CÍCERO TAVARES - CRÔNICA E COMENTÁRIOS

Cartaz de A Última Tentação de Cristo, filme polêmico de Martin Scorsese

Talvez o filme mais polêmico da filmografia do cineasta Scorsese, A Última Tentação de Cristo, uma adaptação cinematográfica do controverso romance The Last Templation Of Christ, do escritor grego Nikos Kazantzakis. É um filme de ficção que não se baseia nos quatro Evangelhos e na vida de Jesus Cristo, que é amplamente conhecida pelos cristãos. Estrelado por Willem Dafoe, ator principal do ótimo (Platoon – 1986) de Oliver Stone e outras atuações em filmes memoráveis, junto com Harvey Keitel, Barbara Hershey, David Bowie e Harry Dean Stanton, formam um quinteto memorável nessa obra-prima

O filme retrata a vida de Jesus Cristo e sua luta com várias formas de tentação, como medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria. Em outras palavras, explora Jesus como um ser humano sujeito ao pecado, para ver mais de sua natureza física e as lutas que ele teve com ela em vez de sua natureza espiritual. Também podemos vê-lo aplicar os ensinamentos que ele deu aos israelitas durante seu tempo aqui na terra e a sua vitória vitoriosa das lutas do pecado. Além disso, os temas do pecado, culpa e redenção foram explorados nesta história fictícia com total liberdade às crenças e dogmas religiosos. No mais, o filme deve ser creditado por sua busca honesta e sincera da verdade, especialmente porque investiga como o próprio Jesus Cristo teria lidado com o pecado, a culpa e a tentação.

A sequência final do filme foi considerada blasfema e controversa por muitos cristãos em todo mundo, pois mostra Jesus, enquanto crucificado na cruz, sendo tentado por Satanás, casar-se com Maria Madalena e viver uma vida de homem comum. Mas depois, ele pede perdão a Deus e Ele o aceita mais uma vez como o único filho de Deus ao saber do erro que ele cometeu. Embora essas cenas tenham feito os cristãos protestarem e lutarem para que o filme fosse banido em alguns países cristãos, o longa de Scorsese oferece ao espectador uma forma de investigação especialmente no que diz respeito a como Cristo, que é percebido ser um ser humano perfeito, teria reagido às mesmas situações que passamos na vida.

Se o espectador abrir a mente ao ver A Última Tentação de Cristo e deixar de lado suas crenças religiosas puramente cristãs, apreciaria um filme grande, comovente e honesto sobre Jesus Cristo durante sua vida aqui na terra se Ele estivesse sujeito às mesmas condições de um homem comum, particularmente, tentação pecado e culpa. No final, A Última Tentação de Cristo, consegue transmitir emoções positivas pelo sacrifício de Cristo. Um filme sensível, alegórico e acima de tudo um dedicado estudo de personagem. Um dos melhores e mais corajosos filmes do diretor Scorsese.

Indicado ao Oscar (1989) de melhor diretor para Martin Scorsese, A Última Tentação de Cristo é um filme que se estende superlativamente, mas que é um exercício importante de um dos grandes diretores que o cinema já viu. É uma obra contemplativa, reflexiva e que não foi feita para agradar. O que ela deseja é nos desafiar a enxergar outra perspectiva de modo de vida. Como você a encarará? Será uma experiência altamente pessoal.

Trailer de A Última Tentação de Cristo

Críticas Favoráveis à Última Tentação de Cristo

5 pensou em “A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988) – OBRA-PRIMA DE MARTIN SCORSESE

  1. Ciço, meu bom compadre: nunca fui muito ligado em cinema, mas suas brilhantes observações sobre o assunto estão provocando a minha curiosidade e entendimento sobre a sétima arte. Obrigado mesmo!
    Grande abraço,
    Magnovaldo

  2. Ciço, meu bom compadre: nunca fui muito ligado em cinema, mas suas brilhantes observações e comentários estão fazendo com que eu fique mais ligado à sétima arte. Obrigado mesmo!
    Grande abraço,
    Magnovaldo

  3. Dois cinéfilos me influenciaram a prestar mais atenção aos filmes clássicos, ou naqueles que, vez por outra surpreendem: Altamir Pinheiro (colunista do JBF e D.Matt.). É o caso de “A Última Tentação de Cristo” de Martin Scorsese, e “Mar Adentro: “, Obra-prima do diretor Chileno Alejandro Amenábar, e tantas outros e outros filmes extraordinários que vez por outra nos surpreendem pela superlatividade fílmica.

    Mas o que mais me influenciaram foram todos os filmes dirigidos pelo cineasta Sergio Leone, que mudaram a linguagem do faroeste direto da Itália.

    “A trilogia dos dólares são obras-primas insuperáveis, sem contar p magnífico Era Uma Vez No Oeste, o maior filme de faroeste de todos os tempos.

    Abraço fraterno, cumpade. De coração para coração.

  4. Obrigado amigo pela menção do meu nome como cinéfilo (na
    verdade a palavra certa é “viciado em filmes ” )
    Sobre esse filme ” A última tentação de cristo “, parece-me que já
    escrevi alguma coisa sobre ele para a coluna do saudoso amigo
    e muito competente colunista Altamir Pinheiro.
    Infelizmente as suas colunas foram censuradas Qual outra razão ???)
    e perdemos semanalmente a excelente coluna ” Segunda sem lei ”
    na qual muito aprendi ao escrever sobre cinema.
    Com a censura ao Altamir, este Jornal está com um grande espaço
    vazio, o qual está sendo preenchido parcialmente pelo ótimo colunista
    CiceroTavares com muita competência.
    Não me conformo, quero a volta do Altamir e sua coluna
    Segunda sem lei .

    • Obrigado, estimado ‘viciado em filmes’, mestre d.matt.

      Nosso querido Altamir vai voltar, sim, no tempo certo, inclusive com a publicação do esperado livro ‘No Escurinho do Cinema,” onde nossa participação é um PRIVILÉGIO!

      Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *