NÃO QUERO MAIS ANDAR NA CONTRAMÃO

O título do texto é condizente com a experiência vivenciada por mim e muitas outras pessoas. Lógico que nas devidas proporções, pois, enquanto a minha contramão foi ideológica, a de Raul foi da quimiodependencia. Na letra da música do 14º álbum da lavra do maluco Beleza, ele dá um parâmetro de como o sujeito cansa de viver uma ilusão e decide dar um BASTA!

O ENTUSIASMO JUVENIL

Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética..., assim preconizava o “revolucionário” médico argentino Che Guevara, em uma de suas frases de efeito.

Carreguei essa “assertiva genética” por toda minha juventude. Desde a luta, como estudante, pela “redemocratização”, quanto em passeatas ao lado de Dom Helder Câmara, reivindicando a redemocratização, gritando palavras de ordem e pedindo diretas já.

Admirador do grande dramaturgo Nelson Rodrigues, torcia o nariz para algumas de suas declarações. Questionava: “o que esse coroa tem contra os jovens? Ele é cético demais para com a juventude”.

Disse ele: “o jovem, justamente por ser mais agressivo e ter uma potencialidade mais generosa, é muito suscetível ao totalitarismo. A vocação do jovem para o totalitarismo, para a intolerância, é enorme. Eu recomendo aos jovens: envelheçam depressa, deixem de ser jovens o mais depressa possível; isto é um azar, uma infelicidade”.

Depois, foi bem mais incisivo: “eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes ‘É proibido proibir’ e carrega cartazes de Lênin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais”.

PQP!!! E eu riscava em muros e paredes: “é proibido proibir”… Né foda?

Santa tabacudice, como diria Berto.

Membro atuante no sindicato dos bancários – braço da CUT – trabalhei intensamente pelo partido que, até então, na época, apresentava melhor chance de chegar ao poder, via PT, de Lula.

Foram três frustrações seguidas: Lula perdeu em 1989 para Collor, e outras duas vezes, em 1994 e 1998, contra FHC.

A recompensa veio em 2002. Chegara ao poder o homem e o partido dos sonhos de todo brasileiro patriota. Enfim, a Nau à deriva, Brasil, seria dirigida por uma tripulação honesta, “diferente”, anticorrupção. O novo governo iria abraçar os mais pobres em detrimento dos mais abastados. Haveria fim o apadrinhamento, seria estancada toda funesta roubalheira. Uma nova filosofia seria implantaria. Era chegado a hora da moralidade e honestidade de que tanto ansiava o povo. Assim o engodo penetrava nas entranhas das mentes dos News Esquerdistas – bulhufas, se era de linha marxista stalinista, leninista, trotskista, castrista, maoísta.

O importante, no “laboratório” de ideologização do sindicato, era a autoproclamação de salvadores dos desvalidos, nos rotulamos de moralistas, libertários, guardiões contra a desigualdade, exploração e opressão do trabalhador. Ser de esquerda é ter certeza de que possuímos uma visão mais ampla de mundo, de esperança e de luta por uma sociedade mais justa. Globalista, multicultural…

Assim, Inexoravelmente, nossos princípios eram incompatíveis com a ideia da propriedade privada e, portanto, ao capitalismo.

Minha vibração ia ao ápice quando ia ao encontro de “perseguidos” políticos que se socorriam ao consulado da extinta Tchecoslováquia (país pertencente a cortina de ferro controlada por Moscou), localizado no 9º andar do edifício AIP, na avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, no centro do Recife.

DESENCANTO

Fui sacudido por uma lista infindável de contrassensos (ideológicos) e escândalos, passíveis de serem descritos apenas em ordem numérica, que iam desde o assassinato de Celso Daniel, até o escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo. Me causava revolta ver o mesmo comportamento nos nossos salvadores da pátria

Daí, você começa a pensar numa série de absurdos (quando ainda está em tempo), como o exemplo da condenação de Lula – O cara tá preso por corrupção e querem que eu repita “ad nausean” o mote: foi condenado sem prova;

– defendemos o Hamas, que é um grupo terrorista;

– defendemos o Battisti, o assassino confesso;

– defendemos os traficantes e “soldados” nos morros, e que portam fuzis;
– defendemos a causa feminista, mas defendemos o islã, que apedreja e mata mulheres e gays;

– defendemos o aborto, que é o assassinato de bebês indefesos;

– defendemos e fazemos apologia ao assassino Maduro, o ditador da Venezuela socialista.

Depois, você desanda em elucubrações – em 1985 o PT orienta seus integrantes a votarem nulo na eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República, a legenda expulsa três deputados que votaram no mineiro.

– 1988 Lula e o PT rejeitam o texto final da Constituição Federal.

– 1993 Itamar Franco convoca os partidos para um governo de coalizão. O PT fica contra.

– 1994 A legenda se posicionou contra o Plano Real, responsável pela estabilização econômica do País.

– 1996 O PT não apóia o instituto de reeleição. Hoje, a maioria do partido é favorável.

– 1998 O partido votou contra a privatização da telefonia. (todo mundo tem celular, hoje)

– 1999 O PT se manifesta contrário à adoção do câmbio flutuante e metas de inflação.

– 2000 O partido se mobiliza contra a Lei de Responsabilidade Fiscal

– 2001 Lideranças criticam o Bolsa Escola e outros programas sociais do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Quando chega ao poder, em 2003, Lula usa esses mesmos programas como parâmetro para implementar o Bolsa Família e outros programas, apenas mudando os nomes e se autoproclamando criador de tais “benefícios”. JOÃO SANTANA fez a ideia entrar nas cabecinhas ocas.

A MAIOR DECEPÇÃO

A mais dolorosa e vergonhosa decepção que tive, foi quando nos jogos Panamericanos/RIO/2007, dois boxeadores cubanos, Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, suplicaram asilo político, sumariamente negado.

Foram repatriados de volta a Havana, em avião da Venezuela de Chávez. Neste horrendo episódio, o canalha do ministro da justiça Tarso Genro, declarou na imprensa que os dois boxeadores tinham solicitado a volta à pátria.

Por essas e outras é que, há muito, deixei de andar na contramão.

E o desencanto com a filosofia socialista tem aumentado a cada novo escândalo do PT e penduricalhos.

A razão acima de todo…e de todos.

22 pensou em “NÃO QUERO MAIS ANDAR NA CONTRAMÃO

  1. Excelente. Vc se esqueceu de mencionar algumas passagens como mensalão, petrólao e BNDES, mas tudo bem, são tantas cagadas…

    E, nesta legislatura, são contra tudo também, só olham para os seus interesses políticos/partidários, sem se interessar pelas dificuldades que o O passa, causados por eles

    Hoje , empurram
    para o atual governo as mazelas causadas ao Brasil pelo PT.

    • Positivo, Sr. Leon.
      Como mencionei no texto, as decepções foram tantas que só seria possível anotar em ordem numérica. Daria umas “trocentas” páginas de absurdos.

      Obrigado pelo comentário.

    • Quantos não, em, Mestre Adonis? .
      Você bem citou em seu artigo “O Brasil perdeu a sua alma!”.Dizem até que nosso país não tem povo, tem público.
      Oxalá, seja Bolsonaro um sinal de mudança dos tempos e o país possa reencontrar sua alma. Seja o antídoto e a contramão do laboratório bolivariano implantado pelo foro de São Paulo na América Latina.

  2. Marcos, quem sabe nos cruzamos anonimamente nas passeatas pelo Edival Nunes da Silva, “Cajá”? Ou na marcha de estudantes na Av Conde da Boa Vista contra a demissão de Paulo Rubem Santiago? Ou, mais tarde contra Collor de Melo? Cantei Lula lá, anunciando o surgimento da estrela nascente. Na época bancário, não temi assumir minha posição política. Fui filiado ao PT no seu nascedouro. Nas eleições de 1982, voltei em Manuel da Conceição pra governador e Bruno Maranhão para senador. Voto vinculado, estava eu lá, fechando a chapa na esperança. Em 89, peguei material de campanha e levei pra minha terra, 400km distante do Recife. Fui com meu carro, as minhas expensas. Encontrei um companheiro, colega de infância, para distribuir o material e disseminar a ideia da nova estrela. Era também professor estadual com vinculos fortes com o sindicato. Nunca entendi a expulsão de Bete Mendes pelo voto em Tancredo Neves. Tive também estás decepções, mas além do BNDES, tem Cesare Battisti, criminosos tratado por Tarso e por Lula como preso político. Três tesoureiros presos, o entorno de Lula na cadeia, inclusive ele. Prefiro perder a habilitação do que andar na contramão. Parabéns pelo artigo. O texto está impecável.

    • Obrigado pelo gentil comentário, Assuero.

      Estou certo que nos cruzamos nessas passeatas.

      Nessa época, para dificultar “sumiços”, quando algum “ativista” estudante era detido, ele gritava seu nome para a imprensa que cobria o evento e para os sindicatos para que todos soubessem de quem se tratava.

      Também, nessa época, para apaziguar os ânimos durante uma dessas passeatas, Dom Helder, pacífico e ao mesmo tempo, provocador, para evitar confronto com o 2º BPM enfileirado com seus cães pastores alemães agitados e nervosos, disse: “Meu povo, meus jovens… o recado já tá dado, vão tranquilo para suas casas mas, tenham cuidado com os cães”… Apesar dos PMs sentiram-se ofendidos, não houve embate nem detenções.

  3. É de chorar sobre o que essa quadrilha mafiosa fez com a esperança e sonhos de milhões de brasileiros. Perdemos uma oportunidade única, com apoio da população e do congreso e com crescimento da economia mundial, tudo a favor, que foi trocado para roubar e se perpetuar no poder

    • Verdade, Sr. Leon. Isso é muito revoltante.

      Quando vemos Israel plantar morangos no deserto, não termos furacões, vulcões ou terremotos, Muita terra fértil agricultáveis.
      Temos 98 das reservas mundiais de nióbio, 8% da água doce da superfície do planeta, uma das maiores reservas hídricas do mundo, a maior biodiversidade do planeta.

      Uma nação dominada por corruptos/covardes que não procura beneficiar seu povo.
      É pra desiludir qualquer ser racional.

  4. Um episódio já esquecido por muitos ainda me assombra como uma das maiores vergonhas que o Brasil já passou na comunidade internacional: A transformação da embaixada em Honduras em Comitê e palanque eleitoral daquele maluco do Zelaya.

    Mostrou claramente que nosso país não dá a mínima para o decoro e o respeito a tradições como o direito de asilo e a neutralidade das embaixadas. Para ajudar os amigos, vale tudo.

    • Não foi por acaso, Marcelo Bertoluci, que fomos classificados como anões diplomáticos, com a vergonhosa administração diplomática petista comandada por Marco Aurélio Garcia.

  5. Caro Mestre Berto:
    Gostaria muito que Vossa Sapiência, com a autoridade que o cargo de Editor lhe confere, solicitasse um comentário do Sr. Goiano Braga Horta a respeito desse excelente artigo. Goiano, junto com Ceguinho Fubânico, forma a dupla de comentaristas titulares do JBF especializada nos feitos e malfeitos de Lula e de sua turma de gatunos amestrados. Sempre exagerando nos feitos e negando os malfeitos.

  6. Sr. Álvaro, obrigado pelo gentil comentário.

    Provocar Goiano – ceguinho teimoso – et caterva, não é de bom alvitre. Principalmente agora, que Goiano está se entediando em Paris. Atualmente como correspondente Ad Hoc do JBF, Diz que foge da modernidade, mas torce pra mandar uma selfie com Buarque de Holanda, na cidade luz.

  7. Oi, gente, por enquanto estou tentando entender, aqui de longe, o que está acontecendo quanto a uma armação que a imprensa comunista está explorando, para depois fazer um comentário defensor de corruptos. Peço paciência.

  8. Fudeu.
    AL JAZEERA: (QATAR ) Lula foi condenado para impedi-lo de se candidatar em 2018. https://t.co/sOv9BKt3Ib

    PÁGINA 12 (ARGENTINA) BRASILGATE. pesquisador norte-americano ganhador do Prêmio Pulitzer revela que Sergio Moro, o juiz que sentenciou Lula e os promotores da força-tarefa projetaram falsidades que levaram a prisão do ex-presidente. http://bit.ly/2F07hv6

    LA VANGUARDIA: (ESPANHA) Promotores brasileiros de combate à corrupção não tinham provas contra Lula http://bit.ly/2ZiGkuh

    LE MONDE: (FRANÇA) De acordo com “The Intercept”, a investigação anticorrupção sobre Lula visava impedir seu retorno ao poder http://bit.ly/2ZdGQcY

    LA JORNADA (MÉXICO): Chats do Telegram desnudam operação contra Lula no Brasil. https://t.co/5pmgp6P5g8

    DEUTSCHE WELLE (ALEMANHA) Site divulga supostos diálogos entre Moro e membros da Lava Jato. Ministro do STF diz que colaboração entre juiz e procuradores afeta a equidistância da Justiça. http://bit.ly/2F1ydut

    LA DIÁRIA (URUGUAI): Mensagens entre procuradores e o juiz Moro mostram motivações políticas na ação judicial contra Lula https://t.co/ZHeCja5Iko

    SPUTNIK NEWS (RUSSIA): Moro e Dallagnol combinavam atuações na Lava-Jato. https://t.co/deEozkYfQe

    MERCURIO (CHILE): Site brasileiro assegura que a operação da Lava Jato agiu contra Lula para impedir a esquerda de volta ao poder. https://t.co/ZHeCja5Iko

  9. Eu acho que és tu, Nkolai, o mais intelectualmente desonesto; e digo por quê: Tu acusas qualquer um que tenha idéias diferentes das tuas de desonesto, porque tu achas que apenas tuas escalas de valores e tuas redes de convicções sã.
    Parabéns, grande homem!o as santas e as que si dirigem para a construção de um mundo justo e correto. Tu és quase um deus, o senhor de todas as verdades.
    Parabéns, o que pensas seres o grande homem e que desprezas as crenças alheias.
    Se fores católico, odiarás os evangélicos e se fores evangélico dirás que os espíritas são diabólicos.
    Quanto a mim, sujeito a erros e desacertos, defendo com unhas e dentes minhas convicções mediante a apresentação de idéias, fatos, dados e argumentos – cuja interpretação evantualmente há de estar errada ou distorcida, porque errar é umano, mas permanecer no erro é trojolano.

    • As suas convicções antes fossem apenas diferentes das minhas.

      Elas apenas são moralmente putrefatas, parasitárias, maniqueístas, sórdidas, fraudulentas, indignas, abjetas, vis, mefistofélicas e beiram ao delírio tétrico digno de encontrar morada na mais atual habitação de Adélio Bispo (o manicômio judiciário). São tão famélicas de bom senso, tão visceralmente alucinadas que não há grau de surrealismo ou fantasia que lhe façam paralelo.

      O esquerdismo é uma doença cujo enfermo se torna um ser execrável, e não há limites para sua execração, como apresentar ideias, fatos, dados e argumentos que são a quintessência da mentira e da desinformação.

      Apesar de eu ser agnóstico, se Lúcifer existe, até ele se ruboriza com suas convicções, advogado morfético, até pq vc personifica bem o aspecto mais nauseabundo do arquétipo do advogado: defender o cliente (neste caso, o sapo barbudo, sua quadrilha com CNPJ de partido político, e sua ideologia nefasta e apocalíptica), acima da verdade (qualquer que seja ela).

      Em suma, vc não passa de um pária que, por muito menos, num país autenticamente socialista, já teria virado mandioca. Mas como vive num país cujo Socialismo teve sua metástase neutralizada (ainda necessitando de muita quimio e radioterapia), vc é como qualquer outro lulo-petralha-canhestro-progressista-globalista que vilipendia compulsivamente os alicerces da Direita e seus princípios culturais e civilizacionais usufruindo de suas próprias benesses.

      Nisso tudo, se há algo do qual pode se jactar, talvez seja por vc ser o píncaro da persona de adepto fundamentalista da seita macabra da estrela vermelha, pois vc e tudo que lhe constitui, são o mais abissal ocaso ético e moral que pude ver em um petista.

      Se errar é humano, petista é incapaz de errar: é o próprio erro em carne, ossos e sangue. Portanto, ou se é humano, ou se é petista.

Deixe uma resposta