013, 2014, 2017); Araguaína – 2(2006, 2009); Kaburé – 2(1989, 1991); Paraíso – 2(1992, 1995); Alvorada – 1 (1998); União Araguainense – 1 (1994); Colinas – 1 (2005); Tocantins FC – 1 (2008).

PS77: Copa São Paulo de Futebol Júnior/2022 – 52ª edição da “Copinha” – 2 a 25 de janeiro – VOCÊ CONHECE O CAÇULINHA? Foi fundado em 16 de Setembro de 2020 pelos irmãos e empresários chineses Henrique e Thomas Law, como um braço esportivo do Instituto Sociocultural Brasil-China-Ibrachina. O Ibrachina Futebol Clube filiou-se à FPF em junho de 2021 com licença especial para disputar campeonatos da base; em agosto de 2021, participou de sua primeira competição profissional: o Campeonato Paulista Sub-20.” – Que la afición venga con la garganta preparada”. Copinha: Copinha 2022 – os craques (olho nesses moleques), destaques da primeira rodada foram: Gabriel Tigrão (Botafogo), Sansão (Motogrossense), Feijoadinha (Ibrachina), Pendências e Ureia (Assú), Carrapeta (Retrô), Ocié (Ituano), Da Ora (Atlético-GO), Moeda e Peteca (Andirá), Pé e Fúria (Goiás), Coringa (Confiança), Thor (São Carlense), Tufão (Real Ariquemes, Joaninha (União ABC), Maruda (Bragantino-PA), Orelha (Guarulhos) e Casbanhas (Inter de Limeira) – se busca la primera gran sorpresa – Não me venham com zero a zero, faz favor…Publicarei resultados em que a rede balance com 4 ou mais gols nesta primeira fase, porque Sancho gosta é de bola na rede: 5/1 – Cruzeiro Esporte Clube 5-0 Palmas, Oeste Futebol Clube 3-1 Floresta, Clube de Regatas do Flamengo 10-0 Forte Rio Bananal, Ibrachina Futebol Clube 3-1 Internacional de Limeira, Sociedade Esportiva Palmeiras 6-1 Assu, Mirassol Futebol Clube 7-0 Confiança, Club de Regatas Vasco da Gama 5-1 Lagarto; 4/1 – Avaí Futebol Clube 9-0 Santana, Fortaleza Esporte Clube 6-0 Concórdia, Jaguariúna 0-6 Red Bull Bragantino, Atlético Clube Goianiense 3-2 Volta Redonda, Clube Atlético Votuporanguense 6-1 Monte Azul; 3/1 – União Iacanga 1-4 Grêmio Novorizontino, União São João 1-3 Associação Esportiva Velo Clube Rio-clarense; 2/1 – Clube Atlético Mineiro 3-1 D.Aliança, Clube Atlético Linense 5-0 Andirá, Sport Club do Recife 4-0 Confiança. GRUPO 1 – VOTUPORANGA – Votuporanguense, Bahia, Monte Azul-SP, Atlético Matogrossense. GRUPO 2 – TANABI – Tanabi, Vila Nova-GO, Guarani, Aquidauanense-MS. GRUPO 3 – BÁLSAMO – Mirassol-SP, Sport, Taguatinga-DF, Confiança-SE. GRUPO 4 – LINS – Linense, Atlético-MG, Andirá-AC, Desportivo Aliança-AL. GRUPO 5 – FRANCA – Francana, Juventude, Ponte Preta, Confiança-PB. GRUPO 6 – MATÃO – Matonense, Fluminense, Fast Clube-AM, Jacuipense-BA. GRUPO 7 – CRAVINHOS – Comercial-SP, Criciúma, Nova Iguaçu, Chapadinha-MA. GRUPO 8 – ARARAQUARA – Ferroviária-SP, Santos, Rondoniense-RO, Operário-PR. GRUPO 9 – IACANGA – União Iacanga, Santa Cruz-PE, Novorizontino-SP, União ABC-MS. GRUPO 10 – JAÚ – XV de Jaú, Grêmio, Castanhal-PA, Mixto-MT. GRUPO 11 – SÃO CARLOS – São Carlense, América-MG, São Carlos, Falcon-SE. GRUPO 12 – ARARAS – União São João-SP, Athletico-PR, Velo Clube-SP, Taquarussú-TO. GRUPO 13 – GUARATINGUETÁ – Manthiqueira-SP, Vitória-BA, XV de Piracicaba-SP, São José-RS. GRUPO 14 – TAUBATÉ – Taubaté, Botafogo-RJ, Petrolina-PE, Aparecidense-GO. GRUPO 15 – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – São José-SP, Corinthians, River-PI, Resende-RJ. GRUPO 16 – SUZANO – União Suzano, Fortaleza, Ituano, Concórdia-SC. GRUPO 17 – PORTO FELIZ – Desportivo Brasil-SP, Goiás, Botafogo-SP, Iape-MA. GRUPO 18 – JUNDIAÍ – Paulista, Ceará, São Bernardo FC-SP, Bragantino-PA.GRUPO 19 – JAGUARIÚNA – Jaguariúna, ABC-RN, Red Bull Bragantino, Fluminense-PI. GRUPO 20 – ITAPIRA – Itapirense, Cruzeiro, Retrô-PE, Palmas-TO. GRUPO 21 – SÃO CAETANO DO SUL – São Caetano, São Paulo, Desportiva Perilima-PB, CSE-AL.GRUPO 22 – SÃO BERNARDO DO CAMPO – EC São Bernardo, Londrina, São Bento-SP, Aster Brasil-ES.GRUPO 23 – OSASCO – Osasco Audax, Joinville, Santo André, Camaçariense-BA. GRUPO 24 – SANTANA DE PARNAÍBA – Ska Brasil-SP, Vasco, Rio Claro-SP, Lagarto-SE. GRUPO 25 – MOGI DAS CRUZES – União Mogi, Internacional, Portuguesa, São Raimundo-RR. GRUPO 26 – GUARULHOS – Flamengo-SP, Avaí, Guarulhos, Santana-AP. GRUPO 27 – MAUÁ – Mauá Futebol, Atlético-GO, Mauaense-SP, Volta Redonda. GRUPO 28 – DIADEMA – Água Santa-SP, Palmeiras, Real Ariquemes-RO, Assu-RN. GRUPO 29 – BARUERI – Oeste-SP, Flamengo-RJ, Floresta-CE, Forte-ES. GRUPO 30 – SÃO PAULO (IBRACHINA) – Ibrachina, Náutico, Internacional de Limeira-SP, Serranense-MG. GRUPO 31 – SÃO PAULO (JUVENTUS) – Juventus, CRB-AL, Portuguesa Santista-SP, Canaã-BA. GRUPO 32 – SÃO PAULO (NACIONAL) – Nacional, Coritiba, Capivariano-SP, Real Brasília-DF.

PS171: Fútbol – Fußball – Soccer – Futebol – Calcio – Football – Season 2022: Vamos dar um pulinho no continente africano… Mama África… CAN – Coupe d’Afrique des nations de football – Para quem gosta de bom futebol e muito vigor físico, a Copa Africana de Nações está na Band (tv aberta). Esta 33ª edição será realizada em Camarões (Cameroun), a partir de 9 de janeiro, com final marcada para 6 de fevereiro… Groupe A: Cameroun, Éthiopie, Burkina Faso et Cap-Vert; Groupe B: Sénégal, Zimbabwe, Guinée et Malawi; Groupe C: Maroc, Ghana, Comores et Gabon; Groupe D: Nigeria, Égypte, Soudan et Guinée-Bissau; Groupe E: Algérie, Sierra Leone, Guinée équatoriale et Côte d’Ivoire; Groupe F: Tunisie, Mali, Mauritanie et Gambie. A abertura contará com Camarões x Burkina Faso, às 13h (horário de Brasília).A última edição do torneio aconteceu no Egito, em 2019, com a Argélia se sagrando campeã (Argélia 1-0 Senegal).

56 pensou em “1 PALAVRA, 3 LETRAS, UM BILHÃO DE SIGNIFICADOS: ÔXE!

  1. Tum, tum, tum …
    Aquiete-se coração. Brote a razão.

    “… Cristal que uma vez lascado, fendido ou fragmentado (mesmo sem se saber quem ou o que o lascou, tendeu ou fragmentou – o que é demasiadamente injusto) não tem – e nunca, jamais !!! – terá conserto, isto é, voltará a ser o que era, ao seu original”.

    “Sábio não é aquele que sabe para onde vai. Sábio é aquele que sabe para onde nunca deve voltar”.

    Um cristal será sempre um cristal …
    Mesmo em cacos que guardados, com carinho, em uma caixinha o fará lembrar de quem realmente és.

    Esperava o início de um livro …

    Só me resta lamentar ver Sancho voltar ao seu original.

    Descobrir a duras penas que um coco (por falta de coragem de enfrentar o que incomoda e se acomoda no mais fácil) jamais deixará de ser apenas um coco.

    As conquistas, quando belas e prazerosas, são difíceis de manter mas (talvez o último pois não depende só de mim) não são impossíveis de ser recuperadas quando achamos que foram perdidas.

    Uma decisão “una” não é justa com o “duo”.

    Sempre … (Por respeito a mim mesma)

    • Schirley,
      querida amiga,

      Escreves: Esperava o início de um livro …

      Ah, minha cara, anda a faltar a Sancho tempo para as coisas de imenso prazer em minha vida, como as pescarias no mar, as viagens turísticas pelo Brasil nos finais de ano, o papo gostoso nas mesas de bar com os irmãos caminhoneiros aqui do ABC, a ida semanal ao cabaré de Assuero y Berto, as peladas no campo de futebol, a ida aos bordeis da vida e um largo etcétera.

      Portanto, impossível se faz, dedicar-me às coisas da literatura. Para tal mister dedico as noites de insônia para colocar em dia minhas crônicas neste JBF de tanta gente maravilhosa, como a amiga.

      Deixo a ti um abraçação gigante deste amigo que tanto admira seus textos maravilhosos.

      • Tempo … Sancho lembra o coelho de Alice no país das maravilhas.
        Somos donos de nosso próprio tempo que confesso anda cada vez mais curto.
        Você, só você é responsável por eu não voltar mais ao JBF.
        Chegará, como a todos nós, o dia que gostaríamos de ter tido tempo. Aí já será tarde demais.

        Sucesso …

  2. Pois é, Sancho, fico aqui me perguntando: as tais 600 mil vagas criadas, foram para que cursos? Haverá emprego para esses “jumentos diplomados” (gracias, Adônis)? Ou após receber o canudo eles irão ficar protestando porque acham que a sociedade tem obrigação de lhes fornecer um salário “condizente” com sua “elevada intelectualidade”? Será justo que toda a sociedade tenha que pagar para que alguns realizem seu sonho de ter um curso superior, sem que precisem devolver o favor a aqueles que bancaram esse sonho? Será justo que o suado dinheirinho de nossos impostos seja usado para pagar superfaturadíssimas mensalidades em faculdades particulares, e que após formados os recebedores do favor sejam anistiados de pagar o que prometeram?

    Estou comemorando a volta do Rodrigo de León, porque este assunto me interessa demais.

    Quanto ao tal “superavit”, infelizmente ele não existe. O tal superavit primário é só uma fantasia contábil. O resultado de novembro (dezembro ainda não saiu) é um déficit de 405,2 bilhões (4,71% do PIB). Nossa dívida passou dos 5 trilhões, o que significa que cada brasileiro já nasce devendo 25 mil reais. Felizmente eu, como Brás Cubas, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

    • Marcelo

      “jumentos diplomados”, entre eles este vendedor de cocos…

      Escreves: Felizmente eu, como Brás Cubas, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

      Pois é… minhas duas filhas, ambas atualmente com 33 e 30 anos também leram a obra machadiana e desisitram de semear em seus úteros semente fértil, não podendo portanto, legar Sancho aos netos, as muitas promissórias que deixarei pelo caminho. kkkkk

      Como você, também comemoro o retorno do “professô” Rodrigo de León e da irmã, asexóloga Mercedita, porque educação e sacanagem são assuntos que me interessam por demais (não sou apaixonado por nenhum governo ou governante e eles me phoddem e estupram há 58 anos sem direito a nenhum orgasmo múltiplo).

      Tenho colocado os “feitos (?????)” do atual governo nos PS e fico agradecido pelos seus comentários que muito ilustram e dão luz à matéria, pois confesso não possuir qualificação para entrar no mérito das coisas relativas aos números da economia e afins.

      Um abraçação sanchiano, que sempre deixa as portas da coluna escancaradas para o amigo de tanto saber… Vida longa ao rei.

  3. Ufa!!!!!! Cheguei agorinha das bananas (hoje dei folga aos cocos). O enbananado, empipinado e abacaxizado Sancho, de finanças onde os números estão sempre canibalizando os paupérrimos lucros, Sancho não falta ao sagrado compromisso de dizer aos amigos (anda a me faltar tempo, pois como janeiro é o mês do IPÊ – ipva, iptu e outras inúmeras variantes da árvore sagrada que sangra o contribuinte e que nossos governantes tascam em nossos lombos sem dó ou piedade- é pagar ou pagar, faturar é preciso) o quanto fico feliz em receber a cada um neste cantinho sanchiano. Sem resposta jamais ficarão os que aqui comentam…

    • Como também do bem que fez e, sem motivo (pois a insônia é crônica), abandona.
      Como diz Djavan:
      “Meu bem quente, meu encanto tô sofrendo tanto …”
      Onde na letra se fala “amor” entenda como todos os tipos de amor.

      Boa sorte pra você também.

  4. MEUS BONS AMIGOS,

    DONA SCHIRLEY (PRIMEIRO AS DAMAS!!!)

    E DOM SANCHO:

    PHILOSOPHANDO,

    MESMO QUANDO,
    – AS “TOPADAS” NAS PEDRAS DAS ESTRADAS DA VIDA –
    ME ARRANCA AS UNHAS DOS DEDOS DOS PÉS
    OU,
    NO MÍNIMO,
    OS FERE,

    NÃO HÁ NADA QUE A VIDA NÃO NOS ENSINE.

    E, COMO SE DIZ,

    CÁ POR ESTA ZONA FRONTEIRIÇA,
    (DESTE “GARRÃO” DO NOSSO AMADO BRASIL),
    – ONDE O BRASILEIRO CONVIVE MUITO BEM COM A CASTELLANA
    OU/O
    EL CASTELLANO CONVIVE MUY BIEN CON LA BRASILEÑA,
    POIS JÁ GERARAM ATÉ O PORTUNHOL:

    “EL DIABLO NO ES MÁS DIABLO POR SER DIABLO, Y SÍ POR SER VIEJO.”

    OU SEJA,

    “O DIABO NÃO É MAIS DIABO POR SER DIABO, E SIM POR SER VELHO.”

    COMO, TAMBÉM,

    “HAY QUE METER, QUE SACAR NO CUSTA!!!

    ISTO É,

    “TEM QUE METER, QUE TIRAR NÃO CUSTA!!!”

    EIS UMA DAS ÚLTIMAS DESTE VELHO – PELEADOR E COM CABEÇA MAIS JOVEM DO QUE A MAIORIA DESSES JOVENS (COVARDES E COM CABEÇAS DE VELHO) QUE ANDAM PERDIDOS, POR AÍ:

    FUI, SOLENE E INJUSTAMENTE, EXPULSO DE TODAS AS REDES SOCIAIS (MENOS DO JBF E DO BLOG DO POLÍBIO BRAGA).

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    POIS, AFORA UNS XINGAMENTOS PONTAIS EM RESPOSTA AOS QUE ME XINGAVAM (ELES PODEM, EU NÃO!!!),

    TODOS AS POSTAGENS
    – COMENTÁRIOS + REPORTAGENS + FOTOS + PRINTS + VÍDEOS (SOBRE/DO QUE SAIA NA IMPRENSA BRASILEIRA E MUNDIAL),
    – ERAM COM AS DEVIDAS ORIGENS E/OU OS LINKS (OS MEUS > FAKE NEWS, OS DELES – EIVADOS DE MENTIRAS E AGRESSÕES GRATUÍTAS – NÃO!!!).

    ENTÃO O “MINISTÉRIO DA VERDADE”
    – CÓPIA FIEL DO ORWELLIANO “1984” –
    ENTENDEU (DEPOIS DE SUCESSIVAS PONIÇÕES TEMPORAIS, CADA VEZ MAIORES)
    QUE EU, “REBELDE E DEFINIDAMENTE”, CONTRARIAVA AS SUAS “SÁBIAS”, DITATORIAIS E ESTERILIZANTES, NORMAS COMPORTAMENTAIS,

    MACULANDO, SUCESSIVAMENTE,
    AS MENTES VIRGINAIS DOS INOCENTES, PUROS E, SEMPRE, OBEDIENTES
    MEMBROS DA TAL DE COMUNIDADE DIGITAL.

    É CLARO QUE TIVE CERTEZA QUE EU
    – APÓS A ÚLTIMA “PUNIÇÃO” DELES
    (DIGO DELES, POIS, APESAR DE TEREM NOMES DIFERENTES, ACREDITO QUE SE COMUNIQUEM,
    POIS QUANDO UMA ME “PUNIA”, AS OUTRAS TAMBÉM!!!) –
    EIS QUE ME DERAM
    – APÓS MAIS UMA BAITA TEMPORADA EXCLUSANTE,
    (MOTIVO PELO QUAL EU JÁ ACREDITAVA ESTAR FORA, EM DEFINITVO),
    E PRECEDIDA DE MUITAS AMEAÇAS BEM AGESSIVAS
    (ELES PODEM, EU NÃO!!!)
    UMA PIEDOSA NOVA “CHANCE”.

    EU
    – QUE SOU DO TIPO
    “RESPEITO-TODO-MUNDO-MAS-NÃO-INTIQUEM-COMIGO”
    OU
    “PODEM-TENTAR-ME-DOBRAR-MAS-ME-QUEBRAR-NUNCA” –
    OU
    “NÃO-TENHO-PAPAS-NA-LÍNGUA”
    JÁ, NO PRIMEIRO ESPAÇO, ONDE NÓS ESCREVEMOS ALGUMA COISA,
    “LASQUEI”:

    “SEU$/SUA$ CANALHA$, CAFAJESTE$ E INFAME$ – QUE NÃO VALEM NEM O AR QUE RESPIRAM E POLUEM (E QUE SE ATREVEM A ME CENSURAR – AFRONTANDO O MEU INALIENÁVEL DIREITO CONSTITUCIONAL DE OPINAR);

    SEU$/SUA$ FILHO$/FILHA$-DA$-PUTA$ – COM O DEVIDO RESPEITO ATÉ A MAIS RASTEIRA E RAMPEIRA DELAS, POIS SE SOUBESSEM AS IMUNDÍCIES ABJETAS QUE IRIAM PÔR NO MUNDO, OS/AS ABORTARIAM:

    JÁ QUE VOCÊ$ – E O PREÇO DE VOCÊ$ DEVE $ER MUITÍSSIMO BAIXO!!! – $ERVEM DE OBEDIENTE$ E IMUNDO$ “CAPACHO$”;

    JÁ QUE VOCÊ$ DEVEM TER DE SOBRA UM BOM TEMPO, ENTRE A INSANA E IDEOLÓGICA PROCURA DE QUEM NÃO SE SUBMETE ÀS “VERDADE$”(???) QUE O$ DONO$ PERPÉTUO$ DE VOCÊ$ DETERMINAM SER;

    APROVEITEM SEU$/SUA$“FILHO$/FILHA$-DAS-PUTA$” – PARA TENTAR DESCOBRIR UMA (QUE DEVE SER IMPORTANTÍSSIMA) VERDADE (PARA VOCÊ$):

    QUEM É O PAI VERDADEIRO DE CADA UM/UMA DE VOCÊ$!!!

    É CLARO, RECONHEÇO, QUE SERÁ UMA TAREFA – SE NÃO IMPOSSÍVEL!!! – DIFICÍLIMA.

    POIS, AS MÃE$ DE VOCÊ$ – PREOCUPADA$, UNICAMENTE, EM FICAR EM POSIÇÕES KAMASUTRIANAS, PARA PÔR À DISPOSIÇÃO DO GOZO (DE SEUS INÚMEROS CLIENTES)
    CADA UM DOS SEUS 3 ORIFÍCIOS PREFERENCIAS – CREIO, TALVEZ, QUE NÃO TIVESSEM OU NÃO TENHAM COMO
    IDENTIFICAR OU SE LEMBRAR DO NOME OU DA CARA DE CADA UM DELES.

    SÓ, TALVEZ, O/A DO($ GIGOLÔ($ DE UMA DETERMINADA ÉPOCA, INCLU$IVE A EM QUE VOCÊ$ FORAM CONCEBIDO$.

    MAS, HOJE, VOCÊ$ TÊM A CIÊNCIA À DISPOSIÇÃO, COM OS SEUS EXAMES DE PATERNIDADE – OS DE DNA.

    ISSO, SEM CONTAR COM A (FENOMENAL E INEXPLICÁVEL) INTUIÇÃO – QUE TODA MULHER/MÃE TEM.

    PORTANTO, NÃO DESISTAM NESSA/DESSA BUSCA,

    POIS AJUDARÁ NA ELIMINAÇÃO DE SEUS (SEMPRE PRESENTES) RECALQUES E SUBSERVIÊNCIAS.

    E UM FELIZ ANO NOVO A “TODE$”,

    E. REPETINDO, POIS MUITO BEM VOCÊ$ AINDA CONTINUAM MERECENDO:

    “VÃO “TODE$” À$ PUTA$ QUE O$/A$ PARIRAM E O$/A$ LAMBERAM!!!”.

    É CLARO (POR SUPUESTO)
    – QUE ALGUNS INSTANTES,
    DEPOIS DE DAR O ENTER –
    SUCESSIVAMENTE (KKKKKKKKKKK!!!)
    MINHAS TAIS DE REDES SOCIAIS SUMIRAM.

    POIS, PARAFRASEANDO O CHICO ANÍSIO:
    “A MINHA VINGANÇA FOI MALIGNA!!!”

    E, COM O DEVIDO RESPEITO AOS OUVIDOS FEMININOS – E BEM A LA BOLSONARO:

    “TÔ CAGANDO E ANDANDO PRA ELES/ELAS!!!”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!”

    E CÁ TÔ EU – UM VELHO, MAS NÃO SOU UM TRAPO – INJUSTAMENTE, ABANDONADO PELA MAIORIA DAS REDES SOCIAIS.

    MENOS, É CLARO (POR SUPUESTO) E VALEM MUITÍSSIMO MAIS – UM BAITA TESOURO!!! –
    PELOS – SEMPRE PRESENTES – DE TODAS AS IDADES, GÊNEROS (KKKKK!!!), LOCALIZAÇÕES, POSSES, ETNIAS E PENSAMENTOS – FREQUENTADORES E EMÉRITOS RABISCADORES DO ULTRADEMOCRÁTICO JBF.

    MAS QUEM SABE SE EU APELAR PARA O ESTATUTO DO IDOSO???

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    E AO$/À$ “VINTÉNS-FURADOS” DO INFAME “MINISTÉRIO DA VERDADE” ORWELLIANO, OS MEUS MAIS SOLENES E TONITRUANTES “FODAM-SE!!!”.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    UM BAITA ABRAÇÃO – MUITO BEM MERECIDO – A AMBOS!!!

    DESDE O ALEGRETE-RS,

    ADAIL.

    • DESCULPEM-ME:

      1º – O MEU DEDO INDICADOR (O ÚNICO DIGITADOR), DE VEZ EM QUANDO, SE ESQUECE DE CUMPRIDR AS ORDENS DO CÉREBRO E/OU, TAMBÉM, SE PERDE NA HABITUAL PROCURA DA TECLA CERTA;

      2º – SE ESCREVO COM LETRAS MAIÚSCULAS NÃO É PORQUE ESTOU GRITANDO (OLHA AS REGRAS DE ETIQUETA DA INTERNET!!!).
      É PORQUE, MUITAS VEZES, ME FACILITA A LEITURA (POR ESTES OLHOS JÁ CANSADOS) DO QUE ESTOU ESCREVENDO.

      3º – ONDE ESTÁ “ARRANCA”, SEJA “ARRANCAM”.
      ONDE ESTÁ “FERE”, SEJA “FEREM”.

      • e mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Você é ótimo.
        Já não combinamos sem o “dona” ?
        Não se preocupe com teclas certas pois todos nós cometemos “pequenos” delitos com o português (Sancho sabe que antes de p ou b vem M e não N e mesmo assim sai sem querer). Ou por não enxergar direito, ou por digitar muito rápido, ou porque já estamos velhos e não precisamos mais nos preocupar com pequenas coisas (que – pra não falar o palavrão – se dane-se).

        Abraços

        PS – Será que a sua citação foi responsável pela “volta ao original” de Sancho ?
        Estou tentando, como Hercule Poirot, descobrir quem foi que matou o “verdadeiro” Sancho Panza.

    • Adail, CARÍSSIMO,
      Explêndido seu comentário neste ainda “jovencito” 2022.

      Mas (expulso mas), saibás filósofo fubânico dos pampas, magnífico AAA ou Adail Augusto Agostini que também Sancho não mais está nas redes sociais, pois de todas fui expulso, pois nao comungo com o tal politicamente correto e meus debates com a esquerda radical sempre me levavam à geladeira das mídias.

      Incomodamos por demais os “donos” do poder ao não dizermos amém a tudo que eles pregam como maravilhoso e progressitsa, pois visam sempre o bem maior da raça humana? Possivelmente…

      Por agora aqui em terras tupiniquins, só o bertiano JBF suporta meus textos e meus comentários… Vida que segue e a mim o JBF é o bastante para me atualizar sobre o Brasil, pois quanto ao mundão de meu Deus me socorro em blogs portugueses, britânicos e espanhóis.

      Um baita abraço ao amigo diretamente daqui do Chuveste, pois é água que não acaba mais (graças a Deus), pois encher reservatórios é preciso.

      • “expulso mas” ?

        Está para nascer quem o fará.

        Como diz AAA – “Podem tentar me dobrar MAS me quebrar nunca.

        Sinto apenas o fato de “Sancho Panza” não se perpetuar pois escolhas das filhas. Netos são uma benção. Filhos homens quando se tornam pais perpetuam o sobrenome.

        • Ah. Schirley,,
          Escreves: Sinto apenas o fato de “Sancho Panza” não se perpetuar pois escolhas das filhas. Netos são uma benção.

          É, infelizmente tai escolhas são delas, nada podendo fazer Sancho para dar continuidade à saga da família…

          Como é a vida, não é mesmo?

          Recorro a Bertoluci e à Machado: (…) como Brás Cubas, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

          Talvez sejam os úteros de minhas filhas quem “matou” o “verdadeiro” Sancho Panza. kkkkkk

          Ah, mas as filhas possuem belos cãezinhos, coincidentemente da raça American Bully.

  5. Já estava escrito e arquivado na pasta “raridades”. Não existe necessidade de manter comigo por este motivo envio ao interessado que pensei que gostaria de escrever um livro (pois tem muito a apresentar). Seria um deleite MAS …
    Segue:

    Escrever um livro …

    O labirinto de … Sancho Panza

    Um portal a sua frente. Tenta ver ao redor e nada encontra, apenas o vazio.
    Não tendo alternativas dá seu primeiro passo rumo ao desconhecido. Cauteloso. Curioso.
    Talvez ainda entorpecido pelos bons vinhos de Yelena. Ou ainda pelas curvas sedutoras que desfilam no Leblon.
    Não sabe. Nada clareia sua mente sempre tão pródiga.
    Avança. Seu primeiro encontro é com um menino. Um menino usurpador de livros escondidos. Ele reconhece o menino que transformaria Sancho em um traça de livros. Que faria de Sancho o encantador de palavras, um brincador, um ilusionista. Criando “rimas de ventos e velas, vida que vem e que vai” (Jessé)
    E agora se pergunta Sancho. Devo prosseguir ? E uma voz reconfortante, até então muda, responde:
    -“Se queres vencer o mundo inteiro, vence-te a ti mesmo” (Fiodór) Siga sem nada temer. Estarei aqui.-
    No labirinto Sancho escolhe seguir pela direita (ser de direita separa o homem da besta – 22 -) e sempre à direita até quando? Silêncio.
    Caminha por um bom tempo e novamente vê sentado entre nuvens o mesmo menino, mais crescido, com seus 13 anos. Ali Sancho percebe ser o lugar onde moram aqueles que ele tanto quer ver para ter alguma resposta sobre as incertitudes (quoi àpres la mort) que o devoram: Os fantasmas.
    Senta-se então ao lado do menino. Descobre que no seu avesso estão aqueles de quem sente tanta saudade. Que seu corpo abriga apenas sua consciência. Que essa consciência ao se ver liberta do corpo se expande e passa a ser o todo. O todo de todos. Uns antes, outros depois, cada um à sua hora. Fecha seus olhos e finalmente “vê” seus fantasmas. Fala com eles, os abraça (Catharina sorri), o amor ali não tem tempo nem espaço.
    Um reencontro com suas mais acalentadas lembranças. Uma lágrima … “um homem também chora, menina, morena” – nem menina, nem morena – também deseja colo, palavras amenas” (Fagner)
    É preciso seguir pois “no misterioso livro do seu ser a mesma história tantas vezes lida” (Fagner). A voz, as frases, as músicas surgem e ele já não mais questiona os porquês.
    Adiante, tudo que pertence apenas a Sancho e que não pode ser dividido. “Há coisas que deviam ficar do jeito que estão. A gente devia enfiá-las num daqueles mostruários enormes de vidro e deixá-las em paz.” (Salinger). Particularidades da coleira.
    À direita, à direita e depois de passar por gurus (um em Trindade), mulheres de todas as cores (as do Leblon não olham mais para Sancho) ele se vê na boléia de um caminhão. Quixóte véi de Guerra. Comparsa e guardador de muitos segredos. O caminhão carregado de cocos e na cabine Sancho ouvindo “One moment in time”.
    “Each day I live
    I want to be a day togive
    The best of me
    I’m only one, but note alone
    My finest day is yet unknow”
    Ali está o menino dos cocos. Sente Sancho que a jornada “labiríntica” está se aproximando do fim.
    “Se um veleiro repousasse na palma da minha mão
    Sopraria com sentimento e deixaria seguir sempre
    rumo ao meu coração …” (Jessé)
    O coração não sabe se quer sair. Tantos motivos pra ficar … tantos outros pra sair.
    Um dos momentos mágicos onde o tempo deveria simplesmente parar.
    Mas sabe Sancho que o tempo é inexorável.
    Vai Sancho … é simples o ir. “Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa única palavra:
    Liberdade; Justiça; Honra; Dever; Piedade; Esperança” (Churchill) . Ah, as esperanças.
    Ali, quase ao alcance das mãos uma luz brilha. É acalentadora. É a saída. e a voz, sim, a mesma voz que agora sai de um vulto volta a falar aos seus ouvidos.
    Um vulto. Sem rosto. Apenas com voz:

    “Voa, voa minha liberdade …

    … voa feito um sonho desvairado
    Desses que a gente sonha acordado.
    Voa coração esvoaçante
    feito um pássaro gigante …

    …voa nas manhãs ensolaradas …
    … no estalo do meu GRITO …” (Jessé)

    E a voz então grita : VOA, AGORA …

    Abre-se a porta e Sancho ao encontrar, por fim, a saída do labirinto … se vai, feliz.

    ” Para ver se alguém perceberia que aquilo que nos une é muito maior do que qualquer coisa que nos divida” – As Memórias do Livro – Geraldine Brooks.

    THE END (clichê)

    Sempre, até sempre.

    PS – Tive o prazer de trabalhar com Jessé (por isso o mencionei) por um período. Ilumindado. Partiu cedo como partem os que são iluminados.

    PS1 – Aguardando início do livro que todos irão adorar.

    • Ah, Schirley, querida escritora,
      O seu PS1 – aguardando ínício do livro que todos irão adorar CERTAMENTE cai como luva para ti (ah, Paraty, terra tão mágica).

      Tens todos os pré-requisitos para deixar voar a escritora que habita em ti…

      Talvez, como o filhote da águia, na primeira tentativa, tenhas medo da altura; confie em ti, no poder de suas asas e ganhe os céus, fazendo da lua sua companheira de jornada…

      Será um prazer imenso estar na fila, de livro nasmãos, em sua noite de autógrafos na Livraria da Vila,no Shopping Batel.

      Abraçação de Sancho…

      Sempre, até sempre

      • Ah, Sancho

        Por Deus. Já passei por todas as fases nesta primeira semana do ano.
        Já escrevi repetidamente tentando entender Sancho.
        Como pular do ninho e confiar nas minhas asas se essas asas pertencem a Sancho.
        Não existe escritora habitando em mim. O que existe são respostas ao que escreve Sancho (repito o nome sempre pois o acho lindíssimo). Jamais pensei em escrever até começarmos a trocar mensagens.
        Para escrever precisamos de estímulo, de motivos, de liberdade.
        A liberdade que o fato de estarmos distantes nos proporciona.
        Como se eu fosse um navio pronto para aportar e não o faz sem ser guiada pelo farol. Você o farol.

        Pensei em escrever um livro a quatro mãos e duas cabeças. A minha guiada pela sua. Resgatando e condensando tudo que já trocamos e criando novas linhas. Sem data determinada para o “the end”. Sem compromisso de horário. Tudo muito informal e verdadeiro. Uma grande mistura de tudo do SS inseridos no mundo real com nomes fictícios.
        Manuscrito pronto e revisado seria enviado para a editora Bagaço (que edita os livros do Berto. Berto faria parte do livro em algum momento) para ser apreciado. Seria publicado ? Não sei.
        MAS (imponente e soberano), o verdadeiro escritor não quer. Não tem tempo.
        Fica o livro então no imaginário de cada um.
        Sancho é imortal. Isis assim proferiu.

        “um beijo em seu coração”

        Sempre, até sempre

        • Ah querida amiga,

          O ano de 2022 nasceu complicado para este nano-empresário do setor cocoleiro e 24 horas já não cabem em minha agenda, o que impossibilita voos mais altos no campo literário; além do mais, na época de meus 30 anos, com os manuscritos de 5 livros de minha autoria debaixo de braço percorri o mundo editorial entre São Paulo e Rio de Janeiro e o que vi não gostei nem um pouco, principalmente por ter visto um cenário dominado pela esquerda e pelo apadrinhamento. nunca me curvei aos cmunistas.

          Uma coleção de nãos e sorrisos forçados de gente que sequer se deu ao trabalho de ler as primeiras páginas foi por demais “broxante”, pois o jovem Sancho tinha talento para a coisa.
          Tal experiência me fez jogar o sonho de escritor e os escritos na lata de lixo e frequentar blogs de Portugal e España onde saciava minha fome literária em colaborações em crônicas semanais, como faço agora no JBF.

          Aí a internet dos blogs perdeu relevância, com o advento do twitter e facebook e os blogs de direita foram rareando, o domínio editorial esquerdista jamais me viu com bons olhos e hoje me refugio apenas no JBF, cujo editor-chefe, entre as virtudes que possui, tem a generosidade de não olhar se somos de direita ou esquerda, se gostamos ou não do presidente.

          Insisto que a amiga bem que poderia seguir o caminho trilhado por Ágatha Christie, que quando começou não era mais uma menina…

          “um beijo em seu coração”

          Sempre, até sempre

          • Cinco livros Sancho? Jogados no lixo ?
            Imperdoável. Inacreditável.
            Eu sabia que você é um escritor nato. Meu coração não se engana.
            “Tinha talento para a coisa”.
            Verbo no tempo errado. TEM talento exalando por todos os poros o tempo todo. Em cada palavra e principalmente nas entrelinhas.
            Você deve ter percebido que hoje não passearam por aqui alguns nomes queridos do JBF como Violante, Beni, Magnovaldo, Cícero …
            A coluna de hoje não corresponde em nada com o “verdadeiro” Sancho. Afastou as pessoas.
            Não faça isso com você. Permita se ser feliz o tempo todo mesmo o ano tendo começado complicado. Vai melhorar se a leveza voltar.
            Siga, “estarei aqui” e vamos com certeza escrever nosso livro. Sem pressa, sem cobranças.
            Coloque seus fones de ouvido e escute junto comigo:
            “Book of days” – Enya
            “24 horas não estão sendo suficientes para cumprir agenda”. E “você” se encontra consigo mesmo em qual segundo dessas 24 horas ?
            NOW

            Estarei aqui … sempre, até sempre

            Seguro e acalento seu coração em minhas mãos.

          • “Heróis e vilões se confundem a cada instante”.
            Aprendizados.
            Sabedoria.
            Generosidade.
            Compaixão.
            Amizade.

            Doce mister …

            Sempre, até sempre

  6. Metralhado verborrágicamente, só faltou a sogra do “Santo Sancho” disparar e cuspir um maribondo em forma de bala de prata, para aniquilar em cheio o “coitado” do Casanova das estradas: Genocida.

    Se ébrio, responderia não ser genocida, pois preza pela fauna e a ecologia.
    “Sogrinha, eu apenas finjo que mato” mas as deixo cada vez mais vivas e ativas que antes. Sua filha é testemunha. É só encenação. Jamais iria atentar contra as aranhas, passarinhas, periquitas, pererecas e mexilhões. Logo, Sancho iria argumentar pra sogrinha e a amante da vez que, “só uso minha ereção nas estradas, pra ajudar a quebrar macaíbas. É puro ato de caridade.

    E essa criatividade, home?
    Para tanta inspiração, usas o chapéu do professor pardal, ou consultas alguma lampadinha, pelas estradas???

    Deus te abençoe, cabra bom!

    • Marcão, meu irmão camarada, titular absoluto nesta maravilhosa gazeta pertencente a Berto Coração de Mãe.

      Ah, o professor Pardal e seu auxiliar Lampadinha dos gibis da Disney de minha infância… creio que sou mais o Pateta no universo encantado da Casa do Rato. kkkk

      E essa criatividade, home? Tal pergunta caberia bem para um grande número de geniais colunistas fubânicos, especialistas em criatividade e bom texto, boa música, bom vídeo, boa fotografia, boa poesia (Violante, Carlito Lima, Marcos André, Cícero Tavares, Reynaldo Lima, Severino Souto, Pedro Malta, Bernardo, Adônis, Rodrigo de León, Carlos Eduardo Santos, Dalinha, Roque Nunes, Hélio Crisanto, Jesus de Ritinha de Miúdo, José Domingos de Brito, José Ramos, Magnovaldo, Marcelo Bertoluci, Marco di Aurelio, Marcos Mairton, Maurício Assuero, Peninha, por exemplo). Que timaço, meu caro. Possivelmente esqueci de citar algum, que espero não fique chateado com Sancho, pois são tantas feras. Certamente até os nã mencionados são fabulosos.

      Dado e traçado que fique registrado, ainda, que no time de comentaristas temos certamente uns 50 que brlham a cada intervenção nos comentários e que certamente teriam o mesmo destaque se colunistas fossem nesta casa que pertence a Berto Coração de Mãe, onde sempre cabe mais um.

      Afortunados os que acessam o bertiano JBF e se maravilham com tantos exemplares de imensa genialidade. O Jornal da Besta Fubana atende a todos os apreciadores das boas coisas da vida.

      Aqui é tão bom que você pode, sem medo de ser feliz, esculhambar ou elogiar os governante se turno sem qualquer censura ou moderação.

  7. Querido Sancho,

    Desculpe a demora, mas é que eu estava também vendo coco lá pras bandas de Caetês, município onde nasceu o seboso de nove dedos, e por azar meu o pau de arara quebrou-se numa bifurcação quase sem saída.

    Voltando, descobri uma grande surpresa na sua crônica:

    Você é um Neo-Millôr Fernandes: inteligente, engraçado e alegórico. E melhor ainda: quer bem a todo mundo.

    Schirley e Vivi, e eu também!, somos os seus discípulos.

    Abraçaço!

    • Amado irmão Ciço,

      Fico lisonjeado com o “alegórico”. Creio que você matou a charada. Sancho é um alegórico homem das letras.

      Quanto a querer bem a todo mundo, acrescento que tal querer é aprendizado adquirido nas estradas da vida, onde heróis e vilões se confundem quase que a todo instante, pois não há humano totalmente bom ou ruim. Em cada vivente encontro um gigante hotel de muitos quartos onde habita de tudo um pouco; desde coisas maravilhosas a outras totalmente execráveis. Sim, toda a raça humana possui muito de Dr Jekyll and Mr Hyde.

      Aprender a conviver com a diversidade que encontramos em nosso interior é o que nos faz DIFERENTES… E nesta maravilhosa gazeta pertencente a Berto Coração de Mãe encontramos esses monstros das artes (prosa, fotografia, vídeos, poesia, música).

      Fica no peito APENAS uma ruidosa saudade dos que por algum motivo abandonaram a casa bertiana. Espero que a mesma saudade que deixaram venha uma hora a bater nos corações destes e que retornem esse filhos pródigos ao seio materno de Berto, pois nas tetas de editor-chefe eles sempre poderão mamar… kkkkk

      Abração, manu véi…

      • Querididíssimo Sancho,

        Já fiz esse juramento democrático a mim mesmo com relação ao JBF e em respeito, admiração, senso democrático e LIBERDADE a Luiz Berto:

        Serei como o personagem harmônica, interpretado por Charles Bronson em Era Uma Vez No Oeste: só deixo o Jornal da Besta Fubana quando a Indesejada das Gentes bater em minha porta e se negar a papear um acordo amigável com esse que vos escreve essas mal traçadas linhas.

        O amor que sinto pelo JBF, Luiz Berto, Você, Violante Pimentel (carinhosamente chamada de Vivi por oncê), Schirley, Xico Bizerra, os Tavares, Padre José Paulo, Adônis, Marcelo Bertoluci, e todos os demais cronistas, repentistas, comentarias que amam o JBF.

        Abraçaços a todos. O JBF e a nossa casa da libertinagem.

        • Caro Ciço,
          Creio que a frase é de Billy Wilder: “Any world that can produce the Taj Mahal, William Shakespeare, JBF and striped toothpaste can’t be all bad.”

    • Oi Cícero,

      “vendo coco lá pras bandas de Caetês …” Você também lida com cocos ?

      Então tá aí. Já temos a salada de frutas do JBF.
      Sancho (alegórico) com cocos e agora bananas, Violante sendo um morango muito doce (delicada), você (gentileza pura) mais cocos, Adonis o abacaxi (eita cabra arretado), Beni e Magnovaldo sendo um manga e outro abacate de tão macios (elegantes), Adail um cacho de uvas (muitas informações) e outras tantas frutas (frutas de verdade) que não sei com o que comparar mas estão na tigela do Berto melancia (sacia a sede de todos) e eu … a mimosa azeda (colérica e brabíssima) pra que a salada não fique por demais de doce a ponto de ficar enjoativa.

      Bom apetite a todos !!!

      (sério, não mencionei por falta de criatividade MAS que cada um mergulhe na salada como a fruta que mais gostar).

    • “Discípulos de Sancho”.

      Esse homem/menino é um larápio. Sem ninguém perceber roubou (magicamente) o coração e o cérebro de todos nós.

      Eu, particularmente, já passei da fase de discípula. Sou dependente e não busco tratamento.

      Sancho é unanimidade. Só ele não percebeu isso ainda.

      Um xêro (como diz o editor)

  8. Hmmm

    Uns 50 comentaristas … (sem mencionar nomes pra não se comprometer. Sábio).

    Agora temos um/uma tal de grila que resolveu dar ar de sua graça (onde eu vou, vai atrás). Já deixei comentário aqui pra ele/ela. Segundo ele/ela eu persigo Sancho e sou gay.
    Realmente Berto tem razão quando diz que nesta gazeta escrota tem de tudo e mais um pouco.
    Eita coluna arretada essa de Sancho. O povo conversa mesmo.
    Que tal se candidatar ? Os votos todos aqui do JBF estão garantidos. Mais os conhecidos e amigos de cada colunista e/ou comentarista já dá pra começar a pensar.

    Cocos ou bananas hoje ? (ô curiosidade)

    • Schirley,

      Putzgrila, diria minha “amada” sogra… Agora surgiu o(a) comentarista “grila”… kkkk. Uma reunião de pândegos esse Jornal da Besta Fubana de Berto Coração de Mãe, dando voz à efabulação…

      Hoje Sancho está por conta da esposa e sogra, pois estão a me usar como motorista de aplicativo e estão batendo perna para compra de linhas e outros objetos para os Amigurumis da sogrona, que é artesã.

      As 22 embarco para Resende, paa buscar uma das flhas para passar uns dias aqui no ABC.

      • Amigurumis !!! Adoro e também faço quando sobra tempo. Lindinhos.

        Que bom que Sancho está passeando um cadinho !
        Que bom que a filha vai ficar perto.

        Só não pense que esqueci do nosso “livro”. Depois te mando alguns “estalos” do que vamos fazer.

        Boa viagem.

        Sempre, até sempre

  9. Meu amigo,

    3 horas de filme que valeram muito a pena (Homem aranha).

    Tudo bem com a filhota ?

    Estava ouvindo a pouco um dos diretores do Itaú falando sobre um simpósio que ocorreu em novembro/2021 sobre segurança digital nas eleições.
    Me assusta, e muito, as pessoas não “enxergarem” a dimensão das eleições este ano.
    Muito bom o áudio.

    Comentário formal o seu hoje. O Sancho de terno e gravata. Sempre brilhante. (redundância).

    Capa:

    Contos
    Encontros
    Encantos
    Livros
    Filmes
    Enganos
    Resgates
    Sonhos
    Cocos
    Vampiros e

    Um caminhão

    nas mal traçadas linhas de uma escrota gazeta.

    Prefácio escrito pelos personagens
    Ela falando dele
    Ele falando dela

    Páginas ímpares ocupadas por ele
    As pares por ela

    Uma grande mistura. Deliciosa, inteligente, indiscreta, romântica, sagaz e muito mais.

    Durante .os textos incluindo indicação das músicas, de filmes, de livros, de citações.

    Resgatando e adaptando o que for preciso das conversas todas que tivemos até agora.

    Criar nomes fictícios e misteriosos (nisso Sancho é craque)

    Um livro envolvente que o leitor queira mais e mais.

    Final feliz ?

    Não vou aceitar sua desistência ou resistência.

    Abraço apertado cheio de carinho e respeito

    Schirley

    sempre

    • Neste “passar noite” envio à amiga um presente especial; envio um pouco de Manoel de Barros:

      Fôssemos merecidos de água, de chão, de rãs, de árvores, de brisas e de graças!
      Nossas palavras não tinham lugar marcado. A gente andava atoamente em nossas origens.
      Só as pedras sabiam o formato do silên…cio. A gente não queria significar, mas só cantar.

      Quanto á flhota, que agradeço a lembrança, digo que está tudo ótimo. Reunimos aqui 8 pessoas e estamos prestes a iniciar um jogo de pôquer, com o cacife de mil reais por pessoa. A noite de jogatina promete… Amanhã irei às bananas, não aos cocos lá eplas 10.

      Uma ótima noite à amiga de todas as horas… e retribuo o abraço apertado cheio de carinho e respeito,com direito a um beijo em seu coração.

      Sempre, até sempre

  10. Você tem toda razão como sempre meu divino.

    Usando Manoel de Barros.

    Nós, você e eu, andávamos por estas páginas do JBF atoamente.
    Só as pedras sabiam e sabem o formato do silêncio.

    Que fiquem só as pedras como testemunhas do nosso “só cantar” sem ter que significar nada para os outros.

    Que seria um lindo e emocionante livro seria.

    Sancho diz: neste “passar noite” envio à amiga um presente especial.

    Ah Sancho, em 2021 eu não escrevi nenhuma cartinha para o Papai Noel e mesmo assim ganhei você de presente embrulhado em textos, frases, palavras, “mas” que pertencem apenas a SS, inesquecíveis.
    Sou ou não sou uma mulher de sorte ?
    Este ano vou pedir que nossa amizade, nossa cumplicidade/conexão sejam eternas.

    Enquanto isso, permaneceremos a dividir carinho …

    E, quem sabe vez ou outra, revirar caixinhas que estão de novo ficando cobertas de pó.

    Assim:

    “Tentar atinar com teu desatino
    deixa meu sangue quente,
    doente.
    Veneno que te dá medo.
    Você repele, expele,
    se abriga.
    Você corre e ele escorre
    te alcança e te contamina.
    É veneno que não morre,
    É veneno que extermina.”

    Beijos em seu coração

    Sempre

    PS – as bananas trazem o mesmo retorno dos cocos ?

    • Caríssima Schirley,

      Perguntas: as bananas trazem o mesmo retorno dos cocos? Sim e não. Explico: há mais pontos de vendas para bananas do que cocos. E o Vale do Ribeira, grande fornecedor, é ali tão pertinho,o que me faz, como hoje, ficar mais tempo em casa…

      Mas (papeante mas), como diz minha sogra, mudemos de Pedro para Paulo.

      Convoco-a para a missão de abraçar a campanha: “Por menos leitores silenciosos.”

      “Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado.” Lispector.

      Minha cara Schirley, alguém consegue não gostar da Clarice?

      LEIO tanta coisa interessante neste JBF e por vezes, quando vou ver, o texto do cronista X ou Y recebeu ZERO comentário. Como assim!? Como algo tão belo passou em branco?

      Como não entendo (assim como Clarice), hoje dirijo-me aos leitores que nos acessam, gostam do que leem e partem silenciosos; sim, há os leitores silenciosos; sou um leitor silencioso apenas quando o texto não me toca.

      Leio a todos os cronistas e comentaristas deste JBF e quase sempre gosto tanto (por geniais que são) que rapidinho me inspiro a escrever em retorno.

      Há leitores das coisas que escrevemos que passam por aqui há já algum tempo e um belo dia, por mágica, resolvem quebrar o silêncio; ainda bem, pois gosto do ruído dos que gostam do que escrevo; e ninguém é mais RUIDOSA do que Schirley…

      Lanço a campanha: “Por menos leitores silenciosos”, pois me irmano aos que um dia quebram o silêncio. É terrível saber que existem inúmeros outros, aqueles que jamais saberei que passaram por aqui; certamente teriam tanto a dizer, tanto a somar, tanto a nos ensinar, tanto a schirlear, não é mesmo????? kkkkkk…

      • Amado amigo.

        Estava eu outro dia a pensar justamente nisso. Canso de ver postagens sem um único comentário. Sigo o JBF faz tempo. Nunca tive vontade e/ou coragem de “aparecer” até surgir uma matéria sobre educação sexual e os absurdos que estavam apresentando nas escolas. Ah Sancho, não façam isso com as crianças. Estufei o peito e soltei todo ar preso nos pulmões enviando uma correspondência para o jornal. Um desabafo. Alguns comentaram o que escrevi e meio que perdi o “medo”.
        Em uma dessas correspondências foi que conheci você (sua coluna eu já lia) e passamos a trocar mensagens. Ficava muitas vezes chocada com o teu palavrório nas colunas.
        Mas (poderoso) como diz sua amada sogra: mudemos de Pedro para Paulo.
        Falei até com o Berto sobre a falta de comentários e ele disse que a maioria sente medo, outros têm preguiça de digitar e por aí vai.
        RUIDOSA você diz. Espero que nada como “metida”.
        Normal os comentaristas terem mais afinidade com determinados textos.
        Também não vejo você comentando muita coisa. Nem os demais colunistas. Apenas uns elogiando os outros (grupinho fechado tipo “deuses”). Você posta sua coluna e vêm sempre os mesmos comentar. Sempre uns elogiando e agradecendo os outros.
        Percebi que alguns (não vou citar nomes porque esta é uma conversa nossa) começaram a se animar mais. Ficaram mais soltos depois que a doidinha aqui começou a tratar todos com carinho, como pessoas comuns cada um com suas qualidades e defeitos (ninguém é de todo bom ou de todo ruim como você mesmo sabe). Minha afinidade maior é visivelmente maior com Sancho Panza. Todos percebem e nenhum até agora foi maldoso com relação a isso. Pelo contrário. Gostam das nossas trocas informais. Um (pena não poder falar o nome) disse que “gostaria de ter 10% da desenvoltura da Schirley e do Sancho”. Não é desenvoltura. É o parlar com o coração, dar asas, deixar fluir …ter confiança no pensar do outro.
        Sancho sempre terá mais comentários que outros justamente por tocar os corações de todos. Falar o que alguns precisam e gostam de ouvir (no caso ler). Ou fazê-los rir o que também é necessário. Eu fiquei assustada ao receber comentário do “língua afiada” inclusive pedindo que eu mandasse e-mail pra ele. Porque isso ? Porque citei o nome dele em comentário que fiz em outra coluna e ele viu. Um aqui lá, uma lá aqui entrelaçando tudo.
        Sinceramente ? Não gosto quando Sancho se apresenta de terno e gravata. Não combina a comunicação SS que as pessoas se acostumaram a ver. E sempre deram razão quando comento Sancho e coloco alguma “suavidade” no comentário. Passam a ficar mais soltas também.
        Quanto a campanha “por menos leitores silenciosos” como chegar até eles ? Encorajá-los ? Não sei.
        Agora, se o fato de eu ser “ruidosa” incomodar Sancho você sabe que tem toda liberdade pra me falar “curto e grosso”.
        Sem “nhéconhéco”.
        Vixie … quanta “escrevinhação”.

        Se Sancho pôde ficar mais tempo em casa então:

        VIVA AS BANANAS !!!

        PS – Schirlear. Essa é boa.

        Sempre, até sempre.

  11. Cara colega comentarista Schirley.

    Leio sempre com muito gusto os seus comentários.
    Como a colega comentarista sabe, sou um comentarista que já abusou demais nos comentários, escrevendo colunas intermináveis, pois quando começo, preciso me
    censurar e procurar ser mais sucinto.

    Estava lendo o seu comentário no JBF, quando li alguma coisa sobre a possibilidade de surgir junto com o famoso Sancho Pansa,
    um livro. Isso me despertou imediatamente, pois a coisa que considero mais
    valiosa é um livro, pois já os li aos milhares, numa média de 2 por semana
    durante mais de 75 anos ( estou agora com 86). Quando ganhei de presente aos 9 anos o livro
    ” Os três mosqueteiros “, fiquei apaixonado e não parei mais , mas a fome não passou e quando não
    tenho algo inédito, vou fuçar os antigos. Tem alguns que já foram lidos por muitas
    vezes, como por exemplo os livros do Berto, que já os li todos, os quais tenho todos
    autografados NO MEU COFRE FORTE, , sendo considerados como joias preciosas, principalmente aquele em que sou apaixonado, A PRISÃO DE SÃO BENEDITO ., no qual ele descreve
    com grande beleza e mestria , o dia a dia e os personagens imortais da sua
    querida cidade de Palmares. Esse já o reli uma
    dezena de vezes, nunca esquecendo de dar também uma olhada no delicioso
    prefácio do grande Orlando Tejo. Um trabalho de mestre. Dou muito valor
    aos prefácios, e até já escrevi um para um livro sobre cinema que foi escrito
    por um grande e talentoso ex colunista desta Besta Fubana, mas isso fica para outro oportunidade.
    Concordo com todos os comentários sobre a falta dos colunistas darem a
    sua opinião sobre os artigos dos demais colegas. Sei da importância para o articulista , receber uma nota sobre o seu artigo, pois já escrevi dezenas de
    artigos, aqui nesta BF e em outros sites e fiquei muito grato ao saber que as minhas
    foram entendidas e talvez aprovadas.

    Fico imaginando e com muita expectativa, pois um livro juntando duas grandes mentes inteligentes e pródiga de citações e recomendações literárias, será realmente um grande acontecimento e podemos classificar como uma bela
    gestação e depois de nove meses, de um belíssimo parto intelectual.

    Abraço aos dois Schirley e ao mestre Pansa.

    • Bom dia d.Matt.

      Grata surpresa te encontrar aqui.
      Pois é. O livro. Sancho anda a correr da ideia. Ele não sabe que precisa escrever esse livro.
      Que nada acontece por acaso.
      Tenho certeza que seria delicioso escrever algo, digamos, “diferente”.
      Sendo delicioso de escrever seria, com certeza, delicioso de ler.
      Ele não pode ficar preso entre as quatro paredes do JBF.
      Escrever sem preocupação com edição ou vendagem. Escrever por prazer. Se vier o restante será muito bem vindo pois sei que os leitores estariam envolvidos com o enredo. Cada um com seu “interior” misturado nas trocas entre Sancho e Schirley.
      Sancho tem uma característica difícil de ser encontrada nos homens. Sensibilidade. Fora todas as outras sutilezas. Ele é divino”.
      Para explicar recorro a Platão:
      ” O homem retrata-se inteiramente na alma; para saber o que é e o que deve fazer, deve olhar-se na inteligência, nessa parte da alma na qual fulge um raio da sabedoria divina”.
      Tive a felicidade de um encontro de almas. Sancho e eu somos amigos de sempre para sempre. Poucos os que entendem isso.
      Novamente Platão:
      “A amizade é uma recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade do outro”. Poderia ficar horas a fio falando sobre ele.
      Fico esperando o ”
      Insight” de Sancho. Quando a primeira página for escrita difícil será encontrar o final.

      Que suas palavras o inspirem.

      Um forte abraço.

  12. Bom dia .
    Comece bem seu dia em alto e bom som:

    “Você olhou dentro das minhas fantasias”.

    E quanto ao amor sabemos ser amor de amigos.

    “I’ll beber love Thais way again”

    Dionne Warwick.

  13. ARTEMÍSIA …

    Interessante.

    Realmente no mundo nada é único.

    Sancho sumiu hoje ? Muitos cocos ?

    Ganhou alguma coisa no pôquer ou perdeu muito ? Milão é dinheiro !!!

    • Quanto ao joguinho de poquer, a “rata” da minha sogra saiu de bolso cheio; perdi apenas 300 reais dos mil de cacife. A Quesli perdeu 800 e minhas filhas perderam por volta de uns 200, creio. Meu genro ganhou algum, ms não sei precisar quanto; os outros jogadores, amigos da velhota, não sei precisar se tiveram um grande preju. Vida que segue e já tem próxima rodada no sábado que vem.

      Uma ótima noite à amiga de todas as horas.

      • Tive que sair do computador, Fui dar uma volta no jardim (que por sinal é muito bonito) e olhar o céu. Lua crescente.
        Depois de ler você e o tal de João Francisco “conversando” perdi o chão.
        Literalmente.
        Não imaginei ser eu a próxima a ser banida do JBF por não aguentar a pressão.
        Crime bárbaro com Sonias e Artês e sabe-se lá quantas outras que serviram apenas de chacotas. De brincadeiras e diversão entre homens do JBF (colunistas ou não).
        Sem problema. Na lua cheia que se aproxima tentarei exorcizar
        meus demônios.

        Vida que segue

  14. Novena sinfonia Beethoven “Monstruo Inmortal”

    Arrancada a fórceps de dentro do meu peito a ruiva Marisshka voa atordoada ruma à Lua onde permanecerá adormecida por toda eternidade.

    “Memórias podem aquecê-lo a partir do interior. Mas (saudoso) elas também podem rasgar você”.
    Haruki Murakami

    Que seja Sancho muito, muito feliz sempre, até sempre

  15. Sancho

    Não esqueci do livro. Não mesmo.

    Esta semana encontrei com um amigo da Arte & Letra. Tomando um delicioso café servido lá jogamos muita conversa fora (ou dentro)
    Mencionei a ideia do livro escrito a quatro mãos e mais ou menos o que eu imaginava do conteúdo. Claro que ele quis dar uma olhada (mostrei por alto) para saber do que eu estava falando.
    Resultado, um café final de tarde, coisa de 15/30 minutinhos acabou durando quase três horas de conversa.
    Ele ficou empolgado com a ideia. Entende, e muito, do riscado.
    Deixei bem claro que seria um trabalho um tanto difícil, recuperar o material, analisar, encaixar pra dar sequência lógica, etc, etc, etc.
    Ele questionou se havia alguma possibilidade de não ter como dar sequência ao projeto depois de começado.
    Infelizmente tive que dizer que você não teria tempo disponível para escrever e que, caso fosse possível, seria algo sem compromisso de prazo ou qualquer outra coisa.
    Sugeriu que eu desse continuidade sozinha. De pronto respondi que seria inviável.
    Que o condutor é você. Tanto nos diálogos quanto nas sequências. Que nada poderia ser efetivado sem “emoções”, sem cumplicidade, sem confiança, sem entregas (todas) sem nenhum tipo de amarras e/ou constrangimentos.
    E por aí se desenrolou a conversa. Ele um homem feito de capas e folhas e eu imaginando escrever um livro junto com Sancho.
    Valeu a pena o papo.

    Agora, passeando pela internet, acabei encontrando os personagens (ainda sem nomes). Interessante mas (cumplice) não definitivo. Vai lá, espie.

    youtube.com/watch?v=gcLybPPYL1s&ab_channel=GEMINNA

    ( Yanni “one man’s dream” )

    Ufa, calor.

    sempre

    • Não vá ficar chateado. Só mandei o link porque lembrei de você falando das mulheres (sempre fala) e achei linda essa do vídeo. Ele também muito bonito.

      Abraçação

  16. Oi amigo,

    Fui mandar recado na coluna anterior e ainda tem gente comentando hoje. Vixie.
    Não tem como ficar sem dar risada com Sancho um só dia. O comentário pro Cícero foi
    muito louco. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Mais uma informação: olhos verdes.

    Tudo bem com Sancho ? Muito trabalho ?
    Anda parlando pouco com a amiga do sul.
    Aprecio saber dos cocos e das bananas.
    Saber se o começo de ano meio complicado está entrando nos trilhos. Percebo agenda corrida. Certa ou errada ?
    Continua a rotina de levantar super cedo ? E as insônias ?
    Aqui, “aposentada”, sinto falta da correria pra lá e pra cá sempre viajando bastante.
    Só que não sou provedora como Sancho. Apenas mantenedora.
    Ando é sentindo falta de Sancho falar de músicas, falar de livros, jogar conversa fora como fazem bons amigos (pena que sem uma mesa e uma cerveja gelada e tempo sobrando).
    Me aventurando nas páginas de Crime e Castigo (dele, o Dostoiévski) em português não tão bem traduzido (fazer o que ?).
    Escrevendo e ouvindo – Once Upon A Time In The West (Enio Morricone) cover (muito louca a voz)

    Esquecendo um pouco as notícias do dia (jornais daqui e de fora) e entrando em compasso de sonhos lúcidos.

    Um porém. Se for pra ficar sem o humor, sem as singelezas que uma amizade entre Sancho e Schirley sempre permitiram eu confesso que prefiro emudecer.

    Caso o amigo possa (fica acordado até tarde) e queira responder faria a amiga muito feliz.

    Sempre, até sempre (porque deixar morrer ?)

    PS – Athletico retorna ao CT (muito bonito por sinal) depois de férias longas.

Deixe uma resposta